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Abstract(s)
Pretende-se com este artigo apresentar a experiência da Universidade Aberta portuguesa no que respeita à formação de profissionais da informação em ensino a distância na modalidade de e-learning. Focam-se algumas questões decorrentes da implementação do processo de Bolonha, articuladas com a concepção de um modelo pedagógico virtual. O modelo da Universidade Aberta assenta em quatro linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interacção e o princípio da inclusão digital. Estas quatro vertentes nortearam o design dos cursos e uma prática pedagógica que pretende corresponder aos anseios dos estudantes e às necessidades da sociedade.
Através da aplicação de um questionário aos estudantes do 1.º curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, recolheram-se informações e apreciações relativas a dois grandes eixos: a aplicação do modelo pedagógico virtual e a pertinência social e profissional do curso. Os resultados obtidos revelam uma visão bastante positiva sobre as duas dimensões em análise, confirmando as perspectivas que em termos internacionais têm sido apontadas para a já apelidada terceira geração na pedagogia da educação a distância.
Description
Keywords
Bibliotecas Ciência da informação Formação superior em e-learning
Pedagogical Context
Citation
Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel - Formar profissionais de informação [Em linha] : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa. In Belluzzo, Regina Celia Baptista; Feres, Glória Georges, org. - "Competência em informação : de reflexões às lições aprendidas". São Paulo : FEBAB, 2013. ISBN 978-85-85024-06-2. p. 111-126