Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Os Centros Locais de Aprendizagem e o desenvolvimento localPublication . Oliveira, Manuela Alexandra Andrade Ramos; Sousa, Lúcio; Vieira, Cristina PereiraNuma sociedade global, um dos direitos fundamentais de qualquer individuo é o acesso a formação e educação que o prepare para uma cidadania ativa. Em Portugal, existem algumas assimetrias em várias áreas e umas delas diz respeito à localização geográfica das instituições de ensino superior. Apesar de já existir uma oferta diversificada de universidades e institutos politécnicos, ainda há zonas em que existe uma oferta desigual. Nas zonas mais rurais e afastadas dos grandes centros, a oferta é mais escassa e isso dificulta o acesso a essas instituições. O ensino a distância é um método que permitiu diminuir algumas dessas desigualdades em termos educativos, uma vez que não está limitado em espaço e tempo e é acessível em qualquer lugar do mundo. Esta investigação tem por base a Universidade Aberta (UAb), mais propriamente o projeto dos Centros Locais de Aprendizagem (CLA) que surgiram com o objetivo de descentralizar o acesso ao ensino superior, criando Centros da UAb em zonas rurais e afastadas dos centros urbanos. O objetivo desta investigação é perceber qual o impacto que os CLA têm no seu meio envolvente enquanto agentes de desenvolvimento, uma vez que focam a sua intervenção local através de atividades formais e não-formais que desenvolvem, com entidades locais, assim como o seu impacto cultural e educacional. No sentido de responder aos objetivos definidos, foi realizada uma investigação exploratória com catorze parceiros locais de quatro CLA da UAb da região Centro do país. Esta investigação permitiu-nos concluir que os CLA são considerados agentes de desenvolvimento para a região em que se encontram, havendo um desejo de continuidade das parcerias existentes. No entanto, verificou-se que, em alguns casos, a comunidade ainda desconhece o modelo pedagógico da UAb, assim como o projeto dos CLA e os seus objetivos.
- As e os assistentes sociais e o seu papel na intervenção com as pessoas em situação de sem-abrigoPublication . Nunes, Mara Maria Pereira; Albuquerque, RosanaA presente investigação pretende compreender o papel dos profissionais de Serviço Social na promoção da cidadania e inclusão social das pessoas em situação de sem-abrigo. Partindo desta questão orientadora, definiram-se os seguintes objetivos de investigação: caracterizar e analisar as políticas sociais que enquadram a intervenção da e do assistente social na intervenção com a pessoa em situação de sem-abrigo; caracterizar as técnicas, os métodos e as práticas de intervenção do Serviço Social face à situação de sem-abrigo; identificar, na perspetiva da e do assistente social, as dificuldades no exercício da atividade profissional; identificar, na perspetiva da e do assistente social, as lacunas nas respostas sociais dirigidas à população em situação de sem-abrigo, bem como as estratégias para as superar e que permitam contribuir para melhorias na intervenção; compreender como a atuação da e do assistente social promove a cidadania e inclusão social da pessoa sem-abrigo; compreender o papel das competências interculturais na intervenção do e da assistente social. No sentido de responder aos objetivos traçados, foi realizado um estudo de caso cuja amostra abrangeu as e os assistentes sociais inseridos nos Núcleos de Prevenção e Intervenção Sem-Abrigo (NIPSA) existentes em território nacional. A investigação permitiu-nos concluir que os e as assistentes sociais revelam ter um papel de facilitador, mediador e interventivo, desde a elaboração até à execução das políticas sociais. No entanto, na atuação no terreno, persiste uma intervenção direcionada para as práticas assistencialistas, com poucos recursos humanos e financeiros, respostas de emergência e estruturas organizacionais e intervencionais com algumas falhas, desadequadas à realidade de uma sociedade multicultural. Esperamos com esta pesquisa contribuir para a construção de um olhar reflexivo, a nível académico e social, sobre a intervenção com as pessoas em situação de sem-abrigo e a profissão do Serviço Social.
