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- O papel das criações artísticas na integração de refugiados em Paris: o caso dos artistas refugiados do “Atelier des artistes en exil”Publication . Mascarenhas, Nilton; Sousa, Lúcio; Campos, RicardoTipo universal de linguagem, a arte é um dos meios mais utilizados para expressar pensamentos, emoções, identidades de grupos e indivíduos. Por via da arte, grupos humanos e indivíduos influem sobre o comportamento dos seus semelhantes, influenciam a opinião, exercem a cidadania, manifestam as suas reivindicações políticas e de direitos, críticas ao estado do mundo e da sociedade assim como projetam as suas visões do mundo. Com efeito, as práticas artísticas são instrumentos úteis para a compreensão da alteridade e das relações interculturais. Sendo ela mesma um espelho da diversidade cultural humana, a arte tem potencialidades para facilitar a comunicação com o “Outro”, o qual pode assumir várias formas: tanto pode designar uma posição fora de nós ao qual atribuímos os mesmos pensamentos e sentimentos que nós, como também pode representar um perigo, o rival ou o inimigo. O “Outro” pode também ser o estrangeiro, o hóspede, o ser que vem de longe, que tradicionalmente as religiões aconselham que sejam recebidos e abrigados. É precisamente nesta última forma que se concentra o nosso estudo. Na sequência do aumento dos fluxos migratórios em direção à Europa entre 2015 e 2016, a França à semelhança de outros países da UE, viu-se confrontada com a necessidade de pensar a integração de um número crescente de requerentes de asilo e refugiados. Face à insuficiência das respostas da parte do Estado, surgiram muitas iniciativas da parte da sociedade civil que visam promover a hospitalidade e a integração plena de migrantes. A partir do estudo das atividades de um espaço cultural de Paris criado com essa finalidade, atelier des artistes en exil, do estudo das narrativas e práticas de artistas refugiados a ele associados, procuramos compreender qual é o papel da arte na integração de refugiados.
- Gestão da diversidade e inclusão das pessoas com deficiências: as tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de TaquaraPublication . Costa, Suzy de Abreu; Seabra, FilipaVisando colaborar no processo de uma educação inclusiva para todos com significação, esta tese de doutorado procurou evidenciar se está sendo oportunizado aos alunos com deficiências nas escolas de Ensino Fundamental no Município de Taquara- RS, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), visto serem estes recursos pedagógicos, facilitadores para a aprendizagem nos casos de déficit sensório-motor e cognitivo, como também, instrumentos capazes de darem uma maior autonomia, dignidade a seus usuários, fazendo valer os seus direitos diante de uma educação globalizada, contemplando a todos, independentemente das diferenças. Este estudo teve como objetivo geral, caracterizar o uso de tecnologias com vista à inclusão dos alunos com deficiências nas escolas acima citadas. A metodologia utilizada foi a pesquisa quanti-qualitativa, com o objetivo de obter-se uma maior compreensão dos fenômenos a serem investigados, tendo como técnicas de recolha de dados, inquérito por questionário e entrevista semiestruturada, e como participantes, a diretora da Secretaria de Educação Especial do Município, professores titulares e de apoio de dezesseis escolas. No processo conclusivo desta investigação, procurou-se responder aos objetivos específicos, sendo eles: levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas; conhecimento das percepções dos professores relativamente ao seu nível de competência na utilização destes recursos tecnológicos, em conjunto com o contexto do ensino e aprendizagem frente aos alunos; e por fim, analisou-se as perspectivas dos vários intervenientes sobre as limitações dos recursos existentes e/ou entraves à sua efetiva utilização. Os principais resultados apontam para uma maior sensibilização dos Governos, Federal e Municipal para que se faça uma inclusão de direitos conforme preconizam as leis, internacional e nacional, proporcionando uma maior formação ao corpo docente e ao acesso ao uso das tecnologias de informação e comunicação em sala de aula. Por ter sido uma pesquisa pioneira nestas instituições de ensino, e por ter-se consciência que o processo investigativo é um trabalho contínuo, muitos novos estudos surgirão, no sentido de um maior embasamento científico quanto às questões norteadoras e conclusivas desta pesquisa.