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Authors
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Abstract(s)
Este artigo tem como objetivo descrever pressupostos sobre os cursos massivos
abertos em linha – MOOCs. As instituições de ensino ou de formação, quer públicas ou
privadas, ao implementarem estratégias de desenvolvimento de modelos de cursos
recorrendo aos sistemas de informação e comunicação digitais devem possuir
conhecimentos e competências sobre esses novos modelos.
Desde que em 2011 P. Norvig e S. Thrun lançaram um MOOC sobre inteligência
artificial e obtiveram, à escala global, um total de 160.000 alunos inscritos, toda a
comunidade, principalmente a educativa, aderiu. A ritmos diferentes disponibilizaram
pelo menos um MOOC, de acordo com a política universitária ou então através da
criatividade, inovação, competências na organização de saberes digitais dos seus
docentes. Nesta perspetiva, os cursos bem conceptualizados e desenvolvidos deram
visibilidade e prestígio às instituições, tornando-se numa força de marketing ao
captaram alunos oriundos das diversas partes do globo.
Se este primeiro plano assenta numa perspetiva pedagógico-didática de comunicação
digital, o segundo plano, diz respeito às questões que se prendem com os conceitos
de: grandes bases de dados reunidas com as respostas dos docentes - bigdata-,
pilotada por algoritmos de inteligência artificial que caracterizam os modos como as
pessoas aprendem (machine learning; deep learning).
O foco desta reflexão assenta nestas duas perspetivas, principalmente no sentido de
em conjunto tentar clarificar os objetivos de cada uma das partes: conjunto massivo
pedagógico-didático e conjunto massivo de dados. Assim, também se apresentam três
experiências realizadas na Universidade NOVA de Lisboa.
Description
Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
Keywords
MOOC Modelo pedagógico digital Big data Machine learning Ensino superior
Pedagogical Context
Citation
Tomé, Irene - A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 64-71
Publisher
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)