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- Composição corporal, ingestão nutricional e perceção da influência da alimentação na prática desportiva em atletas praticantes de futsal: um estudo exploratórioPublication . Brum, Sílvia; Moura, Ana Pinto de; Franchini, BelaO futsal é uma modalidade desportiva relativamente recente e, embora seja uma modalidade em crescimento, até ao momento não existem recomendações nutricionais para praticantes de futsal. Contudo sabe-se que a alimentação influência significativamente o rendimento desportivo, dada a alimentação ser o veículo de obtenção de energia e nutrimentos. A presente investigação procurou avaliar a composição corporal, a ingestão nutricional e hábitos de sono e de treino de atletas de futsal Sénior Masculinos do Campeonato Nacional da II Divisão de Futsal - Série Açores, bem como avaliar a perceção destes atletas da influência da alimentação na prática desportiva. Recorreu-se à antropometria para avaliação da composição corporal (n=68) e à aplicação de questionários às 24 horas anteriores em 3 dias distintos para avaliação da ingestão alimentar (n=20) utilizando o programa informático Nutrium® e à entrevista como técnica de recolha de informação para avaliação da perceção (n=20), utilizando o programa informático QSR Nvivo 10®. Embora a maioria dos atletas apresente uma composição corporal saudável, detetou-se elevada prevalência de excesso de peso, sobretudo nos atletas que participaram da avaliação da ingestão nutricional e perceção. Da avaliação da ingestão nutricional verificou-se inadequação, isto é, baixa em energia e hidratos de carbono e elevada em lípidos e álcool. Do discurso dos atletas demonstrou-se que os mesmos entendem o conceito de alimentação saudável, embora a maioria admita poder melhorar a sua alimentação, sendo que a falta de tempo e a dificuldade em abandonar os alimentos preferidos foram os principais obstáculos identificados à prática de uma alimentação saudável. Em relação ao desempenho, os atletas referiram poder melhorá-lo, através de certos alimentos a evitar ou a promover. Uma minoria dos atletas consumia suplementos para melhoria do desempenho.
- What is the relation between circular economy and sustainability?: answers from frontrunner companies engaged with circular economy practicesPublication . Walker, Anna Maria; Opferkuch, Katelin; Roos Lindgreen, Erik; Raggi, Andrea; Simboli, Alberto; Vermeulen, Walter J. V.; Caeiro, Sandra; Salomone, RobertaThe circular economy (CE) concept has become a major interest for companies, promising new business opportunities and a decrease in environmental impacts. Though research on circular business models has recently increased, few scholars have investigated how companies engaged with CE view the connection between CE and sustainability. To address this gap, this paper uses a semi-quantitative survey and semistructured interviews conducted with companies based in Italy and the Netherlands. Purposive sampling was employed to target firms associated with national and international CE networks, as these companies already engage with CE practices. The survey was distributed online to over 800 firms, of which 155 provided information on their understanding of the CE concept and its relationship with sustainability. The survey results are complemented through findings from 43 interviews with a subset of the survey respondents. The survey answers show that companies view CE as one of the tools to achieve sustainable development, particularly in the environmental domain, where the focus lies on environmentally friendly resource use. Yet, the respondents are less confident whether CE increases economic and social benefits of firms. Interviews show that a majority of respondents position sustainability as the overarching concept. However, most companies advocate that the private sector should strive for both sustainability and circularity, though the distinction between the two concepts in daily business operations seems synthetic and futile to some. These findings provide an important stepping stone for better understanding how firms could apply CE practices to move towards a more sustainable society.
- Media locativos digitais como instrumentos mediadores do contacto com a natureza: estudo de caso sobre a aplicação de um programa de geolocalizaçãoPublication . Jenkins, Anabela Pimentel da Silva; Aires, LuísaA presente investigação visa analisar as perspetivas de uma comunidade de utilizadores sobre o papel mediador dos jogos locativos digitais no contacto com a natureza. Este estudo foi desenvolvido no contexto do destacamento militar dos Estados Unidos da América em Joint Base McGuire-Dix-Lakehurst, sendo mais concretamente integrado no âmbito do programa de atividades recreativas denominado Outdoor Recreation. O público-alvo é uma comunidade militar no ativo e na reserva, seus familiares diretos e pessoal civil com acesso à instalação, independentemente da idade. Na base desta escolha temática assenta a necessidade de criar um jogo locativo digital capaz de promover aprendizagens ubíquas no contacto com a natureza, através do uso das tecnologias móveis. Neste sentido, prosseguimos à formulação da questão que norteia este trabalho: Como podem os media locativos digitais promover o ócio e, particularmente, o contacto com a natureza? No seguimento desta questão, pretendemos atingir os seguintes objetivos: a) desenvolver um programa de geolocalização mediado por media locativos digitais; b) analisar de que forma o recurso às tecnologias digitais móveis contribui para o desenvolvimento de atividades ao ar livre e consequente reaproximação à natureza; c) explorar as potencialidades dos jogos locativos digitais na aprendizagem ubíqua; d) analisar as experiências e conhecer as perspetivas dos utilizadores do programa. A nível de orientação metodológica, apresentamos um Estudo de Caso orientado pelos princípios do Design-Based Research com recurso a uma metodologia predominantemente qualitativa, pretendendo-se estudar as perspetivas dos utilizadores sobre o uso do jogo locativo baseado na atividade de Geocaching no contexto de uma base militar. Através da implementação de um programa protótipo de geolocalização criado para este propósito pretendemos compreender o papel mediador dos meios locativos para a promoção do contacto com a natureza, numa perspetiva de desenvolvimento humano.
- Interactive FAQ system in e-learning environment using chatbotPublication . Wesley, Anila; Rocio, VitorDurante os primeiros dias na universidade em um ambiente virtual de aprendizagem, os alunos terão muitas dúvidas e confusão sobre o modelo pedagógico, notas de aprovação e vários outros fatores. Essas perguntas tendem a se repetir a cada ano e um tutor responde a essas perguntas individualmente. O aluno pode obter uma resposta após um número mínimo de dias. Para resolver este problema, pretendemos criar um chatbot para responder às FAQs durante os primeiros dias do semestre e fornecer o suporte necessário para os alunos durante a fase de transição. As vantagens deste chatbot é que ele pode atender os alunos instantaneamente 24 horas, 365 dias, independentemente do local, dia e fuso horário do aluno. Outra vantagem é que aumenta a interação, o que proporciona uma sensação de apoio aos alunos. Chatbot é criado usando IBM Watson. Os diálogos necessários são alimentados no Watson na forma de intents. Em seguida, um sistema de diálogo é projetado para se comunicar com os alunos, conectando as intenções. Este serviço é então integrado ao ambiente virtual de aprendizagem por meio de um plugin para ajudar os alunos a obter respostas dentro do próprio ambiente de aprendizagem.