CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação sociocultural e regulação emocional de emigrantes portugueses no MéxicoPublication . Rodrigues, Charles; Figueiredo, Paula Carvalho de ; Ramos, NatáliaA adaptação sociocultural das comunidades migrantes envolve a aquisição de competências socioculturais aquando do contacto com uma nova cultura, nomeadamente, no envolvimento com a comunidade, na comunicação interpessoal e intercultural e nas diligências públicas. Este processo implica um ajustamento psicológico que condiciona o bem-estar dos indivíduos. Este estudo tem como objetivo analisar o modo como a adaptação sociocultural influência a regulação emocional dos emigrantes portugueses no México. A pesquisa, de abordagem transversal e descritiva, utilizou uma metodologia quantitativa com 79 participantes selecionados por conveniência; avaliados pela Escala de Adaptação Sociocultural (SCAS-Sociocultural Adaptation Scale), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (DASS-21-Depression, Anxiety and Stress Scale) e um questionário com variáveis sociodemográficas e situacionais migratórias. Os principais resultados indicam que com o aumento da idade há uma diminuição significativa das competências de adaptação sociocultural, que as mulheres e indivíduos com experiências interculturais anteriores apresentam maior envolvimento com a comunidade e que mais diligencias públicas e o envolvimento com a comunidade estão associadas ao aumento dos níveis de stress, ansiedade e depressão. Conclui-se que, embora esta comunidade desenvolva competências interculturais que decorrem da aprendizagem cultural, a interação com a sociedade de acolhimento pode intensificar os níveis da regulação emocional, afetando a saúde mental dos emigrantes.
- Adaptação, saúde e qualidade de vida de imigrantes brasileiros residentes na região de LisboaPublication . Ramos, Natália; Reis, LyriaAs migrações fazem parte da história da humanidade e são uma constante no mundo contemporâneo. A partir de 1950 os brasileiros começaram a emigrar, frequentemente procurando melhores condições de vida. Esta emigração aumentou nos anos 1980 sendo Portugal um país de eleição para muitos brasileiros. Atualmente vivem em Portugal 92.120 brasileiros com situação regularizada junto aos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras. Quando imigra o indivíduo tem de adaptar-se ao novo contexto social e cultural e esse processo poderá influenciar a sua saúde e qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa foi conhecer os determinantes da saúde e qualidade de vida de mulheres e homens brasileiros residentes em Lisboa. Método: O estudo é exploratório, descritivo e transversal, com uma amostra não probabilística de 120 imigrantes brasileiros (55,8% mulheres e 44,2% homens), com idades entre os 19 e 64 anos, residentes em Portugal há mais de um ano que concordaram em participar. Foi utilizado um questionário para avaliar os determinantes da saúde e o World HealthOrganization Quality Of Life-Bref (WHOQOL-Bref), questionário abreviado da Organização Mundial da Saúde para avaliar a qualidade de vida destes homens e mulheres. Resultados: Observamos que a adaptação ao novo país é um processo lento, que se processa de diferentes formas e pode influenciar a saúde destes indivíduos. Quanto à qualidade de vida 11,7% dos entrevistados considerou ter uma QdV muito boa, 65,8% boa, 20,8% nem ruim nem boa e 1,7% ruim, sendo diferente a avaliação feita por homens e mulheres. O domínio físico apresentou a média mais elevada (4,01) e o domínio meio ambiente a mais baixa (3,51). Conclusão: É necessário aumentar e melhorar as informações, os recursos e serviços disponíveis para os imigrantes de modo a aumentar a sua saúde e qualidade de vida.
