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- A avaliação de desempenho: análise da percepção dos funcionários sobre a avaliação de desempenho : (estudo de caso : Hospital Geral de Luanda)Publication . Tchitchi, João Baptista; Jacquinet, MarcO presente trabalho busca mostrar a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho. A pesquisa teve como propósito de investigar Qual é a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre Avaliação do Desempenho. Sendo assim, a hipótese da presente pesquisa que foi confirmada aponta de que, os funcionários do Hospital Geral de Luanda têm a percepção do sistema da Avaliação do Desempenho como injusto e desonesto; não promove a competitividade e nem a melhoria de competências; desmotiva e promove a baixa qualidade dos serviços de atendimento aos utentes na instituição. O objectivo desta V pesquisa foi de Analisar a Percepção dos Funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho na Instituição. Foi possível realizar a pesquisa recorrendo ao uso de recursos e técnicas estatísticas, assentando-se assim no paradigma da pesquisa quantitativa e optando- se por tipologia de pesquisa proposto pelo Vergara (2006) Quanto aos meios e quanto aos fins. Foi recolhida uma amostra de 103 funcionários de forma aleatória, tendo como instrumento aplicado para a obtenção dos resultados o questionário, com o qual os funcionários desta mesma instituição selecionados de forma aleatória tiveram a oportunidade de expor de forma clara e objectiva qual é a percepão que os mesmos têm sobre a avaliação do desempenho praticado na instituição em que pertencem. Os resultados deste estudo mostram que a avaliação de desempenho não proporciona efeitos positivos para a organização e nem para o pessoal; a mesma é entendida pelos funcionários como um processo mal concebido e conduzido para o alcance dos objetivos e metas em que gostariam de ver em prol de desenvolvimento pessoal e da organização. Pós os mesmos não tem credibilidade nos resultados apresentados porque os avaliadores não dominam os critérios de avaliação e não se comprometem com a avaliação.