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A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa
dc.contributor.author | Tomé, Irene | |
dc.date.accessioned | 2019-01-04T15:44:17Z | |
dc.date.available | 2019-01-04T15:44:17Z | |
dc.date.issued | 2018-10 | |
dc.description | Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional" | pt_PT |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo descrever pressupostos sobre os cursos massivos abertos em linha – MOOCs. As instituições de ensino ou de formação, quer públicas ou privadas, ao implementarem estratégias de desenvolvimento de modelos de cursos recorrendo aos sistemas de informação e comunicação digitais devem possuir conhecimentos e competências sobre esses novos modelos. Desde que em 2011 P. Norvig e S. Thrun lançaram um MOOC sobre inteligência artificial e obtiveram, à escala global, um total de 160.000 alunos inscritos, toda a comunidade, principalmente a educativa, aderiu. A ritmos diferentes disponibilizaram pelo menos um MOOC, de acordo com a política universitária ou então através da criatividade, inovação, competências na organização de saberes digitais dos seus docentes. Nesta perspetiva, os cursos bem conceptualizados e desenvolvidos deram visibilidade e prestígio às instituições, tornando-se numa força de marketing ao captaram alunos oriundos das diversas partes do globo. Se este primeiro plano assenta numa perspetiva pedagógico-didática de comunicação digital, o segundo plano, diz respeito às questões que se prendem com os conceitos de: grandes bases de dados reunidas com as respostas dos docentes - bigdata-, pilotada por algoritmos de inteligência artificial que caracterizam os modos como as pessoas aprendem (machine learning; deep learning). O foco desta reflexão assenta nestas duas perspetivas, principalmente no sentido de em conjunto tentar clarificar os objetivos de cada uma das partes: conjunto massivo pedagógico-didático e conjunto massivo de dados. Assim, também se apresentam três experiências realizadas na Universidade NOVA de Lisboa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Tomé, Irene - A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 64-71 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp64-71 | |
dc.identifier.issn | 2182-4967 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/7820 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22017 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | MOOC | pt_PT |
dc.subject | Modelo pedagógico digital | pt_PT |
dc.subject | Big data | pt_PT |
dc.subject | Machine learning | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.title | A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 71 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 64 | pt_PT |
oaire.citation.title | RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |