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- Ética ambiental com crianças : um estudo em educação ambiental para a construção de uma cidadania participativaPublication . Moreira, Jorge Domingos Bastos; Alves, Fátima; Martinho, Ana PaulaO presente trabalho analisa a perceção, a relação e as práticas que as crianças do primeiro ano de escolaridade do ensino público têm com os seres não-humanos e a Natureza, tendo como base as várias correntes da Ética Ambiental. Este estudo reflete as causas da crise ambiental e aponta caminhos para a construção de uma cidadania ambiental e participativa. Implementámos uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), mas com prevalência da abordagem qualitativa, através da elaboração de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados permitiu responder aos objetivos propostos (perceções e práticas), demonstrando apreço e respeito dos alunos com a Natureza e as outras formas de vida, numa pluralidade de modelos e considerações dentro da Ética Ambiental. Nesse contexto, evidenciou-se uma visão marcadamente antropocêntrica – a defesa da Natureza porque ela traz algum benefício para o ser humano – mas, também, foi possível identificar considerações que se afastam dos interesses especificamente pessoais e humanos, para abraçar valores intrínsecos de muitos dos elementos naturais, inserida em perspetivas bio e ecocêntricas da Ética Ambiental. As narrativas mostraram práticas cuidadas para com a vida em geral e um relacionamento familiar com os animais de estimação. Tanto a análise como a discussão permitem perceber as lacunas da Educação Ambiental nas escolas públicas onde foram realizadas as entrevistas aos alunos bem como as potencialidades que a dimensão da Ética Ambiental pode oferecer na Educação, mas especialmente nas ações de Educação Ambiental. As evidências que o presente estudo tornou visíveis pode inspirar novos modelos e recomendações em Educação e em Educação Ambiental particularmente, que permitam corrigir questões de relacionamento entre o ser humano e a Natureza para a resolução dos problemas ambientais, também numa perspetiva de uma cidadania ambiental participativa, quadro do presente trabalho no âmbito do tema do Mestrado que o acolhe.
- Retratos das perceções de jovens portugueses sobre as alterações climáticasPublication . Ascensão, Vítor Manuel Esteves de; Alves, FátimaAs Alterações Climáticas são consideradas como um dos mais complexos desafios que a humanidade enfrenta no Século XXI. A natureza e diversidade da ameaça conexa impõe às sociedades uma agenda urgente e exigente, sobretudo no campo da agência. A construção e condução das estratégias de combate, fazendo parte dessa agenda, pode ser condicionada pelas perceções e práticas humanas na continua interinfluência dos sistemas em presença: climático, ambiental e sociocultural. O fenómeno das alterações climáticas, concomitantes, por um lado, com uma profunda revolução tecnológica/ científica, por outro, com mudanças sociais e económicas assentes num processo de globalização a múltiplos níveis, decorre no macro cenário do empowerment individual das pessoas, na sequência do qual os processos educativos assumem relevância acrescida. As gerações contemporâneas encontram-se sujeitas a processos de aquisição e exposição a novos saberes, leigos e científicos, que as tornam distintas das suas predecessoras. Sendo as mais educadas até hoje, são também as que se confrontarão com os desafios e perigos anunciados. O nosso estudo, de cariz exploratório, utilizando metodologia quantitativa assente num inquérito por questionário, procurou junto de um grupo de jovens nacionais, das coortes etárias de 18 e 19 anos, pertencentes à geração Z, conhecer as suas perceções e práticas em torno das alterações climáticas, no que se constitui o seu objetivo, indo extensivamente no sentido de contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre a reconstrução e reconfiguração das racionalidades leigas que orientam a ação e a interação no mundo da vida quotidiana produzindo sentidos holísticos face às alterações climáticas.