Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
838.29 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo analisamos parte de um estudo realizado em torno do Teorema da
Equivalência da Interação (TEI), procurando assim contribuir para a investigação sobre
esta temática. O estudo em causa ocorreu num contexto universitário online e teve como
participantes 207 estudantes de uma unidade curricular. Utilizando uma metodologia
mista de investigação, aplicou-se um questionário que visava posicionar os estudantes
face ao tipo de interação mais valorizada dentro daquela unidade curricular, sendo que,
posteriormente, se complementou essa análise através da análise de conteúdo às
respostas dos participantes. Os resultados evidenciaram que os estudantes têm
preferências semelhantes às já analisadas noutros estudos, embora se tenha verificado
que na preferência pela interação estudante-professor há motivações que
provavelmente estão associadas à importância cultural que é dada ao professor na
sociedade. Verificamos assim que há um conjunto de avanços significativos já feitos em
torno do TEI, apesar de ainda haver desafios que necessitam de respostas para refinar
as suas teses.
In this study, we did an analysis of a research done about the Interaction Equivalency Theorem (IET). Moreover, this research happened in an online academic context, where 207 students have participated. Using a mix methods approach, a questionnaire was applied to understand the interactions preferences of these participants within a specific course, which was complemented by content analysis. The results are similar to previous studies, however, the preferences for student-teacher interaction seem to have a cultural influence about the role of a teacher. Although, we have witnessed a great development in the research done about the IET, a few challenges are identified to refine its thesis.
In this study, we did an analysis of a research done about the Interaction Equivalency Theorem (IET). Moreover, this research happened in an online academic context, where 207 students have participated. Using a mix methods approach, a questionnaire was applied to understand the interactions preferences of these participants within a specific course, which was complemented by content analysis. The results are similar to previous studies, however, the preferences for student-teacher interaction seem to have a cultural influence about the role of a teacher. Although, we have witnessed a great development in the research done about the IET, a few challenges are identified to refine its thesis.
Description
Número especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"
Keywords
Teorema da equivalência da interação Interação Desenho instrucional Aprendizagem online Interaction equivalency theorem Interaction Course design Online learning
Citation
Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas - Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 91-112
Publisher
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)