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- António PedroPublication . Coelho, Rui Pina; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelEste terceiro volume da coleção oferece uma biografia de António Pedro (1909-1966) olhada através da lupa da sua ação no teatro, em prol da transformação de um campo que tão bem conhecia. Atuou em áreas muito diversas, aqui inventariadas da seguinte forma: «Poeta, novelista, romancista, dramaturgo, tradutor, encenador, teatrólogo, cenógrafo, figurinista, diretor artístico, articulista, ensaísta, editor, pintor, escultor, ceramista, jornalista, locutor, crítico de arte, conferencista, um homem de curiosidade insaciável e perfil heteróclito, de espírito inquiridor e inquieto, que se interessou por muitas áreas e disciplinas, tais como publicidade, luminotecnia, sonoplastia ou as artes gráficas.» Mas surge também como figura de convite ao conhecimento do espaço da encenação em Portugal, onde se destacou e foi destacado pelos seus contemporâneos, mudando o rumo do teatro em Portugal no século XX. Através desta biografia, o leitor descobrirá um complexo território teatral de que António Pedro fez parte e foi ativo promotor, constituído por grupos de amadores e profissionais que tentaram renovar a cena, elevando a qualidade dos espetáculos, e por um dinâmico trabalho editorial de divulgação de teorias e tendências estéticas modernas.
- Almeida Garrett e o teatro do seu tempo: o homem e o políticoPublication . Vasconcelos, Ana IsabelO estudo do elemento histórico na obra-prima de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, através de uma análise comparativa com uma das fontes desta peça. A enquadrar esta abordagem, dar-se-á atenção específica às práticas teatrais dos anos 30 e 40 da Lisboa Oitocentista, através da exploração de iconografia da época, elucidativa de aspetos da história do teatro de então. Para melhor conhecermos a personalidade de Garrett e o seu perfil enquanto homem com uma visão estratégica invulgar, apoiar-nos-emos na correspondência que trocou com Portugal no período em que ocupou um cargo diplomático em Bruxelas. No que respeita ao conhecimento do autor, o conteúdo destas cartas encerra dados biográficos e políticos importantes, confirmando a visão moderna e avançada que Garrett tinha e que se veio a revelar, nomeadamente no papel desempenhado na restruturação do teatro em Portugal.
- O drama histórico português do século XIX ou ficções da representação histórica no tempo de Almeida Garrett (1836-56)Publication . Vasconcelos, Ana Isabel; Marques, Maria Emília Ricardo; Barata, José OliveiraO presente trabalho ocupa-se do drama histórico de temática portuguesa, publicado entre 1836 e 1856. Embora maioritariamente constituído por obras hoje consideradas “menores”, a literariedade eventualmente menos válida dos textos não impede que o seu conteúdo nos revele a forma como os dramaturgos recriaram determinados aspectos do passado nacional, no contexto político, social e cultural do chamado 1.º romantismo. Constituído o nosso corpus por 26 dramas históricos, verificamos, num primeiro momento, como é filtrado e re-apresentado o discurso histórico no plano ficcional, estudando o aproveitamento que os dramaturgos fizeram do material histórico consultado e observando de que forma este foi filtrado e trabalhado quer na construção das personagens quer na trama da obra de ficção. Num segundo momento, reflectimos sobre os textos dramáticos em si, encarando-os como uma estrutura criativa, não esquecendo que muito do seu significado reside também nas convenções dramáticas que exploram. Assim, de regresso à letra dos textos e num estudo sistemático do processo de estruturação interna das peças, sublinhamos as suas regularidades de conteúdo e de forma, para gizarmos, num capítulo final, uma tipologia dos dramas histórico da primeira metade de Oitocentos, no que diz respeito a modelos de produção. Na tentativa de avaliar a importância do drama histórico levado a cena nos palcos da capital entre 1836 e 56, efectuámos o levantamento e registo sistemático de toda a produção teatral dos teatros públicos de Lisboa, então em funcionamento: Teatro do Salitre, Teatro da Rua dos Condes, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro do Ginásio e Teatro de D. Fernando. Estes dados, compilados em Anexo (Volume II), são confrontados com críticas recolhidas em periódicos, tentando chegar-se a uma visão mais nítida do peso e do significado do drama histórico e da sua relação com outros subgéneros, na época que estudamos. Para uma melhor compreensão das relações entre o mundo teatral e o poder instituído, foi nosso interesse ainda analisar a legislação coeva e desmontar os mecanismos que presidiram à selecção dos textos representados, processo esse geralmente acompanhado pelo controlo censório exercido pelo Conservatório Real.
- Mercedes Blasco e as memórias biográficas de uma épocaPublication . Vasconcelos, Ana IsabelA história do teatro português, tal como a história da nossa cultura, é escassa em nomes no feminino, sendo normalmente ignorado o papel que as mulheres desempenharam em diversas áreas, mesmo no domínio público. No que respeita ao início do séc. XX, o conhecimento que vamos tendo da sua importância chega-nos, em parte, pela informação encerrada em memórias, algumas escritas pelo punho das protagonistas, e que, não tendo exactamente o formato da biografia, partilham alguns dos processos e perseguem os mesmos objetivos. Neste artigo, começaremos por resgatar a figura de Mercedes Blasco, (1870-1961), pseudónimo de Conceição Vitória Marques, atriz, intelectual, escritora e tradutora, através da análise de três das suas obras de teor auto-biográfico: Memórias de uma actriz (1907); Memórias de uma actriz: apreciações e críticas (1908) e Vagabunda – 1908/19 (1920). Apesar de alguns investigadores terem considerado a prática memorialista como reveladora de uma atitude de contemplação passiva, inibidora e atávica, a verdade é que esse género de textos é hoje encarado na sua dimensão testemunhal, constituindo-se como narrativas biográficas que necessariamente expõem, entre outros aspetos, referenciais culturais, indiciadores, por sua vez, de mentalidades. É essa a abordagem perspetivada neste artigo.
- O drama histórico contemporâneo de Garrett: teorias dramáticasPublication . Vasconcelos, Ana Isabel
- E-Learning e desenvolvimento profissional de bibliotecários : entre o global e o localPublication . Bastos, Glória; Vasconcelos, Ana IsabelNeste artigo apresentam-se os resultados de um estudo efetuado com os estudantes de um curso vocacionado para o desenvolvimento profissional de bibliotecários. O objetivo central consiste em analisar de que forma o modelo que foi desenvolvido, ao aliar uma vertente de reflexão teórica mais global, seguindo a modalidade de e-learning, e a aplicação local (em contexto de trabalho) de determinadas ferramentas de análise e de intervenção, corresponde às necessidades de formação destes profissionais. No estudo empírico seguiu-se uma metodologia de base qualitativa, através da aplicação de um questionário aos estudantes do curso de pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação. Os resultados obtidos revelam, entre outros aspectos, que o desenho do curso promove a criação de comunidades de aprendizagem, em que os níveis de interação e de partilha de ideias têm um peso significativo, proporcionando, segundo os inquiridos, experiências mais diversificadas e de melhor qualidade. Ressaltam ainda a importância de uma reflexão crítica, social e profissionalmente contextualizada, realizada no seio de comunidades de aprendizagem, permitindo a construção conjunta do conhecimento e aliando-se, desta forma, uma dimensão “global” com uma dimensão “local”.
- Álvaro Gonçalves, o magriço e os doze de inglaterra: um drama históricoPublication . Vasconcelos, Ana Isabel
- O teatro declamado no S. João oitocentista: uma extensão da capital?Publication . Santos, Ana Clara; Vasconcelos, Ana IsabelO presente artigo apresenta comparativamente as práticas teatrais nos teatros da Lisboa de início de Oitocentos e do Teatro de S. João do Porto, designadamente as relações com a tutela, a circulação de artistas e a partilha de repositórios.
- Bernardo Santareno | 100 anos: percursos e documentosPublication . Brilhante, Maria João; Fadda, Sebastiana; Vasconcelos, Ana IsabelEntre as várias iniciativas que a celebração em 2020 do centenário do nascimento de António Martinho do Rosário (1920-1980) – escritor que a história da literatura e do teatro conhece como Bernardo Santareno – promoveu, conta-se este livro nascido da vontade da actriz e encenadora Fernanda Lapa (1943-2020) e do desafio que lançou ao CET-Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para que o realizasse. Os tempos difíceis que vivemos por via da pandemia de Covid 19 e, sobretudo, o desaparecimento de Fernanda Lapa trouxeram ao trabalho das organizadoras alguma incerteza. Mas o projecto desenrolou-se e dois anos depois cumpre o que fora prometido, acrescentando à bibliografia produzida em Portugal e noutros países um conjunto de ensaios, artigos e depoimentos que prosseguem a nem sempre fácil reivindicação de um lugar central para a obra de Bernardo Santareno no teatro do século XX.
- Presença do discurso histórico medieval nos dramas românticos portuguesesPublication . Vasconcelos, Ana Isabel