- Canções de embalar: comunicação intergeracional, desenvolvimento humano e património culturalPublication . Ramos, Natália; Ed. ColibriAs canções de embalar, cantos de embalar, acalentar, acalantar, arrular, rular, arrolar, ninar, nanar, como são designadas em países lusófonos, particularmente Portugal e Brasil, continuam vivas no imaginário individual e coletivo, constituindo um valioso património comunicacional, educacional, afetivo, musical, poético, familiar e cultural, transmitido sobretudo pelas gerações femininas, em particular pelas avós e mães. A sua universalidade através dos tempos e dos espaços, evidencia que a humanidade reconhece o valor estruturante destes rituais de tradição imemorial, destes gestos e ritmos ancestrais, primários e universais de acalentar para o adormecimento, a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento do ser humano. Transmitidos através da cultura oral, de geração em geração, no seio das famílias e das culturas, os cantos de embalar constituem expressão de amor, de proteção, de segurança, da criatividade e da sensibilidade individual e familiar, bem como da cultura e tradição de cada sociedade. Na cultura portuguesa, valoriza-se a importância dos gestos, vozes e ritmos de embalar, deste envelope postural e sonoro, nas atividades de maternagem, na comunicação e relação dos adultos com as crianças, particularmente das avós e das mães, com as crianças de tenra idade, proporcionando um espaço afetivo e protetor, de desenvolvimento, de harmonia e de reconforto e um meio para acalmar e adormecer a criança de tenra idade.
- Cinema e mise en scène: histórico, método e perspectivas da pesquisa interculturalPublication . Ramos, Natália; Serafim, José FranciscoDestaca-se neste texto a importância, características e vantagens da metodologia fílmica na pesquisa e na interdisciplinaridade. Salientam-se igualmente alguns princípios e procedimentos metodológicos, técnicos e analíticos sobre a utilização da imagem documental na pesquisa. Após um rápido panorama histórico e metodológico sobre o filme documentário, desde o surgimento do cinematógrafo em 1895 em França, passando por dois de seus maiores representantes, Robert Flaherty e Dziga Vertov, busca-se mostrar o interesse deste suporte metodológico. Este inclui a imagem estática e em movimento nos trabalhos acadêmicos e foi iniciado pelos pesquisadores Margaret Mead e Gregory Bateson nos anos 1930, seguidos por pesquisadores franceses tais como Marcel Griaule e Jean Rouch, nos anos 1930 e 1940, vindo a se tornar uma disciplina, no sentido amplo do termo, quando a pesquisadora Claudine de France publica o texto Cinema e Antropologia no final dos anos 1970. A partir deste momento, esta nova disciplina, a antropologia fílmica, começa a ser um instrumental valioso para a compreensão do Homem e das atividades humanas em situação de pesquisa.
- Competências interculturais e ética na investigação científica com mulheres refugiadas: princípios e desafios para uma prática inclusivaPublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaO presente estudo aborda a relevância das competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas, focando princípios éticos e metodológicos, assim como desafios para uma prática inclusiva. O principal objetivo é analisar como o desenvolvimento de competências interculturais promove uma investigação ética, inclusiva e sensível às especificidades culturais das participantes. Para tal, adotou-se uma abordagem qualitativa fundamentada na revisão da literatura sobre esta matéria, contemplando modelos de competência intercultural como os de Deardorff (2009) e de Bennett (2013), cujas abordagens pedagógicas fundamentam a sua aplicação no contexto da investigação científica com mulheres refugiadas. Paralelamente, foram consideradas abordagens teóricas sobre comunicação e diálogo intercultural, o paradigma intercultural, a intersecional idade e ética de representação, estabelecendo-se uma perspetiva crítica sobre dinâmicas de poder e representatividade. A análise evidencia que a adaptação cultural e a aquisição de competências interculturais é determinante para ultrapassar barreiras comunicacionais, estabelecer relações de confiança e evitar a reprodução de estereótipos e desigualdades. Verifica-se que modelos teóricos oferecem ferramentas para a adaptação metodológica e ética na investigação com população etnocultural, promovendo um processo educativo que alerta para a importância de reconhecer e mitigar assimetrias de poder nas interações com as participantes. Conclui-se que a incorporação de competências interculturais na investigação científica com mulheres refugiadas é fundamental para garantir a qualidade e a relevância dos resultados, permitindo uma interpretação mais precisa e contextualizada das narrativas. Esta abordagem não só previne o reforço de eventuais vulnerabilidades, como contribui para o avanço do conhecimento científico e para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas.
