LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Livros / Books
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Livros / Books by Author "Aires, Luísa"
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- A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafios. Livro de atasPublication . Santos, Álvaro Almeida; Paulo, César Israel; Menezes, Isabel; Aires, Luísa; Figueiredo, Maria Pacheco; Abelha, Marta; Rocio, Vitor
- Centros Locais de Aprendizagem. Itinerário(s): 2007-2014Publication . Caeiro, Domingos; Costa, Adelaide Millán; Aires, Luísa; Duarte, Maria do Rosário da Cunha
- Competências digitais no séc. XXI: instrumento de autoavaliaçãoPublication . Aires, Luísa; Pereda Herrero, María Visitación; Palmeiro, Ricardo; Amante, Lúcia; Nunes, Catarina S.
- Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior: o Projecto @prende.comPublication . Aires, Luísa; Azevedo, José; Gaspar, Ivone; Teixeira, AntónioEste livro marca o termo de um ciclo de pesquisa desenvolvido por um grupo de investigadores que, em torno do projecto “@prende.com – Comunidades,Aprendizagem e Comunicação Online” (POCI/CED/59736/2004), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, explorou as dinâmicas de comunicação e relação interpessoal, os processos de aprendizagem e seus instrumentos mediadores, no contexto do ensino superior online e presencial. Assumindo-se o princípio de que a educação é uma construção cultural, no projecto “@prende.com”, foram privilegiados os seguintes objectivos: - Analisar dinâmicas identitárias e de aprendizagem em comunidades de aprendizagem online e presenciais e a sua relação com os modos de apropriação de conhecimento, no âmbito do Ensino Universitário Pós-Graduado; - Explorar estratégias e instrumentos de mediação de conhecimento, em contextos de aprendizagem online e presencial; - Desenvolver uma metodologia de análise das relações interpessoais, em âmbitos educativos. Os referenciais teóricos e metodológicos do "@prende.com" organizam-se numa matriz multidisciplinar integradora do pensamento de diferentes autores. O eixo teórico dominante emerge da teoria sociocultural, originalmente proposta por Vygotski (1986) e complementada pela abordagem dialógica da comunicação de Bakhtin (1995). A reinterpretação das obras destes autores levada a efeito por Wertsch (1993), Cole (1996), Ramírez (1995), De Pablos (1995), entre outros, impulsionou o desenvolvimento de um número relevante de investigações no campo educativo (Ramirez, 1995; De Pablos, 1995; De Pablos et al. 1999; Rebollo, 2005). Uma outra via do projecto inspira-se nas concepções de Castells (1996; 2001) e Lévy (1999) sobre sociedade-rede e digital. A complementaridade do pensamento destes autores proporcionou uma abordagem interpretativa dos processos de mediação das aprendizagens e dos percursos identitários dos estudantes no Ensino Superior.O estudo empírico realizado no âmbito do “@prende.com” privilegiou a Comunidade de Aprendizagem enquanto unidade de análise. A partir do estudo comparativo entre grupos de estudantes de Cursos de Mestrado, presenciais e online, exploram-se as dinâmicas comunicativas e relacionais que acompanham as aprendizagens nestes contextos, dando especial relevância às narrativas dos estudantes. A interpretação destas narrativas foi ampliada com a informação recolhida através da aplicação de instrumentos, como o College & University Classroom Environment Inventory – CUCEI (Fraser, 1986; Nair, 1999) e o Inventário de Identidade Psicossocial – (IIP) (Zavalloni, 1973; Zavalloni & Louis-Guerin, 1984; Lopes, 2001). A obra que o leitor tem em mãos apresenta documentos produzidos em diferentes etapas do projecto e organiza-se em duas partes. A primeira parte agrega as comunicações apresentadas nas “I Jornadas Online sobre Comunidades Virtuais de Aprendizagem” organizadas pela equipa de investigadores do “@prende.com” e promovidas na página web do projecto (www.aprende.com.pt). A segunda parte reflecte a evolução do estudo empírico realizado, incorporando três estudos interdependentes e suportados por metodologias diferenciadas. Gostaríamos, ainda, de realçar uma outra vertente que, embora não conste da presente publicação, merece destaque pelo impacto que teve no desenvolvimento do “@prende.com”: a newsletter disponível no site do projecto http://www.aprende.com.pt/gca/?id=156. Nesta newsletter adquirem especial relevância as entrevistas realizadas, por e-mail, a investigadores com um longo percurso universitário que partilham, em espaço aberto, as suas reflexões sobre os desafios que o e-learning coloca à Universidade, aos seus Estudantes e Professores.
