LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Revistas / Journals
Permanent URI for this community
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Revistas / Journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 116
Results Per Page
Sort Options
- A wikipédia no ensino superior online: que perceções?Publication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroÀ Wikipédia não será difícil atribuir um carácter ubíquo, se tivermos em conta que sempre que se faz uma pesquisa num motor de busca os resultados apresentados provêm em primeiro lugar desta enciclopédia online. E, se considerarmos a população estudantil, constata-se que a Wikipédia é uma das principais fontes de pesquisa. Cientes do potencial da Wikipédia em contextos educativos, temos vindo a caracterizála, em estudos anteriores, enquanto recurso educacional aberto. Centrando-nos na Wikipédia, indagámos sobre possibilidades de integração curricular no Ensino Superior online, com a finalidade última de contribuir para o Programa Wikipédia na Universidade em Portugal, o que até então não tinha sido feito. Metodologicamente, o estudo assume um paradigma misto sendo o presente artigo um recorte do mesmo. Os dados analisados neste texto foram recolhidos por um inquérito por questionário, disponibilizado no início e no final da Unidade Curricular. Os resultados permitem-nos concluir que no cômputo geral se reconhecem pontos coincidentes dos quais poderemos inferir que existia, num primeiro momento, abertura por parte dos estudantes para que a integração curricular da Wikipédia fosse bem acolhida. O segundo momento veio consolidar esta posição, retratando o envolvimento dos estudantes que integraram o estudo, ou seja, consolidou-se a sua perceção positiva.
- Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interaçãoPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António QuintasNeste artigo analisamos parte de um estudo realizado em torno do Teorema da Equivalência da Interação (TEI), procurando assim contribuir para a investigação sobre esta temática. O estudo em causa ocorreu num contexto universitário online e teve como participantes 207 estudantes de uma unidade curricular. Utilizando uma metodologia mista de investigação, aplicou-se um questionário que visava posicionar os estudantes face ao tipo de interação mais valorizada dentro daquela unidade curricular, sendo que, posteriormente, se complementou essa análise através da análise de conteúdo às respostas dos participantes. Os resultados evidenciaram que os estudantes têm preferências semelhantes às já analisadas noutros estudos, embora se tenha verificado que na preferência pela interação estudante-professor há motivações que provavelmente estão associadas à importância cultural que é dada ao professor na sociedade. Verificamos assim que há um conjunto de avanços significativos já feitos em torno do TEI, apesar de ainda haver desafios que necessitam de respostas para refinar as suas teses.
- Massive Open Online Courses (MOOC) to improve teachers’ professional developmentPublication . Gonçalves, Bruno Miguel F.; Osório, AntónioAlthough the integration of ICT in education is currently on the agenda of educational institutions, it may be difficult to understand the technological progress and the networked society uniquely based on existing learning theories. As a kind of answer to this need, the notion of connectivism has emerged. Connectivism deals with knowledge as something distributed in a network of connections. Considering Massive Open Online Courses (MOOC) as an expression of connectivism, this research attempts to study MOOC as a way to understand the process of professional development of teachers in a connectivist environment. This research adopted Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) as a theoretical referential to examine in detail, the process of professional development of teachers in the MOOC context. Through an in-depth study of this process, it was intended to identify the innovations to be introduced into the operation of MOOC in view of improving the professional development of teachers. The results of this research reveal that the process involved in the professional development of teachers in MOOC is quite complex and therefore, determined by a variety of identified dimensions.
- A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de LisboaPublication . Tomé, IreneEste artigo tem como objetivo descrever pressupostos sobre os cursos massivos abertos em linha – MOOCs. As instituições de ensino ou de formação, quer públicas ou privadas, ao implementarem estratégias de desenvolvimento de modelos de cursos recorrendo aos sistemas de informação e comunicação digitais devem possuir conhecimentos e competências sobre esses novos modelos. Desde que em 2011 P. Norvig e S. Thrun lançaram um MOOC sobre inteligência artificial e obtiveram, à escala global, um total de 160.000 alunos inscritos, toda a comunidade, principalmente a educativa, aderiu. A ritmos diferentes disponibilizaram pelo menos um MOOC, de acordo com a política universitária ou então através da criatividade, inovação, competências na organização de saberes digitais dos seus docentes. Nesta perspetiva, os cursos bem conceptualizados e desenvolvidos deram visibilidade e prestígio às instituições, tornando-se numa força de marketing ao captaram alunos oriundos das diversas partes do globo. Se este primeiro plano assenta numa perspetiva pedagógico-didática de comunicação digital, o segundo plano, diz respeito às questões que se prendem com os conceitos de: grandes bases de dados reunidas com as respostas dos docentes - bigdata-, pilotada por algoritmos de inteligência artificial que caracterizam os modos como as pessoas aprendem (machine learning; deep learning). O foco desta reflexão assenta nestas duas perspetivas, principalmente no sentido de em conjunto tentar clarificar os objetivos de cada uma das partes: conjunto massivo pedagógico-didático e conjunto massivo de dados. Assim, também se apresentam três experiências realizadas na Universidade NOVA de Lisboa.
- ApresentaçãoPublication . Mendes, António Quintas; Pereira, Alda; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroApresentação dos editores.
- El papel del profesor y la tutoría en Mooc: experiencia de universidad panamericanaPublication . Meléndez, Alejandra; Román, Mariela; Pinillos, RossanaLos MOOC han transformado los procesos de enseñanza-aprendizaje en educación desde su irrupción en 2012 (Conole, 2013), lo que a su vez, ha significado un cambio en la figura del profesor y el proceso de tutoría. En este artículo, se aborda el papel que debe desempeñar el profesor a partir de las reflexiones y la experiencia de Universidad Panamericana con su primer MOOC “Cómo Estructurar y Redactar un Informe Académico”; asimismo, se plantean las técnicas utilizadas como mejores prácticas para la tutoría y retención de estudiantes, tomando en cuenta casos de éxito como: el seguimiento y la atención que se proporcionó a un grupo de participantes que pertenecen a la Policía Nacional Civil de Guatemala (PNC).
- The adoption of cloud-based tools in MOOC settings: advantages and challengesPublication . Shehadeh, Amal; Amado, Héctor; Morales, Miguel; Hernández, Rocael; Guetl, ChristianMOOCs have become a widely used form of online education offering open education. Cloud-based tools are broadly used for business and private purposes, and can also enrich learning experiences and engage learners. In this paper, we pursue the original ideal of c-MOOCs and explore the advantages and issues – on both the teaching and the technological dimensions - of using cloud-based tools in a MOOC setting. To this end we have conducted research as part of the MOOC Maker project combining a literature survey and the instrument of questionnaires among the project partners. Our findings reveal advantages, such as enlarging the variety of learning activities and outsourcing of services. The drawbacks include security and privacy issues plus the effort involved in administering several external tools.
- A quality framework for open and distance higher educationPublication . Fonte, Magda; Teixeira, AntónioIn view of the absence of a regulatory and normative framework in Portugal, in the context of Open and Distance Education (ODE) in Higher Education (HE), and in view of the emphasis that international guidelines have placed on this domain, it was considered important to create a quality reference framework that supports the Higher Education Institutions (HEI) and all those involved in the creation and monitoring of open and distance courses in HE. The purpose of this paper is to describe the process of creating a quality reference for ODE, carried out within the scope of the PhD in Education at the Open University of Portugal. Here are described the process of identifying and analysing 40 international quality models in the area of ODE, which led to the preliminary version of the framework; and the Delphi study that was carried out with a panel of ODE specialists, in order to validate the preliminary version. The results of the first Round of the Delphi Study are presented and some considerations for the next steps of the research are outlined.
- Compreender e desenvolver as competências digitaisPublication . Figueiredo, António Dias deJá Wittgenstein (1995) defendia que se quisermos compreender o significado de uma palavra teremos de dominar o jogo de linguagem no qual a palavra se inscreve: o significado de um conceito não está na sua definição, mas sim no uso que fizermos dele. Será difícil, por exemplo, explicar o que é um “peão” de xadrez a alguém que não saiba pelo menos os rudimentos do jogo. O mesmo acontece com as “competências digitais”. Podemos defini-las das formas mais rigorosas e melhoradas que quisermos, mas se não conseguirmos clarificar como usá-las não conseguiremos tirar partido delas. Existem variadas definições de competências digitais e numerosos quadros de referência para as classificar. No entanto, nem essas definições nem os seus quadros de referência se têm prestado a transposições práticas minimamente convincentes. O objetivo central deste artigo é tornar compreensível e acionável o conceito de competência digital, para que possamos tirar pleno partido dele ao serviço de uma educação adaptada aos tempos em que vivemos. Seguindo a recomendação de Wittgenstein, adotaremos uma linha de argumentação que é também um jogo de linguagem em torno do conceito.