- Em busca do paraíso: memórias, dificuldades de adaptação e projetos de vida de jovens requerentes de asilo na AlemanhaPublication . Skubowius, Teresa Ratão Vasconcelos Miranda; Ramos, NatáliaA presente investigação insere-se no campo dos estudos sobre migrações, mais concretamente das migrações forçadas, na temática das experiências de fuga e exílio de jovens requerentes de asilo. Recorreu-se aos relatos autobiográficos de seis jovens participantes (três rapazes e três raparigas) dos três países com mais pedidos de asilo na Alemanha, nos anos de 2015 e 2016 – a Síria, o Afeganistão e o Iraque – para uma melhor compreensão das memórias, trajetórias, dificuldades de adaptação e projetos de vida destes jovens. Este estudo pretende conhecer, através do contacto com experiências bastante concretas de seis jovens, as circunstâncias, as dificuldades e a realidade psicossocial, cultural e política vivida por este grupo de jovens, antes e depois do pedido de asilo na Alemanha. Escapando-se à perspetiva homogeneizadora dos estudos quantitativos, pretende-se obter um conhecimento mais aprofundado e diversificado das dificuldades e dos contextos de inserção dos jovens requerentes de asilo e refugiados, na Alemanha, nomeadamente, mostrar que as biografias, as memórias e as dificuldades de integração destes jovens são constituídas por uma pluralidade de vivências e “facetas”, estando algumas delas relacionadas com questões de género. No final, são delineadas algumas estratégias e caminhos que contribuam para práticas e políticas promotoras de uma integração plena e participativa deste grupo, na sociedade alemã.
- Estudo sobre os ciganos residentes em acampamentos na cidade de ÉvoraPublication . Assunção, Maria José de Almeida; Magano, OlgaEm Portugal o direito à habitação é um direito constitucional para todos os cidadãos mas em Évora continua por cumprir em relação a algumas pessoas ciganas que vivem em acampamentos. Não ter acesso a habitação e viver em condições de precariedade extrema soma-se a outras condições como a pobreza, a segregação espacial e a discriminação social que condicionam toda a vida familiar dos indivíduos e das famílias. Estas famílias sem habitação residentes em Évora vivem em acampamentos, sem que se trate de uma opção de modo de vida, ou que se relacione com a “cultura cigana” mas sim pelo facto de não terem outras opções: não têm habitação, escolaridade, emprego, participação cívica, etc. No sentido de conhecer as condições de vida das pessoas ciganas desalojadas de Évora foi realizado um estudo exploratório que aborda as condições de sobrevivência, os apoios de que dispõem, as necessidades sentidas, preconceitos, segregação e discriminação. Em termos metodológicos aplicou-se um inquérito a um representante de cada uma família cigana desalojada o que permitiu ter o retrato sociodemográfico da população estudada. Foram também realizadas entrevistas a pessoas ciganas e a interventores institucionais que nos deu diferentes perspetivas sobre a mesma realidade social. As pessoas ciganas que vivem em acampamentos em Évora residem há anos na cidade e revelam um forte sentimento de pertença a esses territórios. (Sobre)vivem em contexto de pobreza (com escassos recursos económicos) e marginalização (afastados da vida da cidade), com carências ao nível das necessidades básicas (falta de habitação, eletricidade, água, saneamento, etc.) mas têm expetativas sobre a melhoria das suas condições de vida. Os técnicos apontam as dificuldades sentidas na intervenção e demonstram uma certa aceitação e naturalização das condições de vida em que vivem estas famílias ciganas. As políticas públicas mostram-se ineficazes para a resolução da questão habitacional e de acesso a recursos fundamentais por parte destas pessoas ciganas.
- A integração dos jovens refugiados sírios na cidade de Gaziantep, TurquiaPublication . Peixoto, Carolina Isabel Morais; Costa, PauloA presente investigação procura compreender como decorre o processo de integração de jovens refugiados sírios que vivem em Gaziantep, uma cidade turca a 120km da fronteira com a Síria. Inserida na área de estudos sobre refugiados e migrações forçadas, é através do recurso às histórias de vida de três jovens que se partilha a experiência de quem viveu em primeira mão este fenómeno, jovens que foram forçados a deixar a sua cidade na Síria, Alepo, entre os anos de 2013 e 2015, e a construir uma nova vida em Gaziantep. Este trabalho envolveu a escuta de narrativas, memórias, e uma disponibilidade por parte dos jovens em relembrar e contar as suas histórias com todas as experiências, dificuldades e sofrimento associados, na sua infância, ao longo do trajeto e durante o processo de integração em Gaziantep. Ao expor o percurso de vida dos jovens desde a sua infância na Síria ao presente momento, é possível conhecer o contexto migratório dos refugiados sírios na Turquia, a sua realidade social, cultural e económica, verificando se as políticas de integração existentes se adequam às necessidades deste grupo. Fatores como a aprendizagem da língua turca, a continuação do percurso escolar, ter condições laborais dignas e a não-discriminação revelaram-se essenciais para uma integração de sucesso dos jovens na cidade.
