CIAC | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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Browsing CIAC | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- Aperfeiçoamento da formação de bombeiros através da realidade virtual: perspetivas sobre benefícios, desafios e integração tecnológicaPublication . Pinheiro, Bruno; Veiga, Pedro; Branco, PauloA utilização da realidade virtual (RV) na formação de bombeiros é uma inovação promissora, com o potencial de transformar métodos de treino tradicionais, ao permitir simulações de cenários de alto risco de forma controlada e segura. Este artigo explora os benefícios e os desafios da integração da RV em programas de formação, destacando as suas vantagens no desenvolvimento de competências práticas e na preparação para situações de emergência complexas. O realismo proporcionado pela RV facilita a imersão dos bombeiros em ambientes virtuais onde podem praticar manobras e tomada de decisões sem os riscos inerentes ao uso de fogo real, aumentando a segurança e permitindo a repetição de cenários sem custos adicionais significativos. Contudo, a aplicação da RV enfrenta desafios técnicos e de aceitação. Barreiras como o custo elevado de equipamentos, as dificuldades na criação de simulações completamente realistas, especialmente para replicar fatores como o calor e o fumo, e a resistência de alguns profissionais em adotar tecnologias novas são questões relevantes. Além disso, a necessidade de hardware especializado e a possível ocorrência de desconfortos físicos, como enjoos, indicam a importância de um período de adaptação. Ainda assim, estudos indicam que a RV pode oferecer benefícios significativos, como o feedback imediato e a possibilidade de personalização do treino para responder às necessidades individuais. A integração eficaz da RV requer uma abordagem colaborativa entre corporações de bombeiros e de quem desenvolve a tecnologia para adaptar a inovação às especificidades do treino de emergência. O potencial da RV para elevar o nível de preparação dos bombeiros de forma segura e eficiente aponta para uma aplicação crescente dessa tecnologia na área de segurança pública, destacando a importância de investigações futuras para otimizar o seu uso em cenários reais de emergência.
- Média-Arte Digital (MAD) na educação para a cidadania: práticas educativas formais e informais no século XXIPublication . Jermias, Sílvia; Carvalho, Isabel Cristina; Soares, Ana Isabel; INVEPA Média-Arte Digital (MAD) preenche o quotidiano visual das crianças e jovens do século XXI. A diversidade de conteúdos digitais, plataformas de informação e comunicação têm vindo a ampliar, nas últimas duas décadas, a investigação na área da MAD, assim como a relação com os públicos mais jovens, nas práticas formais em sala de aula e nas práticas informais. Este artigo explora a triangulação educativa entre a intervenção cívica, a criação em MAD e a comunidade jovem - Currículo, Cultura e Comunidade. Em ambiente de sala de aula - Cidadania e Desenvolvimento - duas turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar a Escola Básica Vasco da Gama de Sines, são representativas desta articulação, através da qual se questiona se as suas criações multimédia lhes despertam a consciência e intenção artivista para o poder da MAD. Procura conhecer-se que temas interessam aos jovens e de que modo estes atuam na sociedade em que se inserem, dentro e fora da escola, artística, social, digital ou fisicamente. A metodologia utilizada assenta numa pedagogia interativa e participativa, de acordo com a qual os alunos em sala de aula não são entendidos apenas como seguidores, mas são vistos igualmente como criadores em MAD - videoarte. No contexto da Literacia para a Média-Arte Digital, entendemos ser importante ampliar a comunicação entre docentes e estudantes na promoção da criação artística, digital e cívica. A criação em videoarte nas práticas educativas revela potencial na comunicação massiva e, quando direcionada para causas sociais e ambientais, permite o envolvimento coletivo cívico e artístico dos mais jovens, dentro e fora da escola, bem como a sensibilização das comunidades para temas de pertinência atual. No final, o artigo apresenta a perceção, a consciência sobre a utilização cívica que os alunos fazem da MAD e a sua capacitação digital mobilizada para a Cidadania, mais participativa nas práticas formais em sala de aula. A escola estimula e permite a participação dos jovens e coloca-lhes desafios atuais sobre o mundo que os rodeia; contudo, nas práticas educativas informais, fora da escola, verifica-se que os jovens não cultivam hábitos de intervenção sociocultural com autonomia. É pouco percetível a intervenção e o desenvolvimento da sua capacitação digital em iniciativas sociais, culturais e artísticas na cidade onde nasceram e vivem.
- MY MONO NO AWARE : um passeio sonoro interativo para a promoção de autorreconhecimentoPublication . Mestre, Ricardo; d'Orey, Rui; Veiga, Pedro Alves daEste artigo apresenta o processo de conceção, implementação e teste, ainda que com um público limitado, de um artefacto audiovisual interativo. Inspirado nos conceitos de soundscape e soundwalk, o artefacto utiliza um método empírico de exploração de ambientes sonoros para a perceção e compreensão das práticas diárias humanas. Através da combinação da arte sonora, generativa e média-arte digital, este artefacto visa exemplificar um método de construção de representações sonoras individuais, testando, posteriormente, o grau de autorreconhecimento dos indivíduos retratados. Suportado numa abordagem metodológica qualitativa de cariz etnográfico e fenomenológico, o artefacto é desenvolvido segundo o método a/r/cográfico, constituindo o presente artigo uma concretização da etapa final daquele método.
- Videoarte: identidade de género e territóriona prática da cidadania digitalPublication . Jermias, Sílvia ; Soares, Ana Isabel; Carvalho, Isabel Cristina; Universidade da Madeira (UMa)Este artigo apresenta a relação entre a videoarte, enquanto recurso pedagógico em Média-Arte Digital, na prática de uma cidadania digital, em contexto formal e informal com os mais jovens. A identidade de género e território é apresentada conceptualmente como enquadramento sociocultural para a abordagem artística à videoarte da criação da autora, Somos Todos Mar. A análise da referida videoarte reflete a relação entre a mulher e a infância, a poesia e a calma do mar. Este choque de identidade retrata a relação com o mundo - o mar (industrializado). Enquanto caso de estudo, reflete sobre como a videoarte explora as fronteiras de territórios com a intervenção da mulher. A relação estabelecida com o mar transcende-o enquanto fronteira, produtor de oxigénio; ou seja, enquanto elemento que, cultural e historicamente, sustenta e constrói comunidades. Reforça-se a necessidade de uma transversalidade disciplinar na diversidade de áreas de estudo e nos projetos escolares artísticos, que abordem a igualdade de género, o território e o ambiente, com base no ecofeminismo. Somos Todos Mar contribuiu para a discussão e a reflexão a propósito do território e da relação com a figura feminina, impulsionando a participação cívica e criativa para uma cidadania mais crítica, justa e proativa.