- Comunicação e saúde: perspectivas contemporâneasPublication . Rangel, Maria Lígia; Ramos, NatáliaA obra reúne investigadores brasileiros e portugueses, oriundos de diferentes instituições e áreas do conhecimento, que se debruçam sobre as relações entre comunicação e saúde na contemporaneidade, nas suas múltiplas interfaces teórico-metodológicas e práticas e inter/transdisciplinares. A comunicação e saúde nos diversos contextos de intervenção, configura-se a partir de complexidades derivadas dos processos de globalização, da multi/interculturalidade, de novas problemáticas e configurações saúde/doença e da crescente integração e utilização de tecnologias de comunicação e informação nos sistemas e serviços de saúde e nos meios de comunicação, implicando um olhar reflexivo e crítico sobre inovações técnicas e metodológicas neste âmbito. A obra organizada em quatro partes e vinte capítulos, dialoga com experiências de pesquisa e produção científica em Portugal e no Brasil, destacando universais, mas também diversidades, especificidades e complementaridades e proporcionando a visibilidade de diversas perspetivas de pesquisa nesta área. São analisadas e discutidas questões relativas à saúde nos meios de comunicação e à utilização da comunicação como recurso educativo e de informação em saúde e na mudança comportamental; e à importância da comunicação relacional e organizacional nos cuidados e serviços de saúde, bem como ao desenvolvimento de competências comunicacionais e interculturais na prevenção e na promoção de boas práticas de saúde em contextos de saúde e culturais diversificados. Esta obra destina-se a profissionais de saúde, de ciências sociais e de comunicação interessados em estudos na interface Comunicação e Saúde. Os capítulos resultam das experiências de pesquisa e diálogos entre o Grupo de Pesquisa de Educação e Comunicação em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva/ISC da Universidade Federal da Bahia/UFBA, Brasil e o Grupo de Investigação em Saúde, Cultura, Comunicação e Desenvolvimento, do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais/CEMRI, da Universidade Aberta, Portugal.
- Comunicación en la salud e interculturalidad: para una mejor intervención en salud en el contexto de diversidad culturalPublication . Ramos, NatáliaLa comunicación en la salud envuelve el análisis y la utilización de procesos y estrategias de comunicación con el objetivo de informar e influenciar los comportamientos y las decisiones de los individuos, de los grupos y de las comunidades, en el sentido de la promoción de la salud, el bienestar y la prevención de las situaciones de la enfermedad, del riesgo y de la vulnerabilidad. La creciente multiculturalidad que se verifica en los diferentes contextos de la vida pública exige esfuerzos en la reformulación de estrategias y políticas, con el objetivo de mejorar la información, la comunicación, la salud, la calidad de vida y el acceso a los servicios públicos de los diferentes grupos que cohabitan en el mismo espacio. Las políticas sociales y los cuidados de salud a nivel local, nacional e internacional, tienen que ser humanizados y sensibles a las necesidades y a las aspiraciones de los individuos, de los grupos y de las comunidades y culturalmente competentes.
- Educational and cultural challenges: digital technologies in higher educationPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina Duarte; Paulos , Liliana; Merrill , Barbara; Valadas , Sandra; Galimberti , Andrea; Fragoso , AntónioIn the last decade we’ve been observing several changes in education, namely the introduction of a more open and digital education, aligned with the transformation of society, today more global and technological. Another significative change that has been observed in the past decades is the transformation into a multicultural society strongly characterized by increased migration, what brought a lot of challenges regarding intercultural communication, integration and interpersonal and intercultural relations.The inclusion of technology helps minimize these impacts facilitating intercultural communication, and also allowing greater cross-cutting accessibility to the education of the various students around the world regardless of their country of residence, as long as they can access to a computer and internet connection. The objective of this article is to analyze the impacts of the use of digital technologies. By including technology, in the pedagogical model, we are taking advantage of the information society and solidifying the relations between knowledge and society, improving social integration and intercultural relations, as well as developing a more open, inclusive, digital and networked education. Higher Education must be open and inclusive at all levels and for all students who attend it.
