Ciências da Educação | Livros / Books
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Browsing Ciências da Educação | Livros / Books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- AquiMeEncontro: estudos de casoPublication . Mouraz, Ana; Almeida, Ana Patrícia; Nobre, Ana; Caetano Santos, Anabela; Bäckström, Bárbara; Nunes, Catarina S.; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa; Sousa, Lúcio; Pinto, Maribel; Abelha, Marta; Magano, Olga; Abrantes, Pedro; Matos, Ana Beatriz; Borges, Irina; Gomes, Ntebatsa; Neves, Ana Filipa; Martins, HelenaO projeto Aqui me Encontro e Confundo com Gente de Todo o Mundo que a Todo o Mundo Pertence (AquiMeEncontro), apresentado ao programa Science4Policy 2023, resultou de dois motivos fundamentais: contribuir para fundamentar as políticas públicas em práticas felizes de inclusão de imigrantes, já em desenvolvimento em Escolas Portuguesas e agregar, nesse labor, um conjunto de investigadores da Universidade Aberta que têm desenvolvido alguma investigação que podia cruzar-se com o tema publicitado pelo referido concurso. Fazia-se, dessa forma, jus às duas tendências de produção de políticas públicas que têm sido periodicamente referidas como mais inovadoras (Buzogany & Pülzl, 2024): fazia-se um movimento de bottom up, partindo do que acontece no terreno, ainda que em nichos contidos de inovação, e cruzavam-se saberes e abordagens teóricas múltiplas, que resultavam dos percursos investigativos dos diferentes membros da equipa. Na tarefa de cumprir esse reconto da diversidade de como as escolas abordam e incluem os seus alunos internacionais, foi planeado realizar alguns estudos de caso focados nas ofertas educativas ou nos projetos de inclusão que algumas escolas têm organizado e dinamizado. Este e-book apresenta esses estudos e conta as histórias dos coletivos institucionais ou informais que lhes deram existência.
- A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafiosPublication . Lopes, Amélia; Pinho, Ana Sofia; Estrela, Elsa; Borges, Germano; Palhares, Lucinda; Figueiredo, Maria; Abelha, Marta; Sousa, Rita Tavares de; Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação(Boa) Educação na Escola: perspetivas, práticas e desafios, publicação que reúne os resumos submetidos e apresentados no âmbito desta segunda edição. Este E-book pretende reunir e tornar acessível o conjunto de reflexões, estudos e experiências partilhados ao longo do Encontro. Ao organizar estes contributos, num único documento, procuramos preservar a memória do que aqui foi discutido e reforçar o valor formativo deste espaço de encontro, debate e aprendizagem. O II Encontro promovido pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) prossegue a dinâmica iniciada na sua primeira edição, afirmando-se como um fórum privilegiado para a valorização e problematização da (Boa) Educação que se realiza na Escola. Assente numa perspetiva crítica e transformadora, o evento inspira-se nos princípios do acesso, da equidade, da diversidade, da justiça social e da relacionalidade — princípios que nos orientam para uma visão de Escola enquanto comunidade aprendente, democrática e inclusiva. Esta edição reúne mais de uma centena de resumos, distribuídos por doze eixos temáticos que refletem a diversidade e a complexidade das questões que hoje atravessam o campo da Educação: 1. Cidadania e Participação 2. Criatividade e Inovação 3. Currículo e Avaliação 4. Educação Digital 5. Escola e Avaliação 6. Famílias e Comunidades 7. Formação Profissional 8. Inclusão e Equidade 9. Relação entre Pares e Clima Escolar 10.Saúde e Bem-estar 11.Sustentabilidade e Ambiente 12.Interação Professor(a)–Aluno(a) em Sala de Aula As comunicações apresentadas ao longo do II Encontro combinaram momentos de exposição, debate e diálogo, criando um ambiente propício à reflexão partilhada. Estes momentos permitiram trocar ideias, confrontar perspetivas e olhar de forma crítica para práticas já consolidadas, bem como para os desafios que continuam a surgir no quotidiano das escolas. As interações entre investigadores/as, docentes, estudantes e outros . II Encontro: “A (Boa) Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios profissionais contribuíram para o fortalecimento de redes de colaboração e para o desenvolvimento profissional contínuo — aspetos fundamentais para a construção de comunidades educativas mais colaborativas, inovadoras e reflexivas. Este E-book de Resumos congrega, assim, o conjunto de contributos partilhados ao longo do II Encontro e constitui um documento de referência para consulta futura. A leitura que agora se disponibiliza visa não apenas registar o que foi apresentado, mas também incentivar a continuidade do diálogo académico e profissional, estimulando novas interrogações, aprofundamentos teóricos e práticas pedagógicas informadas e transformadoras. Agradecemos, por fim, a todos os autores e autoras das comunicações, bem como à comissão científica, e a todos os participantes que, com o seu envolvimento, tornaram possível esta segunda edição. Desejamos que este E-book contribua para a consolidação de uma cultura de investigação, partilha e colaboração e que se afirme como um recurso útil para todos os que se dedicam ao estudo e à prática da (Boa) Educação na Escola.
- A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios. Livro de atasPublication . Santos, Álvaro Almeida; Paulo, César Israel; Menezes, Isabel; Aires, Luísa; Figueiredo, Maria Pacheco; Abelha, Marta; Rocio, Vitor
- Centros Locais de Aprendizagem. Itinerário(s): 2007-2014Publication . Caeiro, Domingos; Costa, Adelaide Millán; Aires, Luísa; Duarte, Maria do Rosário da Cunha
- Currículo, inclusão e educação escolarPublication . Pacheco, José A.; Mendes, Geovana Lunardi; Seabra, Filipa; Viana, Isabel Carvalho
- Da escola para o mundo: do mundo para a escolaPublication . Sanches-Rosa, Rodrigo; Farias, Daniela; Berton, Tatiane Delurdes de Lima; Lopes, Cleber; Asinelli-Luz, Araci; Moreira, Darlinda
- Da escola para o mundo: do mundo para a escolaPublication . Rosa, Rodrigo; Farias, Daniela; Lima-Berton, Tatiane Delurdes de; Lopes, Cleber; Araci, Asinelli-Lus; Moreira, Darlinda
- Guia para a IA generativa na educação e na pesquisaPublication . UNESCO; Miao, Fengchun; Holmes, Wayne; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Marques, Viviane CristinaAs ferramentas de IA generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários, e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas ferramentas. A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como bjetivo apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento de políticas a longo prazo e no desenvolvimento de capacidades humanas para garantir uma visão centrada no ser humano dessas novas tecnologias. O Guia apresenta uma avaliação dos riscos potenciais que a IAGen pode representar para os valores humanos fundamentais, os quais promovem o agir humano, a inclusão, a equidade, a igualdade de gênero e as diversidades linguísticas e culturais, assim como as opiniões e expressões plurais. Propõe passos fundamentais para que as autoridades governamentais possam regular a utilização das ferramentas de IAGen, incluindo a obrigatoriedade de proteção da privacidade dos dados e a consideração de um limite de idade para a sua utilização. Descreve os requisitos a serem cumpridos pelos fornecedores de IAGen para o uso ético e eficaz na educação. O Guia enfatiza a necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas IAGen quanto à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Convida a comunidade internacional a refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. A publicação oferece recomendações concretas aos legisladores e às instituições de ensino sobre como o uso das ferramentas de IAGen pode ser orientado a proteger a agência humana e a beneficiar genuinamente os estudantes, os aprendizes e os pesquisadores.
- Juventudes em português: expressões juvenis de língua portuguesaPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira"Juventudes em Português: Expressões Juvenis de Língua Portuguesa” surge em um momento fundamental, em que as juventudes se tornam o epicentro de discussões e reflexões em diversos âmbitos sociais, políticos, culturais e acadêmicos. Entendemos a complexidade e a relevância desse período de transição e potencial, oferecendo-nos um panorama das múltiplas facetas das juventudes contemporâneas. Este livro vem para contribuir na compreensão dessas questões, representando um marco na produção científica sobre os estudos das juventudes, consolidando-se como um recurso fundamental para acadêmicos, pesquisadores e todos aqueles interessados em compreender e dialogar sobre o universo juvenil nos países de língua portuguesa. A condição juvenil engloba uma intrincada rede de significados que transcende não apenas a dimensão etária, mas também se estende aos domínios socioeconômicos, de gênero, étnicos, e a outras categorias demográficas relevantes. O exercício da pesquisa voltada às juventudes demanda a consideração dessas diversas facetas da vida social, delineando-se para além de estratos como classe, gênero, etnia, entre outros marcadores identitários. Ao conceber as juventudes como uma categoria social multifacetada, a presente obra almeja elucidar perspectivas variadas, a partir das expressões singulares de identidade e experiência das juventudes dos países de língua portuguesa. A leitura desta obra desvela, portanto, uma gama diversificada de perspectivas inexploradas e oportunidades de investigação para acadêmicos, estudiosos e todos aqueles que se interessam pelo estudo das juventudes.
- Juventudes ibero-americanas: dilemas contemporâneosPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Castilho, Rosane; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaA condição juvenil envolve uma complexa teia de significados associados não apenas à situação etária. O ofício da pesquisa com e para as juventudes aponta para dimensões da vida social que estão para além da condição de classe, do gênero, da etnia e de tantos outros marcadores que classificam as populações demograficamente. Pensando as juventudes como essa categoria social multifacetada, a presente obra busca desvelar diferentes olhares ao discutir temas como gênero, proteção e violação de direitos, percepções acerca dos processos de escolarização, do pertencimento religioso, vivências integradas à ancestralidade, à novas sociabilidades e às formas singulares de ser e estar das juventudes ibero-americanas. A obra que aqui se apresenta reúne uma diversidade que a enriquece e que se manifesta a vários níveis: diversidade de autores, oriundos de campos científicos multidisciplinares (como a psicologia, a sociologia, a educação, entre outros); diversidade de problemáticas abordadas nas suas relações com as juventudes e que orientam a própria organização da obra (educação, contexto de pandemia, participação política, cultura e contextos recreativos e género, violências e saúde); diversidade de contextos, desde logo os Ibero-americanos e de igual forma contextos mais micro (como por exemplo: religiosos, recreativos, formativos, saúde e bem-estar). A leitura da presente obra abre, deste modo, um leque de novas perspetivas e possibilidades de investigação para pesquisadores, estudantes e todas as pessoas interessadas nestes objetos de pesquisa das juventudes.
