DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
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Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente"
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- Amplificação do risco alimentar : estudo de caso no Jornal de Notícias impresso para o período 2000-2017Publication . Azevedo, Rosa Sofia Neves; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelTendo em conta que vivemos numa sociedade de risco e de informação, os média, nomeadamente a imprensa escrita, assume um papel crítico na disseminação da informação de risco, podendo amplificar ou atenuar o risco noticiado. Esta realidade é tanto mais marcante, na medida em que as reações do consumidor face ao risco, nomeadamente face ao risco alimentar, podem ser entendidas considerando as suas características psicológicas e sociais. Na realidade, os perigos alimentares também são abordados pelos média, sendo que durante uma crise alimentar, o consumidor sente uma ansiedade crescente fruto dos incidentes relacionados com a segurança alimentar. Esta investigação pretende avaliar o modo como o diário português Jornal de Notícias trata as notícias associadas ao risco alimentar, mais propriamente os títulos das suas capas que mencionem os perigos alimentares, para o período de 2000 a 2017. Para o efeito, analisaram-se os títulos das capas do Jornal de Notícias, considerando as seguintes variáveis: código; título; subtítulo; destaque; cores; recurso; origem do género alimentício; alimento; tipo de perigo; perigo; território envolvido. Das 335 capas analisadas, confirmou-se que os perigos alimentares tiveram cobertura nas capas do Jornal de Notícias, representando cerca de 5,1% das capas noticiadas durante o período em estudo, sendo que o tipo de perigo mais difundido foi o biológico, seguido do tipo de perigo estilo de vida. Individualmente, os perigos mais abordados foram a obesidade, a gripe das aves e a BSE. Verificou-se ainda que a BSE assumiu particular importância por ser o perigo que constituiu um maior número de manchetes. Por sua vez, não houve divulgação de qualquer tipo de perigo físico. Finalmente, a maioria das capas analisadas sobre perigos alimentares dizia respeito ao território português.
- Atitudes e comportamentos de bancários sobre consumo sustentávelPublication . Ferreira Junior, João; Caeiro, SandraNas sociedades contemporâneas, o consumo exacerbado responde em grande medida, pela exaustão dos recursos ambientais, estudos que compreendam as atitudes e os comportamentos no ambiente familiar, e como estes comportamentos se manifestam no ambiente corporativo são fundamentais, para o desenvolvimento sustentável. O presente trabalho pretendeu contribuir, para o entendimento dessa dinâmica de hábitos ambientais, focalizando uma amostra de conveniência, com funcionários de uma instituição financeira de economia mista, tendo sido desenvolvido a aplicação de um questionário, abrangendo vertentes como: consumo da água; consumo de energia, consumo alimentar, reciclagem, meios de transporte, compras sustentáveis, turismo ecológico, responsabilidade ambiental, e igualmente as práticas de consumo dos funcionários no local de trabalho. O inquérito aplicado com os bancários da instituição financeira permitiu identificar hábitos, que necessitam maior conscientização ambiental no ambiente familiar como uso de transporte alternativo, compra de produtos atuais e separação de recicláveis, como também hábitos mais conscientes no ambiente laboral, o qual oferece cursos e treinamentos para os funcionários na área ambiental, visando adequar-se a mecanismos regulatórios como os Princípios do Equador, cujo objetivo é garantir sustentabilidade, prevenção de impactos sociais, ambientais e de imagem, que possam criar embaraços nos empreendimentos, bem como, reduzir o risco de inadimplência no setor. Não foi possível delinear o gênero ou idade dos inqueridos que são mais conscientes nos termos ambientais e sociais. A manifestação de hábitos socioambientais mais conscientes no ambiente familiar possibilitaria um exercício mais eficiente de cidadania, bem como, contribuiria para redução dos impactos ambientais.
- As cidades educadoras e o desenvolvimento local : caminhar para a sustentabilidade : um estudo de caso no município de LeiriaPublication . Frazão, Celeste; Amador, Filomena; Macías, EscolásticaA maioria das cidades nas últimas décadas, passou por processos de crescimento intensos, ligados à expansão da atividade económica e a migrações populacionais, confrontando-se atualmente com uma série de problemas, a nível educativo, ambiental e social, que têm posto em causa a qualidade de vida dos cidadãos. Neste sentido, torna-se pertinente refletir sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável com incidência em projetos com capacidades para mudar mentalidades e comportamentos, como o Movimento das Cidades Educadoras. Este projeto com caráter internacional e multicultural, da responsabilidade dos municípios que o subscrevem, visa criar condições ao estabelecer estratégias de cooperação a nível local e mobilizar recursos de caráter público e privado, centrado na ideia da cidade como espaço educativo. Exige-se a criação de novas formas de governança, assim como a promoção de dinâmicas que possam produzir efeitos económicos, sociais e ambientais, que permitam caminhar para a sustentabilidade. Nesta sequência, equacionamos o nosso problema em redor das implicações da adesão do Município de Leiria ao Movimento das Cidades Educadoras no domínio de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Analisam-se e interpretam-se os discursos de diversos intervenientes envolvidos no Movimento das Cidades Educadoras para compreendermos o seu impacto a nível local. A nível metodológico privilegia-se o paradigma qualitativo, expresso na forma de estudo de caso e centrado no Município de Leiria. Para além da análise documental, parte significativa dos dados foi recolhida através de entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e objeto de análise de conteúdo. O trabalho de interpretação realizado permitiu identificar convergências e divergências entre instituições escolares e o Município de Leiria e sugerem caminhos de atuação não só a nível local, como também a um nível mais geral, relacionado com o próprio Movimento das Cidades Educadoras.
- Desafios da extensão agrária no desenvolvimento sustentável em MoçambiquePublication . Alage, Albertina; Carmo, Hermano; Albuquerque, RosanaO presente estudo debruçou-se sobre os desafios da extensão agrária no desenvolvimento sustentável em Moçambique, sendo a extensão agrária uma das áreas chave do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA, 2011-2020), vocacionada para difundir tecnologias geradas ou adaptadas pela investigação para o aumento da produção e produtividade. Realizada em Moçambique, na Província de Maputo, no Distrito de Magude, a pesquisa adotou o método de estudo de caso e incidiu sobre duas metodologias de extensão, nomeadamente, Escola na Machamba do Camponês (EMC) e o Programa Integrado de Transferência de Tecnologias (PITTA). A análise centrou-se nos aspetos metodológicos e tecnológicos utilizados pelos agentes de extensão no seu relacionamento com os protagonistas agrários, sobretudo produtores, e no seu relacionamento com o meio ambiente. A entrevista semiestruturada foi o instrumento privilegiado para a recolha de dados, tendo sido feita a amostragem por saturação. As entrevistas foram conduzidas a uma amostra de 130 pessoas (36 do sistema interventor e 94 do sistema cliente). A pesquisa orientou-se através das seguintes molduras teóricas: Intervenção Social, Participação e Desenvolvimento Comunitário. Tendo como base a intervenção social, o estudo considerou os agentes de extensão como Sistema Interventor, os produtores como Sistema Cliente e incluiu as outras componentes de uma Intervenção Social, designadamente o contexto e o processo de intervenção. A pesquisa defende que as metodologias e as tecnologias das EMC e do PITTA contribuem para o desenvolvimento sustentável em Moçambique, mas precisam de ser aperfeiçoadas e continuamente monitoradas para o seu melhor desempenho.
- Ética ambiental com crianças : um estudo em educação ambiental para a construção de uma cidadania participativaPublication . Moreira, Jorge Domingos Bastos; Alves, Fátima; Martinho, Ana PaulaO presente trabalho analisa a perceção, a relação e as práticas que as crianças do primeiro ano de escolaridade do ensino público têm com os seres não-humanos e a Natureza, tendo como base as várias correntes da Ética Ambiental. Este estudo reflete as causas da crise ambiental e aponta caminhos para a construção de uma cidadania ambiental e participativa. Implementámos uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), mas com prevalência da abordagem qualitativa, através da elaboração de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados permitiu responder aos objetivos propostos (perceções e práticas), demonstrando apreço e respeito dos alunos com a Natureza e as outras formas de vida, numa pluralidade de modelos e considerações dentro da Ética Ambiental. Nesse contexto, evidenciou-se uma visão marcadamente antropocêntrica – a defesa da Natureza porque ela traz algum benefício para o ser humano – mas, também, foi possível identificar considerações que se afastam dos interesses especificamente pessoais e humanos, para abraçar valores intrínsecos de muitos dos elementos naturais, inserida em perspetivas bio e ecocêntricas da Ética Ambiental. As narrativas mostraram práticas cuidadas para com a vida em geral e um relacionamento familiar com os animais de estimação. Tanto a análise como a discussão permitem perceber as lacunas da Educação Ambiental nas escolas públicas onde foram realizadas as entrevistas aos alunos bem como as potencialidades que a dimensão da Ética Ambiental pode oferecer na Educação, mas especialmente nas ações de Educação Ambiental. As evidências que o presente estudo tornou visíveis pode inspirar novos modelos e recomendações em Educação e em Educação Ambiental particularmente, que permitam corrigir questões de relacionamento entre o ser humano e a Natureza para a resolução dos problemas ambientais, também numa perspetiva de uma cidadania ambiental participativa, quadro do presente trabalho no âmbito do tema do Mestrado que o acolhe.
- Ferramentas de avaliação da sustentabilidade no ensino superior : a adequação ao contexto de uma universidade a distânciaPublication . Martins, Rute Isabel Grilo Filipe; Caeiro, SandraAo ensino superior acresce o papel de exemplo para a sociedade, muito para além do desempenho no ensino. Beneficiando do todo o conhecimento científico produzido e da circulação de informação pertinente de forma privilegiada, as universidades começam, de forma gradual e crescente, a empreender em formas de avaliar as suas iniciativas e práticas de sustentabilidade. Sabendo que os critérios de avaliação ditam o resultado da própria avaliação, é necessário investigar os vários fatores que podem concorrer para uma melhor avaliação da sustentabilidade no ensino superior, tendo em consideração as suas próprias especificidades. Uma dessas características específicas é o ensino a distância, onde o processo de aprendizagem se passa no contexto online. Assim, este estudo procurou perceber se as universidades a distância se diferenciam face ao procedimento de implementação de uma ferramenta de avaliação de cariz internacional e holístico, onde a sustentabilidade é avaliada nos pilares ambiental, social e económico. Para esse efeito, este estudo de caso, investigou a Universidade Aberta, enquanto universidade a distância, e uma das ferramentas de avaliação da sustentabilidade mais utilizadas internacionalmente, a STARS, num trabalho de investigação-ação. No seguimento do processo de avaliação da sustentabilidade, foi também investigada a abordagem participativa como fator diferenciador no sucesso da implementação da avaliação da sustentabilidade. Os resultados obtidos comprovaram a aplicabilidade da STARS para a avaliação de universidades com regime de ensino a distância. Contudo, dos mesmos resultados foi possível identificar quatro indicadores para os quais a STARS pode melhorar, e assim traduzir, de forma mais específica, o regime de ensino a distância. Foi ainda possível identificar as áreas onde a UAb pode melhorar o seu desempenho para a sustentabilidade e as áreas para as quais a sustentabilidade já se encontra implantada. Quanto à abordagem participativa, este estudo evidenciou as suas mais valias na implementação da sustentabilidade, quer pela capacidade reflexiva face aos resultados obtidos pela ferramenta, quer pelas propostas que puderam ser elaboradas pelos vários participantes, envolvendo-os e motivando-os para ação.
- Implementação da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário : um estudo de caso em AngolaPublication . Neto, Leonora ManuelO presente trabalho procurou compreender o grau de implementação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) nos curricula do ensino primário (EP) em Angola, trabalhando com o Complexo Escolar Cruzeiro do Sul do Lubango em Angola como ferramenta auxiliar do processo. Este tema é bastante relevante para o sistema educacional angolano, visto que poderá contribuir para uma educação de qualidade, sensibilização dos professores para a EDS e, assim, para a melhoria dos conteúdos programáticos em vigor e para o Desenvolvimento Sustentável (DS) do País. Foram objetivos desta pesquisa analisar os Curricula do Ensino Primário (CEP) angolano no Complexo Escolar Cruzeiro de Sul para se compreender o grau de implementação da EDS, avaliar o nível de conhecimento da comunidade educativa sobre a EDS e, com base nestas informações, juntamente com os guias da UNESCO para o tratamento da EDS e outros documentos relevantes, elaborar diretrizes para uma proposta com sugestões para a implementação da EDS nos curricula do EP, de acordo com a realidade angolana. Estes objetivos foram alcançados mediante análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas estruturadas à comunidade educativa. Estas diretrizes poderão servir de apoio aos professores do Complexo Escolar Cruzeiro do Sul e a quaisquer outros agentes educativos que se interessem por esta temática.
- A perceção dos stakeholders sobre o desenvolvimento turístico : o caso da Ilha de São MiguelPublication . Moniz, Fabiana Cordeiro; Simão, JoãoO turismo na Região Autónoma dos Açores (RAA) e em especial na Ilha de São Miguel tem sofrido, nos últimos anos, um aumento muito significativo do setor e com este, o surgimento, inevitável, de impactos a nível económico, sociocultural e ambiental. Neste contexto, este estudo tem como principal objetivo avaliar e conhecer as perceções dos diferentes stakeholders, sobre o desenvolvimento turístico da região, verificando que impactos (positivos e negativos) são identificados para Ilha de São Miguel. Para além da identificação dos impactos percecionados, pretende-se a identificação, segundo o Modelo de Competitividade dos Destinos Turísticos desenvolvido por Ritchie e Crouch, dos principais motores impulsionadores/inibidores da competitividade do destino turístico de São Miguel. E por último, a caracterização do nível de envolvimento e de participação dos stakeholders locais, no processo de planeamento turístico da ilha de São Miguel. No enquadramento teórico são abordadas temáticas e subtemáticas relacionadas com o conceito de Turismo, com os Desafios ao Desenvolvimento Turístico em Espaços Insulares, Impactos Sociais, Económicos e Ambientais, Competitividade de destino turístico e Participação Pública de Stakeholders. Como metodologia, para alcance destes objetivos, optou-se por entrevista semidiretiva e análise de conteúdo (anexo II), a uma amostra de Stakeholders da ilha de São Miguel, Açores.
- Práticas para a cidadania ativa e ambientalmente consciente : um estudo sobre prevenção, redução, reutilização, separação e reciclagem de resíduos em SinesPublication . Ferreira, Flora da Conceição Silvério; Caeiro, SandraEste trabalho constitui-se pelo Relatório de uma investigação-ação, realizada em contexto de trabalho no decorrer do Programa de Educação Ambiental (PEA), no ano letivo 2015-2016, na Escola Básica Nº 2 (EB2) do Agrupamento de Escolas de Sines. O trabalho delineou-se pela perceção da problemática - resíduos urbanos – que fez questionar sobre o que podemos fazer para que os resíduos sejam, cada vez mais, reduzidos, reutilizados, reciclados e devidamente encaminhados e valorizados? No entanto, foi igualmente questionado se as ações de Educação Ambiental desenvolvidas serão, de fato, uma ferramenta eficaz para promoção da Cidadania Ambiental? Dos diversos temas e atividades que compõem o PEA, e do que a este trabalho importa, destaca-se o acompanhamento e envolvimento diretos da investigadora (educadora) na(o): Processo de equipar os espaços comuns das escolas com ecopontos, e as salas de aula com eco-bags; Promoção e acompanhamento da visualização do filme “Viagem à volta do Lixo”, antecedido e seguido de conversa reflexiva com os alunos; Acompanhamento das visitas guiadas ao Centro de Triagem e Aterro Sanitário da AMBILITAL; Dinamização do Ateliê de reciclagem de papel; Ateliê de reutilização de materiais; Acompanhamento da reflexão e elaboração dos trabalhos sobre dejetos caninos, e montagem da exposição com os cartazes no final do ano letivo. Como métodos de avaliação, foram utilizadas ferramentas como inquéritos, grelhas de observação, notas de campo, registo fotográfico, trabalhos realizados, análise das expressões e reações observadas. Pelos resultados obtidos, observados e verificados diretamente, considera-se que fomentou a reflexão individual e coletiva e a entreajuda, contribuindo para a consciencialização, solidariedade e cidadania ambiental que nos permitem “desenhar” uma cidade mais limpa e um futuro mais equitativo e sustentável.
- Projeto de educação ambiental no âmbito da prevenção de resíduos aplicado a famílias da aldeia da Cumeada, Reguengos de MonsarazPublication . Santos, Adélia Chumbo dos; Martinho, Ana Paula; Azeiteiro, UlissesAo longo dos tempos, o equilíbrio homem – natureza foi sucessivamente alterado por uma atitude e comportamento de domínio do homem sobre o meio. A evidência crescente dos problemas ambientais, dos anos sessenta do século XX, levaram ao emergir da Educação Ambiental, e esta passou a ser considerada por organizações e especialistas como um campo de ação pedagógica adquirindo relevância e vigência internacionais. Alguns trabalhos têm analisado a aplicação da Educação Ambiental aos Resíduos Urbanos. Estes Resíduos são os que provêm de habitações ou são semelhantes aos resíduos derivados de habitações, têm origem num número de produtores elevado e disperso (sobretudo agregados familiares) o que coloca desafios à sua gestão. A questão das famílias na gestão de Resíduos Urbanos é uma temática inovadora e pouco abordada na literatura daí a pertinência desta investigação. Iremos trabalhar com famílias num território em que a capitação de Resíduos Urbanos é superior à média nacional, falamos do concelho de Reguengos de Monsaraz, e centrar-nos-emos na aldeia da Cumeada. O presente trabalho corresponde a um projeto piloto que verifica atitudes, afere conhecimentos e comportamento das famílias face aos Resíduos Urbanos, desenvolve, testa, implementa o “Projeto de Educação Ambiental: Menos Lixo é mais Ambiente”, e averigua de que forma o Projeto pode contribuir para a construção de uma comunidade mais atenta e ativa na problemática dos Resíduos Urbanos. Ao longo da investigação aplicamos atributos pertencentes ao método qualitativo e outros atributos do método quantitativo, visto a conjugação de métodos ser o mais viável para a melhor compreensão da realidade em análise. Após a implementação e avaliação do Projeto de Educação Ambiental, registaram-se famílias com conhecimentos mais aprofundados, pensamentos mais harmoniosos e práticas mais sustentáveis face à temática dos Resíduos.