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- Absentismo docente e gestão escolar: o caso da escola do 2º ciclo do ensino secundário Xavier Samacau na cidade do HuamboPublication . Mande, Domingos Amadeu; Cordeiro, Ana Paula; Jacquinet, MarcO absentismo laboral é um problema que afecta as organizações e se traduz na ausência do trabalhador no seu posto de trabalho. Esta dissertação tem como objectivo identificar os factores que estão na base do absentismo docente na Escola do 2º Ciclo do Ensino Secundário do Município do Huambo / Angola. O primeiro capítulo aborda o trabalho docente, clarificando conceitos relacionados com o absentismo laboral na perspectiva de vários autores, identificando os factores que concorrem para o absentismo docente, as suas consequências no processo educativo e de combate ao absentismo. De seguida aborda-se a satisfação no trabalho, e os factores que lhe estão associados. Do ponto de vista metodológico o estudo assume um carácter exploratório de cariz quantitativo e qualitativo através de uma amostra seleccionada aleatoriamente. Os resultados foram processados usando SPSS V.21. No capítulo relativo a apresentação dos resultados, desenvolve-se a análise dos dados, a discussão dos resultados, seguindo-se a conclusão, as limitações e dificuldades encontradas ao longo da pesquisa, recomendações, as referências bibliográficas, e os anexos. De forma geral conclui-se que a falta de incentivos para os professores, o trabalho gerador de desconforto físico e mal-estar psicologico, a falta de reconhecimento dos superiores pelo trabalho que se realiza, a carga horária dos professores da escola, são alguns elementos que contribuem para absenteísmo docente na Escola do 2º Ciclo do Ensino Secundário Xavier Samacau.
- O plano regional de leitura: do projeto à prática num clube de leituraPublication . Ferreira, Fátima Margarida Sousa; Bastos, GlóriaNa presente dissertação, procuramos perceber os contributos que um Clube de Leitura pode oferecer no âmbito da promoção da leitura, na formação de leitores de 2.º ciclo que contactarão, pela primeira vez, com obras recomendadas pelo Plano Regional de Leitura, e em que vertentes a apropriação de conhecimentos desta mesma leitura teve impacto. Esta opção veio em sequência da realidade observada na Escola do Ensino Básico e Secundário do Nordeste (EBS Nordeste), São Miguel, Açores, na qual se verificou, através de uma análise exploratória, que os livros listados no PRL raramente eram solicitados pelos alunos ou pelos docentes para dinamização de alguma atividade. Na prática, o PRL, naquele contexto em particular, não se podia considerar um projeto nem conhecido, nem implementado. Neste contexto, selecionámos três livros de uma coleção intitulada “Férias nos Açores", de Regina Tristão da Cunha. A escolha dos títulos foi feita conscientemente, na medida em que um dos objetivos era que os membros do Clube de Leitura pudessem contactar com realidades históricas, geográficas e culturais, que transcendessem a sua (São Miguel) e observassem a de outras ilhas, e percecionar se a obra em questão promovia a consciência da insularidade e de como esta é ultrapassável com a apropriação de conhecimentos históricos e culturais comuns ao arquipélago. O desenvolvimento deste projeto de leitura no Clube de Leitura contribuiu para a ampliação dos conhecimentos relativos à realidade açoriana nos domínios históricos, geográficos e culturais, tendo, também, implicações muito positivas no incremento da fluência da leitura, na aquisição de hábitos leitores e no manuseamento de informação aquando do preenchimento dos guiões de leitura.
- A gestão dos recursos humanos do departamento de ciências exactas do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, AngolaPublication . Massuno, André; Jacquinet, Marc; Silva, Victor Paulo Gomes daA presente dissertação tem como principal objectivo determinar os factores que contribuem para gestão dos recursos humanos no departamento de ciências exactas (DEI-Cex) do Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo (ISCED-Huambo). Do ponto de vista metodológico, optou-se por uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, de tipo exploratório. A população alvo de investigação é composta por 40 professores que compõem o DEI-Cex do ISCED-Huambo entre Doutores, Mestres, Licenciados e Monitores. Destes, seleccionou-se uma amostra de forma aleatória composta por 25 professores. Aplicou-se dois instrumentos para a recolha de dados, entre estes: um questionário aplicado a 25 docentes e um guia de entrevista dirigido à responsável pelo departamento alvo de investigação. A aplicação destes instrumentos revelou fortalezas que se destacam na relação entre docentes no departamento, o relacionamento, a comunicação e a liderança, o que se revela como factores importantes na gestão de pessoas nas organizações; e, também revelou debilidades relacionadas ao salário que não é de acordo ao desejado, a inexistência de uma estratégia para recompensar os funcionários, o facto de maior parte dos docentes estarem há muito tempo sem progressão na carreira. Estes factores concorrem para a não identificação de maior parte dos funcionários com as causas do departamento. De forma geral o estudo determinou como factores principais que influenciam na gestão dos recursos humanos do departamento de ciências exactas, o reconhecimento e o progresso profissional que reflete directamente no salário e na recompensa.