Estudos Portugueses | Portuguese Studies
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- O drama histórico português do século XIX ou ficções da representação histórica no tempo de Almeida Garrett (1836-56)Publication . Vasconcelos, Ana Isabel; Marques, Maria Emília Ricardo; Barata, José OliveiraO presente trabalho ocupa-se do drama histórico de temática portuguesa, publicado entre 1836 e 1856. Embora maioritariamente constituído por obras hoje consideradas “menores”, a literariedade eventualmente menos válida dos textos não impede que o seu conteúdo nos revele a forma como os dramaturgos recriaram determinados aspectos do passado nacional, no contexto político, social e cultural do chamado 1.º romantismo. Constituído o nosso corpus por 26 dramas históricos, verificamos, num primeiro momento, como é filtrado e re-apresentado o discurso histórico no plano ficcional, estudando o aproveitamento que os dramaturgos fizeram do material histórico consultado e observando de que forma este foi filtrado e trabalhado quer na construção das personagens quer na trama da obra de ficção. Num segundo momento, reflectimos sobre os textos dramáticos em si, encarando-os como uma estrutura criativa, não esquecendo que muito do seu significado reside também nas convenções dramáticas que exploram. Assim, de regresso à letra dos textos e num estudo sistemático do processo de estruturação interna das peças, sublinhamos as suas regularidades de conteúdo e de forma, para gizarmos, num capítulo final, uma tipologia dos dramas histórico da primeira metade de Oitocentos, no que diz respeito a modelos de produção. Na tentativa de avaliar a importância do drama histórico levado a cena nos palcos da capital entre 1836 e 56, efectuámos o levantamento e registo sistemático de toda a produção teatral dos teatros públicos de Lisboa, então em funcionamento: Teatro do Salitre, Teatro da Rua dos Condes, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro do Ginásio e Teatro de D. Fernando. Estes dados, compilados em Anexo (Volume II), são confrontados com críticas recolhidas em periódicos, tentando chegar-se a uma visão mais nítida do peso e do significado do drama histórico e da sua relação com outros subgéneros, na época que estudamos. Para uma melhor compreensão das relações entre o mundo teatral e o poder instituído, foi nosso interesse ainda analisar a legislação coeva e desmontar os mecanismos que presidiram à selecção dos textos representados, processo esse geralmente acompanhado pelo controlo censório exercido pelo Conservatório Real.
- Em louvor de Cassandra : uma teoria da traduçãoPublication . Pais, Carlos Castilho; Júdice, Nuno; Marques, Maria Emília Ricardo
- Da personagem romanesca à personagem fílmica : as Pupilas do Senhor ReitorPublication . Padeira, Ana Rita Soveral; Reis, CarlosConstituiu objectivo do presente trabalho estudar a categoria da personagem no âmbito da ficção dinisiana, com particular incidência em As Pupilas do Senhor Reitor, precisamente por ser este o romance de um escritor português que maior número de adaptações sofreu, particularmente cinematográficas, não só no contexto da obra de Júlio Dinis, mas também no panorama mais vasto da literatura portuguesa. Em «Uma Visão de Época» procurámos fazer uma resenha, tanto quanto possível, exaustiva da crítica surgida ao romancista e à sua obra, ordenada numa perspectiva cronológica, até à data da realização da primeira adaptação cinematográfica, tendo-se elaborado o que acreditamos ser um inventário crítico sobre a bibliografia passiva de Júlio Dinis. Em «Imagens e Representações Contemporâneas», procurámos estabelecer o percurso evolutivo da escrita literária de Júlio Dinis, passando pelas diversas fases experimentais, como aquelas em que se exercitou enquanto poeta e dramaturgo, depois como contista, para, finalmente, atingir a plena maturidade literária de que os quatro romances são prova incontestável. Ao longo do caminho trilhado, não deixa de ser significativo que, precisamente, no final da sua breve carreira, enquanto ficcionista, tenha reunido de forma sistemática e absolutamente inédita, o que podemos considerar como uma estética do romance 'moderno', contribuindo assim, de forma objectiva, para a fixação de um