Linguística | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Linguística | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- O acto ilocutório de oferta em portuguêsPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base o enquadramento teórico da Análise do Discurso e da Análise da Conversação, o presente texto tem como enfoque analítico as dimensões sequenciais e interativas dos atos ilocutórios de oferta e de convite tal como eles se realizam num corpus de interações verbais do quotidiano.
- “‘Eh pá, pere aí, mas pere aí um pouco...’: a dinâmica das trocas interlocutivas em interacções verbais na rádio.”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus de telefonemas de ouvintes de programas de rádio em Português Europeu, são analisadas as regularidades discursivas que ocorrem no momento estrutural de abertura. Verificamos que estes telefonemas apresentam padrões prototípicos específicos que organizam sequencialmente as interacções na rádio. Analisamos ainda as variações estruturais das sequências de abertura com as respectivas ocorrências de estratégias discursivas específicas deste momento estrutural da interacção verbal. Tratar-se-á de analisar a coerência pragmático-funcional do discurso que diz respeito fundamentalmente às dimensões sequenciais dos actos ilocutórios no âmbito do modelo da Pragmática das Sequências Discursivas (Fonseca, 1992: 269).
- ‘Olhe estamos mesmo no fecho da emissão’: sequências prototípicas de actos ilocutórios, variações e estratégias discursivas no (pré-fecho) e fecho de interacções verbais na rádioPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus constituído por interacções verbais presentes em cinco programas de rádio, realizados em período nocturno, com uma clara matriz dialogal, procederemos, em primeiro lugar, ao levantamento das sequências de actos de discurso em função do momento de fecho da interacção conversacional e, em segundo lugar, procuraremos verificar se a sequência de actos de discurso se configura em padrões de organização sequencial. A constatação da existência de regularidades discursivas permite-nos analisar as estratégias discursivas (Gumperz, 1982) que os interlocutores accionam em função das trocas interactivas e interlocutivas específicas. Procuraremos demonstrar que o discurso em programas de rádio nocturnos é constituído por práticas discursivas singulares, fortemente ritualizadas e com uma componente interactiva e interlocutiva bem marcada, apresentando, nas sequências de pré-fecho e fecho, dispositivos específicos do trabalho de “acomodação intersubjectiva”.
- O ‘envolvimento conversacional’ no momento de desenvolvimento de interacções verbais na rádio: sequências de actos ilocutórios e ‘estratégias de alinhamento’ em programas de rádio específicos”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus constituído por interacções verbais presentes em cinco programas de rádio portugueses (Almeida, 2005), procederemos ao levantamento dos padrões de organização sequencial no momento estrutural de desenvolvimento da interacção: a nível local, analisaremos a selecção, operada pelos participantes, das estratégias comunicativas específicas do discurso institucional de rádio e, a nível global ou macroestrutural, estudaremos a coerência pragmático-funcional do discurso que diz respeito fundamentalmente às dimensões sequenciais dos actos ilocutórios A descrição da construção do sentido empreendida no desenvolvimento permitir-nos-á o levantamento das estratégias discursivas mais relevantes no discurso radiofónico interactivo: o par pergunta-resposta, as “estratégias de alinhamento” e os dispositivos conversacionais que denotam um forte “envolvimento conversacional” (Gumperz, 1982: 2-3; Tannen, 2001: 157) e que revelam a emoção nas interacções.
- Processos de figuração e manutenção da ordem interaccional: estratégias de mitigação no quadro do sistema de delicadeza desenvolvido pelos participantes de programas de rádios específicosPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we proceed to the identification of the sequential dimensions of illocutionary acts and we study the selection, made by the participants, of the discourse strategies of politeness that avoid the threat of a Face Threatening Act (FTA) and reinforce a Face Flattering Act (FFA): opening pre-greetings or “getting closer strategies”; humorous strategies to build a discursive identity; praise and wishes; the anti-orientating role of laughter; justifications (accounts) and polite requests for permission; repairing exchanges (apologies); “softeners”, pre-sequences (preliminaries), “mitigation comments” and “repairing exchanges”.
- Gramática cognitiva: estruturação conceptual, arquitectura e aplicaçõesPublication . Silva, Augusto Soares da; Batoréo, HannaNo presente texto, pretende apresentar-se os princípios fundamentais e a arquitectura geral de uma gramática cognitiva, bem como algumas das suas aplicações. Procuraremos responder a questões como: (i) o que é uma abordagem cognitiva da gramática, (ii) o que há de processos cogn(osc)itivos na gramática, (iii) como é que a gramática está organizada e (iv) quais são as bases conceptuais das classes e construções gramaticais. No quadro da Linguística Cognitiva (Geeraerts & Cuyckens 2007), existem diferentes modelos cognitivos de gramática. Distinguem-se a Gramática Cognitiva, desenvolvida por Langacker (1987, 1991, 1999, 2008) e que é o modelo mais elaborado e influente; a Gramática de Construções, inspirada em trabalhos de Fillmore e desenvolvida por Goldberg (1995, 2006); e a Gramática de Construções Radical, de Croft (2001). Apesar de algumas divergências, todos partilham de um conjunto de princípios fundamentais, que permitem falar de uma abordagem cognitiva da gramática. Depois de expormos os princípios, a arquitectura e as bases conceptuais das categorias gramaticais, ilustraremos aplicações ao Português em quatro estudos de caso, necessariamente reduzidos, por limitações de espaço, aos seus resultados principais: voz gramatical, alternância entre complementação infinitiva vs. finita, elementos de gramática do espaço e do movimento e estrutura conceptual do texto.
- “(…) é um rapaz cheio de sorte, digo-lhe já (risos)”: o humor como estratégia discursiva de mitigação do conflito (potencial) em interacções verbais na rádio”Publication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we proceed to the identification of the sequential dimensions of illocutionary acts and we study the selection, made by the participants, of the discourse strategies of humour which have laughs as a conversational resource for mitigation of potential conflict in interaction. We will analyze participant’s production of figures of enunciative distance like irony and humour in specific interaction sequences and we will verify the way these conversational devices contribute to the maintenance of the interactional order.
- Aspectos semânticos e pragmáticos da co-construção de identidades discursivas em narrativas de experiência de vida produzidas por participantes de emissões nocturnas de rádioPublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base um corpus oral constituído por interacções verbais presentes em cinco programas de rádio portugueses, realizados em período nocturno, analisaremos a organização e o funcionamento das narrativas de experiência de vida que ocorrem no discurso interactivo oral, destacando os aspectos semânticos e pragmáticos que permitem a co-construção do sentido e das identidades discursivas presentes no discurso em análise.
- Interação discursiva : o ato ilocutório de convite/proposta em contexto de ensino/aprendizagem onlinePublication . Almeida, Carla Aurélia deTendo por base a investigação realizada no âmbito da Pragmática Linguística e o funcionamento discursivo de atos ilocutórios de convite, de oferta e de proposta (Almeida, 1998; 2000a), procederemos à análise do modo como os fundamentos teóricos destes conceitos são operacionalizados na sala de aula virtual, sendo estes atos de discurso objeto e meio de aprendizagem em fóruns de discussão online. Analisaremos a construção do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem, tendo em consideração uma aprendizagem orientada para a resolução de problemas.
- Contributos para o estudo da configuração dos rituais verbais de descortesia em programas de rádio portuguesesPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we analyse the impoliteness in interactive oral discourse, highlighting the semantic and pragmatic aspects to co-construct interactional meaning and referring the particulars face-threatening strategies that take part in the rhetoric devices of offensiveness: verbal threats, rhetorical questions, repetitions, hyperboles, irony, sarcasm and ritual insults. We also analyse the pejorative action that disqualifies the hearer and the functioning of reparatory acts, such as apologies, that occur in interactions of polemic tone.