Ciências da Informação / Information Sciences
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Browsing Ciências da Informação / Information Sciences by Author "Bastos, Glória"
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- Access to Open Educational Resources during the Pandemic: the case of the OER Community in the Portuguese Open University RepositoryPublication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena; Novo, AnaThe COVID-19 pandemic that affected the world in 2020 and 2021, imposed important changes in teaching and learning processes in many institutions, notably in Higher Education. During this period teachers and students had to access online quality resources which increased the importance of Open Educational Resources (OER). Universidade Aberta (Portuguese Open University) is the only university, in the Portuguese higher education context, that includes in its institutional repository an autonomous OER community. It was considered of particular interest to analyse access to resources made available in the OER community during the pandemic, verifying whether this scenario had an influence on access and download numbers. Results show that the number of OER archived in the repositories has been growing, but the most relevant difference is between years 2018 and 2019. During the analyzed two years of the pandemic (2020 and 2021) the number of new deposits had remain stable, but the number of these resources’ downloads is very significant showing an increase during the pandemic period. We conclude that this increase in use should be considered a valid argument to justify more internal actions to support the strengthening of the OER collection at the UAb, especially in the scientific areas with fewer deposits.
- Aprender em ambientes digitais : a Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação na Universidade AbertaPublication . Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelNesta comunicação pretende-se analisar e comentar as potencialidades de uma experiência de ensino em e-learning, no âmbito de uma oferta formativa de 1.º ciclo na área das Ciências da Informação e Documentação (CID). Trata-se de um curso oferecido pela Universidade Aberta de Portugal (UAb), e que foi concebido com base num Modelo Pedagógico Virtual próprio (MPV®). Este modelo foi criado tendo em conta as oportunidades proporcionadas pela formação online e pelos desafios da educação em rede, explorando de forma pedagógica os recursos digitais e as funcionalidades da plataforma Moodle. Assente numa comunicação essencialmente realizada de forma assíncrona, o modelo aplicado adequa-se de forma particular a estudantes que, inseridos no mercado de trabalho, se veem impedidos de frequentar uma formação superior presencial. Por outro lado, a conceção do curso teve em conta uma auscultação do mercado e a identificação de necessidades concretas de formação de um público que, já se encontrando a desempenhar funções em unidades de informação, não possuía formação de nível superior em CID. Tomando como referente este contexto, em termos metodológicos procedeu-se a uma apreciação reflexiva do curso. Essa análise incidiu sobre o plano curricular, a sua configuração no âmbito do MPV, e um conjunto de dados quantitativos que foram recolhidos ao longo do percurso desenvolvido, nomeadamente através de um inquérito de satisfação aplicado anualmente aos estudantes. Do exame efetuado é possível concluir que esta oferta formativa, que constituiu simultaneamente um desafio para a UAb e uma oportunidade para um grupo específico de profissionais da informação, explorou de forma consequente as potencialidades oferecidas por este sistema de e-learning e pelos recursos digitais.
- Boas práticas para a produção de documentos de texto acessíveisPublication . Manuelito, Helena; Silva, Maria de Fátima; Nunes, Margarida; Bastos, Glória
- Effects of a virtual learning environment on librarian's information literacy and digital literacy competencesPublication . Novo, Ana; Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelThe continuing professional development of librarians is a requirement imposed by the permanent progress of the knowledge society. In this context, Universidade Aberta (Portuguese Open University) offers a post-graduate course in Library and Information Sciences for librarians. Being an elearning course based on a Learning Management System (LMS), it is expected that the course not only develops information literacy (IL) and digital literacy (DL) skills but also allows for the deepening of these skills due to the learning environment itself. The aim of this study was to analyze students’ perception in relation to their competences in IL and DL and the articulation between their development and the virtual learning context. The adopted methodology was a case study, through the application of a questionnaire, to students from the 2012 to 2015 editions of the course. The results show that at the end of the course, students consider having significantly improved their IL and DL skills, which directly influences their daily work practices.
- Evidências e reflexões sobre utilização de recursos educacionais abertos em contexto de pandemiaPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19 se refletiu no aumento do interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA) disponibilizados pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). Para percecionar a existência de padrões de utilização, antes e depois do período pandémico, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do repositório institucional da UAb, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA. O trabalho apresenta ainda uma reflexão acerca da contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica. A análise dos dados estatísticos descritos de modo comparado permite-nos evidenciar a relevância que o Repositório assume para aumentar a visibilidade das coleções e o seu impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional.
- Formar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta PortuguesaPublication . Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelPretende-se com este artigo apresentar a experiência da Universidade Aberta portuguesa no que respeita à formação de profissionais da informação em ensino a distância na modalidade de e-learning. Focam-se algumas questões decorrentes da implementação do processo de Bolonha, articuladas com a concepção de um modelo pedagógico virtual. O modelo da Universidade Aberta assenta em quatro linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interacção e o princípio da inclusão digital. Estas quatro vertentes nortearam o design dos cursos e uma prática pedagógica que pretende corresponder aos anseios dos estudantes e às necessidades da sociedade. Através da aplicação de um questionário aos estudantes do 1.º curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, recolheram-se informações e apreciações relativas a dois grandes eixos: a aplicação do modelo pedagógico virtual e a pertinência social e profissional do curso. Os resultados obtidos revelam uma visão bastante positiva sobre as duas dimensões em análise, confirmando as perspectivas que em termos internacionais têm sido apontadas para a já apelidada terceira geração na pedagogia da educação a distância.
- Information literacy in portuguese school libraries: a longitudinal study of master degree dissertationsPublication . Novo, Ana; Bastos, GlóriaSince the beginning of the 21st century, a rapid growth in access to information and communication technologies has been observed in Portugal, as well as in other European countries. School libraries (SL) and teacher librarians (TL) play a fundamental role as they have been increasingly considered by school communities as an essential resource for developing information literacy (IL) competences. The methodology for this study was a meta-analysis of the results of a body of master dissertations, completed between 2007 and 2017, at Universidade Aberta, Portugal. A first group of the analysed dissertations indicated that in general, TL misunderstood the concept of IL, were still not aware of its importance and most of their work was still related to traditional library activities. In more recent years we have identified some important improvements in Portuguese SL and in research studies and evidence of that progress is shown.
- Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertasPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) tem vindo a assumir um papel de destaque nos novos cenários relacionados com a inovação em educação. Perante a necessidade de se ampliar o acesso a educação de qualidade com custos reduzidos, os REA surgem como uma alternativa, e a comunidade académica evidencia uma crescente sensibilização para a incorporação desta tipologia de recursos nas suas práticas educativas. Neste contexto, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) destaca-se, no panorama do ensino superior português, por ser a única instituição que tem no seu repositório institucional – Repositório Aberto, uma comunidade específica para a disponibilização de REA, garantindo a facilidade na localização e a confiança na qualidade dos conteúdos. Simultaneamente, no âmbito da estratégia de educação aberta, através da iniciativa AULAbERTA, a UAb desenvolve um conjunto de práticas que permite associar aos REA, disponibilizados no Repositório Aberto, a descrição e a ligação a contextos concretos de uso. Neste artigo, para além da contextualização deste projeto, descrevem-se as estratégias e as metodologias que estão a ser seguidas bem como os resultados obtidos no que se refere aos recursos educacionais inseridos em percursos de exploração pedagógica reais. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o modo como, na estrutura da UAb, os diferentes elementos, atores e estruturas se integram e articulam no âmbito deste ecossistema.
- Media and information literacy in portuguese school libraries: a longitudinal study with elementary school studentsPublication . Bastos, Glória; Novo, AnaThe evaluation process of school libraries, developed by the Portuguese School Libraries Network, has been carried out through the application of a self-evaluation model. The instrument used by teacher librarians is based on a set of elements, including the collection of data through questionnaires applied to students of different schooling levels. In this study we examine the responses obtained through the questionnaires applied in that context, to students from the Portuguese districts of Évora, Leiria, Setúbal and Vila Real, in the years 2015, 2017 and 2019. The analysis is focused on activities related to MIL, verifying the incidences and contrasts in the dimensions studied in the observed universe. The self-evaluation Reports from 2019 are also analysed, mainly the strengths and weaknesses pointed out by teacher librarians. Considering students’ responses, the results show several gaps in the work carried out by libraries, especially in the 1st cycle of basic education, and in activities more related to an active attitude on the part of students in the use of digital resources.
- Parents and the school library: a longitudinal studywith elementary schools in PortugalPublication . Bastos, Glória; Novo, AnaThis longitudinal study investigates parental involvement in school libraries (SL) across four regions in Portugal, examining data from 2015, 2017, and 2019. It explores how parents engage with SL initiatives, particularly in reading promotion, and evaluates their perceptions of the SL’s role in academic success. The study highlights disparities in parental engagement across different regions and underscores the importance of effective communication and collaboration between parents and SLs. The findings reveal that enhanced parental involvement positively impacts students' learning outcomes, emphasizing the need for inclusive practices to foster stronger school-community ties.