Sociologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Sociologia | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Uma análise sobre as políticas públicas e os mercados das Novas Substâncias Psicoativas (NSP)Publication . Henriques, Susana; Guerreiro, Maria das Dores; Silva, Joana PaulaO presente texto retrata, contextualiza e discute o fenómeno das novas substâncias psicoativas. Dá especial enfoque à realidade portuguesa e destaca as políticas públicas, os mercados e contextos, embora fazendo o seu enquadramento em termos europeus e internacionais, já que se trata de uma problemática global. As Novas Substâncias Psicoativas (NSP) são um fenómeno emergente que consiste no aparecimento ou reaparecimento no mercado de um conjunto de substâncias que, de acordo com a sua composição química, formas de uso e meios de aquisição, se assemelham às drogas convencionais, mas com novas particularidades. A sua grande variedade e rápida transformação configuram dificuldades de identificação e delimitação legal e conceptual. Devido a estas características tais substâncias não se encontram referenciadas nas tabelas dos organismos oficiais internacionais. E daqui resulta que não tenham estatuto de ilegais (nem de legais), apesar de serem potencialmente perigosas em termos de saúde pública e, por isso, tenham vindo a merecer atenção social, em termos de políticas públicas e também da comunidade científica. Começa-se por enquadrar o fenómeno das NSP em termos das políticas públicas a nível nacional e dos organismos europeus (EMCDDA) e internacionais (UNODC) com responsabilidades sobre este campo. Procura-se, de seguida problematizar a delimitação conceptual das novas substâncias psicoativas, destacando as dificuldades associadas a tal exercício. Num terceiro ponto abordam-se os mercados das NSP, com destaque para o papel da dimensão virtual potenciada pela expansão das tecnologias digitais e da internet. As conclusões apontam para a necessidade de mais investigação com impacto nas políticas públicas e nas estratégias de intervenção, tornando-se mais focadas, designadamente ao nível da prevenção. Este texto constitui um contributo para a definição e evolução do enquadramento legal do fenómeno das novas substâncias psicoativas.
- Debates transversais da saúde e educação digital em contexto prisionalPublication . Henriques, SusanaNo final de 2023 tive a oportunidade de participar do júri de doutoramento de Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim e de Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim e de com ela discutir algumas questões em torno da investigação que deu origem à tese, Um olhar além do concreto: formação humana mediada por tecnologia para a saúde no sistema prisional, que gora se apresenta em livro. É sempre um privilégio podermos discutir um processo de investigação e os seus resultados com o próprio investigador. Neste caso, tive esse privilégio! Em resposta a um amável convite, proponho revisitar algumas das questões relevantes que surgiram nesse momento de discussão pública da tese, contribuindo para os debates sobre o livro. Num estudo centrado na promoção de um processo de formação massiva em saúde no sistema prisional do Brasil, o primeiro aspeto a merecer estaque é a relevância do tema, que é, simultaneamente, científica e social. A relevância científica decorre do interesse suscitado pela problemática em estudo e expressa nas várias publicações realizadas durante o processo de investigação. A relevância social resulta da relação desta problemática com os Diretos Humanos e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Trata-se de um objeto de estudo complexo que transcende a população privada de liberdade, na medida em que procura atender também às necessidades dos que com estes interagem, nomeadamente, os profissionais de saúde, os guardas prisionais (ou policiais penais), os familiares, a comunidade em geral. A complexidade do projeto desenvolvido beneficiou, do ponto de vista operacional do apoio de uma equipa multidisciplinar composta por especialistas de diversas áreas, tais como educação, ciências sociais, educação em saúde, estatística, computação, tecnologia e saúde. Aqui se revela a capacidade da investigadora em mobilizar todos os recursos essenciais à concretização do trabalho desenvolvido e que se apresenta neste livro. A par desta capacidade de trabalho, há ainda a destacar a sensibilidade e a criatividade revelada na seleção de apontamentos de poesia para introduzir as várias temáticas. O diálogo estabelecido a um nível mais teórico entre os três temas centrais que enformam e sustentam o objeto de estudo – o sistema prisional brasileiro, a saúde prisional no Brasil e a educação mediada por tecnologia na saúde – e ao nível empírico com o desenho da trilha formativa, traduziu-se no processo de construção de conhecimento enformado pela prática e vice-versa. Ou seja, à medida que o desenho da trilha formativa evoluía assente em fundamentos teóricos estabelecidos, contribuía também para o aumento do conhecimento nos três temas centrais e basilares. Do trabalho desenvolvido, destaco três questões que proponho trazer para o debate. A saber, desigualdades sociais, aprendizagem ao longo da vida e em todo o ciclo de vida e ensino-aprendizagem e mediação tecnológica.
