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A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa

dc.contributor.authorTomé, Irene
dc.date.accessioned2019-01-04T15:44:17Z
dc.date.available2019-01-04T15:44:17Z
dc.date.issued2018-10
dc.descriptionNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"pt_PT
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo descrever pressupostos sobre os cursos massivos abertos em linha – MOOCs. As instituições de ensino ou de formação, quer públicas ou privadas, ao implementarem estratégias de desenvolvimento de modelos de cursos recorrendo aos sistemas de informação e comunicação digitais devem possuir conhecimentos e competências sobre esses novos modelos. Desde que em 2011 P. Norvig e S. Thrun lançaram um MOOC sobre inteligência artificial e obtiveram, à escala global, um total de 160.000 alunos inscritos, toda a comunidade, principalmente a educativa, aderiu. A ritmos diferentes disponibilizaram pelo menos um MOOC, de acordo com a política universitária ou então através da criatividade, inovação, competências na organização de saberes digitais dos seus docentes. Nesta perspetiva, os cursos bem conceptualizados e desenvolvidos deram visibilidade e prestígio às instituições, tornando-se numa força de marketing ao captaram alunos oriundos das diversas partes do globo. Se este primeiro plano assenta numa perspetiva pedagógico-didática de comunicação digital, o segundo plano, diz respeito às questões que se prendem com os conceitos de: grandes bases de dados reunidas com as respostas dos docentes - bigdata-, pilotada por algoritmos de inteligência artificial que caracterizam os modos como as pessoas aprendem (machine learning; deep learning). O foco desta reflexão assenta nestas duas perspetivas, principalmente no sentido de em conjunto tentar clarificar os objetivos de cada uma das partes: conjunto massivo pedagógico-didático e conjunto massivo de dados. Assim, também se apresentam três experiências realizadas na Universidade NOVA de Lisboa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTomé, Irene - A emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboa. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 64-71pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp64-71
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7820
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22017pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMOOCpt_PT
dc.subjectModelo pedagógico digitalpt_PT
dc.subjectBig datapt_PT
dc.subjectMachine learningpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleA emergência dos MOOC no contexto socioeconómico do ensino superior: o caso da Universidade Nova de Lisboapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage71pt_PT
oaire.citation.startPage64pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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