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Ciências da Informação | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books

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  • Proposta de um código deontológico dos gestores de informação: contributos éticos e deontológicos
    Publication . Carvalho, Milena; Malheiro, Armando; Martins, Susana; Ochôa de Carvalho Telo, Paula Alexandra; Novo, Ana; Braga, Maria Inês; Estrela, Sónia; Gouveia, Luís Borges; Moscoso, Maria Beatriz
    No âmbito do paradigma pós-custodial, informacional e científico que caracteriza a Ciência da Informação, a informação, enquanto fenómeno humano e social, torna-se, atualmente, o objeto de atenção dos profissionais que, de forma mais especializada, lidam com ela. Porque a informação é omnipresente em vários suportes, a estes cabe saber geri-la de forma eficaz e não se pode pensar apenas nos profissionais mais tradicionalistas como os bibliotecários e arquivistas mas noutros mais atuais, por exemplo, os gestores de conteúdo. De forma a abranger esta e novas funções que têm e terão de acompanhar a evolução tecnológica, correspondendo às necessidades dos utilizadores da informação, sejam eles indivíduos ou organizações públicas ou privadas, a designação gestores da informação parece-nos mais abrangente e inclusiva. Para além da questão duma identificação profissional mais adequada à atualidade em constante evolução, por esse mesmo motivo, também novas competências se tornam necessárias e novas normas de comportamento profissional devem ser consideradas e integradas em Códigos de Ética, neste caso da área da Ciência da Informação (CI). Ora, tem-se verificado preocupação nacional e internacional, por parte de diversas Associações Profissionais e da IFLA sobre a importância da atualização dos códigos de ética, alguns deles obsoletos, e sobre a reflexão acerca das dimensões éticas e valores que os gestores da informação devem ter. Além disso, existem estudos com análises comparativas de diferentes códigos éticos na área ou sobre a formação ética nos cursos de Ciência da Informação, o que prova que este é um tema que tem suscitado interesse. O objetivo desta investigação é fazer uma proposta de um Código Deontológico para os Gestores de Informação, a partir de contributos do grupo de trabalho Think Tank, constituído por membros da área da Ciência da Informação, criado em 2021, e que tem vindo a refletir sobre a atualização do atual “Código de ética para os profissionais da informação em Portugal”, datado de 1999. A metodologia adotada foi uma revisão da literatura, recobrindo os temas da privacidade digital, da cidadania digital, da ética da inteligência artificial e dos dados e o seu impacto na profissão de Informação & Documentação. Os resultados da proposta correspondem à formulação de vários princípios éticos e deontológicos que o Gestor de Informação deve ter em conta no âmbito do exercício da profissão, reconfigurada pelos desafios da Inteligência Artificial generativa, o que pressupõe uma reanálise de princípios éticos e a adoção de novos comportamentos em função destes.
  • Media and information literacy in portuguese school libraries: a longitudinal study with elementary school students
    Publication . Bastos, Glória; Novo, Ana
    The evaluation process of school libraries, developed by the Portuguese School Libraries Network, has been carried out through the application of a self-evaluation model. The instrument used by teacher librarians is based on a set of elements, including the collection of data through questionnaires applied to students of different schooling levels. In this study we examine the responses obtained through the questionnaires applied in that context, to students from the Portuguese districts of Évora, Leiria, Setúbal and Vila Real, in the years 2015, 2017 and 2019. The analysis is focused on activities related to MIL, verifying the incidences and contrasts in the dimensions studied in the observed universe. The self-evaluation Reports from 2019 are also analysed, mainly the strengths and weaknesses pointed out by teacher librarians. Considering students’ responses, the results show several gaps in the work carried out by libraries, especially in the 1st cycle of basic education, and in activities more related to an active attitude on the part of students in the use of digital resources.
  • Challenges to Information Literacy Online Learning in Higher Education
    Publication . Novo, Ana; Ochôa de Carvalho Telo, Paula Alexandra
    This paper aims to synthesize debates and perspectives around the influence and impact of the digital transition. It discusses the impacts of the COVID-19 pandemic and the idea that digital maturity implies the development of a strategy to deal with complexity and a hybrid thinking to create the digital future of cultural institutions. As such, the paper is both critical and reflective. Two aspects are highlighted: a) competences, strategies and practices of information literacy in the area of digital convergence of libraries, archives, and museums; and b) forms of innovation in library and information science (LIS) Education and in new collaborative lines of action. It presents epistemological and pedagogical formats developed by Universidade Aberta and Universidade Nova de Lisboa (Portugal) with the objective of updating skills in information and digital literacy for professional profiles of emerging markets.
  • Formar profissionais de informação : desafios e possibilidades do modelo pedagógico de e-learning da Universidade Aberta Portuguesa
    Publication . Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana Isabel
    Pretende-se com este artigo apresentar a experiência da Universidade Aberta portuguesa no que respeita à formação de profissionais da informação em ensino a distância na modalidade de e-learning. Focam-se algumas questões decorrentes da implementação do processo de Bolonha, articuladas com a concepção de um modelo pedagógico virtual. O modelo da Universidade Aberta assenta em quatro linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interacção e o princípio da inclusão digital. Estas quatro vertentes nortearam o design dos cursos e uma prática pedagógica que pretende corresponder aos anseios dos estudantes e às necessidades da sociedade. Através da aplicação de um questionário aos estudantes do 1.º curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação, recolheram-se informações e apreciações relativas a dois grandes eixos: a aplicação do modelo pedagógico virtual e a pertinência social e profissional do curso. Os resultados obtidos revelam uma visão bastante positiva sobre as duas dimensões em análise, confirmando as perspectivas que em termos internacionais têm sido apontadas para a já apelidada terceira geração na pedagogia da educação a distância.