género. Estes são os aspectos que basicamente enformam a abordagem de «Um Perfil Literário». Em «Um Signo Entre Signos» debruçámo-nos sobre a personagem enquanto importante elemento diegético da narrativa. Procurámos fazer o ponto da situação dos estudos sobre a personagem no âmbito da narratologia. Com este intuito, incluiu-se uma apreciação parcial sobre o estado da bibliografia existente e estabeleceu-se o confronto entre as posições antagónicas defendidas pelas teorias puristas ou semióticas, de um lado, e as teorias referenciais e miméticas que consideram a personagem à semelhança da pessoa, representativa por conseguinte do modelo humano, por outro. Apesar de termos concedido particular atenção à abordagem semiológica de Philippe Hamon, procurámos encaminhar a exposição teórica elaborada no sentido de melhor servir os objectivos visados, ou seja, verificar de que forma se processa a construção deste signo literário através das diferentes categorias do discurso, retirando das principais teorias enunciadas os aspectos que permitiram caracterizar esta categoria de relevo diegético importante, que é a personagem, também uma questão de relevo no contexto da sua ficção, conforme confessou o próprio romancista. Em «A Personagem Romanesca», procurámos aplicar os conceitos teóricos mais importantes, subjacentes à análise que elaborámos partindo do léxico de personagens dinisianas, com particular incidência no elenco que constitui as Pupilas. Salientámos a importância da dimensão psicológica na caracterização dos principais protagonistas, sem esquecer, todavia, a extraordinária subtileza que Júlio Dinis emprestou à configuração dos tipos. Importou-nos ainda a abordagem do discurso da personagem, não só pela intrínseca cumplicidade que afecta estes dois elementos da narrativa (personagem e discurso), mas também porque através desse mesmo discurso Júlio Dinis procurou criar um tipo de monólogo interior, não obstante a simplicidade e a insipiência da construção, afinal próprias de quem experimenta novos caminhos. Estes e outros aspectos constituíram o estudo que empreendemos em «A Personagem Dinisiana». Em «O Discurso Fílmico: um sistema semiótico diferente» procurámos confrontar, sucintamente, dois sistemas semióticos, nomeadamente, o discurso verbal, fundamentalmente veiculado pela palavra e o discurso fílmico, a que a imagem, o som e uma série de outros procedimentos conjuntos vão dar forma. À riqueza pictórica e imediata transmitida pela imagem visual, contrapusemos o poder da sobre significação da imagem verbal e mental. Debruçámo-nos ainda sobre algumas questões da adaptação, sem perder de vista as épocas em que foi realizada a "filmografia" dinisiana, isto é, confirmando a dependência em que se encontra relativamente aos padrões de narração do filme clássico. Em «Uma Leitura de As Pupilas cinematografadas» apresentámos as diversas adaptações, levadas a cabo em épocas diferentes do cinema português. Elas remetem para determinadas representações mentais, social e culturalmente construídas. Procurámos explicar os motivos pelos quais surgiram, contextualizando-as em espaço e tempo próprios. A propósito do interesse que despertaram, buscámos o testemunho das críticas veiculadas em alguns periódicos da época e da especialidade, particularmente significativas no caso dos filmes que, lamentavelmente, o tempo acabou por destruir. Os aspectos folclóricos e etnográficos, que constituem fortes atractivos nos filmes, são outra componente que não pudemos deixar de assinalar, mesmo porque se trata de aspectos que reforçam certa ideia da "portugalidade', cuja propaganda, no contexto da época, importava divulgar. A dimensão metonímica dos filmes, bem assim como o tratamento cinematográfico da personagem foram, por conseguinte, constantes que procurámos não perder de vista no decurso da análise. Nas Conclusões, procurámos sistematizar as ideias mais relevantes quanto ao estudo da personagem nos romances de Júlio Dinis e o que dela ficou nos filmes que visionámos. Tentámos, fundamentalmente, reabilitar a imagem do romancista, que, apesar da inovação trazida pela sua escrita ficcional e apesar dos conteúdos humanos e dos valores simples que divulgou, foi, todavia, um escritor 'catalogado'.
- Fradiquismo e modernidade no último Eça (1888-1900)Publication . Piedade, Ana Nascimento; Reis, CarlosA figura de Carlos Fradique Mendes – em especial o segundo Fradique cuja recriação, iniciada por volta de 1885, é da responsabilidade exclusiva de Eça de Queirós - é nesta tese analisada e interpretada enquanto símbolo expressivo do surgimento, na obra eciana, de uma voz-outra que denota a sua rejeição, enquanto autor, de uma identidade homogénea. Intuindo já essa necessidade de duplicação da consciência glosada pelos criadores de Orpheu, Eça encontra na polifonia, na pluridiscursividade e no dialogismo que vincadamente modelam a parte final da sua obra, o seu pensamento estético, e até, a sua específica percepção do mundo, formas de exprimir literariamente a fragmentação da realidade psíquica que indiciam a sua inovadora antecipação. É este sentido do Fradiquismo como alteridade dialogante e problematizadora e a subsequente encenação, por parte de Eça de Queirós, de uma irónica e mistificadora atitude de desdobramento propícia à sua representação, que sustentam as relações de parentesco cultural e literário que aqui se propõem, entre Fradiquismo e Modernidade e, mais particularmente, entre Eça, Sá-Carneiro e Pessoa.
- O poder e o desejo na recepção de uma literatura estrangeira : a literatura portuguesa em universidades alemãs no confronto com PortugalPublication . Sequeira, Rosa Maria; Silva, Vitor Manuel de Aguiar e; Marques, Maria Emília RicardoEsta investigação é uma abordagem renovada sobre os problemas da interpretação literária e o ensino de línguas estrangeiras a nível universitário. Centra-se no processo interpretativo e no estudo da interação dos leitores com os textos neste contexto, explorando as causas das dificuldades na interação com os textos literários, a variedade de leituras ou o grau de concordância entre as leituras feitas pelos estudantes, bem como os efeitos do contexto institucional sobre a interpretação. A investigação inscreve-se num modelo pragmático e numa conceção nova da situação interpretativa, considerando não apenas a interação texto-leitor mas também as relações de poder próprias do contexto institucional. Embora considerando a interpretação em contexto institucional um ato social que faz parte do jogo social e envolve atores sociais, esta nova abordagem não deixa de considerar também as teorias clássicas da interpretação que pretende complementar. O 1º capítulo tem em conta as abordagens tradicionais do texto literário nos métodos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, desde o Método de Gramática e Tradução até outros mais recentes como a Abordagem Comunicativa e a sua ênfase na interação real. O 2º capítulo considera o papel das teorias da receção e da investigação empírica para o ensino da literatura e para uma conceção de ensino centrada no estudante e baseada na experiência. O 3º capítulo fundamenta o inquérito a dois grupos de estudantes universitários, considerando a vertente dos leitores, dos textos e da situação interpretativa institucional e assumindo a similaridade entre a aprendizagem de uma língua estrangeira e a leitura literária. Os dois últimos capítulos constituem um estudo exploratório, compreendendo a leitura literária e as questões que envolvem a interculturalidade. A literatura convoca competências como a abertura, a flexibilidade e a suspensão do julgamento prematuro que também estão presentes na competência comunicativa intercultural. Práticas de leitura e modos de interação com a obra literária em língua estrangeira em diferentes contextos nos dois grupos de estudantes são analisados e comparados.
- Metamorfoses de Babel : a historiografia ibérica (sécs. XIII-XIV) : construções e estratégias textuaisPublication . Dias, Isabel de Barros; Godinho, Helder; Marques, Maria Emília RicardoEstudo sobre a historiografia patrocinada pelo rei Afonso X de Castela e Leão e diversos outros textos posteriores, dela tributários, até à segunda redacção da Crónica Geral de Espanha de 1344. Na sequência do desenvolvimento que levou à multiplicação textual desta historiografia, é salientado o facto destas narrativas estabelecerem entre si diálogos e discussões subtis, decorrentes dos diferentes interesses e ideais que a cada momento e em distintos locais direccionaram a produção historiográfica. É ainda analisada a forma como os textos em questão lidam com uma série de características inerentes às narrativas de cariz mais marcadamente literário e como se relacionam com outras formas textuais da produção literária da época. O estudo incide particularmente sobre diversos tipos de excesso que a historiografia critica, ou mascara, consoante as circunstâncias. A discussão destas ambiguidades remete para a consideração dos mecanismos retóricos inerentes à manipulação a que determinados trechos terão sido sujeitos, no âmbito da sua integração na narrativa historiográfica. Com efeito, se por um lado se verifica uma ambição omnívora de integrar todo o conhecimento no que seria uma súmula total do saber, este enciclopedismo centrípeto é contrariado por uma recusa (mesmo se retórica, logo denegante) das bases literárias que, na prática, absorve e imita amplamente. A “defesa” que consiste nas inúmeras reafirmações de fiabilidade e de veracidade revela-se, nestes termos, como uma retórica extremamente elaborada e subtil.
- O sujeito em Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e António Ferro : crise e superaçãoPublication . Vila Maior, Dionísio; Reis, CarlosNeste estudo, procurou-se empreender um exercício analítico assente numa avaliação gradativa, tendo sempre em conta uma visão integrante de conjunto, bem como a conformidade a dois objetivos primordiais: por um lado: redimensionar linhas de leitura que delimitam a problemática da crise do sujeito na esfera da produção estético-literária de Pessoa, Almada, Sá-Carneiro e Ferro — uma problemática normalmente circunscrita pelas ideias de incerteza, angústia e desassossego; por outro lado: demonstrar a tese segundo a qual aquela crise poderia ser avaliada de acordo com uma dinâmica afirmativa — dinâmica essa da qual, numa primeira abordagem, a noção de crise se desviaria. Ao tentar demonstrar essa tese, procurou-se analisar a extrema lucidez que cada um dos quatro autores possuía de si mesmo, bem como o alcance da especificidade da prática literária, ligados que estavam à ideia de superação de uma crise que os inquietava, bem como à ideia de totalidade. Por isso, por diversas vezes encaram o ato de escrita como uma atividade através da qual consideram poder aceder, pelo menos de um ponto de vista estético, a uma determinada plenitude. E se, entre eles, as considerações são semelhantes, também não é menos verdade que as estratégias utilizadas não se distanciam muito: ou pela produção de ismos, ou pela atitude alteronímica, ou pela quase enciclopédica teorização sobre os mais diversos assuntos, ou ainda pela exploração de questões relacionadas com o reconhecimento da sua obra pela posteridade, os quatro autores acabam por se distinguir como sujeitos em busca, no fundo, da sua própria identidade. Ora, confirmando-se o alcance e o interesse hermenêutico dos exercícios comparativos desenvolvidos, o âmbito de pesquisa das potencialidades informativas comprometemo-nos, então, com a perceção destes autores como sujeitos em busca de uma plenitude. Essa perceção encontra-se ligada ao conceito de sujeito genial, com qualidades sublimadas. As reflexões apresentadas convergem, então, em duas linhas de leitura motrizes: uma, atinente à equacionação pelos quatro autores da ousadia em querer alcançar a totalidade — por esta noção se colocando em causa o próprio sentido negativo de crise; a outra linha, regida pela noção segundo a qual poderemos compreender melhor o modo como Pessoa, Sá-Carneiro, Almada e Ferro encaram o homem de excelência, um homem com qualidades e objetivos superlativos. Procurou-se, então, ver de que forma atestam, cada um a seu modo, uma preocupação fundamental: condicionar a representação da crise do sujeito pela instauração de um outro nível de integração estética, isto é, um