DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
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Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
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- Análise do absentismo: contribuição para a gestão de recursos humanos na indústria de refrigerantes : estudo de caso da empresa Coca Cola Bottling Sul de AngolaPublication . Alberto, Priscila Nalembe Tchitomba; Jacquinet, MarcO combate ao absentismo faz parte do planeamento dos Recursos Humanos. O absentismo, está, dentre outros aspetos, intimamente ligado à satisfação no trabalho. Com este perdem não só as organizações, mas, também os empregados, os clientes e o país (sociedade) por afetar a produtividade. O absentismo aumenta os custos, dificulta a concretização dos objetivos, e tem fortes implicações na eficiência e eficácia da empresa. Com base nos pressupostos acima descritos, pretende-se elaborar um estudo a partir de fontes secundárias: relatórios e dados estatísticos da empresa Coca-Cola, no Lubango, livros e artigos que abordam o tema em análise, tendo como recurso o método descritivo, por formas a saber que medidas, ações e políticas a empresa tem adotado para reduzir ou controlar o absentismo e, consequentemente, elaborar recomendações para reforço do plano de gestão do absentismo da empresa Coca- Cola Bottling Sul de Angola.
- Atitudes e comportamentos das famílias sobre consumo sustentávelPublication . Costa, Glória; Caeiro, SandraAs famílias da actualidade, muito associadas ao consumismo e ao materialismo têm hoje uma pesada herança a receber e a transmitir fruto dos excessos económicos e empresariais. Estudos desenvolvidos noutros países identificam inequivocamente o consumo das famílias como sendo o principal contributo para os problemas ambientais, tais como a mudança climática, a poluição do ar, o uso do solo e a produção de resíduos, colocando assim as famílias no centro do problema, pelo efeito multiplicador das suas atitudes e comportamentos. Este facto não deixa quaisquer dúvidas de que são requeridas mudanças de hábitos e de padrões de consumo para o alcance de um futuro sustentável. Dado ser uma área que ainda não tem grande desenvolvimento em Portugal, pretendeu-se com o presente trabalho contribuir para o estudo dos actuais conhecimentos relativos às atitudes e comportamentos das famílias portuguesas sobre o consumo sustentável. Este estudo centrou-se numa amostra de conveniência, os estudantes da Universidade Aberta, dada a sua abrangência geográfica, tendo sido desenvolvido um inquérito por questionário, de forma a analisar em pormenor a percepção destas famílias portuguesas sobre esta temática. E permitiu perceber de que forma as famílias agem e se comportam nas suas opções domésticas, levando à percepção das áreas onde há mais trabalho a desenvolver, por indução da inacção nessas temáticas. Como foi o caso da compostagem doméstica e dos transportes pessoais, entre outros pontos.
- Atitudes e comportamentos de bancários sobre consumo sustentávelPublication . Ferreira Junior, João; Caeiro, SandraNas sociedades contemporâneas, o consumo exacerbado responde em grande medida, pela exaustão dos recursos ambientais, estudos que compreendam as atitudes e os comportamentos no ambiente familiar, e como estes comportamentos se manifestam no ambiente corporativo são fundamentais, para o desenvolvimento sustentável. O presente trabalho pretendeu contribuir, para o entendimento dessa dinâmica de hábitos ambientais, focalizando uma amostra de conveniência, com funcionários de uma instituição financeira de economia mista, tendo sido desenvolvido a aplicação de um questionário, abrangendo vertentes como: consumo da água; consumo de energia, consumo alimentar, reciclagem, meios de transporte, compras sustentáveis, turismo ecológico, responsabilidade ambiental, e igualmente as práticas de consumo dos funcionários no local de trabalho. O inquérito aplicado com os bancários da instituição financeira permitiu identificar hábitos, que necessitam maior conscientização ambiental no ambiente familiar como uso de transporte alternativo, compra de produtos atuais e separação de recicláveis, como também hábitos mais conscientes no ambiente laboral, o qual oferece cursos e treinamentos para os funcionários na área ambiental, visando adequar-se a mecanismos regulatórios como os Princípios do Equador, cujo objetivo é garantir sustentabilidade, prevenção de impactos sociais, ambientais e de imagem, que possam criar embaraços nos empreendimentos, bem como, reduzir o risco de inadimplência no setor. Não foi possível delinear o gênero ou idade dos inqueridos que são mais conscientes nos termos ambientais e sociais. A manifestação de hábitos socioambientais mais conscientes no ambiente familiar possibilitaria um exercício mais eficiente de cidadania, bem como, contribuiria para redução dos impactos ambientais.
