História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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Browsing História, Arqueologia e Património | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Author "Câmara, Maria Alexandra Gago da"
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- Aparato e cenografia: a representação das artes da mesa na azulejaria do Portugal moderno (séculos XVII e XVIII)Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago daPartido de uma relação comparativa entre o universo plástico da azulejara civil portuguesa dos séculos XVII e XVIII e o modelo referencial em termos sociais e culturais da sociedade que a encomenda, encontramo-nos perante um jogo de praticas e representações sociais que nos poderá ajudar a esclarecer as razões de utilização sistemática do azulejo na arquitectura civil da época para outros fins que não exclusivamente a sua função decorativa.
- Aparato, sumptuosidade e quotidiano : o gosto rococó nas artes decorativas "em contexto" : o uso do azulejoPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daTendo como ponto de referência o azulejo rococó pretende-se nesta comunicação reavaliar e colocar a debate este período da azulejaria portuguesa, esclarecendo complementaridades ou rupturas com o barroco nas artes decorativas em território nacional e eventualmente atlântico. Tomemos algumas considerações que se enquadram na temática das artes decorativas e da cultura material em sentido lado, muito especificamente no universo da azulejaria rococó enquanto presença e agente modificador do espaço físico. Serão considerados um conjunto de programas decorativas – especificamente civis e integrados seguindo o gosto moderno da época. Tópicos para abordar: i) Circunstância: O tempo do rococó ( enquadramento , definição do conceito, chegada a Portugal, manifestações, ver Miriam ii) Ambientes , formas e as artes decorativas “ em contexto”. Conceitos e transversalidade (Ver Gonçalo V e Sousa, complexidade … iii) O uso e gosto do azulejo rococó: vivências e sociabilidades
- Azulejaria barroca na Ilha de São Miguel: temas e perspectivas de investigaçãoPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Carvalho, Rosário Salomé deTorna se incontornável reconhecer que a arte do azulejo produzido e/ou aplicado em Portugal, e também em espaço atlântico, tem, na sua relação intrínseca com a arquitectura, uma inegável originalidade. A historiografia tem vindo a destacar este aspecto, contando se, nos últimos anos, diversas abordagens que centram a sua atenção numa perspectiva integrada, entendendo o azulejo como parte de um sistema decorativo que urge ler na sua globalidade. A esta contextualização do azulejo em relação às outras artes junta se, naturalmente, a dimensão do território em que se insere.
- O azulejo na construção de ambientes do séculos XVII e XVIIIPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daUtilizado com carácter monumental e quase sem interrupções desde o século XVI, o azulejo é elemento da memória patrimonial, assumido na cultura portuguesa. São escassos os estudos sobre a evolução da utilização do azulejo em tempo longo que o abordem com um método alargado de trabalho que parta da história do azulejo como peça cerâmica integrada na arquitectura e inclua o seu papel social; preferencialmente na avaliação da sua influência no espaço do habitar barroco dos séculos XVII e XVIII, - como sabemos um vasto período onde se cruzam diferentes variantes de gosto que vão deste o proto – barroco passando por um barroco pleno, pelo rocóco, pelo pombalino até ao início do neoclassicismo - considerado como tal, um período bastante amplo com soluções e propostas decorativas muito diversas.
- A brigada de estudos e azulejaria: génese de um inventário do azulejo em PortugalPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da
- O caminho da história: um diálogo com Maria José Ferro TavaresPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daReflexos de um olhar sobre a história do mundo medieval, o de Maria José Ferro Tavares, este texto assenta numa conversa que pretende cruzar interesses pessoais, académicos e da experiência de um quotidiano de prática e ofício de historiador. A ideia de realizar uma entrevista no contexto deste livro de Homenagem prende-se não só com o contacto desde algum tempo estabelecido com a homenageada, com o sentido mais informal de descobrir e desvendar os interesses e a sólida experiência da Autora, sendo deste modo e só por si um testemunho de vida universitária e um percurso pela História Medieval em Portugal.
- A cidade virtual: um modelo de pesquisaPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da; Murteira, Maria Helena Cunha; Rodrigues, PauloA tecnologia Second Life® acrescentou-lhe um outro atributo, a imersibilidade, que é fundamental ao projecto Cidade e Espectáculo: uma visão da Lisboa pré-terramoto, na medida em que não se pretende apenas tornar visível e interactivo um discurso interpretativo da história de Lisboa na primeira metade do século XVIII, ou criar uma mais dinâmica e tecnicamente sofisticada iconografia da cidade, mas utilizar a dimensão do virtual como instrumento metodológico e estrutura da construção e da comunicação desse discurso, maximizando um dos componentes de toda a imagem e representação ocidental, o simulacro, ou seja a capacidade de projectar no mundo uma ausência física, algo de que não existe modelo a imitar, que pertence às ideias e/ou às emoções, que pode substituir “a própria realidade mediante a simulação do real”1. Deste modo, porque o virtual é o possível, o pensamento do possível2, este projecto possibilitará uma aproximação, fundamentada em critérios científicos, a uma realidade física já desaparecida através da criação do seu simulacro virtual, a Lisboa destruída pela catástrofe de 1755, cuja pesquisa tem estado limitada à relativa fragmentação e abstracção do discurso narrativo e ao formato bidimensional de mapas, desenhos e gravuras.
- Cities in the digital age: exploring the past, present and future: introductionPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago da
- Com José Augusto França: singularidades do azulejo na história da arte portuguesaPublication . Câmara, Maria Alexandra Gago daJosé Augusto França nascido em 1922 é o mais importante historiador de Arte do século XX. Autor de uma obra vastíssima, reconhecida entre nós e no contexto internacional, nela se cruzam os planos da crítica de arte, da sociologia de arte, da história, da história da arte e da história do urbanismo. Reconhecendo-lhe a sua enorme importância na Historiografia da Arte Portuguesa, os séculos XVIII, XIX e XX e também como forma de uma homenagem, decidimos organizar este texto à volta de uma breve entrevista que realizámos e 2012, mas nunca publicada. Neste contexto conversámos com José-Augusto França sobre a singularidade da arte do azulejo e do seu tempo histórico.
- Controvérsias a propósito de um teatro efémero: a real Ópera do Tejo (1752-1755)Publication . Câmara, Maria Alexandra Gago daA Real Ópera do Tejo, ou Ópera do Tejo assim como ficou conhecida, integrou apenas por seis meses a cidade de Lisboa na rede e circuito das grandes capitais europeias dotando-a de um espaço que procurou corresponder às exigências e propósitos do espetáculo lírico. O seu imprevisto e súbito desaparecimento, o relato dos testemunhos coevos, os escassos elementos iconográficos que ainda existem, assim como alguma polémica em redor da implementação desencadeiam ainda hoje um processo de reconstituição de um espaço de excelência artística, que tem sido nos últimos anos objeto de investigação pertinente e rigorosa. A nossa abordagem incidirá para além da fortuna crítica do edifício e do muito que se tem escrito sobre este espaço, nas questões da localização e implementação na cidade de Lisboa e da controvérsia registada em documentação camarária sobre a demolição de arruamentos justificada pelo alargamento de ruas para uma melhor serventia ao edifício da ópera. Interessa-nos sobretudo reavaliar com base nesta investigação documental o impacto urbanístico gerado pelo edifício na zona baixa da cidade de Lisboa, junto ao Palácio Real com a sua frente virada ao rio Tejo.