Repository logo
 
Publication

Formar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa

dc.contributor.authorBastos, Glória
dc.contributor.authorVasconcelos, Ana Isabel
dc.date.accessioned2014-04-16T09:39:59Z
dc.date.available2014-04-16T09:39:59Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractPretende-se com este artigo apresentar a experiência da Universidade Aberta portuguesa no que respeita à formação de profissionais da informação em ensino a distância na modalidade de e-learning. Focam-se algumas questões decorrentes da implementação do processo de Bolonha, articuladas com a concepção de um modelo pedagógico virtual. O modelo da Universidade Aberta assenta em quatro linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interacção e o princípio da inclusão digital. Estas quatro vertentes nortearam o design dos cursos e uma prática pedagógica que pretende corresponder aos anseios dos estudantes e às necessidades da sociedade. Através da aplicação de um questionário aos estudantes do 1.º curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, recolheram-se informações e apreciações relativas a dois grandes eixos: a aplicação do modelo pedagógico virtual e a pertinência social e profissional do curso. Os resultados obtidos revelam uma visão bastante positiva sobre as duas dimensões em análise, confirmando as perspectivas que em termos internacionais têm sido apontadas para a já apelidada terceira geração na pedagogia da educação a distância.por
dc.identifier.citationBastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel - Formar profissionais de informação [Em linha] : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa. In Belluzzo, Regina Celia Baptista; Feres, Glória Georges, org. - "Competência em informação : de reflexões às lições aprendidas". São Paulo : FEBAB, 2013. ISBN 978-85-85024-06-2. p. 111-126por
dc.identifier.isbn978-85-85024-06-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3081
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherFEBABpor
dc.relation.publisherversionhttp://issuu.com/necfci-unb/docs/compet__ncia_em_informa____o__de_repor
dc.subjectBibliotecaspor
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectFormação superior em e-learningpor
dc.titleFormar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSão Paulo, Brasilpor
oaire.citation.endPage126por
oaire.citation.startPage111por
oaire.citation.titleCompetência em informação: de reflexões às lições aprendidaspor
person.familyNameBastos
person.familyNameVasconcelos
person.givenNameGlória
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id7A18-34B1-BF8D
person.identifier.orcid0000-0002-1432-225X
person.identifier.orcid0000-0001-6737-0055
person.identifier.scopus-author-id57073135900
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b
relation.isAuthorOfPublication1ed5db5c-d09e-470a-a3d5-e01d55b393c4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e01b7b0-eb86-4f1e-aa03-1299802ba56b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Formar profissionais de informação.pdf
Size:
5.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: