Centro de Estudos Globais | Livros / Books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Livros / Books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- Apologia do JapãoPublication . Carvalho, Valentim; Franco, José Eduardo; Lopes, CristinaA Apologia do Japão de Valentim de Carvalho que aqui se publica pela primeira vez inscreve-se numa tradição de polémica entre os Jesuítas e as outras ordens mendicantes que se encontravam no Japão a promover a difusão do catolicismo. A presença e ação missionária dos mendicantes, em especial Franciscanos e Dominicanos (e também Agostinhos) feita em concorrência com os Jesuítas fez despoletar controvérsias viscerais em torno da metodologia missionária dos Jesuítas ensaiada no Japão. Estas controvérsias foram consignadas em forma de pareceres, relatórios, epistolografia e tratados apologéticos que eram enviados para a Europa. Neste quadro, destacam-se duas polémicas encabeçadas, especialmente, por franciscanos verificadas em dois momentos dramáticos da presença dos missionários católicos no Japão, as quais refletem bem a opinião dos mendicantes sobre o modo de conduzir a empresa missionária japonesa por parte dos Jesuítas. Essas polémicas resultaram na escrita de tratados críticos em relação à ação missionária da Companhia de Jesus.
- Arquivo Secreto do Vaticano: Expansão Portuguesa – Documentação. Tomo I: Costa Ocidental de África e Ilhas AtlânticasPublication . Franco, José Eduardo; Espírito Santo, Arnaldo; Gomes, Manuel Saturino CostaO Arquivo Secreto do Vaticano, que vulgarmente se considera um dos mais reservados do mundo, é, sem dúvida, um desses templos míticos da sabedoria, com o qual talvez apenas a biblioteca de Alexandria, a maior da Antiguidade, possa rivalizar. Na realidade, aquela que era, afinal, a biblioteca privada do Papa, tem acumulado, ao longo dos séculos, informação única, inédita e preciosa acerca dos dois mil anos de história da Igreja no seu intercâmbio com o mundo dos Homens. Com esta obra em três Tomos pretende-se desvendar uma parcela desse imenso arquivo, revelando documentação desconhecida e referente ao período da Expansão Portuguesa até ao século XX. Preparada por uma vasta equipa de investigadores que durante cerca de década e meia analisou o fundo da Nunciatura de Lisboa patente no Arquivo Secreto do Vaticano, esta obra monumental assume-se como um instrumento de pesquisa essencial para o conhecimento da história, da política, da religião e da sociedade no quadro das relações de Portugal com as vastas regiões do seu Império Ultramarino.
- Arquivo Secreto do Vaticano: Expansão Portuguesa – Documentação. Tomo II: OrientePublication . Franco, José Eduardo; Marques, João Francisco; Miranda, João Carlos deO Arquivo Secreto do Vaticano, que vulgarmente se considera um dos mais reservados do mundo, é, sem dúvida, um desses templos míticos da sabedoria, com o qual talvez apenas a biblioteca de Alexandria, a maior da Antiguidade, possa rivalizar. Na realidade, aquela que era, afinal, a biblioteca privada do Papa, tem acumulado, ao longo dos séculos, informação única, inédita e preciosa acerca dos dois mil anos de história da Igreja no seu intercâmbio com o mundo dos Homens. Com esta obra em três Tomos pretende-se desvendar uma parcela desse imenso arquivo, revelando documentação desconhecida e referente ao período da Expansão Portuguesa até ao século XX. Preparada por uma vasta equipa de investigadores que durante cerca de década e meia analisou o fundo da Nunciatura de Lisboa patente no Arquivo Secreto do Vaticano, esta obra monumental assume-se como um instrumento de pesquisa essencial para o conhecimento da história, da política, da religião e da sociedade no quadro das relações de Portugal com as vastas regiões do seu Império Ultramarino.
