Browsing by Author "Schlemmer, Eliane"
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- Acompanhamento e avaliação da aprendizagem na educação híbrida e educação onlife: perspectiva cartográfica e gamificadaPublication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. AntónioO artigo discute e problematiza o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem no âmbito da Educação Híbrida e Educação OnLIFE, evidenciando a construção destes conceitos. O objetivo da pesquisa é apresentar e discutir uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, desenvolvida a partir de elementos presentes no método cartográfico de pesquisa intervenção e elementos presentes na gamificação. Os resultados apontam o potencial do desenho para provocar deslocamentos na forma como os professores compreendem a avaliação e, para instigar processos metacognitivos e tomada de consciência sobre o processo de aprendizagem.
- Ampliando conceitos para o paradigma de educação digital OnLIFEPublication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. AntónioA sociedade hiperconectada que vem se potencializando, a partir do desenvolvimento de tecnologias digitais em rede, tem exigido movimentos disruptivos em diferentes contextos do viver e do conviver em suas distintas dimensões. O campo da educação, principalmente, devido à pandemia do COVID-19 que impossibilitou a continuidade do desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em contexto de sala de aula física, pela exigência do isolamento físico, viu-se forçado a usar tecnologias digitais, em rede, a fim de viabilizar a continuidade de seus processos. Essa situação emergencial evidenciou a necessidade de discutir e clarificar diferentes conceitos, tais como o de ensino remoto emergencial, ensino a distância, educação a distância, educação online, educação aberta, educação digital, entre outros, trazidos por Moreira e Schlemmer (2020). Assim, na continuidade da apresentação desses conceitos e, com o intuito de ampliar e adensar a compreensão, bem como identificar o potencial de cada um deles no contexto do hibridismo e da multimodalidade na educação, irão ser analisados neste texto os conceitos de mobile learning, pervasive learning, ubiquitous learning, immersive learning, gamification learning, game based learning, entre outros. Assim o nosso objetivo principal com este texto, de cariz eminentemente teórico, é contribuir com elementos que possibilitem a reflexão, auxiliando professores e gestores na superação de desenhos educacionais baseados na transposição de metodologias e práticas do ensino presencial na geografia física para uma educação digital em rede e na construção de desenhos disruptivos para uma educação OnLIFE
- Aprendendo em rede “na” e “com” a cidade: diálogos entre Portugal e BrasilPublication . Oliveira, Lisiane Cézar de; Schlemmer, Eliane; Moreira, J. AntónioA aprendizagem nas cidades está associada com uma política global orientada para aprendizagem em rede, promovida pela UNESCO, que elaborou o conceito de Learning Cities. Neste sentido, o projeto de pesquisa brasileiro, “A Cidade como Espaço de Aprendizagem: Práticas Pedagógicas Inovadoras para a Promoção da Cidadania e do Desenvolvimento Social Sustentável” tem por objetivo propor elementos que possam subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o Ensino Fundamental (6o ao 9o Ano) e para a Formação Docente. Já em Portugal, e seguindo o exemplo de boas práticas, surge o projeto “Open education and innovative practices - the city becomes @ learning space”, que pretende fazer uma ligação entre o conhecimento e a investigação no Ensino Superior e a atividade docente em Escolas Básicas (2o Ciclo de escolaridade). Em fase de elaboração e candidatura ao Programa europeu Erasmus+, este projeto apropria-se dos territórios educativos dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta de Portugal.
- Assessment and tracking of learning activities on a remote computer networking laboratory using the Inven!RA ArchitecturePublication . Grilo, Ricardo; Baptista, Ricardo; Schlemmer, Eliane; Gütl, Christian; Beck, Dennis; Coelho, António; Morgado, LeonelAssessment and tracking of activities in non-traditional contexts, such as immersive environments, is a complex and timeconsuming process for instructors. This limits the widespread adoption of immersive environments, since the consequences of those constraints are lack of awareness for orchestration of learning, and lack of elements for assessment. The Inven!RA architecture proposes tackling this problem by collecting status and outcome analytics from multiple immersive activities into a single learning plan, where they are mapped to learning objectives. This enables the creation of learning dashboards for instructors and students, to support their awareness and assessment, enabling learning orchestration and self-regulation of learning. We present an implementation of the Inven!RA architecture in a platform linked to a remote computer networking laboratory, exemplifying how the architecture can achieve its purported goals.