- Do ensino de emergência à transformação digital. Livro de comunicações e posters do eLIES2021Publication . Marques, Célio Gonçalo; Nata, Ana; Rodrigues, Ana; Aires, Luísa; Cravino, JoséO presente eBook - reúne os resumos, comunicações e os posters realizadas durante o IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eLIES2021), que se realizou pela primeira vez, em formato virtual e cujo lema foi “Do Ensino de Emergência à Transformação Digital”. O eL@IES é um Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior realizado anualmente, numa parceria de 3 IES das quais, o LE@D, Universidade Aberta é permanente. No âmbito da difusão e da transferência do conhecimento, visa promover a reflexão, o debate e a troca de experiências na implementação, na organização e na aplicação de eLearning nas Instituições de Ensino Superior portuguesas. Neste enquadramento, o eL@IES 2021 permitiu perceber, reforçar e desenvolver boas práticas de colaboração e de partilha entre as equipas e as unidades de eLearning e as Instituições de Ensino Superior portuguesas.
- Educação a distância e diversidade no ensino superiorPublication . Aires, Luísa; Moura, Ana Pinto de; Seabra, Filipa; Moreira, J. AntónioOs textos desta publicação refletem, de forma aprofundada, o pensamento dos autores sobre Educação a Distância e Inovação Pedagógica e, em particular, sobre o papel das metodologias, interações e dos recursos educacionais na inclusão e participação da população adulta no Ensino Superior. Estas reflexões foram, inicialmente, apresentadas no Seminário Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior, realizado no Porto, em julho de 2014 e, posteriormente, aprofundadas para publicação no presente eBook.
- Educação a distância e elearning no ensino superiorPublication . Dias, Paulo; Caeiro, Domingos; Aires, Luísa; Moreira, Darlinda; Goulão, Fátima; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.O presente relatório documenta a trajetória inicial do estudo para um “Diagnóstico sobre o Ensino a Distância e eLearning no Ensino Superior em Portugal”, desenvolvido no âmbito do Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e eLearning, sediado na UAb (Despacho, extrato n.º 10823/2012). A crescente mobilização das Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento de oferta educativa suportada por modelos de eLearning, bem como a ausência de informação sistematizada sobre as conceções pedagógicas dos atores vinculados aos processos de gestão, desenvolvimento e coordenação de cursos em EaD e eLearning, justificaram a primeira etapa do estudo que apresentamos neste documento. A necessidade de realizar um diagnóstico sobre o EaD e eLearning nas instituições públicas de ES surge da constatação de uma grande diversidade de conceções e de práticas abrangidas por um conceito com significados e sentidos tão diversos, como é o caso do “eLearning”. Alguns registos esporádicos sobre os contextos de prática pedagógica no Ensino Superior permitem-nos observar que, atualmente, o eLearning abrange um amplo leque de variantes que vão, desde práticas ocasionais de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias digitais, até ao desenvolvimento e oferta de cursos exclusivamente online. Estas práticas não se dissociam das marcas históricas do conceito e do universo teórico que o sustenta e enraízam-se nos modelos pedagógicos e culturais das instituições de ES que as promovem, sejam presenciais ou a distância. Na primeira fase da investigação, pretendeu-se “explorar conceções pedagógicas, organizativas e tecnológicas de membros de órgãos de gestão e coordenação envolvidos no desenvolvimento e oferta de cursos em eLearning, no Ensino Superior Público”. O contexto da investigação foram as Instituições de Ensino Superior Público que, representadas pelos seus membros com funções de direção e coordenação, voluntariamente aderiam ao estudo. A informação foi obtida através de um questionário online desenvolvido para o estudo, sendo maioritariamente constituído por itens de resposta de tipo Likert. Importa salientar que a presente pesquisa constitui, tão-só, a primeira etapa de um