- A avaliação de desempenho: análise da percepção dos funcionários sobre a avaliação de desempenho : (estudo de caso : Hospital Geral de Luanda)Publication . Tchitchi, João Baptista; Jacquinet, MarcO presente trabalho busca mostrar a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho. A pesquisa teve como propósito de investigar Qual é a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre Avaliação do Desempenho. Sendo assim, a hipótese da presente pesquisa que foi confirmada aponta de que, os funcionários do Hospital Geral de Luanda têm a percepção do sistema da Avaliação do Desempenho como injusto e desonesto; não promove a competitividade e nem a melhoria de competências; desmotiva e promove a baixa qualidade dos serviços de atendimento aos utentes na instituição. O objectivo desta V pesquisa foi de Analisar a Percepção dos Funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho na Instituição. Foi possível realizar a pesquisa recorrendo ao uso de recursos e técnicas estatísticas, assentando-se assim no paradigma da pesquisa quantitativa e optando- se por tipologia de pesquisa proposto pelo Vergara (2006) Quanto aos meios e quanto aos fins. Foi recolhida uma amostra de 103 funcionários de forma aleatória, tendo como instrumento aplicado para a obtenção dos resultados o questionário, com o qual os funcionários desta mesma instituição selecionados de forma aleatória tiveram a oportunidade de expor de forma clara e objectiva qual é a percepão que os mesmos têm sobre a avaliação do desempenho praticado na instituição em que pertencem. Os resultados deste estudo mostram que a avaliação de desempenho não proporciona efeitos positivos para a organização e nem para o pessoal; a mesma é entendida pelos funcionários como um processo mal concebido e conduzido para o alcance dos objetivos e metas em que gostariam de ver em prol de desenvolvimento pessoal e da organização. Pós os mesmos não tem credibilidade nos resultados apresentados porque os avaliadores não dominam os critérios de avaliação e não se comprometem com a avaliação.
- Comunidades virtuais de prática : contextos educacional, profissional e sociedade civilPublication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, AldaFace à atual ecologia da Web 2.0 e poder da Rede global, o presente estudo desenvolve uma análise da importância e enriquecimento que verdadeiras comunidades virtuais de prática potenciam bem como, a fim de que possam ser disseminadas, averigua as suas características e boas práticas em três diferentes contextos: educacional, profissional e sociedade civil. As opções metodológicas da nossa investigação recaíram na adoção de uma abordagem qualitativa e estudos de caso múltiplos. Relativamente à recolha de dados optámos inicialmente pela observação à dinâmica das sete comunidades a que se seguiram entrevistas semi-diretivas e um questionário online aos membros de todas as comunidades estudadas. A análise efetuada evidenciou que, das sete comunidades estudadas, apenas a comunidade em contexto educacional e as duas em contexto profissional se afiguram como comunidades virtuais de prática. Constatou-se ainda que no contexto da sociedade civil, ao invés de comunidades virtuais de prática, encontrámos uma tendência para a existência de redes. Emergiu da análise dos casos estudados que para a formação e proliferação de uma comunidade virtual de prática – identificada no contexto educacional e profissional - é determinante a vontade expressa de um conjunto de indivíduos que se identifiquem, entre si, e com um domínio reconhecido como relevante num espaço sem hierarquia explícita, não tutelar nem tutelado, sem demasiada estruturação. A resposta à dúvida colocada como a partilha de experiência assume-se fundamental para alimentar estas comunidades. Verificámos ainda que, para que uma comunidade virtual de prática seja dinâmica e possa proliferar, importa ter em conta alguns aspetos: (a) rejeição de controlo; (b) democracia; (c) liderança horizontal e partilhada; (d) estruturação moderada; (e) tecnologia facilitadora de interação e dinâmica; (f) conhecimento anterior entre alguns membros. Por último, constatámos a importância de comunidades virtuais de prática constituídas por pares, fora de controlo empresarial ou tutelar, mas antes enquanto formas organizativas informais. Com efeito, estas propiciam a partilha e discussão das temáticas e atividades inerentes a cada carreira profissional.