- Estudos juvenis em português: capacitação especializada e superior para públicos estratégicos nos domínios da educação para a saúde e das vivências da sexualidadePublication . Henriques, Susana; Vieira, Cristina PereiraOs estudos juvenis constituem um campo científico dinâmico essencialmente focado na compreensão do desenvolvimento das gerações mais jovens, procurando uma visão abrangente das complexidades que enfrentam os adolescentes e jovens adultos em diversos contextos e condições. O entendimento sobre a juventude encontra-se em debate permanente e é influenciado por fatores históricos, sociais, culturais, políticos, económicos, etc. Neste contexto, adotamos o conceito de juventudes, enquanto categoria sociológica que reconhece a amplificação do entendimento das diversas situações, condições, culturas e práticas juvenis. Trata-se, pois, de um campo multidisciplinar que se tem centrado sobretudo nas universidades e centros de investigação situadas principalmente em países ocidentais. Contrastando com a dinâmica do campo no que se refere à investigação verifica-se, particularmente em Portugal, uma lacuna na oferta de formação especializada e superior para públicos estratégicos. Designadamente, todas as pessoas que têm atividades em setores ligados à Juventude, à Cultura, à Intervenção Social e Comunitária, tanto na Administração Central, como na Regional e Local, bem como em organizações que exijam uma formação de base sobre as problemáticas relacionadas com a juventude, incidindo sobre teorias, políticas, contextos e modos de intervenção. E, ainda, para docentes dos vários níveis de ensino e investigadores com interesse nos domínios da Juventude e da Intervenção Social. É neste contexto que surge a pós-graduação em Estudos Juvenis em oferta na Universidade Aberta (UAb). Trata-se de um curso de formação pós-graduada onde se procura conjugar uma componente fundamental teórica, conceptual, com uma outra componente mais orientada pela e para a prática, reforçando assim a interdisciplinaridade. Neste capítulo, propomos uma abordagem mais atenta a duas das áreas nucleares que integram o plano de estudos: Educação para a Saúde e Vivências da Sexualidade. Ambas são asseguradas por uma equipa docente que conjuga academia e trabalho de intervenção com jovens. As secções seguintes detalham a organização destas unidades curriculares.
- Healing with plants and affection, José Craveiro a practioner of traditional medicine in PortugalPublication . Rosa, Rosário; Sousa, Filomena
- Jovens meninas capacitadas, uma questão de igualdade: educação, saúde e sexualidadePublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaSerá para nós um verdadeiro desafio problematizar e ponderar sobre os temas que dão título a este capítulo, uma vez que temos a plena consciência que cada um destes temas é, por si só, alvo de grande complexidade reflexiva. Contudo, e dada a sua interligação, iremos neste ensaio procurar dar ênfase à importância da capacitação das e dos jovens (com particular enfoque sobre as jovens meninas mais pobres) para o sucesso de uma educação para a saúde, associada a uma consciencialização das opções, avaliando riscos e responsabilidades, para uma vida com saúde e para a obtenção dos direitos humanos, intrínseca à conquista da igualdade de género.
- Lazer, juventude e comportamentos aditivos e dependências: perspetivas da prevenção em PortugalPublication . Henriques, Susana; Vieira, Cristina PereiraA ciência da prevenção é um campo interdisciplinar e relativamente recente, pelo que se encontra numa fase de afirmação, em especial em Portugal. Decorre da necessidade de desenvolver intervenções preventivas suportadas por evidências científicas mais sustentáveis em contextos diversificados – família, escolas, locais de trabalho, contextos recreativos, contextos comunitários e comunicação social e em rede. No âmbito do quadro conceptual da ciência da prevenção, cruzam-se diversos eixos de análise, neste capítulo vamos deter-nos sobre os comportamentos aditivos e dependências, sobre as juventudes e sobre as práticas de lazer. Mais concretamente, vamos seguir as seguintes interrogações: Quais as principais características das juventudes atuais? Que relações estabelecem com os comportamentos aditivos e as dependências? Que evidências têm resultado das intervenções preventivas baseadas em práticas de lazer direcionadas para jovens? A nossa proposta é, seguindo estas interrogações, fornecer pistas de compreensão. Para tal, começamos por clarificar e aprofundar os diversos conceitos envolvidos. Seguidamente, recorremos a dados estatísticos capazes de ilustrar um retrato de Portugal a partir das orientações sugeridas. Finalmente, apresentamos pistas para aprofundar a investigação e a intervenção.
