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As cidades educadoras e o desenvolvimento local : caminhar para a sustentabilidade : um estudo de caso no município de Leiria

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Abstract(s)

A maioria das cidades nas últimas décadas, passou por processos de crescimento intensos, ligados à expansão da atividade económica e a migrações populacionais, confrontando-se atualmente com uma série de problemas, a nível educativo, ambiental e social, que têm posto em causa a qualidade de vida dos cidadãos. Neste sentido, torna-se pertinente refletir sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável com incidência em projetos com capacidades para mudar mentalidades e comportamentos, como o Movimento das Cidades Educadoras. Este projeto com caráter internacional e multicultural, da responsabilidade dos municípios que o subscrevem, visa criar condições ao estabelecer estratégias de cooperação a nível local e mobilizar recursos de caráter público e privado, centrado na ideia da cidade como espaço educativo. Exige-se a criação de novas formas de governança, assim como a promoção de dinâmicas que possam produzir efeitos económicos, sociais e ambientais, que permitam caminhar para a sustentabilidade. Nesta sequência, equacionamos o nosso problema em redor das implicações da adesão do Município de Leiria ao Movimento das Cidades Educadoras no domínio de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Analisam-se e interpretam-se os discursos de diversos intervenientes envolvidos no Movimento das Cidades Educadoras para compreendermos o seu impacto a nível local. A nível metodológico privilegia-se o paradigma qualitativo, expresso na forma de estudo de caso e centrado no Município de Leiria. Para além da análise documental, parte significativa dos dados foi recolhida através de entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e objeto de análise de conteúdo. O trabalho de interpretação realizado permitiu identificar convergências e divergências entre instituições escolares e o Município de Leiria e sugerem caminhos de atuação não só a nível local, como também a um nível mais geral, relacionado com o próprio Movimento das Cidades Educadoras.
Most cities in recent decades have undergone intense growth, linked to the expansion of economic activity and population migration, and are currently facing a number of educational, environmental and social problems, which calls into question the quality of life of the citizens. Thus, it is pertinent to reflect about Education for Sustainable Development, focusing on projects with capacities to change mentalities and behaviors, such as the Educating Cities Movement. This project, with an international and multicultural face, with the responsibility of the municipalities that subscribe it, aims to create conditions by establishing cooperation strategies at the local level and mobilizing public and private resources, focused on the idea of the city as an educational space. It is required the creation of new forms of governance, as well as the promotion of dynamics that can produce economic, social and environmental effects that allow movement towards sustainability. In this sequence, we considered our problem around the implications of the adhesion of the Municipality of Leiria to the Movement of Educating Cities in the field of Education for Sustainable Development. We analyze and interpret the speeches of different persons involved in the Movement of Educating Cities to understand their impact at the local level. At the methodological level, the qualitative paradigm, expressed in the form of a case study and focused in the Municipality of Leiria, is favored. In addition to the documentary analysis, a significant part of the data was collected through semi-structured interviews, later transcribed and object of content analysis. The work of interpretation made it possible to identify convergences and divergences between school institutions and the Municipality of Leiria and suggest paths of acting, not only at a local level, but also at a more general level, related to the Educating Cities Movement itself.

Description

Keywords

Movimento das Cidades Educadoras (projetos) Educação e desenvolvimento Desenvolvimento sustentável Desenvolvimento local Municípios Estudo de casos Leiria Educating cities Education for sustainable development Leiria municipality Sustainability Development

Citation

Frazão, Celeste - As cidades educadoras e o desenvolvimento local [Em linha]: caminhar para a sustentabilidade : um estudo de caso no município de Leiria. [S.l.]: [s.n.], 2017. 419 p.

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