- Arquivo Secreto do Vaticano: Expansão Portuguesa – Documentação. Tomo III: BrasilPublication . Franco, José Eduardo; Abreu, Luís Machado de; Miranda, José Carlos deO Arquivo Secreto do Vaticano, que vulgarmente se considera um dos mais reservados do mundo, é, sem dúvida, um desses templos míticos da sabedoria, com o qual talvez apenas a biblioteca de Alexandria, a maior da Antiguidade, possa rivalizar. Na realidade, aquela que era, afinal, a biblioteca privada do Papa, tem acumulado, ao longo dos séculos, informação única, inédita e preciosa acerca dos dois mil anos de história da Igreja no seu intercâmbio com o mundo dos Homens. Com esta obra em três Tomos pretende-se desvendar uma parcela desse imenso arquivo, revelando documentação desconhecida e referente ao período da Expansão Portuguesa até ao século XX. Preparada por uma vasta equipa de investigadores que durante cerca de década e meia analisou o fundo da Nunciatura de Lisboa patente no Arquivo Secreto do Vaticano, esta obra monumental assume-se como um instrumento de pesquisa essencial para o conhecimento da história, da política, da religião e da sociedade no quadro das relações de Portugal com as vastas regiões do seu Império Ultramarino.
- Between Nero and Prometheus: the Marquis of Pombal and the emergence of party history (18th-21st centuries)Publication . Franco, José Eduardo; Oliveira, Luiz Eduardo; Vogel, ChristineHaving achieved international fame during his lifetime and becoming the political figure most written about inside and outside his native country, the national importance of the Marquis of Pombal was confirmed in 1934, when a monumental statue was erected in his honor in the center of Lisbon, Pombal. However, until today he is the object of polemics and controversies, in universities and at the tables of bars, where, throughout history, supporters and opposers of his political and administrative acts dispute primacy, making the mythology of the Marquis of Pombal something alive in Portuguese culture. In addition to taking care of his own image, Pombal organized a powerful propaganda scheme that did not exclude symbolic paintings, medals, panegyrics, sonnets and theatrical plays in his honor, exerting absolute control over his own biography. However, if during his government his supporters and sycophants glorified him, there were few who remained by his side after the death of D. José and his fall from government, during the so-called “viradeira”. This book, which brings together a team of experienced researchers dedicated to studying of the Pombaline period, is a proof that the Marquis of Pombal, being one of the most fascinating and controversial characters in European history, is part of a central and decisive moment in the history of the Portuguese empire, but also in the process of organization and unification of Brazil.
- Currículo escolar: globalização e perspetivas globaisPublication . Luna, José Marcelo Freitas de; Sequeira, Rosa MariaEste volume reúne contribuições de professores e investigadores que incidem na ligação da educação com a globalização. De vários modos, as forças da globalização impõem novas práticas e desafios, desde o impacto da tecnologia na educação até questões relacionadas com a inclusão de grupos específicos e a comunicação em rede. Destas questões surgem desenvolvimentos teóricos com implicações no currículo escolar. O conjunto de textos deste livro é reflexo de uma atitude aberta a novas possibilidades e propõe ideias, conceitos e práticas que ajudam a um melhor conhecimento da dialética entre o local e o global na relação com os sistemas educativos.
- Dehonianos: a força da disponibilidade: história de uma congregação empreendedora em PortugalPublication . Franco, José Eduardo; Abrantes, Eugénia; Barbosa, Diogo MoraisFundados na segunda metade do século XIX por um jovem padre francês que acreditava num mundo melhor, os Sacerdotes do Coração de Jesus, hoje mais conhecidos como Dehonianos, projetaram-se a nível global erguendo uma das mais inovadoras congregações religiosas da Igreja Católica. Apaixonados pelo ideal do seu fundador, Padre Dehon, de estabelecer o amor de Deus no coração da humanidade, edificaram seminários, colégios, obras de solidariedade e de qualificação social e profissional, missões e residências de espiritualidade em países de quatro continentes. Animados pelo ideário de fazer da Igreja uma casa acolhedora, aberta a todos, sob o lema «Deixai as sacristias e ide junto do povo», os Dehonianos revelaram uma notável capacidade empreendedora em Portugal, onde começaram a implantar-se a partir do ano de 1947, sob a liderança de dois jovens pioneiros italianos, os padres Colombo e Canova. Desde então, desenvolveram, em poucas décadas, uma ação relevante, que permitiu estabelecer uma vigorosa província da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus em terras lusas, com uma diversidade de obras implantadas em diferentes cidades do continente e dos arquipélagos atlânticos. Ao longo de 75 anos, educaram um número considerável de crianças e jovens, formaram sacerdotes e irmãos para trabalhar ao serviço da Igreja e da sociedade portuguesas e em missões em diferentes países, como Moçambique, Madagáscar, Angola e Índia. É a história desta congregação muito apreciada pelos que beneficiaram da sua permanente disponibilidade para servir e aceitar desafios exigentes, mas em geral pouco conhecida que este livro conta e nos convida a conhecer.
