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- A experiência da informação: contributos da pesquisa desenvolvida por Carol Kuhlthau e Christine BrucePublication . Castro, Helena Madureira e; Bastos, GlóriaO presente estudo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de conhecer e mapear o estado do conhecimento na área da literacia da informação, incidindo em particular nos modelos apresentados na década de 2000 por Christine Bruce e Carol Kulthau. Adotámos o modelo metodológico da Investigação Analítica, uma modalidade de investigação secundária ou de síntese, cujo trabalho de campo é baseado na análise de documentos escritos, e baseámo-nos no modelo Methodologically Inclusive Research Synthesis (MIRS). Neste percurso, refletimos sobre a definição de informação e conhecimento e sobre a forma como estes conceitos moldam a sociedade contemporânea. Mapeámos a evolução do conceito de literacia da informação, distinguindo três vertentes – científica, institucional e prática -, onde se enquadram os documentos internacionais que formalizam a literacia da informação como um direito humano e os referenciais e modelos que influenciam a ação a desenvolver no contexto da educação formal. Considerámos igualmente a literacia da informação no contexto das novas literacias e debruçámo-nos sobre a evolução do conceito de literacia, incidindo em particular nas propostas que agregam duas ou mais literacias, nomeadamente, a literacia para os media e informação e a transliteracia. Abordámos, finalmente, os modelos de literacia da informação de Bruce e Kulthau e analisámos um conjunto de artigos destas autoras para identificar os fatores que podem influenciar decisivamente a aplicação dos seus modelos em contexto educativo. Para concluir, comparámos os modelos e procurámos perceber o seu impacto na realidade portuguesa.
- A integração dos jovens refugiados sírios na cidade de Gaziantep, TurquiaPublication . Peixoto, Carolina Isabel Morais; Costa, PauloA presente investigação procura compreender como decorre o processo de integração de jovens refugiados sírios que vivem em Gaziantep, uma cidade turca a 120km da fronteira com a Síria. Inserida na área de estudos sobre refugiados e migrações forçadas, é através do recurso às histórias de vida de três jovens que se partilha a experiência de quem viveu em primeira mão este fenómeno, jovens que foram forçados a deixar a sua cidade na Síria, Alepo, entre os anos de 2013 e 2015, e a construir uma nova vida em Gaziantep. Este trabalho envolveu a escuta de narrativas, memórias, e uma disponibilidade por parte dos jovens em relembrar e contar as suas histórias com todas as experiências, dificuldades e sofrimento associados, na sua infância, ao longo do trajeto e durante o processo de integração em Gaziantep. Ao expor o percurso de vida dos jovens desde a sua infância na Síria ao presente momento, é possível conhecer o contexto migratório dos refugiados sírios na Turquia, a sua realidade social, cultural e económica, verificando se as políticas de integração existentes se adequam às necessidades deste grupo. Fatores como a aprendizagem da língua turca, a continuação do percurso escolar, ter condições laborais dignas e a não-discriminação revelaram-se essenciais para uma integração de sucesso dos jovens na cidade.