Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais | Master in Digital Media Education and Media - TMCEMD
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Browsing Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais | Master in Digital Media Education and Media - TMCEMD by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Aplicação de dois protótipos para mobile e blended learning no ensino-aprendizagem da(s) história(s) do cinema em Moçambique: um estudo de caso no ensino superiorPublication . Manhiça, Diana; Bidarra, JoséA disseminação de artefactos tecnológicos e de recursos online como ferramentas pedagógicas é uma realidade nas salas de aula e nos processos de ensino no mundo desenvolvido. No entanto, a mesma realidade tem tardado a integrar-se em certos contextos económicos e culturais, por motivos vários, apesar da existência de políticas nacionais e outras diretivas. Este relatório descreve a aplicação de dois protótipos de recursos pedagógicos - utilizando TIC, ambientes presenciais e online e dispositivos móveis - para facilitar o processo de ensino-aprendizagem e a co-construção curricular de uma disciplina de história, num curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual, em Moçambique. Foi utilizado um modelo de trabalho blended learning e recorreu-se a um grupo de trabalho criado na rede social Facebook como meio privilegiado para melhorar a comunicação, a difusão e a partilha dos conhecimentos construídos de forma colaborativa, a partir da sala de aula. Os protótipos basearam-se em processos de pesquisa bem definidos: 1) o registo audiovisual de entrevistas para criação de uma base de dados do tema histórico e 2) um jogo sério para auto-avaliação e consolidação de conhecimentos.
- Aprender química e biologia no ensino superior a distância: estudo de caso sobre a utilização de recursos didácticos suportados em tecnologias digitais para actividades práticasPublication . Ferrão, Mela Pedro João; Amador, FilomenaA presente investigação tem como objetivo estudar a função das tecnologias digitais no apoio ao desenvolvimento de actividades práticas nomeadamente de tipo experimental, como recurso didático, em cursos de nível superior nos domínios da Química e Biologia. Procura-se através deste trabalho contribuir para a melhoria dos recursos didáticos e pedagógicos que facilitem a aprendizagem dos estudantes em contextos de ensino a distância. Com base numa metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, procedeu-se a uma coleta de dados através de entrevistas semiestruturada e inquérito por questionário. A amostra foi constituída por estudantes, delegados dos cursos de Química e Biologia e tutores que lecionam as disciplinas de carácter teórico-prático dos respetivos cursos. A investigação centrou-se no Centro de Ensino à Distância da Universidade Católica de Moçambique, em particular nos centros de recursos da Beira e Chimoio. Também se procedeu a análise do plano de estudos dos dois cursos, com base na aplicação da técnica análise de conteúdo. No fim da pesquisa foi possível conhecer melhor a situação atual e a necessidade de intensificar o uso dos recursos digitais como meios didáticos que auxiliem a compreensão dos conteúdos de carácter teórico – práticos. Sugere-se ainda o uso do blog como recurso tecnológico com vista à melhoria da aprendizagem no domínio da Educação em Ciência em contextos de ensino a distância, em particular nos cursos de Química e Biologia.
- Digital storytelling como estratégia educacional para jovens com Síndrome de Asperger : a história do MarcoPublication . Correia, Ana Rita Ribeiro; Bidarra, JoséO Síndrome de Asperger é um Transtorno do espetro Autista que afeta as capacidades de comunicação e de relacionamento.Crianças e jovens com síndrome de Asperger exibem dificuldades no relacionamento social e interessam-se de um modo intenso por matérias muito específicas.Em muitos casos uma intervenção especializada orientada para os aspetos comportamentais é fundamental para melhorar as competências sociais.Contar histórias é uma forma de melhorar uma série de aspetos como aprender comportamentos e respostas socialmente apropriadas, no passado através da forma oral, nos dias de hoje, aproveitando a tecnologia e seus elementos audiovisuais, sons, música, animações.O objetivo deste projeto visa a construção de uma narrativa digital (digital storytelling) como estratégia educacional no trabalho com jovens com Síndrome de Asperger, abordando situações de interações sociais, contribuindo assim com uma ferramenta para terapeutas e pais para tentar melhorar comportamentos. Neste projeto são descritos os processos de construção de uma narrativa digital com características audiovisuais, abordando a conceção e suas falhas, as correções, e a implementação terapêutica sempre acompanhado pelos psicólogos. O estudo empírico permitiu verificar que após a visualização dos episódios as reações dos jovens foram bastante positivas, eles mostraram motivação e muitas vezestornou-se um fator de discussão sobre os assuntos abordados.A utilização dedigital storytelling veio colmatar a falta de material didático que o pessoal especializado refere, podendo também ser utilizado por pais e familiares. Esta história levanta a necessidade de produção de outros contos sociais adaptados a outras idades e género diversos, a ser visualizados num ambiente adequado.
- A educação a distância no ensino secundário e as tecnologias : estudo de caso de duas escolas secundárias da Província de SofalaPublication . Joaquim, Domingos Neto João; Aires, LuísaO estudo que ora se apresenta, tem como tema “A Educação a Distância no Ensino Secundário e as Tecnologias: Estudo de caso de duas Escolas da Província de Sofala”. Sabe-se que algumas Escolas Secundárias do País – Moçambique - introduziram a Educação a Distância para dar resposta aos alunos que não conseguiram vagas para o ensino presencial e, no âmbito da educação inclusiva ou educação básica para todos, iniciou-se a educação a distância, em algumas escolas piloto. Nesta investigação, pretende-se: a) Avaliar como estão a ser usadas as tecnologias na implementação da Educação a Distância no Ensino Secundário nas duas Escolas da província de Sofala” e, mais especificamente, b) Verificar as ferramentas tecnológicas usadas na Educação a Distância do Ensino Secundário; c) Verificar o impacto da Educação a Distância e das Tecnologias em uso nas duas Escolas Secundárias da Província; d) Propôr o uso de uma Plataforma de ensino para a Educação à Distância do Ensino Secundário. Brito (2010) afirma, que são muitos os desafios que o país tem diante da implementação desta modalidade de ensino e cita – os na seguinte ordem: 1) o reduzido número de profissionais e técnicos com competências específicas em EaD de que o país dispõe; 2) a credibilidade da EaD, pelo facto de ainda estarem muito presentes os valores culturais do modelo tradicional presencial, em grande parte das instituições provedoras, particularmente de Ensino Superior; 3) o forte investimento financeiro inicial que exige a implementação de sistemas de EaD; 4) as fracas competências de “auto - estudo”, autonomia e leitura e extrema dependência do professor que caracteriza a maioria dos estudantes no país; 5) o acesso extremamente limitado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), os seus elevados custos, as fracas competências no seu uso e até a inexistência de uma “cultura de tecnologias”, na grande maioria da população (Brito, 2010, p. 38). Para alcançar os objetivos referidos, foi usada uma metodologia mista que consistiu na aplicação de uma Entrevista de natureza qualitativa e dois Questionários (de tipo quantitativo). Também foi feita uma análise documental para aferir alguns aspetos ligados à legislação e ao processo organizacional da Educação à Distância no País. A investigação trouxe - nos resultados que mostram que na Província existem escolas onde está a decorrer a Educação a Distância. As nossas escolas não têm meios de Tecnologias de Informação e Comunicação, para praticarem o ensino e aprendizagem. O ensino a Distância está totalmente centrado no material impresso e sessões tutoriais ministradas de forma ainda tradicional de aulas presenciais. Em relação a formação dos professores e alunos em relação a TIC, estes o tem através das suas próprias formações ao longo do tempo estudantil. Não existe também uma atitude positiva em relação a uso das TIC no âmbito pedagógico.
- Educação à distância: potenciar a interação no curso de Licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0.Publication . Manuel, Mauane; Oliveira, IsolinaA presente Dissertação “Educação a distância: Potenciar a interação no curso de licenciatura em Ensino de Biologia através da Web 2.0”, estuda a interação entre estudantes e tutores, nos ambientes virtuais de aprendizagem no curso de Biologia do Centro de Ensino a Distância na Universidade Católica de Moçambique. O trabalho pretende contribuir para a interação no ensino e aprendizagem, com o uso de ferramentas web.2.0 que permitem a construção de conteúdos de forma colaborativa. A metodologia usada é mista que pretende superar a lacuna entre a teoria e prática sobre a potenciação da interação através de ferramentas web 2.0. Usou se a entrevista aos estudantes para perceber o seu nível de sentimento e opinião na interação, inquérito por questionário aos tutores e a análise documental, para aferir as actividades pedagógicas desenhadas para o uso de ferramentas web 2.0. Os resultados nos permitiram concluir que a maioria dos professores/tutores que fazem tutoria no curso de Biologia não teve formação em docência online. Na Instituição há pouca promoção na capacitação dos professores para o uso da web 2.0. Constatou -se, também, que a maioria dos professores não usa a web.2.0 na sua tutoria e há pouca interação por vídeo-conferência e nosfóruns de debate. As actividades na web 2.0 são realizadas de forma pontual, quando os tutores consideram que a situação assim exige e não de forma integrada.
- O impacto do programa de Coaching educacional na integração de professores no uso de tecnologiasPublication . Trujillo, Diego Spitaletti; Bidarra, José; Garcia, MarileneA uso de tecnologias e a introdução de novas metodologias nas escolas estão se tornando uma realidade cada vez mais comum, por conseguinte é importante que professores e instituições de ensino se atualizem e compreendam a seriedade de mudanças e de adaptações. Este trabalho apresenta uma análise realizada em uma escola regular bilíngue sobre a introdução de recursos tecnológicos e o suporte para os professore a partir de um programa de coachingde tecnologia educacional. A pesquisa foi baseada nas respostas de dois questionários e registros de reuniões em um intervalo de dois anos. Verificou-se que os professores desenvolveram confiança no uso de recursos digitais e eletrônicos e melhoraram suaspráticas em sala de aula com o uso guiado de tecnologias. A partir desses resultados, pode-se concluir que a presença de um especialista em tecnologias educacionais com abordagem de coachingimpacta consideravelmente o aprimoramento profissional dos professores e viabiliza um cenário positivo para introdução de recursos e de metodologias inovadoras.
- A interacção tutor-estudante na EAD: caso do curso de licenciatura em ensino de geografia na UCM-CEDPublication . Simão, Heitor Simão Mafanela; Mendes, António QuintasO presente estudo tem como tema a interacção tutor-estudante na EAD: caso do Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED. O Curso em estudo decorre em ambiente virtual. Com o advento da internet novas formas de comunicação vem sendo exploradas pela educação à distância (EAD), suportadas pela Web 2.0, contribuindo dessa forma para uma maior interacção entre os tutores e os estudantes. Um dos meios privilegiados são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, como a Plataforma Moodle, que é de fácil acesso, gratuito e permite a customização consoante os objectivos da instituição, oferecendo para tal ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. A pesquisa visava estudar a interacção tutor-estudante na EAD permitida pelas tecnologias digitais tendo em vista promover a melhoria da qualidade do contexto de aprendizagem no curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCMCED com base nas ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0. As perguntas de partida foram: Quais são as ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0 mais usadas na interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais são as razões por detrás do baixo nível de interacção tutorestudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais são as directrizes pedagógicas que orientam a utilização das ferramentas da plataforma Moodle e da web2.0 na interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Quais estratégias adoptar para elevar a quantidade e qualidade da interacção tutor-estudante no Curso de Licenciatura em Ensino de Geografia na UCM-CED? Uma vez que pretendia-se investigar para poder intervir utilizou-se uma metodologia mista, com enfoque na investigação acção, recorrendo para a colecta dos dados ao inquérito por questionário online a seis tutores e oito estudantes, a análise documental e aos comentários nos fóruns de discussão. A análise de dados foi feita através da análise de conteúdo e a estatística descritiva. Na interacção entre os tutores e os estudantes no curso as principais ferramentas usadas foram o fórum de discussão no Moodle e a videoconferência no Webex, cuja exploração pedagógica continua sendo reduzida e precisa ser melhorada.
- Os jogos digitais na educação brasileira: uma análise de artigos científicosPublication . Azevedo, Luiz Claudio Peixoto de; Amante, LúciaIntrodução – Os jogos digitais são disponibilizados, com grande potencial, para realizar transformações na comunicação educacional, em contextos formais ou informais, presenciais ou a distância. Objetivo – Analisar a produção de artigos sobre jogos digitais em revistas científicas, selecionadas dentre as classificadas no arquivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação do Brasil, a fim de verificar como apresentam e compreendem os games na educação brasileira. Metodologia – Revisão sistemática da literatura, ancorada na análise documental e orientada pela metodologia mista, a qual integra os enfoques qualitativo e quantitativo em um só estudo. A análise de conteúdo foi realizada com o suporte do Iramuteq, programa estatístico de análise lexical, empregado para organização dos dados. Para a composição do corpus de análise foram selecionados, por intermédio de busca no portal de periódicos da CAPES, artigos em língua portuguesa, revisados por pares, que abordam os jogos digitais, na área da educação. Resultados – Foram identificados quarenta e nove artigos, publicados entre 2007 e 2018. Com o apoio do Iramuteq, constatou-se a existência de seis mundos lexicais, divididos em dois grupos: o primeiro, de viés mais teórico, considera o caráter social e o possível desenvolvimento intelectual decorrente da prática dos games; o segundo, de natureza mais prática, concebe os jogos digitais como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, inseridos em um sistema escolar. Conclusões – Ao distinguir-se as tendências das pesquisas sobre o tema, observou-se que, dentre os artigos com foco na educação profissional, educação física, cultura e educação básica houve um equilíbrio entre estudos práticos e teóricos. Por outro lado, nos artigos que abordaram a interatividade, educação curricular, matemática, sala de aula e o papel do professor, o caráter prático predominou. A predominância dos artigos de caráter empírico e sua relação com as diversas modalidades da educação, revela o desejo e o entusiasmo, dentro do contexto educacional brasileiro, de empregar os jogos digitais como ferramentas de ensino e aprendizagem. Porém, os artigos apresentaram, tão somente, ações isoladas e incipientes. Outros tópicos e o modo como se articulam, tais como as modalidades de educação envolvidas, as dificuldades enfrentadas e os principais referenciais teóricos, também foram investigados. Em suma, o mapeamento analítico, decorrente da revisão sistemática realizada, bem como o dinamismo do tema, têm a capacidade de propiciar elementos que estimulem outras questões sobre os jogos digitais na educação.