- O conhecimento em desenho e organização do trabalho no âmbito da gestão de produção e operaçõesPublication . Lopes, José Manuel Dias; Gonçalves, Amílcar; Barata, José Manuel MonteiroO objectivo geral da investigação é a caracterização do paradigma do Desenho e da Organização do Trabalho, existente no âmbito do corpo de conhecimentos da especialização em Produção e Operações da área científica da Gestão. Esta caracterização articulou-se em três vertentes: Cartografia do conhecimento actual; Evolução temporal do conhecimento; e Presença dos legados históricos. Cada uma destas vertentes foi avaliada através de um estudo empírico específico. A cartografia do conhecimento actual foi estabelecida a partir da análise dos artigos publicados em três revistas especializadas em gestão de operações: o Journal of Operations Management, o International Journal of Operations e Production Management e o Production and Operations Management. Este estudo permitiu a seguinte conclusão geral: O tema Desenho e Organização do Trabalho tem uma incidência muito diminuta na actual investigação em Gestão da Produção e Operações. A investigação actual em Gestão da Produção e Operações pode ser agrupada taxionomicamente nas seguintes três categorias: i) Técnicas Clássicas, ii) Interface Recursos Humanos/Gestão de Produção e Operações, e iii) Organização da Produção e do Trabalho. Estudos com outra amostra de artigos demonstraram a potencialidade deste esquema taxionómico. A investigação sobre o tema centra-se fundamentalmente na actividade industrial, em especial no sector automóvel, discutindo temas como: a Lean Production e a abordagem sociotécnica. Observa-se também um cisma que divide a investigação de base europeia da investigação de base europeia da investigação realizada nos E.U.A. Na análise da segunda vertente – evolução temporal do conhecimento – o estudo incidiu sobre os artigos de uma única publicação o International Journal of Production Research. Foram analisados todos os artigos publicados desde 1961. Essa avaliação permitiu constatar que: Existe uma redução da incidência da investigação em Desenho e Organização do Trabalho, no âmbito da Gestão da Produção e Operações, de cerca de 10% dos artigos publicados nas décadas de 60 e 70, para cerca de 2% na actualidade. Essa diminuição de incidência da investigação referida é um fenómeno que afecta em particular a gestão de operações, não sendo um fenómeno generalizado a outras áreas do conhecimento. A investigação demonstrou ainda uma alteração significativa em relação ao enfoque da pesquisa publicada. Assim, na década de 60 predominam as pesquisas no âmbito das Técnicas Clássicas. Após esse primeiro período nenhuma das três categorias domina a investigação. A terceira vertente do estudo incidiu sobre a presença dos legados históricos. A investigação centrou-se nos manuais de gestão de operações. A pesquisa realizada permitiu sustentar que: A Gestão Científica tem uma presença muito relevante no conhecimento actual acerca do Desenho e da Organização do Trabalho, no âmbito da Gestão da produção e Operações. Essa presença manifesta-se principalmente ao nível das técnicas e dos métodos de intervenção nas empresas, onde domina, largamente, o Estudo do Trabalho. No tocante aos conceitos e aos modelos globais de organização do trabalho, o domínio referido anteriormente não é tão evidente. Assim, confirma-se que a influência da Gestão Científica no conhecimento actual da Gestão da Produção e Operações se faz, essencialmente, através do contributo de R. Barnes, e tendo por base o modelo de intervenção por ele estruturado (Estudo dos Tempos e dos Movimentos). Os resultados da presente dissertação devem ser avaliados tendo em conta os desenvolvimentos recentes, relativos aos aspectos de ordem comportamental no âmbito da gestão de operações. Neste enquadramento pode afirmar-se que o interesse pelas questões de ordem comportamental em geral, e pelas questões do trabalho em particular, só se manterá no seio da gestão de operações, e só será útil numa perspectiva conjunta operações/área comportamental, se estiver assente nas especificidades e particularidade da gestão de operações. Conclui-se, em termos gerais, pela urgência de que a gestão de operações recorra aos seus clássicos, criando em definitivo as suas raízes, criando a sua agenda e a sua visão particular da problemática do trabalho.
- Empreendedorismo social: estudo de casos múltiplos no Barlavento Algarvio - PortugalPublication . Pereira, Isabel Maria Moita; Carvalho, Luísa; Bernardo, Maria do Rosário MatosOs elevados índices de desemprego são um grave problema no contexto social e económico do Barlavento Algarvio. Neste âmbito, o empreendedorismo, em especial a criação do próprio emprego, ganha maior relevo, assumindo-se como solução privilegiada. Para facilitar este processo torna-se evidente a necessidade de se criar equipamentos de apoio a empreendedores que pretendam criar emprego, auxiliando na fase mais problemática dos primeiros anos de vida da empresa. As incubadoras sociais visam apoiar a criação de emprego disponibilizando um portefólio de serviços adaptado às necessidades dos empreendedores e ao desenvolvimento sustentável dos projetos. Este estudo centra-se em duas destas estruturas sociais de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego que, apesar de terem motivação e objetivos comuns, apresentam diferentes formas de atuação e gestão: A Startup Portimão e o Cowork Lagos, ambas situadas no Barlavento Algarvio. Através deste estudo pretende-se identificar as semelhanças e as diferenças entre as duas incubadoras sociais e perceber o seu papel no aumento da sobrevivência das empresas incubadas.
- Ensino a distância e formação contínua : uma análise prospectiva sobre a utilização do ensino a distância na formação profissional contínua de activos em PortugalPublication . Lagarto, José Reis; Trindade, Armando RochaNuma altura de profundas transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicas, os trabalhadores no activo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente actualização das suas competências. A formação a distância parece poder ser uma das respostas. Nesta tese procura-se saber se, a curto ou médio prazo, parte significativa dos activos portugueses poderá fazer a sua formação contínua em regime de ensino a distância e em que condições é que isso poderá ocorrer. Para dar resposta a esta questão, analisa-se numa primeira fase a situação das qualificações de base da população portuguesa, bem como as tendências de evolução nos próximos anos. Igual análise se faz, também, quanto aos níveis de literacia informática existente. Identifica-se e analisa-se ainda a actual estrutura de formação de base ao nível do sistema de ensino secundário vocacional e da sua capacidade de aumentar as respostas positivas a este nível de qualificações. Numa segunda fase faz-se a análise da evolução dos sistemas de formação a distância e da influência que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação lhes trouxeram. Identificam-se e caracterizam-se os operadores mais importantes existentes em Portugal. Para sedimentar esta análise estudam-se três casos distintos e complementares de instituições de formação que utilizam regimes de formação a distância, nomeadamente o "Centre National d'Enseignement à Distance" de França, a "Open Learning Foundation/Open Learning Company" do Reino Unido e o "PROFISSS - Projecto de Formação Inicial Qualifícante para a Solidariedade e Segurança Social" de Portugal. As conclusões dos estudos de caso, associadas às evidências encontradas na fase anterior, dão origem às conclusões, materializadas por um conjunto de constatações e da proposição de vários cenários organizativos para possível enquadramento do mercado da oferta do ensino e formação a distância em Portugal.
- A harmonização de direitos no direito europeuPublication . Caetano, João Relvão; Cunha, Paulo Ferreira da; Carmo, HermanoO objectivo de harmonização jurídica ou de direitos consta, desde a sua origem, dos tratados que instituíram as Comunidades e a União Europeias, sobretudo do Tratado de Roma (hoje Tratado da Comunidade Europeia). As alterações sofridas por estes, ao longo dos sucessivos processos de revisão, acentuaram a importância do ideal de harmonização jurídica. Porém, não se sabe, com rigor, o que significa. Por outras palavras, desconhece-se, em termos gerais, o modo como se concretiza praticamente, bem como os objectivos específicos que, em sua homenagem, são prosseguidos ou os valores que a animam. De facto, não existe sobre a matéria nenhuma definição legal, nem consenso doutrinal ou jurisprudencial. Podemos mesmo dizer que, até hoje, não houve grande interesse pelo estudo da questão, em termos gerais. O estudo de profunda incerteza existente não causa espanto, dado que a palavra “harmonização” aparece no direito europeu primário sob várias formas e visando cumprir finalidades muito diversas. Só no Tratado da Comunidade Europeia está prevista uma dezena de formas de harmonização cuja diferença é flagrante: harmonização de legislações, de disposições de outra natureza, de normas e práticas, das condições de emprego, de vida e de trabalho, dos sistemas sociais, de processos específicos previstos no Tratado, das condições de aproximação das disposições legislativas, regulamentares e administrativas, de normas técnicas, de exigências várias. Há também, em menor número, situações em que expressamente se proíbe a harmonização, como é o caso das acções levadas a cabo nos domínios do emprego, da educação, da formação prifissional e da juventude, em que se afasta a possibilidade da harmonização das disposições legislativas e regulamentares dos Estados-membros. Poder-se-ia pensar que a harmonização jurídica é um processo legislativo, geral ou específico. Chegaram a ser avançadas algumas propostas nesse sentido, mas em qualquer casos frágeis. Por um lado, porque no direito europeu primário se encontram referências indistintas e, por isso, geradoras de muitas dúvidas, a um conjunto crescente de noções que, além de se recobrirem mutuamente, mostram diferentes finalidades de regulação, nem sempre de natureza legislativa. Referimo-nos às noções de harmonização, coordenação,aproximação, compatibilização e convergência de legislações, políticas, práticas, etc. Acresce ainda que todas estas noções apontam para a utilização dos mesmos instrumentos de direito e, sobretudo, todas elas individualmente consideradas servem propósitos de regulamentação muito distintos. Além de tudo o que dissemos, dois factores mais recentes mostraram a importância de se estudar a questão e de a moldar em termos inovadores e úteis: a verificação de uma significativa taxa de insucesso da intervenção político-jurídica europeia, falando apenas em áreas em que a Comunidade e a União Europeias são competentes; e a verificação da existência de elementos novos que visam estruturar e determinar as relações entre o Direito Europeu e os Direitos Nacionais segundo um paradigma diferente. Foi esse um dos objectivos da Constituição Europeia e é esse, em todo o caso, o espírito de muitas iniciativas actuais, cujo elemento principal é o traçado de uma nova linha de demarcação das competências nacionais e europeias. A tendência é para fixar previamente uma zona própria de intervenção legislativa europeia, com a atribuição do domínio desta função às autoridades europeias, enquanto que a actividade administrativa é essencialmente deixada aos Estados. Concomitantemente, alarga-se o campo da intervenção europeia aos novos pilares da segurança e das relações externas. Por uma via exclusivamente dogmática, é impossível compreender o que sugnifica a harmonização de Direitos. E não há utilidade nenhuma em falar de harmonização em sentido impróprio ou caso a caso. Por isso o estabelecimento do conceito ou, mais do que isso, a compreensão da realidade político-jurídica que lhe subjaz é oportuna. É o que se faz na presente investigação, segundo um procedimento hermenêutico de alargamento dos horizontes, de modo a captar o sentido do pulsar do projecto de unidade europeia que se auto-nomeou inúmeras vezes, e se continua a revelar, através de uma palavra que, em si mesma, na sua abrangência, tem uma história que é a própria História política, jurídica e cultural da Europa. Este facto é muito significativo, no momento em que a Comunidade e a União Europeias vivem uma crise grave e se manifestam linhas de desenvolvimento jurídico incompatíveis: deverá a Europa abrir-se ou fechar-se interna e externamente? Que instrumentos político-jurídicos deverá utilizar e com base em que finalidades? Esta linha de investigação é inovadora e chega a resultados concretos, nomeadamente por referência a um problema a que chamámos o problema da contribuição das empresas para os sistemas (nacionais) obrigatórios de segurança social, onde se perspectivam linhas diferentes de desenvolvimento do direito europeu e dos direitos nacionais e, por essa via, do próprio projecto de integração europeia.
- Línguas e culturas nas comunicações de exportação : para uma política de línguas estrangeiras ao serviço da internacionalização da economia portuguesaPublication . Salomão, Ricardo; Marques, Maria Emília Ricardo; Hagen, StephenO processo de globalização a que assistimos tem vindo a provocar transformações profundas. A crescente internacionalização das economias vem determinar uma crescente importância – e valor – às competências em Línguas e Culturas. Especialmente num contexto global que impele fortemente a economia portuguesa para a internacionalização, as Línguas e Culturas nas Comunicações de Exportação revelam-se um factor vital para o necessário desenvolvimento das trocas comerciais além das nossas fronteiras. A provisão destas competências tem sido tradicionalmente concebida a nível dos sectores da educação e da formação. Propõe-se neste estudo uma intervenção mais centrada no seio dos exportadores, procurando sensibilizá-los para a sua importância, intervindo assim no âmbito da procura, de forma a dinamizar igualmente a oferta. Tendo em conta a ausência de estudos de necessidades destas competências junto dos exportadores portugueses, tornou-se necessário caracterizar a realidade portuguesa neste domínio e identificar instrumentos de acção que garantam a identificação, a análise e a validação dos recursos necessários no domínio das Línguas e Culturas, e, com especial atenção para a posterior provisão. Assim, esta pesquisa tem como Objectivo Central: Identificar e caracterizar um instrumento que poderá apoiar e incentivar as Empresas Exportadoras portuguesas a definirem uma estratégia de comunicação (que lhes permita actuar nos mercados estrangeiros, beneficiando do domínio das respectivas Línguas e Culturas) e que, ao mesmo tempo, constitua o suporte estruturante ao serviço de uma Política de Línguas Estrangeiras Portuguesa. Procura-se, em consequência, articular este objectivo central com os seguintes cinco Objectivos Específicos: Caracterizar a área científica da Política de Língua e do Planeamento Linguístico em geral, e da Política de Línguas Estrangeiras, em particular. Identificar e caracterizar as necessidades, em Línguas e Culturas estrangeiras, das empresas exportadoras portuguesas Identificar, descrever e avaliar instrumentos de acção, de preferência já testados em outros países, construindo um modelo de adaptação à realidade portuguesa. Identificar e caracterizar outros instrumentos importantes para a prossecução de uma política de provisão de competências em Línguas e Culturas Estrangeiras, política essa sintonizada com as necessidades das empresas exportadoras portuguesas. Desenhar um modelo funcional concertado dos instrumentos de provisão de Línguas e Culturas no âmbito de uma Política de Línguas Estrangeiras. Seguindo uma metodologia de Pesquisa de Desenvolvimento, foram utilizadas diversas técnicas de investigação. Procurou-se caracterizar o universo das necessidades de formação em línguas e culturas das empresas exportadoras portuguesas, através de dois inquéritos, um de natureza quantitativa e outro de natureza qualitativa, através ainda de diversas entrevistas, algumas das quais estão acessíveis nos Anexos, e, enfim, através de 13 estudos de caso, cujas fichas estão igualmente nos Anexos. Caracteriza-se o instrumento - que constitui o objectivo principal da pesquisa - construído a partir do Modelo Europeu desenvolvido pelo Prof. Stephen Hagen, implementado e experimentado em múltiplos países europeus. Figura ainda, nos Anexos, uma entrevista com o responsável por esta implementação em Espanha, escolhido, pela proximidade, como exemplo. A viabilidade deste instrumento foi validada por um painel de Associações Empresariais, Câmaras de Comércio, entidades oficiais e PME. Finalmente são propostos dois outros instrumentos que, em articulação com o anterior, poderão servir de base para estruturar e concertar uma Política de Línguas Estrangeiras.