LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Livros / Books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Livros / Books by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- 12 histórias educacionais. Ser diferente na diversidade: práticas pedagógicas em contextos pouco visíveisPublication . Francisco, Manuela; Tomás, Cecília; Silva, Sofia Malheiro daEste livro surge no âmbito do projeto de investigação Hela.H.Eduki, (Referência PTIN/UID4372-LE@D/012022) que visa o levantamento e análise fenomenológica de práticas pedagógicas em contextos educacionais pouco visíveis. Este projeto financiado pelo Laboratório de Ensino a Distância e e-Learning (LE@D) da Universidade Aberta, iniciou em 2022, com um levantamento bibliográfico e documental de práticas pedagógicas diferenciadas, existentes em Portugal, disponibilizadas em formato digital na web. Os resultados desta pesquisa evidenciam a escassez de recursos e guias de apoio para professores, formadores e educadores, bem como a falta de acessibilidade ou baixo nível de conformidade com as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web e digital. Esta lacuna serviu de mote para criar este livro, em diferentes formatos, procurando ser útil ao maior número de pessoas e tecnologias de apoio.
- Centros Locais de Aprendizagem. Itinerário(s): 2007-2014Publication . Caeiro, Domingos; Costa, Adelaide Millán; Aires, Luísa; Duarte, Maria do Rosário da Cunha
- O currículo e o conteúdo do curso OpenGamePublication . De La Higuera, Colin; Harquevaux, Mélanie Pauly; Masse, Bastien; Padilla, Natalia; Burgos, Daniel; Nascimbeni, Fabio; Alonso, Joaquin; García-Holgado, Alicia; García Holgado, Lucia; García Peñalvo, Francisco Peñalvo; Teixeira, António; Bidarra, José; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Bonaudo, Patricia; Ehlers, Ulf-Daniel; Eigbrecht, Laura; Brunton, James; Brown, MarkO curso sobre educação aberta aqui proposto é composto por 8 módulos baseados em 8 competências. Para cada competência, definimos resultados de aprendizagem. Os módulos são construídos em torno das práticas identificadas e descritas em IO1. Em cada módulo são utilizadas 3 práticas para envolver os formandos. As próprias práticas são transformadas em atividades de aprendizagem, permitindo aos formandos interagir ativamente com ativamente com as atividades de aprendizagem..
- Enhancing the human experience of learning with technology: new challenges for research into digital, open, distance & networked educationPublication . Kucina, Sandra; Teixeira, António; Szucs, AdrasThe theme and scope of EDEN’s RW11 intends to reflect the current challenges researchers face regarding the impact of the emerging digital technologies and Artificial Intelligence in the improvement of the quality and the sustainability of the human learning experience. The capability of generating, processing and managing more data and information than ever before during the teaching and learning process allows teachers as well as learners to be more in control. They can make better and more on the spot decisions on more elaborate and valid information, track learning performance more accurately and thoroughly, anticipate problems more astutely and act accordingly, collect more learning evidence, as well as assess and credit more transparently. In short, they can shape together their teaching and learning experiences more efficiently and collaboratively. By upscaling and accelerating the adoption of distance and online education across the world, the Covid-19 pandemic has demonstrated the importance of rethinking the educational process as an integral part of authentic digital life experience for its main actors. In this massive collective experience of change, the role of the educational institutions, teachers, learners, their families and communities is rapidly transforming. As a result, new challenges for researchers have emerged that need to be addressed. How to assure truly equitable and socially fair access to digital learning opportunities? How to conduct effective online learning in non-adult populations? How to improve teachers’ and learners’ digital competences for teaching and learning? How may AI and machine learning contribute to enhancing the education process and making it more flexible and personal? How can we conduct more authentic and reliable digital assessment? On the other hand, what are the ethical implications of the use of these digital technologies? How should learning processes be designed to contribute to the learners’ well-being and mental health? How should quality of online learning provision be assured? These and many other questions have been emerging within the specialised research community. A community which is itself experiencing a process of expansion due to the growing interest in the field
- Guía de buenas prácticas para la educación abiertaPublication . García-Holgado, Alicia; Nascimbeni, Fabio; García-Penãlvo, Francisco José; Brunton, James; Bonaudo, Patricia; de la Higuera, Colin; Ehlers, Ulf-Daniel; Hvarchilkova, D.; Padilla, Natalia; Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Vázquez Ingelmo, Andrea; Burgos, DanielEl documento presenta 24 prácticas de educación abierta que pretenden inspirar a los profesores para que tengan un acercamiento abierto a ellas. Por otro lado, también quieren actuar como un marco original de competencias para la Educación Abierta.
- Impact of digital transformation in teacher training modelsPublication . Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina; Roque, LicinioA new reality of teaching and learning through technology is continually on the rise creating the need for governments, organizations, teachers, students, and families to adapt. Students are realizing the need to become more autonomous, parents are having to become more present, and teachers are assuming new roles in virtual education. Although this new era of education is marked by innovation at all levels, most of these changes have not been thoroughly planned or structured, thus creating a difficult experience for all the educational stakeholders. Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models conducts a critical discussion on teacher preparedness in the digital transformation of teaching practices. It promotes practitioner reflections on the role of institutional policies, teacher digital literacy, the digital divide, and how the ongoing digital transformation of society will induce the need for a paradigm shift in teacher training models. Covering topics such as emergency remote education, emerging pedagogies, and massive open online courses, this book is an essential resource for policymakers, government officials, education administration, pre-service teachers, educators, researchers, and academicians.
- Juventudes ibero-americanas: dilemas contemporâneosPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Castilho, Rosane; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaA condição juvenil envolve uma complexa teia de significados associados não apenas à situação etária. O ofício da pesquisa com e para as juventudes aponta para dimensões da vida social que estão para além da condição de classe, do gênero, da etnia e de tantos outros marcadores que classificam as populações demograficamente. Pensando as juventudes como essa categoria social multifacetada, a presente obra busca desvelar diferentes olhares ao discutir temas como gênero, proteção e violação de direitos, percepções acerca dos processos de escolarização, do pertencimento religioso, vivências integradas à ancestralidade, à novas sociabilidades e às formas singulares de ser e estar das juventudes ibero-americanas. A obra que aqui se apresenta reúne uma diversidade que a enriquece e que se manifesta a vários níveis: diversidade de autores, oriundos de campos científicos multidisciplinares (como a psicologia, a sociologia, a educação, entre outros); diversidade de problemáticas abordadas nas suas relações com as juventudes e que orientam a própria organização da obra (educação, contexto de pandemia, participação política, cultura e contextos recreativos e género, violências e saúde); diversidade de contextos, desde logo os Ibero-americanos e de igual forma contextos mais micro (como por exemplo: religiosos, recreativos, formativos, saúde e bem-estar). A leitura da presente obra abre, deste modo, um leque de novas perspetivas e possibilidades de investigação para pesquisadores, estudantes e todas as pessoas interessadas nestes objetos de pesquisa das juventudes.
- Passado, presente e futuro(s) do eLearning em Portugal: 10 anos do eLIESPublication . Morgado, Lina; Bidarra, José; Paz, João; Cravino, José; Loureiro, AnaO eLIES - Encontro de Instituições e Unidades de eLearning comemorou os seus dez anos. Com início em 2011 e organização anual por três instituições de ensino superior - uma universidade, um instituto politécnico e como instituição permanente, o LE@D da Universidade Aberta, o eLIES atinge assim, uma etapa. Este eBook apresenta as reflexões realizadas pela sua comunidade - docentes, técnicos, políticos, investigadores, estudantes e empresários, que ao longo desta década têm contribuído para o seu desenvolvimento, integração, estudo e mudança de práticas e políticas nas instituições portuguesas.
- Projetos de intervenção educativaPublication . Miranda, Branca; Cabral, Pedro BarbosaA importância dos projetos na sociedade atual, marcada por mudanças sociais aceleradas, é um dado incontornável. Neste livro partindo-se do conceito e do papel dos projetos educacionais, analisam-se as suas diferentes fases: o diagnóstico, o desenvolvimento e a avaliação, pondo em relevo metodologias, técnicas e instrumentos que devem ser aplicados para garantir a eficácia, a eficiência e a coerência do projeto.
- The OpenGame Course curriculum and contentPublication . De La Higuera, Colin; Harquevaux, Mélanie Pauly; Padilla-Zea, Natalia; Bidarra, José; Bonaudo, Patricia; Brown, Mark; Brunton, James; Ehlers, Ulf-Daniel; Eigbrecht, Laura; García-Holgado, Alicia; García-Holgado, Lucía; García-Peñalvo, Francisco José; Masse, Bastien; Nascimbeni, Fabio; Teixeira, António; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Alonso, Joaquin; Burgos, DanielThe course on open education proposed here comprises 8 modules based on 8 competences. For each competence we have defined learning outcomes. The modules are built around the practices identified and described in IO1. In each module 3 practices are used to engage the trainees. The practices themselves are transformed into learning activities, allowing the trainees to actively interact with the learning activities.