- Conectakatching: as práticas pedagógicas no paradigma da Educação OnlifePublication . Schuster, Bruna Elisa; Schlemmer, ElianeA sociedade vive uma transformação acelerada, impulsionada pelo avanço tecnológico digital e o advento de hiperinteligências. É fundamental que a Educação discuta o desenvolvimento de práticas pedagógicas neste contexto. A partir dos conceitos de Aprendizagem Inventiva (Kastrup, 2001, 2015) e Ato Conectivo Transorgânico (Di Felice, 2017), o artigo problematiza “como desenvolver práticas pedagógicas na perspectiva do Paradigma da Educação OnLIFE”. O objetivo é desenvolver, na perspectiva da co-criação, práticas pedagógicas simpoiéticas, inventivas e gamificadas no contexto da Educação OnLIFE. O processo de cocriação foi acompanhado pelo Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção. O percurso envolveu as etapas: retomada dos elementos presentes em ações da Rede ConectaKaT; oficinas de Metaverse e Roblox; desenvolvimento da narrativa gamificada; elaboração dos materiais físicos e vivência da ação. Nas análises emergiram pistas sobre: a visão ecossistêmica do mundo, a cultura/história dos lugares, os processos colaborativos e cooperativos e a ampliação da experiência do habitar com Realidade Aumentada. Evidenciou-se a potência do desenvolvimento de práticas pedagógicas que conectam humanos e não humanos num percurso de invenção, a partir da problematização do mundo, no tempo presente. Essas práticas implicam a hibridização de tempos, espaços, tecnologias, presenças e modalidades, contribuindo para a formação em contextos ecologicamente conectados.
- A consciência do professor na orquestração de atividades de aprendizagem em movimento: uma prática gamificada móvel inventivaPublication . Lima, Claudio Cleverson de; Morgado, Leonel; Schlemmer, ElianeOs espaços contemporâneos desafiam constantemente o setor educacional a ressignificar epistemologias e práticas que promovam a aprendizagem emancipatória e cidadã. Nessa reconfiguração, a aprendizagem em movimento apresenta potencial pedagógico nos aspectos físico e no desenvolvimento de habilidades interpessoais, mas apresenta desafios no acompanhamento desse processo em espaços geográficos amplos e fora do alcance visual do professor. A prática pedagógica gamificada móvel inventiva MOBinvent é analisada enquanto estudo de caso para compreender como aspectos relevantes dessas atividades em movimento permitem ao professor tomar consciência do que ocorre no processo. Elementos de prova das unidades de análise constituem cadeias de evidências a respeito das proposições e explicitam quais aspetos contribuem para que essa consciência seja maior nas atividade acompanhadas pelo professor, face às atividades realizadas por estudantes sem acompanhamento. Esta explicitação poderá orientar desenvolvimento futuro de instrumentos tecnológicos de apoio à colmatação deste diferencial, proporcionando maior liberdade e assertividade na orquestração pedagógica.
- Desafios contemporâneos e a emergência da educação OnLIFEPublication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. António; Di Felice, MassimoOs textos que compõem esse livro analisam os desafios da educação contemporânea a partir de um específico ponto de partida: a introdução das ecologias informatizadas nas práticas pedagógicas e a consequente obsolescência das salas de aula, das formas exclusivamente presenciais físicas produzidas pelas arquiteturas feitas de tijolos, de parede, de cadeiras e de portas. Hoje, não necessariamente aprender coincide com um ir até um lugar, mas assume o significado principal de um outro tipo de deslocação que não está relacionado com os espaços físicos, mas sim, com um outro tipo de sair, com uma outra forma de afastamento, aquele que nos possibilita começar um processo de heteronomia e de metamorfose. Do conjunto destes contributos resulta um menu de possibilidades e um conjunto de abordagens concetuais e empíricas reportadas a aspetos distintos no domínio do ensinar e do aprender OnLIFE. Trata-se, pois de uma obra com a qual pretendemos promover uma reflexão aprofundada nesta área, esperando que o produto deste trabalho, para além de constituir uma síntese de alguns estudos realizados pelos autores, neste domínio, possa contribuir, de forma útil, para um alargamento do conhecimento neste domínio emergente
- Do ensino remoto emergencial ao HyFlex: um possível caminho para a educação OnLIFE?Publication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. AntónioO Ensino Remoto Emergencial, as Aulas Simultâneas e o Modelo HyFlex representam opções pedagógicas construídas durante a pandemia da Covid-19. Estas propostas situam-se ao nível da solução de problemas, cuja resolução emerge da atenção à vida pragmática, o que implica criatividade. Nesse movimento, um novo nível de atenção é necessário, uma atenção suplementar, o que contribui para a invenção de problemas e onde se potencia a Educação Híbrida e emerge a Educação OnLIFE. O objetivo deste artigo, de natureza eminentemente teórica, último da trilogia “Paradigma de Educação OnLIFE”, é discutir as principais abordagens educacionais desenvolvidas em tempos de pandemia e a emersão de um paradigma educacional em que não exista distinção entre offline e online, e em que as tecnologias digitais e as redes não sejam encaradas como ferramentas, mas como forças ambientais que afetam a nossa autoconceção, as nossas interações e como ensinamos e aprendemos.