percurso investigativo que se pretende mais amplo e aprofundado. O estudo empírico decorreu entre 28/03/2014 e 25/05/2014, tendo respondido ao questionário 26 indivíduos. De entre os 26 respondentes, é possível identificar 3 grupos: um subgrupo (maioritário) que apresenta conceções organizativas próximas do que é proposto na revisão da literatura sobre eLearning, um subgrupo com conceções próximas do Blended Learning e um terceiro subgrupo (minoritário) que parece afastar-se destas conceções, perspetivando o eLearning na sua dimensão tecnológica e reduzindo-o à mera disponibilização online de conteúdos. Há, ainda, dados que revelam contradições nas respostas a alguns itens (como conteúdos/ recursos; orientação/diretividade). Considera-se, portanto, fundamental o aprofundamento de algumas dimensões deste estudo. No que diz respeito à formação de professores, importa salientar que, de acordo com as respostas de grande parte dos respondentes, a responsabilidade do processo de formação, nesta área, recai sobre o indivíduo, aparentando a ausência da valorização institucional deste tipo de docência. Há, no entanto, IES que já incorporaram a formação de professores para a educação online na sua missão. Este aspeto salienta a necessidade de intensificar o investimento na formação pedagógica dos professores para a docência online e a urgência em ser adotada uma discriminação positiva dentro das IES no que diz respeito à formação e prática deste tipo de ensino, em instituições de ES com culturas pedagógicas presenciais. Dada a natureza exploratória deste estudo, a reduzida dimensão da sua amostra e a especificidade do instrumento de recolha de informação adotado, reitera-se a necessidade de, em futuro próximo, se perspetivar o seu aprofundamento, seja através da aplicação do questionário construído no âmbito deste estudo a uma amostra mais ampla, seja através da aplicação de metodologias compreensivas de investigação.
- Formação Avançada Integrada no LE@D 2021-2022Publication . Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria AntonietaO presente eBook – Formação Avançada integrada no LE@D 2021-2022 / Advanced training at LE@D 2021-2022 - é uma publicação que reúne os artigos escritos relativos à Formação Avançada integrada no centro de investigação resultantes da participação dos investigadores no Iº Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência. Integrado na coleção LE@D Futures - novas gerações na investigação, este eBook apresenta a produção científica realizada no âmbito da investigação em cursos de formação avançada integrados na UID, e pretende constituir uma memória da investigação concluída ou em curso. O eBook está organizado em três partes, agregando, na primeira parte, os artigos realizados sobre os pós-doutoramentos, na segunda parte, aquelas publicações realizadas em teses de doutoramento, em curso ou concluídas naquele período, e finalmente, as dissertações e projetos de mestrados. Em qualquer dos casos, apenas os artigos cujos autores nos fizeram chegar os textos para serem incluídos.
- Investigação e Inovação no LE@D: atores e projetos em 2021-2022Publication . Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta
- Literacia e inclusão digital: boas práticas em Portugal e em EspanhaPublication . Palmeiro, Ricardo; Aires, Luísa; Pereda Herrero, María VisitaciónO e-Book Literacia e Inclusão Digital: Boas Práticas em Portugal e em Espanha resulta de um amplo leque de pesquisas sobre Literacia e Inclusão Digital, em Portugal e em Espanha, identificadas pela Rede ObLID. A problemática é introduzida pelo professor García Carrasco no seu texto sobre a escola e a função dos docentes na era da Internet. As publicações estão divididas em torno a três grandes temáticas da inclusão digital. O primeiro tema está dedicado às publicações que realizam uma revisão teórica e estado da arte da inclusão digital. No segundo tema são apresentados diferentes modelos e metodologias de trabalho referentes a pesquisas já desenvolvidas. No terceiro tema são exploradas boas práticas relativas a programas de inclusão digital, tanto em Portugal como em Espanha.