- Portuguese youth’s discourses on masculinity: broken silencesPublication . Vieira, Cristina PereiraThe argument about the mechanisms through which people live in a gendered society may give rise to different opinions concerning the perspectives and possibilities of their renewal. Behind this phenomenon is a false clairvoyance in how we understand gender. This certainty about a gendered society has generated uneasiness; within academia it drives a ceaseless inquiry into how to make sense of this omnipresent characteristic. For many years, the focus on gendered societies has not included men. Drawing on the idea of “male normalization”, the invisibility of a prevailing power was promoted. In this hegemonic configuration, men have directly benefitted from a patriarchal model without questioning it, without intervening in an attempt to undermine and consequently destroy it. Nonetheless, the social and political transformations initiated in the mid-19th century had an impact on masculinity studies, making room for a change in expectations and rights. According to this perspective, the changes brought on by modernity have made it possible to rethink the concept of masculinity. Within this context, we strive to shed light on the discussion and problematization of the logics of masculinity, as they are understood by Portuguese youth, as part of two research projects separated by a 10-year interval. By studying juvenile narratives we intend to understand how these logics, which appear tied to different meanings, interact. In this regard, we propose to reflect on the discourses produced on implicitly imposed invisibilities, and the way in which these are beginning to be interrupted though an openness to multiple configurations (allowing a metamorphosis) and encourage the visibilities of the multiple ways of being a man.
- A reflexividade no saber leigo sobre as práticas alimentaresPublication . Kuwae, Christiane Ayumi; Silva, Luisa Ferreira da; Carvalho, Maria Cláudia; Romão, Francisco Ferreira; Vieira, Cristina Pereira; Prado, Shirley DonizeteAs pesquisas sobre alimentação na área da saúde tendem a conceber essa dimensão da vida do homem como uma ação natural, de viés biologicista e com predomínio do pensamento biomédico. No entanto, ao aprofundarmos as pesquisas sobre alimentação, torna-se evidente quanto esse é um aspecto da vida social mediado pela cultura e influenciado pelos diversos contextos.
- Sexuality, gender and violence in the 21st century: an introductionPublication . Grau, Begonya Enguix; Vieira, Cristina PereiraMany years ago, the American anthropologist Gayle Rubin used “hierarchy” to illustrate how different systems of sex and gender become organised around (socially accepted) valued positions and produce sex-gender hierarchies where the top is the institution of heterosexual marriage (Rubin, 1989). Next to heterosexual marriage in value terms, we find heterosexual monogamous non-married people followed by other heterosexuals. Stable lesbian and gay couples are right on the edge of respectability, but promiscuous gays and lesbians hover just above the groups at the bottom of the pyramid. The most despised sexual castes include, according to this author, transsexuals, transvestites, fetishists, sadomasochists, sex workers and those who work in pornography. In the absolute lowest position we find those whose eroticism transgresses generational boundaries. Sex and gender hierarchies together with the sociocultural valorisation of the masculine over the feminine are deeply entangled with power and privileges and have brought about injustice and violence. Hierarchies rely on classification. Sexuality-gender classifications are basic to the social order organised around the Social Standard, which establishes guidelines as to how the relations between the people of a given society should be constituted and developed, contributing to the reproduction of the social order (Vieira & Costa, 2016). (...)
- Tempos de pandemia: é uma questão de género: pensar a intervenção social nas desigualdades estruturais em épocas de crise.Publication . Vieira, Cristina Pereira; Duarte, MadalenaEste capítulo tem como principal propósito partilhar um conjunto de pensamentos, assentes especificamente, na área da sociologia, sobre alguns aspetos da organização social de uma época que aqui designamos de «Tempos de pandemia ». Com um tempo, pensado num sentido plural, este que se espera que seja de passagem, sem uma permanência longa, ainda que, no momento de escrita deste capítulo, seja uma realidade presente. Assim sendo, e pelo facto de estarmos a vivenciar a situação, iremos procurar, ao longo desta reflexão, ter sempre presente que todo o conhecimento científico é um processo de autoconhecimento (Santos, 1989). Neste contexto, procuramos desenvolver o exercício de um pensamento crítico, no sentido da sistematização da análise dos fenómenos emergentes. Ou seja, evidenciando um conjunto de inquietações, iremos procurar fazer surgir uma pigmentação mapeada do panorama geral, e em específico da realidade portuguesa, sobre este tempo de pandemia, cruzando com questões de desigualdades estruturais e com um recorte nas questões de género.