EDIÇÕES eUAb
Permanent URI for this community
Browse
Browsing EDIÇÕES eUAb by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiriaPublication . Sousa, Norberto; Rodrigues, Vitor; Esperança, Cláudio; Francisco, ManuelaNo âmbito dos testes de acessibilidade à plataforma de eLearning (Moodle 2.7) do IPLeiria, onde foi integrada a plataforma de webconferência BigBlueButtonv 0.81, realizou-se uma sessão de teste, com leitores de ecrã, com o objetivo de avaliara acessibilidade do interface e das funcionalidades disponíveis para a audiência e para o apresentador. Foram também realizados testes de acessibilidade ao serviço Colibri 2.0 (plataforma de gestão de reuniões e Adobe Connect), uma vez que este serviço é disponibilizado, de forma gratuita, pela FCT/FCCN, às instituições de ensino superior portuguesas. Foram tidos como critérios de seleção da ferramenta a sua integração com a plataforma Moodle, as funcionalidades de partilha de documentos, ecrã e a gravação das sessões, assim como a acessibilidade a diferentes perfis de utilizadore a diferentes tecnologias. Foram realizados testes de perícia na validação da acessibilidade das plataformas, nomeadamente a navegaçã por teclado e com leitor de ecrã. Verificou-se que a plataforma BigBlueButton integrada no Moodle do IPLeiria é mais amigável para os leitores de ecrã.
- Acesso Aberto: da visão à ação: contextos, cenários e práticasPublication . Carvalho, MadalenaA edição deste livro, uma iniciativa do Conselho Editorial da Universidade Aberta (UAb), assinala o décimo aniversário do Repositório Aberto. Partindo dos Objetivos Estratégicos (OE) da UAb, reúnem-se as reflexões dos responsáveis institucionais pelas diferentes áreas estratégicas, de modo a perspetivar a relevância que o Repositório Aberto assume no âmbito da visão e das dinâmicas de uma Universidade Virtual. Através dos contributos de autores externos à UAb, inclui-se um conjunto de artigos de análise e reflexão sobre contextos, cenários e práticas, consolidadas ou em curso, na área do Acesso Aberto e da Ciência Aberta.
- AcessWeb: uma perspetiva sobre a acessibilidade web em PortugalPublication . Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Pereira, Jorge; Branco, Frederico; Peixoto, Carlos; Martins, JoséA Internet é uma tecnologia imensamente poderosa para a disseminação de informação e para promover e facilitar a interação entre os membros de uma sociedade. De forma a maximizar o seu impacto, esta deveria estar acessível a todos, inclusive para aqueles que possuem uma qualquer deficiência ou incapacidade. Este artigo apresenta um resumo da situação Portuguesa em termos da acessibilidade Web e propõe um modelo cujo objetivo é fomentar o incremento dos níveis de acessibilidade Web em Portugal.
- Aprendizagem ao longo da vida: perceções sobre o b-learning naformação pedagógica inicial de formadoresPublication . Costa, Richelme; Monteiro, AngélicaO artigo explora as perceções de formandos sobre a Formação Pedagógica Inicial de Formadores na modalidade b-learning num centro de formação de Portugal. A análise da perceção dos formandos objetiva a possibilidade de estudar o b-learning como modalidade de ensino que promove a formação e os processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como o acesso à inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de b-learning foram recolhidos por um questionário direcionado aos formandos e através de análise de documentos disponibilizados pelo centro de formação entre 2012 e 2018. A análise dos dados trouxe resultados relativamente ao aumento da procura pelo b-learning, uma breve caraterização dos que optam por essa modalidade e considerações feitas pelos formandos sobre a sua experiência de formação. Os formandos evidenciam que, na modalidade b-learning,houve uma melhor adaptação às tecnologias, melhor conciliação de horários e impacto positivo em perspetivas relacionadas à recolocação no mercado de trabalho. O estudo destas práticas educativas inovadoras enquadra-se nos objetivos da Agenda 2030 e torna-se ainda mais relevante diante do contexto pandémico motivado pela COVID-19, onde a formação híbrida ganha destaque face às restrições sanitárias.
- Articulating the CCM approach and Lesson Study: a promising teacher professional development towards inclusive educationPublication . Fluminhan, Carmem; Castro, Paula Teixeira de; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Schlünzen Junior, KlausQuality provision of inclusion is directly impacted by the extent to which inclusive teaching practices are provided in inclusive educational settings. Besides exploring the contemporary concept of inclusion, this paper addresses the international research literature on Lesson Study (LS) for inclusive settings and investigates the Constructionist, Contextualized and Meaningful (CCM) approach by Schlünzen et al. (2020) as a possible fit to create enhanced conditions for inclusive education in tandem with LS. Findings showed that international experiential studies using LS for improving inclusion shared similar nature with the CCM approach regarding the collaboration amongst teachers for effective professional learning and the centrality of the students’ voices to improve and transform teaching practices towards inclusion. Finally, the study suggests that the articulated use of LS and the CCM approach might ignite more effective inclusive teaching practices whilst providing an education that promotes all learning, and meets the needs of all students in inclusive educational settings. This study also indicates further avenues for empirical research to deepen the understanding of how the LS movement and the CCM approach integrated to teaching and learning can impact education in different cultures.
- A capacitação para a educação digital e em rede: género, equidade e desenvolvimento: perspetivas internacionaisPublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Moreira, J. AntónioA obra intitulada A Capacitação para a Educação Digital e em Rede: Género, Equidade e Desenvolvimento: Perspetivas internacionais, está centrada na necessidade de criar ecossistemas fundamentais, a partir de uma abordagem blended, que permita desenvolver situações de aprendizagem flexíveis e personalizadas. A obra está organizada em três partes. Na parte I, O papel da Universidade na Capacitação para a Educação Digital, foi redigida por professores/as e formadores/as da Universidade Aberta de Portugal (UAb), que estiveram diretamente envolvidos/as em processos de capacitação de professores/as para a docência digital em rede, dá-se especial destaque ao trabalho desenvolvido em Portugal pela UAb, em parceria com a Direção Geral de Educação, relativo à criação e desenvolvimento de ações de capacitação para a docência digital em rede no período da pandemia, quer na fase de transição digital, quer na fase de capacitação digital. A Parte II deste ebook, intitulada A educação digital e género: um caminho para a equidade, foi feita uma abordagem sobre a necessária capacitação de professores em relação ao designado “novo aluno”, com adolescentes ligados a multitarefas, destacando as implicações na capacitação da comunidade educativa e no combate às desigualdades. Paralelamente, são ainda refletidas as desigualdades de género, retratando a necessidade de empoderamento das mulheres, com um recorte para as condições das mulheres estudantes universitárias, durante o período da pandemia. Finalmente, a Parte III, Educação, Saúde e Desenvolvimento apresenta pensamentos sobre a Educação Digital em Rede, pensada como fator de Desenvolvimento, Equidade na área da Saúde e bem-estar, procurando relações desta problemática na capacitação e no desenvolvimento pessoal e social.
- Desenvolvimento comunitárioPublication . Carmo, HermanoConstituindo uma introdução ao estudo das técnicas de desenvolvimento comunitário, a obra começa por abordar o processo de intervenção social em comunidades numa visão diacrónica e sincrónica, sublinhando a sua importância para o desenvolvimento local sustentável. Seguidamente debruça-se sobre dois corpos teóricos fundamentais onde a técnica se fundamenta: a antropologia aplicada e a sociologia de intervenção. Numa terceira aproximação carateriza e discute a metodologia de intervenção comunitária. Termina com a descrição e discussão de alguns campos específicos de atuação.
- Doutoramento Honoris Causa: Maria Helena Nobre de Morais Querido SemedoPublication . Universidade Aberta
- E-Sustainability 2020: atas do Seminário Doutoral | Universidade Aberta (Portugal) | Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (Brasil)Publication . Oliveira, Carla Padrel de; Sayago, Dóris; Trindade, Jorge; Caeiro, Sandra; Jacquinet, MarcA presente obra reúne os contributos em forma de artigo resumido dos participantes no Seminário Doutoral Anual do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta de Portugal. Nesta publicação podem ser encontrados temas de economia, governança, ambiente, cidadania, responsabilidade social, cultura e educação associados ao desenvolvimento sustentável. Os resultados apresentados estão associados aos desenvolvimentos mais recentes da investigação em dois doutoramentos: Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, da Universidade Aberta; Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento sustentável da Universidade de Brasília.
- Educação digital em rede no ensino superior em estabelecimentos prisionais em Portugal: o Campus Virtual EDUCONLINE@PRISPublication . Moreira, José AntónioEm Portugal, como na maioria dos países europeus, educação é um direito constitucional a ser garantido para todas as populações e em diferentes condições e espaços educativos, mesmo para os cidadãos que se encontram reclusos. A utilização de meios digitais é prevista e encorajada pelas diretrizes internacionais e pelas leis portuguesas, no entanto, a prática está longe de funcionar. Esta realidade evidencia a atualidade e pertinência deste texto e justifica a necessidade de produzir conhecimento acerca dos desafios educacionais e das potencialidades da Educação Digital em Rede enquanto estratégia para reduzir a discriminação, aumentar a justiça social, a inclusão e a qualificação em estabelecimentos prisionais nesta era digital. Neste estudo, apresenta-se o projeto desenvolvido em Portugal pela Universidade Aberta em parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, relativo à criação e desenvolvimento do Campus Virtual Educonline@pris, que se assume como uma academia de educação, formação, empregabilidade e cidadania digital.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »