Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ética ambiental com crianças : um estudo em educação ambiental para a construção de uma cidadania participativa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TMCAP_JorgeMoreira.pdf1.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho analisa a perceção, a relação e as práticas que as crianças do primeiro ano de escolaridade do ensino público têm com os seres não-humanos e a Natureza, tendo como base as várias correntes da Ética Ambiental. Este estudo reflete as causas da crise ambiental e aponta caminhos para a construção de uma cidadania ambiental e participativa. Implementámos uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), mas com prevalência da abordagem qualitativa, através da elaboração de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados permitiu responder aos objetivos propostos (perceções e práticas), demonstrando apreço e respeito dos alunos com a Natureza e as outras formas de vida, numa pluralidade de modelos e considerações dentro da Ética Ambiental. Nesse contexto, evidenciou-se uma visão marcadamente antropocêntrica – a defesa da Natureza porque ela traz algum benefício para o ser humano – mas, também, foi possível identificar considerações que se afastam dos interesses especificamente pessoais e humanos, para abraçar valores intrínsecos de muitos dos elementos naturais, inserida em perspetivas bio e ecocêntricas da Ética Ambiental. As narrativas mostraram práticas cuidadas para com a vida em geral e um relacionamento familiar com os animais de estimação. Tanto a análise como a discussão permitem perceber as lacunas da Educação Ambiental nas escolas públicas onde foram realizadas as entrevistas aos alunos bem como as potencialidades que a dimensão da Ética Ambiental pode oferecer na Educação, mas especialmente nas ações de Educação Ambiental. As evidências que o presente estudo tornou visíveis pode inspirar novos modelos e recomendações em Educação e em Educação Ambiental particularmente, que permitam corrigir questões de relacionamento entre o ser humano e a Natureza para a resolução dos problemas ambientais, também numa perspetiva de uma cidadania ambiental participativa, quadro do presente trabalho no âmbito do tema do Mestrado que o acolhe.
The present work looks into the general perception, practices and the established relation of children, belonging to the first grade of public-school system, towards nonhuman beings and Nature, taking as a main reference the several currents of Environmental Ethics. This study reflects on the causes behind the environmental crisis and points onward towards the construction of an environmental and participatory citizenship. A mixed methodology (qualitative and quantitative) was implemented, with prevalence on the qualitative dimension through semi-structured interviews. Analysis of the acquired data has allowed to answer to the proposed objectives (perceptions and practices), demonstrating the appreciation and respect of students for Nature and other life forms, in a multitude of models and considerations within Environmental Ethics. In this context, a distinct anthropocentric view was observed – Nature must be protected because it brings benefits to the human being – however, it was also possible to identify considerations that diverge from the specifically personal and human interests, in order to embrace the intrinsic values of numerous natural elements which are inserted in bio and ecocentric perspectives of Environmental Ethics. Narratives showed careful practices towards life in general and a familiar relationship with pets. Both analysis and discussion allowed us to perceive the pitfalls of Environmental Education in the public-school system where the interviews were carried out, but also the potentialities that the dimension of Environmental Ethics can offer in Education, especially in actions regarding Environmental Education. The evidences that the present study has made visible can inspire new models and proposals, particularly in Education and Environmental Education, which can amend relationship issues between human beings and Nature in order to solve environmental issues, all this in a perspective of a participatory environmental citizenship – framework of the present study which falls in the scope of the Master's program which embraces it.

Description

Keywords

Ética Educação ambiental Crianças Crise ecológica Ecologia espiritual Sustentabilidade Cidadania participativa Environmental ethics Education Environmental education Ecological crisis Environmental citizenship Spiritual ecology

Pedagogical Context

Citation

Moreira, Jorge Domingos Bastos - Ética ambiental com crianças [Em linha]: um estudo em educação ambiental para a construção de uma cidadania participativa. [S.l.]: [s.n.], 2019. 231 p.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue