Ciências da Educação | Livros / Books
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Browsing Ciências da Educação | Livros / Books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios. Livro de atasPublication . Santos, Álvaro Almeida; Paulo, César Israel; Menezes, Isabel; Aires, Luísa; Figueiredo, Maria Pacheco; Abelha, Marta; Rocio, Vitor
- Centros Locais de Aprendizagem. Itinerário(s): 2007-2014Publication . Caeiro, Domingos; Costa, Adelaide Millán; Aires, Luísa; Duarte, Maria do Rosário da Cunha
- Currículo, inclusão e educação escolarPublication . Pacheco, José A.; Mendes, Geovana Lunardi; Seabra, Filipa; Viana, Isabel Carvalho
- Da escola para o mundo: do mundo para a escolaPublication . Sanches-Rosa, Rodrigo; Farias, Daniela; Berton, Tatiane Delurdes de Lima; Lopes, Cleber; Asinelli-Luz, Araci; Moreira, Darlinda
- Da escola para o mundo: do mundo para a escolaPublication . Rosa, Rodrigo; Farias, Daniela; Lima-Berton, Tatiane Delurdes de; Lopes, Cleber; Araci, Asinelli-Lus; Moreira, Darlinda
- Guia para a IA generativa na educação e na pesquisaPublication . UNESCO; Miao, Fengchun; Holmes, Wayne; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Marques, Viviane CristinaAs ferramentas de IA generativa (IAGen) disponíveis ao público estão surgindo rapidamente, e o lançamento de versões iterativas supera a adaptação das estruturas regulamentares nacionais. A ausência de regulamentações nacionais sobre a IAGen na maioria dos países deixa desprotegida a privacidade dos dados dos usuários, e as instituições de ensino não estão preparadas para validar essas ferramentas. A primeira orientação global da UNESCO sobre a IAGen na educação tem como bjetivo apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento de políticas a longo prazo e no desenvolvimento de capacidades humanas para garantir uma visão centrada no ser humano dessas novas tecnologias. O Guia apresenta uma avaliação dos riscos potenciais que a IAGen pode representar para os valores humanos fundamentais, os quais promovem o agir humano, a inclusão, a equidade, a igualdade de gênero e as diversidades linguísticas e culturais, assim como as opiniões e expressões plurais. Propõe passos fundamentais para que as autoridades governamentais possam regular a utilização das ferramentas de IAGen, incluindo a obrigatoriedade de proteção da privacidade dos dados e a consideração de um limite de idade para a sua utilização. Descreve os requisitos a serem cumpridos pelos fornecedores de IAGen para o uso ético e eficaz na educação. O Guia enfatiza a necessidade de as instituições educacionais validarem os sistemas IAGen quanto à sua adequação ética e pedagógica para a educação. Convida a comunidade internacional a refletir sobre as suas implicações a longo prazo para o conhecimento, o ensino, a aprendizagem e a avaliação. A publicação oferece recomendações concretas aos legisladores e às instituições de ensino sobre como o uso das ferramentas de IAGen pode ser orientado a proteger a agência humana e a beneficiar genuinamente os estudantes, os aprendizes e os pesquisadores.
- Juventudes em português: expressões juvenis de língua portuguesaPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira"Juventudes em Português: Expressões Juvenis de Língua Portuguesa” surge em um momento fundamental, em que as juventudes se tornam o epicentro de discussões e reflexões em diversos âmbitos sociais, políticos, culturais e acadêmicos. Entendemos a complexidade e a relevância desse período de transição e potencial, oferecendo-nos um panorama das múltiplas facetas das juventudes contemporâneas. Este livro vem para contribuir na compreensão dessas questões, representando um marco na produção científica sobre os estudos das juventudes, consolidando-se como um recurso fundamental para acadêmicos, pesquisadores e todos aqueles interessados em compreender e dialogar sobre o universo juvenil nos países de língua portuguesa. A condição juvenil engloba uma intrincada rede de significados que transcende não apenas a dimensão etária, mas também se estende aos domínios socioeconômicos, de gênero, étnicos, e a outras categorias demográficas relevantes. O exercício da pesquisa voltada às juventudes demanda a consideração dessas diversas facetas da vida social, delineando-se para além de estratos como classe, gênero, etnia, entre outros marcadores identitários. Ao conceber as juventudes como uma categoria social multifacetada, a presente obra almeja elucidar perspectivas variadas, a partir das expressões singulares de identidade e experiência das juventudes dos países de língua portuguesa. A leitura desta obra desvela, portanto, uma gama diversificada de perspectivas inexploradas e oportunidades de investigação para acadêmicos, estudiosos e todos aqueles que se interessam pelo estudo das juventudes.