- Estudiantes extranjeros en la enseñanza superior en situación de prácticas: acogida, integración y relaciones interculturalesPublication . Ramos, Natália; Zânia Maria Rios Aguiar Vieira; Franken, IedaLa movilidad de estudiantes internacionales en la educación superior constituye una de las manifestaciones más evidentes de la internacionalización académica. Este artículo tiene como objetivo presentar parte de un estudio más amplio sobre las vivencias de estudiantes en movilidad internacional en pasantías curriculares y extracurriculares en una universidad pública brasileña, con enfoque en los temas de acogida, integración y relaciones interculturales en el ambiente de pasantía. La investigación se caracteriza como un estudio de campo, de enfoque cuantitativo y descriptivo, con el objetivo de explorar las vivencias de estudiantes extranjeros en situaciones de pasantía. Participaron 14 estudiantes extranjeros, de los cuales el 71% eran del sexo masculino. El análisis de los datos reveló que estos estudiantes, jóvenes y solteros, enfrentan un contexto marcado por múltiples desafíos que trascienden las exigencias académicas, abarcando dimensiones psicosociales, culturales y económicas. Se concluye que los estudiantes migrantes enfrentan una realidad compleja, que exige la implementación de políticas públicas e institucionales orientadas a la promoción de la equidad, la salud mental, el bienestar y la valoración de la diversidad en el ambiente universitario y de pasantía. El estudio presenta limitaciones: su naturaleza descriptiva y transversal, basada en cuestionarios autoaplicados, puede introducir sesgos de respuesta y limitar la profundidad del análisis. El número reducido de participantes, predominantemente de origen africano, restringe la generalización de los resultados a otros contextos educativos o regiones. Para futuras investigaciones, se sugiere la adopción de diseños metodológicos más amplios, incluyendo enfoques cualitativos y multicéntricos, que permitan una comprensión más integral de las experiencias de estudiantes migrantes en diferentes contextos.
- Influência da discriminação percebida no bem-estar e saúde mental de imigrantes portugueses residentes no MéxicoPublication . Ramos, Natália; Figueiredo, Paula Carvalho de ; Rodrigues, CharlesO contacto com outra cultura provoca alterações na vida dos indivíduos e a forma como estas são enfrentadas depende de fatores individuais e contextuais. A discriminação percebida é uma variável fundamental no processo de aculturação, uma vez que se pode apresentar como um stressor aculturativo, com impacto potencialmente grave na qualidade de vida dos indivíduos. Esta investigação tem como propósito conhecer a influência da discriminação percebida no bem-estar e saúde mental de imigrantes portugueses que residem no México. A investigação foi descritiva, com uma abordagem quantitativa, correlacional e transversal; com 79 participantes selecionados por conveniência. Avaliados pelas escalas de Discriminação Percebida, Satisfação com a Vida, Satisfação com a vida de Migrante; Positive and Negative Affet Schedule (PANAS); Escala de Ansiedade, Depressão e Stress –EADS (DASS-21); e um questionário sobre as variáveis sociodemográficas. Os resultados indicam uma variabilidade significativa na perceção de discriminação, embora moderada, com significância estatística com a satisfação com a vida, com a satisfação com a vida de imigrante e com o stress, ansiedade e depressão; assim como, uma significância negativa para o afeto positivo. Assim se conclui que a discriminação percebida, apesar de moderada, exerce um impacto negativo significativo no bem-estar e na saúde mental de imigrantes portugueses no México, atuando como um fator de stress aculturativo.