Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers by Author "Abrantes, Pedro"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Experiências e trajetórias dos mestres e doutores da Universidade Aberta (2011- 2020)Publication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, OlgaO presente relatório apresenta os primeiros resultados do inquérito aos mestres e doutorados da Universidade Aberta, com base no questionário aplicado entre março e abril de 2023, abrangendo os diplomados do 2.º e 3.º ciclos, entre 2011 e 2020. Foram obtidas 431 respostas, de um universo de 1375 graduados, o que corresponde a 31% dos mestres e 44% dos doutorados. Desta forma, o Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta alarga o seu campo de análise, até ao momento centrado nas experiências e trajetórias dos licenciados da instituição, acompanhando também a estratégia da instituição para ampliar e consolidar a sua oferta pedagógica ao nível dos mestrados e doutoramentos.
- Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAbPublication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana
- Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAbPublication . Abrantes, Pedro; Carvalho, Alda; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Seabra, Filipa; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, OlgaO presente relatório apresenta os primeiros resultados da 4.ª edição do questionário aos licenciados da Universidade Aberta, aplicado em 2023 e referente à coorte que concluiu este grau de ensino entre 2019 e 2021. Todos os graduados de licenciaturas na instituição foram convidados a responder, num total de 1310 diplomados, distribuídos por 12 ofertas formativas, tendo-se obtido 490 respostas, o que corresponde a uma taxa de resposta de 35,9%. Relativamente ao perfil sociodemográfico, constatamos uma ligeira prevalência do sexo feminino (53%), que se acentua nas faixas etárias mais jovens, ainda que seja muito variável entre cursos. A idade desta população é muito heterogénea, embora exista alguma concentração numa fase intermédia da vida ativa, com ingresso na licenciatura na faixa dos 35-45 e conclusão entre os 40 e os 50 anos. A larga maioria residia em Portugal (93%), com alguma concentração na Área Metropolitana de Lisboa (38%), ainda que existam contingentes significativos em todas as regiões do território nacional. Entre os restantes (em parte, provenientes de Portugal), destacam-se a Suíça, o Reino Unido, o Luxemburgo e Angola como países de residência. Em termos educativos, 77% apresentavam o ensino secundário com habilitação literária, enquanto 12% possuíam já um título de ensino superior (maioritariamente de outra instituição). Uma proporção considerável (36%) já havia frequentado o ensino superior sem ter obtido qualquer grau.
- Prototype framework, including its rationale, development and features – in English language and partner country language versions. Deliverable 3.1Publication . Neves, Claudia; Abelha, Marta; Almeida, Ana Patrícia; Abrantes, Pedro; Jääskeläinen, Pauliina; Culshaw, Suzanne; Cazgir, Kardelen; Oganisjana, Karine; Ozols, Roland; Pažur, Monika; Petzold, Julia; Smith, Karen; Spahn, Lea; Weber, Susanne ; Woods, Philip
- Prototype guides – in English language and partner country language versions. Deliverable D3.2Publication . Neves, Claudia; Abelha, Marta; Almeida, Ana Patrícia; Abrantes, Pedro; Jääskeläinen, Pauliina; Culshaw, Suzanne; Cazgir, Kardelen; Oganisjana, Karine; Ozols, Roland; Pažur, Monika; Petzold, Julia; Spahn, Lea; Weber, Susanne ; Aladrović, Katarina; Smith, Karen; Woods, Philip
- Report case(s) Design. Report, by each partner, of their case(s) design (including ethics permission) and how it contributes to the total projectPublication . Pažur, Monika; Jääskeläinen, Pauliina; Petzold, Julia; Cazgir, Kardelen; Spahn, Lea; Weber, Susanne; Kozlovskis, Konstantins; Oganisjana, Karine; Lace, Natalja; Ozols, Rolands; Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Juliana; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro; Woods, Philip; Mpamhanga, Karen; Culshaw, Suzanne; Reeves, HannaThe purpose of this deliverable is for all partners to share their case designs, ethics permissions, and explain their contributions to the overall project goal. The project aims to create an innovative, evidence-based aesthetic and embodied pedagogical Framework that impacts the practice of education for democracy and the associated Guides to pedagogical practice that support responsive, participatory pedagogies.1 For that, the six AECED partner countries use a Participatory Action Research (PAR) design through which they co-create, trial, and analyse a prototype pedagogical Framework and four associated Guides for elementary school, secondary school, higher education, and adult/professional education. In this deliverable, we present the case design for all 19 cases, covering a wide array of institutional trialing settings to ensure a differentiated and diverse set of data for reflecting on, analysing, evaluating, and re- designing the pedagogical Framework and the practice Guides. In alignment with the research aim and overarching research questions of the project, we have formulated specific research questions for all national partners, as outlined in the methodological Framework. These questions serve as guiding principles for the cross-case analysis, ensuring that each partner's research aligns with the overall objectives and contributes to a comprehensive understanding of the project's focal areas. In the following, we will give a short overview of the case design phase that also encompasses the approval of each country's ethics commission. Both aspects will then be portrayed in the appendix.