EDIÇÕES eUAb
Permanent URI for this community
Browse
Browsing EDIÇÕES eUAb by Title
Now showing 1 - 10 of 1134
Results Per Page
Sort Options
- 13 de maio: história de um feriado lisboeta e da memória de Pombal na capital portuguesaPublication . Fernandes, Paulo AlmeidaMais de dois séculos e meio após o terramoto de 1755, Sebastião José de Carvalho e Melo é um nome ainda indissociável da História da capital portuguesa. Poucos lisboetas saberão, contudo, que a data do seu nascimento (13 de maio) foi já feriado municipal. Quando tal sucedeu, em 1926, por decisão do executivo autárquico, a figura do Marquês de Pombal era objeto de culto político desde os primeiros tempos da monarquia constitucional e, no momento de eleger a data do feriado municipal, a Câmara escolheu aquele que era considerado o «reedificador de Lisboa». Esta opção foi apenas uma de várias iniciativas municipais que culminavam num espírito Oitocentista fortemente relacionado com Pombal. Ao longo de praticamente 100 anos e percorrendo três regimes, o Marquês foi uma figura considerada heroica e unificadora de uma ideia de Portugal. 1926 foi um ano-destino dessa reverência histórica ao ministro de D. José, um momento tão decisivo como efémero na gestão da memória pública desta controversa figura.
- 25 dicas para publicação de artigos em revistas científicas internacionaisPublication . Gomes, OrlandoA publicação de estudos de natureza científica rege-se por padrões de excelência e pressupõe a capacidade de oferecer uma contribuição original que venha a acrescentar algo à literatura existente num determinado ramo do saber. Para além do valor intrínseco do estudo, a submissão de um trabalho de investigação deverá envolver alguns cuidados de apresentação e de forma que poderão condicionar o modo como editores e avaliadores o percepcionam. Com base na experiência acumulada a este nível, oferece-se um conjunto de 25 dicas que se espera possam vir a ser úteis para actuais e futuros investigadores.
- À mesa com Camilo Castelo Branco: a gastronomia como instrumento de identificação social em «O santo da montanha»Publication . Rossi, Maria AntoniettaO presente trabalho visa analisar o emprego da comida e das principais refeições – almoços e jantares – na novela histórica O Santo da Montanha, editada em 1866, de Camilo Castelo Branco, prolífico autor português pertencente à chamada segunda geração romântica, como instrumento narrativo para relevar os paradigmas sociais da antiga classe fidalga do século XIX em fase de decadência paralelamente à ascendência da burguesia.
- À volta do ritmo da poesiaPublication . Duarte, Luís Fagundes
- Abordagens do conceito de cidadaniaPublication . Magalhães, Maria Inês de
- Abrindo o debate... sobre as redes que o texto tecePublication . Oliveira, Maria Helena dos Santos
- Abrindo o debate... sobre o processo de leituraPublication . Marques, Maria Emília Ricardo
- Abrindo o debate... sobre um projecto de investigaçãoPublication . Marques, Maria Emília Ricardo
- O abysmo da (oralidade e da) escrita em Chiquinho de Baltasar LopesPublication . Carvalho, Alberto
- Acção educacional e prática culturalPublication . Godinho, Vitorino Magalhães