- Juventudes ibero-americanas: dilemas contemporâneosPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Castilho, Rosane; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaA condição juvenil envolve uma complexa teia de significados associados não apenas à situação etária. O ofício da pesquisa com e para as juventudes aponta para dimensões da vida social que estão para além da condição de classe, do gênero, da etnia e de tantos outros marcadores que classificam as populações demograficamente. Pensando as juventudes como essa categoria social multifacetada, a presente obra busca desvelar diferentes olhares ao discutir temas como gênero, proteção e violação de direitos, percepções acerca dos processos de escolarização, do pertencimento religioso, vivências integradas à ancestralidade, à novas sociabilidades e às formas singulares de ser e estar das juventudes ibero-americanas. A obra que aqui se apresenta reúne uma diversidade que a enriquece e que se manifesta a vários níveis: diversidade de autores, oriundos de campos científicos multidisciplinares (como a psicologia, a sociologia, a educação, entre outros); diversidade de problemáticas abordadas nas suas relações com as juventudes e que orientam a própria organização da obra (educação, contexto de pandemia, participação política, cultura e contextos recreativos e género, violências e saúde); diversidade de contextos, desde logo os Ibero-americanos e de igual forma contextos mais micro (como por exemplo: religiosos, recreativos, formativos, saúde e bem-estar). A leitura da presente obra abre, deste modo, um leque de novas perspetivas e possibilidades de investigação para pesquisadores, estudantes e todas as pessoas interessadas nestes objetos de pesquisa das juventudes.
- Online teaching and learning in higher educationPublication . Isaias, Pedro; Sampson, Demetrios; Ifenthaler, DirkThis book is to explore a variety of facets of online learning environments to understand how learning occurs and succeeds in digital contexts and what teaching strategies and technologies are most suited to this format. Business, health, government and education are some of the core sectors of society which have been experiencing deep transformations due to a generalized digitalization. While these changes are not novel, the swift progress of technology and the rising complexity of digital environments place a focus on the need for further research and novel strategies. In the context of education, the promise of increased flexibility and broader access to educational resources is impelling much of higher education’s course offerings to online environments. The 21st century learner requires an education that can be pursued anytime and anywhere and that is more aligned with the demands of a digital society. Online education not only assists students to success-fully integrate a workforce that is increasingly digital, but it helps them to become more comfortable with the use of technology in general and, hence, more prepared to be prolific digital citizens. The variety of settings portrayed in this volume attest to the unlimited opportunities afforded by online learning and serve as valuable evidence of its benefit for students’ educational experience. Moreover, these research efforts assist a more comprehensive reflection about the delivery of higher education in the context of online settings.
- Quem te viu e quem te vê: os sentidos do caminhoPublication . Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina; Fonte, RuiEste livro decorre do processo de intervenção e investigação do projeto Quem te viu e quem te vê (WAY). O projeto está em curso em quatro Agrupamentos de Escolas das Regiões Norte e Centro de Portugal, a saber: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (Famalicão), Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim; Agrupamento de Escolas de Ribeirão ( Famalicão) e Escolas de S. pedro ( Vila Real). O projeto é investigado e monitorizado por uma equipa de investigadores de três Universidades portuguesas ( Universidade Aberta – Laboratório de educação a Distância e e-Learning; Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Centro de Investigação e Intervenção Educativas; e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro), que trazem para o projeto a complementaridade dos assuntos que têm Investigado. O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ( referência 2022.01025.PTDC), decorre até 2026 e está a entrar no seu segundo ano de implementação. O WAY visa aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da aprendizagem autorregulada de alunos do ensino secundário, através do seu envolvimento na observação dos pares durante as aulas. O título do projeto resume, não só, a estreita conexão entre a autorregulação das aprendizagens dos alunos e a observação dos pares que a equipa pretende estudar, mas também da importância da voz dos alunos e da sua participação nestes processos de pesquisa.