nível capaz de os conduzir à representação que de si fazem enquanto sujeitos marcados pelo “ardente desejo de totalidade”. A partir daqui, são sistematizados princípios e estratégias de incidência estético-literária que permitem perceber melhor a problemática deste sujeito de exceção, cuja obra permanecerá… o mesmo que Almada Negreiros diz ter as qualidades para “influenciar milhões” e “construir civilização”; o mesmo, afinal, que cada um dos quatro autores (tácita ou explicitamente) considera ser. Em que termos aquela totalidade tantas vezes almejada por cada um deles se relaciona com a dimensão afirmativa da crise do sujeito é, portanto, o que pretende nesta tese, em última instância, demonstrar — o que permitiu, só depois, retirar a ilação final. Essa ilação aponta para uma noção segundo a qual o sujeito pode transcender qualitativamente qualquer motivação ou circunstância que determine a produção ou o perfilhamento de uma mensagem literária dependente de uma conceção desassossegada. E se se legitimar o intuito de empenhamento em consonância com essa transcensão, convalida-se o sentido estético, inteligível no plano das sugestões teóricas, que outorga a articulação orgânica entre uma plangente negatividade e um fulgente triunfalismo. E justamente porque também se analisou de que forma Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e António Ferro se ocuparam da interação negatividade / triunfalismo, pudemos inferir que, em muitos dos seus textos, prevalece colateralmente a noção de que a ideia de plenitude (ou estética, ou literária, ou identitária) se pode afinal encontrar no entusiasmo depositado por cada sujeito no propósito de com essa plenitude conviver.
- Múltiplas vozes sobre a construção do individual e do social no teatro para criançasPublication . Bastos, Glória; Marques, Maria Emília RicardoPrimeiro trabalho sobre o teatro para crianças em Portugal, na vertente de literatura dramática, este estudo pretende dar a conhecer uma área da cultura e da literatura portuguesas que tem permanecido na penumbra. Tratando-se de textos dramáticos, escritos para crianças, estamos perante duas características singulares que simultaneamente suscitam algumas questões e sugeriram caminhos a percorrer. Assim, poderemos colocar o problema de como é que o dispositivo enunciativo particular ao texto dramático, onde deparamos com um discurso / diálogo duplo (interior e exterior ao texto), se constrói tendo em atenção um destinatário específico, com características (psicológicas, linguísticas, etc.) não menos específicas. Outro ponto de problematização situa-se na forma como a tentação/tendência pedagógica e/ou moralizante que a literatura destinada aos mais novos tem revelado se poderá articular, em cada época, e de acordo com os núcleos culturais e ideológicos predominantes (ou não), com esse mesmo dispositivo Tudo isto introduz-nos, pois, numa multiplicidade de "vozes" e de "diálogos" – os internos e os externos às obras – que são examinados neste estudo. O trabalho organiza-se em redor de três momentos/tempos históricos que percorrem a totalidade da produção dramática para crianças, desde o final do século XIX até à atualidade. No percurso histórico e crítico que é traçado, identificam-se e analisam-se correntes e finalidades de escrita, interações culturais e literárias bem como as dominantes temático-estilísticas mais marcantes. Neste sentido, até ao final da Primeira República destacam-se os conjuntos temáticos centrados em torno dos núcleos família, escola e pátria. No período do Estado Novo a literatura dramática para crianças alinha com uma visão conservadora e imobilista da sociedade, emergindo, todavia, alguns elementos de inovação, nomeadamente com a programação desenvolvida no Teatro de D. Maria II pela Companhia de Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro. Com o 25 de Abril de 1974, a literatura para os mais novos ganhou novos contornos e o teatro para crianças desenvolveu vertentes renovadas, tanto em termos temáticos como comunicativos. Lança-se ainda, nesta história e crítica do teatro para crianças, um olhar mais atento a estruturas e autores representativos de cada período analisado: Rita Chiappe Cadet, que escreve os primeiros textos dramáticos publicados para a infância; António Couto Viana, responsável pelo Teatro da Mocidade e depois pelo Teatro do Gerifalto (1956-1973); e finalmente, António Torrado, um dos autores mais consistentes no panorama atual do teatro para os mais novos.
- O poder e o desejo: o ensino da literatura a estrangeiros na universidadePublication . Sequeira, Rosa MariaEsta investigação é uma abordagem renovada sobre os problemas da interpretação literária e o ensino de línguas estrangeiras a nível universitário. Centra-se no processo interpretativo e no estudo da interação dos leitores com os textos neste contexto, explorando as causas das dificuldades na interação com os textos literários, a variedade de leituras ou o grau de concordância entre as leituras feitas pelos estudantes, bem como os efeitos do contexto institucional sobre a interpretação. A investigação inscreve-se num modelo pragmático e numa conceção nova da situação interpretativa, considerando não apenas a interação texto-leitor mas também as relações de poder próprias do contexto institucional. Embora considerando a interpretação em contexto institucional um ato social que faz parte do jogo social e envolve atores sociais, esta nova abordagem não deixa de considerar também as teorias clássicas da interpretação que pretende complementar. O 1º capítulo tem em conta as abordagens tradicionais do texto literário nos métodos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, desde o Método de Gramática e Tradução até outros mais recentes como a Abordagem Comunicativa e a sua ênfase na interação real. O 2º capítulo considera o papel das teorias da receção e da investigação empírica para o ensino da literatura e para uma conceção de ensino centrada no estudante e baseada na experiência. O 3º capítulo fundamenta o inquérito a dois grupos de estudantes universitários, considerando a vertente dos leitores, dos textos e da situação interpretativa institucional e assumindo a similaridade entre a aprendizagem de uma língua estrangeira e a leitura literária. Os dois últimos capítulos constituem um estudo exploratório, compreendendo a leitura literária e as questões que envolvem a interculturalidade. A literatura convoca competências como a abertura, a flexibilidade e a suspensão do julgamento prematuro que também estão presentes na competência comunicativa intercultural. Práticas de leitura e modos de interação com a obra literária em língua estrangeira em diferentes contextos nos dois grupos de estudantes são analisados e comparados.
- Promoção da língua portuguesa no mundo : hipótese de modelo estratégicoPublication . Silva, Mário Filipe da; Marques, Maria Emília Ricardo; Sequeira, Rosa Maria; Grosso, Maria José ReisSucessivos Governos, Organizações Governamentais e responsáveis desses Governos e Organizações têm apresentado até ao presente e de forma veemente e repetida uma sistemática ligação da língua portuguesa não só à identidade nacional como também a uma forma de reconhecimento internacional ligada a uma visão mais ampla, geolinguística e geopolítica de uma Lusofonia, capaz de agir de forma concertada conforme ao exemplo de outros blocos político-linguísticos, como o Francófono, o Espanófono ou o Anglófono, por forma a promover o uso alargado da língua portuguesa como língua internacional e o desenvolvimento económico e social dos países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Este trabalho é um estudo sobre a indissociável relação entre as reiteradas afirmações constantes no discurso oficial e nos documentos legais que as suportam no que respeita à promoção e difusão do uso da Língua Portuguesa quer como Língua Estrangeira (PLE), quer na promoção do seu uso nas Organizações Internacionais de que Portugal, os Países de Língua Portuguesa ou de Língua Oficial Portuguesa fazem parte. Este discurso oficial sobre a língua e a documentação legal que a suporta, que surge sempre apresentado como uma prioridade política e como desígnio nacional, impõe a necessária confrontação entre a afirmação daqueles propósitos e a realidade da política de língua implementada de facto, ou seja, a forma como esse desígnio nacional é levado à prática pelo Estado e, logo, pelos governantes que agem em seu nome e definem esta política de língua externa ao longo de um período de cerca de 30 anos de democracia em que este estudo se centra.