Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Aferir o nível de sustentabilidade na gestão de resíduos urbanos na Ilha do FaialPublication . Mateus, Guida do Carmo Alexandre Coelho; Martinho, Ana PaulaA existência de uma lixeira na ilha do Faial até meados de 2017 motivou o desenvolvimento deste projeto que tem como objetivo “Avaliar o nível de sustentabilidade na gestão dos resíduos urbanos no Faial”. Para responder à questão norteadora do projeto desenvolveu-se uma investigação-ação. Fez-se um levantamento do Estado da Arte, caracterizou-se, os Sistemas em Baixa e em Alta, os indicadores de desempenho avaliados pela ERSARA para os mesmos sistemas. Utilizou-se uma metodologia mista, numa fase inicial qualitativa, seguida de uma abordagem quantitativa, com os dados analisados estatisticamente para validação das conclusões, consolidando uma visão abrangente sobre o impacto e a eficácia da gestão de resíduos urbanos (RU) na promoção da sustentabilidade e circularidade na ilha do Faial. Realizou-se uma análise comparativa entre os indicadores utilizados pela ERSAR de 4.ª geração a nível nacional com os regionais utilizados pela ERSARA ainda de 2.ª geração mostrando-se fundamental a atualização do quadro regulatório para atender às metas da monitorização, sustentabilidade e circularidade. Para conhecer a perceção dos habitantes sobre a gestão dos RU desenvolvida na ilha do Faial, recorreu-se a um inquérito por questionário. Difundiram-se 200 inquéritos por quesonário, validaram-se 140, obteve-se uma taxa de resposta de 70% e foram abrangidas as 13 freguesias da ilha do Faial. Percecionou-se a opinião da população em questões abertas: Sugestões, Problemas e Ações e conheceu-se as práticas efetuadas pelos respondentes. Em termos gerais, as informações recolhidas permitiram, identificar desafios únicos em contextos insulares. O modelo que combina os Sistemas em Baixa e em Alta, mostrou-se eficaz. Identificaram-se lacunas de informação, evidenciou-se a necessidade de fortalecer a educação ambiental na promoção da prevenção e redução da produção de RU. Espera-se que o Faial continue a progredir rumo à economia circular, servindo como um modelo de adaptação inteligente e eficiente em contextos insulares. A gestão integrada dos RU, garante o bem-estar ambiental e a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras, consolidam o papel da ilha do Faial como referência na gestão sustentável de resíduos urbanos.
- Aplicação de uma ferramenta de análise de ciclo de vida no planeamento da gestão integrada de resíduos urbanos : estudo de caso da LiporPublication . Ferreira, Alexandre Ventura Miranda; Martinho, Ana Paula; Caeiro, SandraA utilização da metodologia de Análise de Ciclo de Vida (ACV), como ferramenta de apoio à tomada de decisão e à avaliação dos impactes gerados, tem adquirido cada vez mais importância como uma metodologia objetiva e fiável. Com base neste pressuposto, o principal objetivo deste estudo consiste em aplicar uma metodologia de ACV à gestão de resíduos, tendo como referência o estudo de caso da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. Este trabalho teve como base a análise ambiental aos impactes gerados pelo Sistema Integrado de Gestão de Resíduos (SIGR) da Lipor, analisando-se o desenvolvimento de dois cenários, tendo em consideração as orientações e metas definidas no atual Plano Estratégico de Resíduos Urbanos (PERSU). Nesta investigação foram utilizados dois softwares: LCA-IWM - Life Cycle Assessment Integrated Waste Management e o WAMPS - Waste Management Planning System. Através do software LCA-IWM, desenvolveu-se uma previsão para a produção de resíduos para o ano de 2020. Os resultados obtidos em ambos os softwares foram analisados e comparados tendo em consideração 4 categorias de impacte: aquecimento global, acidificação, eutrofização e formação de foto oxidantes. Concluiu-se neste trabalho, dentro das limitações estabelecidas e independentemente do software utilizado, que o cenário em que são atingidas as metas definidas no PERSU 2020 é aquele que apresenta um melhor desempenho ambiental. Com o objetivo de apresentar os principais resultados obtidos neste trabalho, desenvolveu-se um grupo focal, em que participaram técnicos e especialistas que trabalham na Lipor, pretendendo-se com esta metodologia participativa disseminar o conhecimento resultante deste trabalho e obter feedback relativamente aos resultados obtidos e às ferramentas de ACV utilizadas.
- Atitudes e comportamentos das famílias sobre consumo sustentávelPublication . Costa, Glória; Caeiro, SandraAs famílias da actualidade, muito associadas ao consumismo e ao materialismo têm hoje uma pesada herança a receber e a transmitir fruto dos excessos económicos e empresariais. Estudos desenvolvidos noutros países identificam inequivocamente o consumo das famílias como sendo o principal contributo para os problemas ambientais, tais como a mudança climática, a poluição do ar, o uso do solo e a produção de resíduos, colocando assim as famílias no centro do problema, pelo efeito multiplicador das suas atitudes e comportamentos. Este facto não deixa quaisquer dúvidas de que são requeridas mudanças de hábitos e de padrões de consumo para o alcance de um futuro sustentável. Dado ser uma área que ainda não tem grande desenvolvimento em Portugal, pretendeu-se com o presente trabalho contribuir para o estudo dos actuais conhecimentos relativos às atitudes e comportamentos das famílias portuguesas sobre o consumo sustentável. Este estudo centrou-se numa amostra de conveniência, os estudantes da Universidade Aberta, dada a sua abrangência geográfica, tendo sido desenvolvido um inquérito por questionário, de forma a analisar em pormenor a percepção destas famílias portuguesas sobre esta temática. E permitiu perceber de que forma as famílias agem e se comportam nas suas opções domésticas, levando à percepção das áreas onde há mais trabalho a desenvolver, por indução da inacção nessas temáticas. Como foi o caso da compostagem doméstica e dos transportes pessoais, entre outros pontos.
- Cidadania ambiental ativa de jovens na prevenção de resíduos: um estudo de caso em cursos profissionaisPublication . Rosário, Patrícia Rosália Ferreira do; Martinho, Ana PaulaO presente estudo teve como objetivo desenvolver um projeto de Cidadania ambiental para que os jovens de cursos profissionais se tornem mais responsáveis no consumo e na prevenção de resíduos e sejam também agentes de mudança. O projeto colocou estes jovens no centro de todas as dinâmicas, realizaram pesquisas bibliográficas, refletiram sobre os seus hábitos de consumo, debateram, formularam opiniões, partilharam ideias e experiências, desenvolveram ações que eles próprios planearam, definiram medidas de prevenção de resíduos para diferentes contextos e, por último avaliaram o próprio projeto. Em todas estas atividades, os jovens estudantes foram participativos e sensíveis a todos as questões abordadas. Foi aplicado um conjunto de instrumentos participativos, que os tornou mais ativos e mais sensíveis para as questões de consumo e de prevenção de resíduos. Para além da aplicação de inquéritos por questionário e a realização de um debate e de vídeos, foi também aplicada a metodologia pesquisa-ação e a realização de um workshop, onde os estudantes elaborarem um plano de ação com um conjunto de medidas de prevenção de resíduos para os locais onde costumam frequentar e ajustadas à sua futura vida profissional. Para melhor compreender os interesses e ações dos jovens foi feita uma abordagem qualitativa com a utilização da técnica de observador participante. Os dados recolhidos nos questionários serviram para fazer uma análise quantitativa com a aplicação de testes estatísticos, a fim de traçar o perfil destes alunos relativamente às dimensões Conhecimentos, Atitudes e Comportamentos. Este projeto recorreu a diferentes formas de avaliação que contribuíram para se realizar uma avaliação cuidada e aprofundada do projeto. Este trabalho apresenta um aspeto inovador por ter sido desenvolvido em cursos profissionais, não se tendo encontrado outros trabalhos desenvolvidos neste público-alvo. Assim, entende-se que a aplicação do projeto em outras escolas com cursos profissionais pode ajudar a sensibilizar estes jovens que estão muito próximo de entrarem no mercado do trabalho para as questões da prevenção de resíduos e da sustentabilidade.
- Conservação da biodiversidade urbana: contributos para a cidade de ChavesPublication . Fachada, Marco António B. S.A maioria da população mundial vive em áreas urbanas, havendo uma competição pelo espaço e pelos recursos, entre a cidade e o espaço rural e natural envolvente e dentro das próprias cidades. Isto acarreta perdas de ecossistemas e habitats vitais para espécies vegetais e animais, pondo em causa a própria biodiversidade. Há compromissos para aplicação a nível nacional, mas também a nível local: Convenção sobre a Diversidade Biológica, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Estratégia da Biodiversidade da UE para 2030 ou Agenda21Local. No contexto urbano, as ações de cariz local são particularmente relevantes pela proximidade dos órgãos de decisão ao território e pelo impacto mais rapidamente sentido nos espaços e cidadãos. Procura-se contribuir para os estudos sobre metodologias de avaliação de biodiversidade urbana, ainda pouco frequentes na Europa. Este trabalho propõe-se estudar a biodiversidade urbana de Chaves, cidade de pequena dimensão numa região tradicionalmente agrícola do Norte de Portugal, elaborando recomendações de intervenção pública e privada, que salvaguardem a biodiversidade. Partimos da metodologia que fundamenta a aplicação do Índice de Biodiversidade Urbana (CBI), selecionando e estimando o valor de vários dos seus indicadores, recorrendo a dados oficiais, bibliografia e projetos das especialidades cujas temáticas contribuem diretamente para a aferição destes indicadores. Caracteriza-se a perceção da comunidade utilizadora sobre a biodiversidade urbana, através de um inquérito, analisando a correspondência entre a perceção social da biodiversidade urbana e os valores obtidos para os indicadores do CBI. Esta abordagem apoia as recomendações para promover a biodiversidade urbana.
- Construção de um índice municipal de desenvolvimento sustentável : o estudo de caso do Concelho de AlenquerPublication . Morais, José Carlos; Caeiro, SandraA promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável é um compromisso assumido por decisores, organizações sociais e cidadãos em geral. A criação de mecanismos de monitorização e avaliação do desenvolvimento local assume particular importância para a concretização operacional dos princípios subjacentes à sustentabilidade. Este trabalho propõe uma metodologia para a construção de um Índice Municipal de Desenvolvimento Sustentável (IMDS). A metodologia apresentada é aplicada e validada no concelho de Alenquer, distrito de Lisboa. A metodologia apresenta um processo de seleção de um conjunto de 24 indicadoreschave, intercalibráveis e comparáveis com outros municípios, distribuídos homogeneamente pelos principais temas e dimensões do Desenvolvimento Sustentável, e com possibilidades de serem atualizados com dados anuais, provenientes de estatísticas oficiais. Os valores originais para cada indicador foram normalizados e indexados à média dos municípios do continente português. Os valores indexados de cada um dos indicadores foram posteriormente ponderados, sendo que o fator de ponderação foi obtido através da realização de um inquérito sobre a sua relevância, efetuado a diversos agentes locais das áreas económicas, ambientais, sociais e institucionais, considerados atores-chave. Procedeu-se a uma agregação dos valores indexados e ponderados, de modo a possibilitar a concentração de informação em 4 índices temáticos dimensionais. Nesta agregação foi utilizada a média aritmética ponderada. O IMDS obteve-se através da média aritmética dos 4 índices dimensionais. A aplicação feita ao concelho de Alenquer, com valores desde 2004, valida o valor indexado de cada indicador, os índices dimensionais e o IMDS como ferramentas úteis de aferição e de apoio à tomada de decisões, em matéria de políticas locais para promoção do desenvolvimento sustentável. Os resultados revelaram que os pontos fracos em termos de sustentabilidade do concelho estão na área económica e ambiental e que o IMDS de Alenquer é de 82 considerando o valor 100 para a média dos municípios do continente. Esta metodologia poderá ser aplicada qualquer outro concelho de Portugal.
- Métodos participativos e desafios aplicados à sustentabilidade e valorização de resíduos na União das Freguesias de SintraPublication . Dinis, Helena Sofia Inglês da Silva; Martinho, Ana PaulaA transição para uma economia circular é um dos principais desafios da atualidade, identificando-se a relevância de estratégias educativas e de sensibilização, como catalisadores de transformações positivas na sociedade, impulsionando a adoção de práticas mais sustentáveis. Este estudo desenvolveu uma investigação-ação com o objetivo de verificar qual o impacto da educação e sensibilização ambiental na promoção da gestão sustentável dos recursos naturais, destacando a importância da informação para boas práticas ambientais e aferindo a perceção dos munícipes sobre a hierarquia de resíduos. A metodologia compreendeu Questionários de Diagnóstico e de Aferição de conhecimentos, Workshops participativos e Eventos de proximidade, que numa perspetiva pedagógica, permitiram avaliar o desempenho ambiental e hábitos dos munícipes, no que respeita a uma gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais (ODS 12) e à redução do impacto ambiental, nas cidades tornando-as mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11). Este estudo revelou que, ao expor os indivíduos, a informações impactantes sobre questões cruciais, como a preservação ambiental, estes, tendem a reavaliar as suas perspetivas e a adotar um comportamento mais consciente e comprometido com a mudança. Destaca-se, portanto, a importância de um investimento mais significativo na conscientização ambiental por parte das entidades gestoras, abrangendo todas as faixas etárias e, em especial, as entidades e empresas.
- Minas da Panasqueira: atividade mineira, impactos ambientais e comunidades locaisPublication . Morais, Rui Manuel Pires; Pereira, PedroO princípio da sustentabilidade tem sido colocado em causa, resultado dos processos de extração de recursos naturais e dos impactos que provoca no ambiente e nas comunidades locais. As Minas da Panasqueira e a sua envolvente natural e social são a prova viva da forma como este processo extrativo está enraizado nas suas populações e do impacto que tem no ambiente, sendo assim assumido como o foco central de todo o trabalho. A presente dissertação tem como objetivo principal caracterização a atividade mineira na Panasqueira e os impactos ambientais, económicos e sociais que esta provoca nas populações residentes. Esta dissertação teve como base uma abordagem metodológica mista (quantitativa e qualitativa), com recurso a análise bibliográfica e documental, observação direta e inquéritos por questionário e por entrevistas estruturadas e semiestruturadas, foi também efetuada uma avaliação de riscos às escombreiras. Sendo durante mais de um século o motor económico da região promoveu impactos positivos como a criação de emprego e o desenvolvimento local, mas ao mesmo tempo provocou um impacto negativo com grande peso quer no ambiente quer nas comunidades locais. Condicionou a demografia local na procura de emprego e alterou toda a envolvente. As escombreiras resultantes do processo extrativo são uma fonte constante de poluição, aliada a um possível cenário de emergência com impactos que vão muito para lá dos limites da concessão. A grande quantidade de material depositado, associado à falta de manutenção e aos agentes erosivos, colocam em risco estas massas de inertes que a colapsar irão provocar sérios danos às populações e ao ecossistema. No entender do autor, o impacto ambiental provocado pela escombreira do Cabeço do Pião tem vindo a agravar-se com o decorrer do tempo. O caracter ambiental e a saúde das populações são motivo de preocupação e abordadas nesta dissertação, quer seja por impacto direto provocado pelos acidentes de trabalho ou doenças profissionais, bem como a perceção do risco que esta atividade representa para as comunidades locais aliada a uma história evolutiva da atividade mineira e as mudanças que foram ocorrendo com o passar dos tempos. No caso da perceção de risco, é francamente notório que a convivência com a atividade leva as populações a menosprezar aqueles que se apresentam como impactos mais negativos. Também as condições laborais mereceram uma reflexão neste trabalho, pois estas estão revestidas de uma dureza que fazem destes homens e mulheres verdadeiros heróis ao entrarem todos os dias na mina com o objetivo de garantir sustento para as suas famílias.
- Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em SinesPublication . Ferreira, Flora da Conceição Silvério; Caeiro, SandraEste trabalho constitui-se pelo Relatório de uma investigação-ação, realizada em contexto de trabalho no decorrer do Programa de Educação Ambiental (PEA), no ano letivo 2015-2016, na Escola Básica Nº 2 (EB2) do Agrupamento de Escolas de Sines. O trabalho delineou-se pela perceção da problemática - resíduos urbanos – que fez questionar sobre o que podemos fazer para que os resíduos sejam, cada vez mais, reduzidos, reutilizados, reciclados e devidamente encaminhados e valorizados? No entanto, foi igualmente questionado se as ações de Educação Ambiental desenvolvidas serão, de fato, uma ferramenta eficaz para promoção da Cidadania Ambiental? Dos diversos temas e atividades que compõem o PEA, e do que a este trabalho importa, destaca-se o acompanhamento e envolvimento diretos da investigadora (educadora) na(o): Processo de equipar os espaços comuns das escolas com ecopontos, e as salas de aula com eco-bags; Promoção e acompanhamento da visualização do filme “Viagem à volta do Lixo”, antecedido e seguido de conversa reflexiva com os alunos; Acompanhamento das visitas guiadas ao Centro de Triagem e Aterro Sanitário da AMBILITAL; Dinamização do Ateliê de reciclagem de papel; Ateliê de reutilização de materiais; Acompanhamento da reflexão e elaboração dos trabalhos sobre dejetos caninos, e montagem da exposição com os cartazes no final do ano letivo. Como métodos de avaliação, foram utilizadas ferramentas como inquéritos, grelhas de observação, notas de campo, registo fotográfico, trabalhos realizados, análise das expressões e reações observadas. Pelos resultados obtidos, observados e verificados diretamente, considera-se que fomentou a reflexão individual e coletiva e a entreajuda, contribuindo para a consciencialização, solidariedade e cidadania ambiental que nos permitem “desenhar” uma cidade mais limpa e um futuro mais equitativo e sustentável.
- Processo de participação pública colaborativa em planeamento : o estudo de caso do plano de gestão da região hidrográfica do AlgarvePublication . Dores, Anabela Cabrita das; Caeiro, SandraA Directiva Quadro da Água introduz um novo conceito de gestão integrada da água por bacia hidrográfica, dando ênfase à componente de participação pública nas várias fases de elaboração dos respectivos Planos de Gestão. Diversos estudos e artigos científicos sobre o estado da cidadania activa, de âmbito internacional e nacional, têm revelado que a grande maioria dos cidadãos ainda não tem o hábito de participar e evidenciam também a deficiente preparação das instituições para a promoção e incentivo à prática contínua da participação pública activa, optando, preferencialmente, por um formato de participação de carácter passivo assente na transmissão de informação e ou na consulta pública. O presente trabalho de projecto teve como objectivo geral proceder à concepção do processo de participação pública para o estudo de caso do Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Algarve, bem como à implementação da participação pública da 2ª fase deste Plano relativa à identificação das Questões Significativas sobre a Gestão da Água. Os resultados dos procedimentos adoptados para esta fase, que incluíram as vertentes da informação (internet, imprensa, desdobrável, boletim informativo), consulta (brochuras e ficha de participação pública em papel e online) e envolvimento activo (sessão e fórum de participação públicas), foram positivos e deram indicação de que os actores chave envolvidos estão motivados para dar continuidade a este trabalho ao longo das várias etapas de elaboração do referido Plano. No entanto, é necessário melhorar ainda alguns aspectos, salientando-se, entre outros, o reforço do envolvimento de alguns actores chave nas vertentes da transmissão de informação e consulta pública, a simplificação da linguagem e conteúdo dos documentos disponibilizados, assegurar uma maior representatividade do público - alvo e fomentar a utilização de tecnologias de informação como ferramentas de apoio à decisão. Concluiu-se, ainda, ser fundamental garantir a integração dos resultados da participação pública nos documentos finais, constituindo este um dos principais factores potenciadores da prática da cidadania activa e aumento da confiança dos cidadãos nas instituições.