- Diagnóstico social: reflexões teóricas e desafios empíricos. redes, género e desenvolvimento socialPublication . Fialho, Joaquim; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. António; Vieira, Cristina CoimbraA presente publicação reúne um conjunto de textos apresentados no IV Encontro do Programa Circulação de Saberes: uma iniciativa organizada em conjunto pela Delegação Regional do Porto, da Universidade Aberta e pela Universidade de Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – nesta edição juntaram-se ainda outras instituições parceiras, nomeadamente: o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/Pólo da Universidade de Évora e o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género/ISCSP. O espaço Circulação de Saberes, que está a ser implementado desde novembro de 2015, tem como objetivo principal criar espaços de debate e produção de conhecimento sobre diferentes áreas temáticas das Ciências Sociais e Humanas, nos seus múltiplos aspectos e em contextos variados. Neste cenário, tem sido possível proporcionar momentos de debate e de conhecimento, aproveitando as sinergias do pensamento combinado dos vários participantes, numa discussão aberta e interativa, com o propósito de aproximação entre Academia e o Saber Técnico, de diferentes agentes de instituições/setores que interagem diretamente com a sociedade em múltiplos contextos profissionais. A IV edição deste programa, que decorreu nos dias 02 e 03 de junho de 2016, nas cidades de Coimbra e do Porto, respetivamente, procurou discutir a problemática do Diagnóstico Social associado a reflexões teóricas e aos desafios empíricos no Género, Saúde, Envelhecimento e Desenvolvimento Social. Nomeadamente, o que se propôs foi a reflexão do conceito de Diagnóstico Social, a partir do seu uso como ferramenta de intervenção social, naturalmente contextualizada a partir da crescente complexidade dos problemas sociais, que colocam aos diferentes agentes um conjunto de desafios que importam compreender. Neste sentido, o uso desta ferramenta permite conhecer a realidade social, desocultando e interpretando a sua complexidade. Paralelamente, há que refletir sobre formas de realização do diagnóstico especialmente numa abordagem a partir de diferentes problemáticas, mas também há que pensar na realização do diagnóstico como um processo de apuradamente de medidas e de programas, no âmbito de políticas setoriais ou transversais, pensadas no sentido da promoção de direitos humanos e do desenvolvimento social. Trata-se, pois, de uma obra que pretende promover uma reflexão aprofundada nesta área, combinando sinergias de investigadores e profissionais que vêm desenvolvendo atividades neste domínio. O capítulo I, intitulado Diagnóstico Prospetivo: teoria, métodos e pistas de aplicação, da autoria de José Saragoça, Joaquim Fialho e Carlos Silva, abre este livro, discutindo a prospetiva enquanto abordagem dos future studies e as potencialidades da sua aplicação no diagnóstico social enquanto base de intervenções orientadas para o desenvolvimento estratégico e amplamente participado das organizações e dos territórios que pretendem intervir em busca de um futuro desejável. Cristina Pinto Albuquerque assina o segundo capítulo, A dimensão estratégica do diagnóstico como mecanismo de desenvolvimento social, assumindo o diagnóstico social, simultaneamente, como uma ferramenta e um processo que permite não apenas conhecer e caracterizar os vários contextos e os respetivos constituintes e conexões, mas também perspetivar e analisar os obstáculos ou constrangimentos que os mesmos podem comportar. Sob este prisma, e como a autora defende, a relevância estratégica do diagnóstico é a possibilidade de orientar, de forma implícita ou explícita, a ação e as decisões que enquadra ou permite justificar, bem como de comportar alternativas e recomendações e de poder conduzir a novos estudos e aprofundamentos. Por sua vez, no terceiro capítulo, Descodificando interações sociais. A análise de redes sociais aplicada ao diagnóstico social, os investigadores Joaquim Fialho, José Saragoça e Carlos Alberto da Silva procuram demonstrar as potencialidades da análise de redes sociais enquanto metodologia passível de utilização na elaboração de diagnósticos sociais. Cristina Pereira Vieira, também organizadora desta obra, no quarto capítulo, “Diagnosticar o Género”: Desenvolvimento social a partir de princípios de igualdade e não-discriminação em função do sexo e da orientação sexual, aborda o uso do diagnóstico social nas questões da igualdade de género e da não-discriminação em função do sexo e da orientação sexual, analisando as implicações diretas na promoção do desenvolvimento da sociedade. Finalmente, no quinto capítulo, Diagnóstico de Género na promoção de Direitos Humanos, Dália Costa, debruça-se sobre a questão da realização de um diagnóstico de género para a promoção de Direitos Humanos, que implica, necessariamente, partir dos princípios universais definidos no principal instrumento de consagração de direitos humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, designadamente dignidade, integralidade, igualdade e não discriminação. Do conjunto destes contributos resulta, pois, um menu de possibilidades que se pretende sejam ilustrativas da importância do diagnóstico social enquanto elemento desconstrutor da complexidade da realidade social. J. António Moreira Cristina Coimbra Vieira Cristina Pereira Vieira
- Dicionário dos Antis: a cultura brasileira em negativoPublication . Oliveira, Luiz Eduardo; Franco, José EduardoO leitor tem nas mãos uma obra inesperada. É uma história ao contrário, ou melhor, feita pelo prisma dos contrários. Resulta da observação crítica dos discursos de oposição, de conspiração, de negação, de combate ao Outro que pensa, age, crê e vive diferente de Nós que tem alimentado o campo da cultura em negativo. Estabelecer conhecimento crítico, de modo sistemático, sobre o universo fantástico dos estereótipos, dos mitos, das visões enviesadas que a dimensão do negativo produziu ao longo dos séculos permite-nos revisitar a cultura brasileira à luz de uma chave hermenêutica nova, na linha do que se está a fazer a nível internacional neste domínio, e compreender a complexidade das derivas da nossa história até aos dias de hoje. Um pequeno exército de pesquisadores, especialistas de vários campos do saber (História, Direito, Literatura, Educação, Antropologia, Sociologia, Teologia, Filosofia, Ciências Médicas, Estudos Culturais...), aceitou o desafio de escrever em conjunto esta obra que, além de um thesaurus de conhecimento único, nos pode ajudar a desconstruir os mecanismos discursivos que geram a intolerância e impedem a construção de sociedades democraticamente maduras e a formação para uma cidadania inclusiva.
- Dicionário global das religiões no BrasilPublication . Meneses, Jonatas Silva; Franco, José EduardoO Brasil é o que podemos designar como uma verdadeira esponja global do religioso. Tanto absorve facilmente, recria e metamorfoseia no seu contexto social e cultural o que vem de fora, dos diferentes cantos do globo, como gera e exporta novos movimentos, correntes, instituições religiosas e igrejas, seja, em maior número, no universo cristão, seja no quadro de outras experiências religiosas e de vivências espirituais. Quem viaja pelas cidades, vilas e aldeias brasileiras observa facilmente essa profusão criativa, como em nenhum outro país do mundo, de uma diversidade imensa de “oferta religiosa”. Este dinamismo criativo da experiência do religioso no Brasil está a modelar de modo complexo a sociedade brasileira dos dias de hoje. O seu conhecimento crítico é fundamental para a compreensão das suas imbricações e implicações, desde o universo da política até ao campo da economia e mesmo das relações internacionais. Esta obra dicionarial que aqui apresentamos é um contributo pioneiro, que esperamos ser relevante para a sistematização de conhecimento, em ordem a oferecer uma visão de conjunto sobre o estado atual da prolífera vida religiosa e espiritual no Brasil. Estamos profundamente agradecidos aos pesquisadores que contribuíram com os seus textos para a composição desta obra, que agora oferecemos como serviço de ciência e de cultura a quem aceitar por bem ler, estudar e aprofundar.