- Integração social dos cabo-verdianos deportados dos Estados Unidos de América para Cabo Verde: o caso da cidade da PraiaPublication . Sanches, Virginy; Costa, PauloO presente estudo visa verificar os principais motivos da deportação dos Estados Unidos de América (EUA) para Cabo Verde. Mas também, analisar como tem decorrido, ao longo dos anos, o processo de integração social dos deportados dos EUA que residem na cidade da Praia. Por outro lado, pretendemos, conhecer e analisar, à luz de políticas públicas de integração social, como Cabo Verde tem gerido esta problemática. Para isso, optamos pela metodologia qualitativa, dada a possibilidade, de uma melhor interação com o objeto de estudo e, de compreender mais a fundo a realidade social estudada. Deste modo, recorremos ao estudo de caso e, para recolha de dados, a entrevista do tipo semiestruturada. As entrevistas foram direcionadas às entidades com responsabilidade na matéria e aos deportados. Os resultados obtidos permitiram constatar que, o processo de integração social dos deportados dos EUA residentes na cidade da Praia, tem sido um processo complexo, mas que tem dado progressivamente. Deste modo, foi possível concluir que no domínio da integração social, vários obstáculos foram ultrapassados com o decorrer dos anos, e nem sempre a deportação traduz-se a longo prazo numa reemigração. Ciente da heterogeneidade deste fenómeno, justifica a importância de adoção de políticas públicas que respondam às demandas desta problemática social. Assim sendo, de entre outras recomendações, a coordenação institucional e a implementação, do plano nacional para acolhimento e (re) integração social dos migrantes retornados é importante. As ações que delas partem impactam diretamente no processo de integração social dos deportados.
- Media e identidade cultural de minorias: os "Rabelados" da comunidade de Espinho Branco, na Ilha de Santiago - Cabo VerdePublication . Carvalho, Celestino; Sousa, Lúcio; Silva, António Leão de Aguiar Cardoso Correia eO presente trabalho de investigação, baseado numa pesquisa levada a cabo no âmbito de uma dissertação de Mestrado em relações interculturais, converge em torno da tríade teórica, identidade cultural, minorias e media. O mesmo propõe, em primeiro lugar, o aprofundamento do conhecimento sobre a realidade das referidas áreas temáticas, com recurso ao estudo de caso. Basicamente far-se-á uma avaliação da forma como os media cabo-verdianos noticiam e descrevem um grupo de indivíduos que em dissidência com uma determinada realidade católica, dos anos sessenta, em Cabo Verde, constituíram-se em grupos com características (identidade) especificas e que para o efeito do presente estudo, foram classificados como “minorias”. Em primeiro lugar recorrer-se-á à revisão de literatura e, seguidamente, efetuar-se-á estudos exploratórios, nomeadamente, a sua representatividade de seus conteúdos nos media, num período predeterminado, para compreender o impacto dos mesmos, na reconfiguração e redefinição da sua identidade, suportado com o mencionado estudo de caso. Efetivamente, para melhor fundamentar os conceitos teóricos, em que se baseia o presente trabalho, vai ser posta em prática o método do estudo de caso, tendo como unidade de análise, o “corpus de notícias” relacionadas com o pequeno grupo socio-religioso dos “Rabelados” da comunidade de Espinho Branco, na Ilha de Santiago, Cabo Verde. Os mesmos que no passado recente, ainda continuavam a ter um modo de vida atípico, relativamente ao resto da sociedade cabo-verdiana. Finalmente, enquanto “quarto poder”, constata-se a forte potencialidade dos media, pois assumem um espaço simbólico e nostálgico, gerador de pertenças e de identidade cultural, contribuindo para a revivificação e reconfiguração dos fatos sociais, ao longo da vivência do homem em sociedade.
- Mulheres e migrações forçadas em Portugal: adaptação, resiliência e integração socialPublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaEsta investigação procura ampliar o conhecimento da realidade psicossocial de mulheres que, em contexto de migração forçada, chegaram a Portugal, explorando as principais dificuldades do percurso migratório e os principais fatores protetores que facilitaram os seus processos de resiliência, adaptação e integração social. Para tal, foram relevados os significados que as protagonistas atribuem às suas experiências, recolhidos através de nove entrevistas semiestruturadas e em profundidade, a mulheres oriundas do Iraque, da Síria e da Líbia. É também a partir das suas perceções que se analisam questões de género e a forma como estas se relacionam com dimensões religiosas, familiares, sociais, psicológicas e culturais. A investigação coloca em evidência um acervo de vulnerabilidades desencadeadas pela experiência migratória e pela pertença de género, o que justifica a análise intersecional. Os resultados revelam um conjunto de adversidades no acolhimento, destacando-se: isolamento e distância familiar e do grupo social; dificuldades de acesso ao emprego qualificado; falta de suporte institucional; fracas condições habitacionais; desconhecimento da língua; desconhecimento dos serviços de saúde; não reconhecimento de grau académico e discriminação. Por outro lado, são identificados diversos fatores protetores que auxiliam a integração no país recetor, evidenciando-se: estabelecimento e manutenção de redes sociais; recurso a redes sociais digitais; segurança; emprego; domínio da língua; religião; suporte institucional; acesso à saúde; acesso à educação; participação cívica e política; desporto; questões de género relacionadas com empoderamento e maior autonomia. Espera-se que a presente investigação possa incentivar o debate e a reflexão sobre estratégias e políticas de integração em Portugal, promovendo medidas de atuação adequadas às necessidades de mulheres em contexto de migração forçada.
- O papel das criações artísticas na integração de refugiados em Paris: o caso dos artistas refugiados do “Atelier des artistes en exil”Publication . Mascarenhas, Nilton; Sousa, Lúcio; Campos, RicardoTipo universal de linguagem, a arte é um dos meios mais utilizados para expressar pensamentos, emoções, identidades de grupos e indivíduos. Por via da arte, grupos humanos e indivíduos influem sobre o comportamento dos seus semelhantes, influenciam a opinião, exercem a cidadania, manifestam as suas reivindicações políticas e de direitos, críticas ao estado do mundo e da sociedade assim como projetam as suas visões do mundo. Com efeito, as práticas artísticas são instrumentos úteis para a compreensão da alteridade e das relações interculturais. Sendo ela mesma um espelho da diversidade cultural humana, a arte tem potencialidades para facilitar a comunicação com o “Outro”, o qual pode assumir várias formas: tanto pode designar uma posição fora de nós ao qual atribuímos os mesmos pensamentos e sentimentos que nós, como também pode representar um perigo, o rival ou o inimigo. O “Outro” pode também ser o estrangeiro, o hóspede, o ser que vem de longe, que tradicionalmente as religiões aconselham que sejam recebidos e abrigados. É precisamente nesta última forma que se concentra o nosso estudo. Na sequência do aumento dos fluxos migratórios em direção à Europa entre 2015 e 2016, a França à semelhança de outros países da UE, viu-se confrontada com a necessidade de pensar a integração de um número crescente de requerentes de asilo e refugiados. Face à insuficiência das respostas da parte do Estado, surgiram muitas iniciativas da parte da sociedade civil que visam promover a hospitalidade e a integração plena de migrantes. A partir do estudo das atividades de um espaço cultural de Paris criado com essa finalidade, atelier des artistes en exil, do estudo das narrativas e práticas de artistas refugiados a ele associados, procuramos compreender qual é o papel da arte na integração de refugiados.
- As universidades de terceira idade como forma de participação e inclusão social: um estudo de caso na Universidade Sénior de Massamá e Monte AbraãoPublication . Mendes, Carlos Alberto Mateus Lopes; Magano, OlgaA constituição de Universidades Sénior é um fenómeno social recente e que resulta de profundas transformações sociais e técnicas no que se refere à melhoria de condições de vida a nível básico de sobrevivência mas também de saúde e bem-estar o que tem conduzido ao aumento da esperança de vida e consequente aumento de população envelhecida. As sociedades contemporâneas procuram encontrar propostas ajustadas para proporcionar formas de envelhecimento ativo e de vida ativa, entre as quais projetos educativos e culturais em que se enquadram as Universidades Sénior, como paradigma de educação de adultos a partir dos 50 anos e contraria representações clássicas sobre o envelhecimento. O objetivo deste estudo é conhecer o processo de criação de Universidades Sénior como resposta social e, no caso português, conhecer as motivações dos estudantes para a frequência e o impacto que assume nas suas vidas enquanto projeto de vida de aprendizagem ao longo da vida mas também de preservação de relações sociais, após a saída do mercado de trabalho. Em termos metodológicos, optou-se por uma abordagem qualitativa de estudo de caso da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão (USMMA) com a realização de observação participante em contexto de salas de aula e entrevistas semiestruturadas em profundidade. Os resultados revelam a importância que a frequência da Universidade assume para os e as estudantes, sobretudo para as mulheres, que procuram estes centros de cultura pela sua necessidade de participação social e para dar vazão à sua curiosidade intelectual, sendo também, por vezes, uma possibilidade de emancipação feminina e de empoderamento, numa população ainda muito marcada pelas desigualdades de género. Constata-se uma maior frequência feminina havendo dificuldades em motivar os homens para a Universidade: normalmente têm outros interesses associativistas ou outros interesses em termos de temáticas. Assim, a USMMA constitui um meio privilegiado de convívio entre as mulheres e uma forma de empoderamento que pode promover a sua emancipação na velhice.