Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
141-Texto Artigo-500-1-10-20181214.pdf838.29 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo analisamos parte de um estudo realizado em torno do Teorema da Equivalência da Interação (TEI), procurando assim contribuir para a investigação sobre esta temática. O estudo em causa ocorreu num contexto universitário online e teve como participantes 207 estudantes de uma unidade curricular. Utilizando uma metodologia mista de investigação, aplicou-se um questionário que visava posicionar os estudantes face ao tipo de interação mais valorizada dentro daquela unidade curricular, sendo que, posteriormente, se complementou essa análise através da análise de conteúdo às respostas dos participantes. Os resultados evidenciaram que os estudantes têm preferências semelhantes às já analisadas noutros estudos, embora se tenha verificado que na preferência pela interação estudante-professor há motivações que provavelmente estão associadas à importância cultural que é dada ao professor na sociedade. Verificamos assim que há um conjunto de avanços significativos já feitos em torno do TEI, apesar de ainda haver desafios que necessitam de respostas para refinar as suas teses.
In this study, we did an analysis of a research done about the Interaction Equivalency Theorem (IET). Moreover, this research happened in an online academic context, where 207 students have participated. Using a mix methods approach, a questionnaire was applied to understand the interactions preferences of these participants within a specific course, which was complemented by content analysis. The results are similar to previous studies, however, the preferences for student-teacher interaction seem to have a cultural influence about the role of a teacher. Although, we have witnessed a great development in the research done about the IET, a few challenges are identified to refine its thesis.

Description

Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"

Keywords

Teorema da equivalência da interação Interação Desenho instrucional Aprendizagem online Interaction equivalency theorem Interaction Course design Online learning

Citation

Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas - Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 91-112

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)

CC License

Altmetrics