- Ecossistemas de inovação na educação na cultura híbrida e multimodalPublication . Schlemmer, Eliane; Moreira, J. AntónioO tema da pesquisa foi a educação na cultura híbrida e multimodal, considerando o princípio da simetria ou ontologia plana, proposta por Bruno Latour, numa perspectiva epistemológica reticular, conectiva e atópica, a partir de Massimo Di Felice. Essa pesquisa deu continuidade à trajetória de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq e ampliou a tecnologia-conceito Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal, propondo alargar e aprofundar a compreensão do lugar dos polos/ambientes profissionais, enquanto espaços de aprendizagem, na concepção e design de cursos, tendo em vista o parecer CNE/CES No: 462/2017 e a portaria MEC/CAPES No 275/2018. O problema de pesquisa foi assim expresso: Como a cultura híbrida e multimodal contribui para conceber e desenhar cursos, enquanto ecossistemas de inovação na educação, tendo como pressuposto uma epistemologia reticular, conectiva e atópica? O objetivo principal consistiu em construir uma proposta orientadora para conceber e desenhar cursos híbridos e multimodais, enquanto ecossistemas de inovação, que contemplasse metodologias inventivas e práticas pedagógicas agregativas, transcendendo o espaço físico das instituições educacionais para os polos/ambientes profissionais. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Virgínia Kastrup. Como instrumentos e materiais fez uso dos documentos que regulamentam a Educação a Distância (EaD) no Brasil e em Portugal, modelo de EaD e projetos de cursos desenvolvidos pela Universidade Aberta (UAb) registros de metodologias e práticas desenvolvidas pela UAb e pelo GPe-dU e entrevistas semi-estruturadas. Entre os principais resultados da pesquisa estão: a construção teórico-metodológica orientadora para a concepção e desenho de cursos; a proposição de um framework para subsidiar esse desenho; a identificação de elementos que contribuem para o desenho da plataforma tecnológica para suportar cursos híbridos e multimodais (um dos objetivos e entregas do PRINT – Transformação Digital e Humanidades), o aprofundamento das relações entre a UNISINOS e a UAb e, a co-criação de uma preoposta de curso híbrido e multimodal (Mestrado Profissional Educação e Transformação Digital – MP e-TraDi)e; publicações científicas em periódicos e eventos.
- Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovaçãoPublication . Schlemmer, Eliane; Morgado, Leonel; Moreira, J. AntónioAs transformações digitais têm provocado alterações na Educação, mas ainda não disseminadas. A compreensão da natureza, limites e potencialidades dessas transformações, exige um repensar das epistemologias e das teorias de aprendizagem. Propomos um quadro de interpretação dessas alterações, que encara o ensinar e o aprender enquanto percursos que se coengendram num habitar e co-habitar cada vez mais atópico, em contextos híbridos e multimodais. Por meio desse quadro, é possível compreender a transformação digital na Educação enquanto deslocamento disruptivo num espaço-tempo de interações ecossistêmicas de inovação. Este quadro de interpretação nasce do cruzamento das contribuições de Di Felice sobre os movimentos epistemológico do processo de digitalização que nos leva a uma nova condição habitativa, pós-urbana e atópica, originando epistemologias reticulares; e da perspectiva dos ecossistemas educacionais como sistemas vivos e cognitivos de Capra, Latour e Di Felice, onde se conectam diferentes ecologias, para além das humanas.
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