- Media locativos digitais como instrumentos mediadores do contacto com a natureza: estudo de caso sobre a aplicação de um programa de geolocalizaçãoPublication . Jenkins, Anabela Pimentel da Silva; Aires, LuísaA presente investigação visa analisar as perspetivas de uma comunidade de utilizadores sobre o papel mediador dos jogos locativos digitais no contacto com a natureza. Este estudo foi desenvolvido no contexto do destacamento militar dos Estados Unidos da América em Joint Base McGuire-Dix-Lakehurst, sendo mais concretamente integrado no âmbito do programa de atividades recreativas denominado Outdoor Recreation. O público-alvo é uma comunidade militar no ativo e na reserva, seus familiares diretos e pessoal civil com acesso à instalação, independentemente da idade. Na base desta escolha temática assenta a necessidade de criar um jogo locativo digital capaz de promover aprendizagens ubíquas no contacto com a natureza, através do uso das tecnologias móveis. Neste sentido, prosseguimos à formulação da questão que norteia este trabalho: Como podem os media locativos digitais promover o ócio e, particularmente, o contacto com a natureza? No seguimento desta questão, pretendemos atingir os seguintes objetivos: a) desenvolver um programa de geolocalização mediado por media locativos digitais; b) analisar de que forma o recurso às tecnologias digitais móveis contribui para o desenvolvimento de atividades ao ar livre e consequente reaproximação à natureza; c) explorar as potencialidades dos jogos locativos digitais na aprendizagem ubíqua; d) analisar as experiências e conhecer as perspetivas dos utilizadores do programa. A nível de orientação metodológica, apresentamos um Estudo de Caso orientado pelos princípios do Design-Based Research com recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, pretendendo-se estudar as perspetivas dos utilizadores sobre o uso do jogo locativo baseado na atividade de Geocaching no contexto de uma base militar. Através da implementação de um programa protótipo de geolocalização criado para este propósito pretendemos compreender o papel mediador dos meios locativos para a promoção do contacto com a natureza, numa perspetiva de desenvolvimento humano.
- Redes sociais e idosos : um estudo de caso em SilvesPublication . Gonçalves, Fernanda Maria Ramos; Barros, Daniela Melaré VieiraAtualmente vive-se numa era digital, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tomaram o seu lugar na sociedade irreversivelmente, difundindo a informação e o conhecimento. Em Silves à semelhança do que se passa no resto de Portugal e da Europa, o desenvolvimento da medicina e o melhoramento das condições de vida, tem vindo a proporcionar à população um aumento da esperança média de vida que, em conjunto com o declínio da natalidade tem-nos levado a assistir a um abrupto envelhecimento demográfico. Concomitantemente assiste-se também à rápida e constante evolução das tecnologias que têm vindo proporcionar à população novas formas de comunicação e socialização. Numa sociedade em que a maioria dos cidadãos são idosos e o desenvolvimento das tecnologias e o seu uso apresenta níveis tão elevados, despertou-nos o interesse desenvolver um estudo que nos permitisse analisar a perceção que os idosos de Silves têm sobre a influência que as redes sociais podem ter no seu bem-estar. A investigação foi de caráter exploratório, desenvolvida através de um estudo de caso com o propósito de compreender a perceção que os idosos participantes têm sobre as redes sociais digitais. Para isso fez-se um estudo no concelho de Silves que contou com a participação de 70 idosos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, no qual foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas, observação direta e análise documental com o objetivo de reunir um extenso conjunto de informações. O tratamento de dados foi efetuado no software Maxqda, uma vez que este nos permite trabalhar dados de natureza quantitativa e qualitativa. Das conclusões do presente estudo, salienta-se como principal barreira, a falta de conhecimentos de como lidar com o “mundo” virtual, fator que priva os idosos de usufruir da vasta gama dos benefícios que as redes sociais apresentam para o combate à solidão e isolamento, assim como para a promoção do seu envelhecimento ativo.