Repository logo
 
Publication

Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação

dc.contributor.authorCabral, Pedro Barbosa
dc.contributor.authorMendes, António Quintas
dc.date.accessioned2019-01-04T15:20:08Z
dc.date.available2019-01-04T15:20:08Z
dc.date.issued2018-10
dc.descriptionNúmero especial "Aprendizagem Aberta e Escalável: A Emergência de um Novo Paradigma Educacional"pt_PT
dc.description.abstractNeste artigo analisamos parte de um estudo realizado em torno do Teorema da Equivalência da Interação (TEI), procurando assim contribuir para a investigação sobre esta temática. O estudo em causa ocorreu num contexto universitário online e teve como participantes 207 estudantes de uma unidade curricular. Utilizando uma metodologia mista de investigação, aplicou-se um questionário que visava posicionar os estudantes face ao tipo de interação mais valorizada dentro daquela unidade curricular, sendo que, posteriormente, se complementou essa análise através da análise de conteúdo às respostas dos participantes. Os resultados evidenciaram que os estudantes têm preferências semelhantes às já analisadas noutros estudos, embora se tenha verificado que na preferência pela interação estudante-professor há motivações que provavelmente estão associadas à importância cultural que é dada ao professor na sociedade. Verificamos assim que há um conjunto de avanços significativos já feitos em torno do TEI, apesar de ainda haver desafios que necessitam de respostas para refinar as suas teses.pt_PT
dc.description.abstractIn this study, we did an analysis of a research done about the Interaction Equivalency Theorem (IET). Moreover, this research happened in an online academic context, where 207 students have participated. Using a mix methods approach, a questionnaire was applied to understand the interactions preferences of these participants within a specific course, which was complemented by content analysis. The results are similar to previous studies, however, the preferences for student-teacher interaction seem to have a cultural influence about the role of a teacher. Although, we have witnessed a great development in the research done about the IET, a few challenges are identified to refine its thesis.pt_PT
dc.description.versionhttps://journals.uab.pt/index.php/lead_read/issue/view/18pt_PT
dc.identifier.citationCabral, Pedro Barbosa; Mendes, António Quintas - Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interação. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 1, nº 1 (2018), p. 91-112pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/vol1issNúmero%201pp91-112
dc.identifier.issn2182-4967
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/7818
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/index.php/lead_read/article/view/22019pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTeorema da equivalência da interaçãopt_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectDesenho instrucionalpt_PT
dc.subjectAprendizagem onlinept_PT
dc.subjectInteraction equivalency theorempt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectCourse designpt_PT
dc.subjectOnline learningpt_PT
dc.titleInvestigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage112pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titleRE@D - Revista de Educação a Distância e Elearningpt_PT
person.familyNameCabral
person.familyNameMendes
person.givenNamePedro Barbosa
person.givenNameAntónio Quintas
person.identifier.ciencia-id9F16-7B7D-9270
person.identifier.orcid0000-0003-4683-1371
person.identifier.orcid0000-0003-1086-2600
person.identifier.scopus-author-id57198794941
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication184e2607-48ae-4649-9f9e-7c4a11e0f4c6
relation.isAuthorOfPublication45568488-e45a-48d7-bfaa-fa4296d52922
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery45568488-e45a-48d7-bfaa-fa4296d52922

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
141-Texto Artigo-500-1-10-20181214.pdf
Size:
838.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: