Publication
Formar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa
dc.contributor.author | Bastos, Glória | |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2014-04-16T09:39:59Z | |
dc.date.available | 2014-04-16T09:39:59Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Pretende-se com este artigo apresentar a experiência da Universidade Aberta portuguesa no que respeita à formação de profissionais da informação em ensino a distância na modalidade de e-learning. Focam-se algumas questões decorrentes da implementação do processo de Bolonha, articuladas com a concepção de um modelo pedagógico virtual. O modelo da Universidade Aberta assenta em quatro linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interacção e o princípio da inclusão digital. Estas quatro vertentes nortearam o design dos cursos e uma prática pedagógica que pretende corresponder aos anseios dos estudantes e às necessidades da sociedade. Através da aplicação de um questionário aos estudantes do 1.º curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, recolheram-se informações e apreciações relativas a dois grandes eixos: a aplicação do modelo pedagógico virtual e a pertinência social e profissional do curso. Os resultados obtidos revelam uma visão bastante positiva sobre as duas dimensões em análise, confirmando as perspectivas que em termos internacionais têm sido apontadas para a já apelidada terceira geração na pedagogia da educação a distância. | por |
dc.identifier.citation | Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel - Formar profissionais de informação [Em linha] : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa. In Belluzzo, Regina Celia Baptista; Feres, Glória Georges, org. - "Competência em informação : de reflexões às lições aprendidas". São Paulo : FEBAB, 2013. ISBN 978-85-85024-06-2. p. 111-126 | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-85024-06-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3081 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | FEBAB | por |
dc.relation.publisherversion | http://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_re | por |
dc.subject | Bibliotecas | por |
dc.subject | Ciência da informação | por |
dc.subject | Formação superior em e-learning | por |
dc.title | Formar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | São Paulo, Brasil | por |
oaire.citation.endPage | 126 | por |
oaire.citation.startPage | 111 | por |
oaire.citation.title | Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas | por |
person.familyName | Bastos | |
person.familyName | Vasconcelos | |
person.givenName | Glória | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 7A18-34B1-BF8D | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1432-225X | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6737-0055 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57073135900 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | 7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b | |
relation.isAuthorOfPublication | 1ed5db5c-d09e-470a-a3d5-e01d55b393c4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b |