Linguística | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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Browsing Linguística | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Author "Almeida, Carla Aurélia de"
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- O acto ilocutório de oferta em portuguêsPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base o enquadramento teórico da Análise do Discurso e da Análise da Conversação, o presente texto tem como enfoque analítico as dimensões sequenciais e interativas dos atos ilocutórios de oferta e de convite tal como eles se realizam num corpus de interações verbais do quotidiano.
- Aspectos semânticos e pragmáticos da co-construção de identidades discursivas em narrativas de experiência de vida produzidas por participantes de emissões nocturnas de rádioPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus oral constituído por interacções verbais presentes em cinco programas de rádio portugueses, realizados em período nocturno, analisaremos a organização e o funcionamento das narrativas de experiência de vida que ocorrem no discurso interactivo oral, destacando os aspectos semânticos e pragmáticos que permitem a co-construção do sentido e das identidades discursivas presentes no discurso em análise.
- Aspetos da interação online numa unidade curricular de 2º. Ciclo da Universidade Aberta: desenho de atividades e estratégias discursivas de dinamização de aprendizagens”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base o modelo pedagógico da Universidade Aberta para os cursos de segundo ciclo (Pereira; Mendes; Mota; Morgado; Aires, 2003: 39-53), procuraremos analisar exemplos práticos de trabalho nos fóruns de 2º. Ciclo numa unidade curricular de Linguística, verificando a dinâmica que se pode estabelecer entre o trabalho em fórum e o desenho de atividades formativas. Considerando que o ensino online atribui particular importância à análise entre pares (no contexto de um processo interativo que tem por base o desenho de um percurso de aprendizagem constituído por atividades formativas e feedback das atividades formativas), analisaremos de que forma o desenho de atividades formativas várias permite a dinamização da participação dos estudantes nos fóruns e a moderação dos fóruns pelo e-professor (Anderson, 2003) com o objetivo de promover aprendizagens significativas ancoradas em exemplos práticos e em experiências partilhadas. Tendo por base a relação entre a autonomia na aprendizagem (estudo independente), com a procura do conhecimento (“cognitive presence”; Garrison; Anderson, 2003), e a realização de estratégias discursivas (Gumperz, 1989) desenvolvidas pelo e-professor de dinamização de aprendizagens, analisaremos, assim, um exemplo prático da atuação do professor e dos estudantes no modo como se constrói um percurso com a constante pesquisa bibliográfica, o trabalho em fórum e o feedback relativamente às tarefas realizadas. Teremos, assim, como enfoque analítico as três linhas de força fundamentais da educação a distância: a formação centrada no estudante; a flexibilidade permitida pelas metodologias de trabalho assíncronas que promovem a reflexão crítica por força do carácter mais elaborado da interação escrita e o primado da interação. Neste âmbito, procuraremos demonstrar que o delinear de estratégias de ativação da aprendizagem (Pereira et al., 2007) tem como resultado o envolvimento dos estudantes nos processos conjuntos de análise.
- A construção do discurso em ambientes digitais: contributos para o estudo dos rituais verbais de indelicadezaPublication . Antão, Marta; Almeida, Carla Aurélia deO presente trabalho inscreve-se no âmbito da Sociopragmática (Haugh, Kádár & Terkourafi, 2021) e tem como objeto de análise um corpus de interações verbais em ambientes digitais, considerando os mecanismos linguístico-discursivos da indelicadeza verbal que ocorrem no comentário da rede social do Facebook. O estudo tem por base uma análise linguística das estratégias discursivas que configuram, por um lado, a credibilização da imagens do enunciador e, por outro lado, o modo como discursivamente se realiza o descrédito do alocutário visado. Assim, o estudo dos usos linguísticos nas redes sociais permite compreender as dinâmicas e as relações sociais que aqui se estabelecem, possibilitando o levantamento de regularidades discursivas desenvolvidas pelos seus utilizadores e a verificação do modo como a indelicadeza (Culpeper, 2013; Culpeper & Haugh, 2021, p. 315) e o discurso do ódio (Culpeper, 2021) são lexicalizados no contexto específico da comunicação mediada por computador (CMC).
- Contributos para o estudo da configuração dos rituais verbais de descortesia em programas de rádio portuguesesPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we analyse the impoliteness in interactive oral discourse, highlighting the semantic and pragmatic aspects to co-construct interactional meaning and referring the particulars face-threatening strategies that take part in the rhetoric devices of offensiveness: verbal threats, rhetorical questions, repetitions, hyperboles, irony, sarcasm and ritual insults. We also analyse the pejorative action that disqualifies the hearer and the functioning of reparatory acts, such as apologies, that occur in interactions of polemic tone.
- “(…) é um rapaz cheio de sorte, digo-lhe já (risos)”: o humor como estratégia discursiva de mitigação do conflito (potencial) em interacções verbais na rádio”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we proceed to the identification of the sequential dimensions of illocutionary acts and we study the selection, made by the participants, of the discourse strategies of humour which have laughs as a conversational resource for mitigation of potential conflict in interaction. We will analyze participant’s production of figures of enunciative distance like irony and humour in specific interaction sequences and we will verify the way these conversational devices contribute to the maintenance of the interactional order.
- “‘Eh pá, pere aí, mas pere aí um pouco...’: a dinâmica das trocas interlocutivas em interacções verbais na rádio.”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de telefonemas de ouvintes de programas de rádio em Português Europeu, são analisadas as regularidades discursivas que ocorrem no momento estrutural de abertura. Verificamos que estes telefonemas apresentam padrões prototípicos específicos que organizam sequencialmente as interacções na rádio. Analisamos ainda as variações estruturais das sequências de abertura com as respectivas ocorrências de estratégias discursivas específicas deste momento estrutural da interacção verbal. Tratar-se-á de analisar a coerência pragmático-funcional do discurso que diz respeito fundamentalmente às dimensões sequenciais dos actos ilocutórios no âmbito do modelo da Pragmática das Sequências Discursivas (Fonseca, 1992: 269).
- O ‘envolvimento conversacional’ no momento de desenvolvimento de interacções verbais na rádio: sequências de actos ilocutórios e ‘estratégias de alinhamento’ em programas de rádio específicos”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus constituído por interacções verbais presentes em cinco programas de rádio portugueses (Almeida, 2005), procederemos ao levantamento dos padrões de organização sequencial no momento estrutural de desenvolvimento da interacção: a nível local, analisaremos a selecção, operada pelos participantes, das estratégias comunicativas específicas do discurso institucional de rádio e, a nível global ou macroestrutural, estudaremos a coerência pragmático-funcional do discurso que diz respeito fundamentalmente às dimensões sequenciais dos actos ilocutórios A descrição da construção do sentido empreendida no desenvolvimento permitir-nos-á o levantamento das estratégias discursivas mais relevantes no discurso radiofónico interactivo: o par pergunta-resposta, as “estratégias de alinhamento” e os dispositivos conversacionais que denotam um forte “envolvimento conversacional” (Gumperz, 1982: 2-3; Tannen, 2001: 157) e que revelam a emoção nas interacções.
- Estratégias discursivas de mitigação na sequência discursiva de pergunta-resposta: a justificação no contexto de entrevistaPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus of narratives of life experience collected in interviews, we will analyse the question-answer sequence and the justification sequence. As a pre-sequence that prepares the act of question, anticipating possible objections from the interviewee, justification constitutes an argumentative strategy, developed by the interviewer, at the service of interactional achievement. We will also study the interviewees' answers followed by justification, specifically those at the service of the mitigation of epistemic values, representing a strategy of mitigation and softening what is being said in the propositional content of the answer, reducing the epistemic obligations of the interviewee.
- Interação discursiva : o ato ilocutório de convite/proposta em contexto de ensino/aprendizagem onlinePublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base a investigação realizada no âmbito da Pragmática Linguística e o funcionamento discursivo de atos ilocutórios de convite, de oferta e de proposta (Almeida, 1998; 2000a), procederemos à análise do modo como os fundamentos teóricos destes conceitos são operacionalizados na sala de aula virtual, sendo estes atos de discurso objeto e meio de aprendizagem em fóruns de discussão online. Analisaremos a construção do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem, tendo em consideração uma aprendizagem orientada para a resolução de problemas.
