Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA
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Browsing Mestrado em Gestão/MBA | Master's Degree in Management/MBA - TMG/MBA by advisor "Jacquinet, Marc"
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- Absentismo docente e gestão escolar: o caso da escola do 2º ciclo do ensino secundário Xavier Samacau na cidade do HuamboPublication . Mande, Domingos Amadeu; Cordeiro, Ana Paula; Jacquinet, MarcO absentismo laboral é um problema que afecta as organizações e se traduz na ausência do trabalhador no seu posto de trabalho. Esta dissertação tem como objectivo identificar os factores que estão na base do absentismo docente na Escola do 2º Ciclo do Ensino Secundário do Município do Huambo / Angola. O primeiro capítulo aborda o trabalho docente, clarificando conceitos relacionados com o absentismo laboral na perspectiva de vários autores, identificando os factores que concorrem para o absentismo docente, as suas consequências no processo educativo e de combate ao absentismo. De seguida aborda-se a satisfação no trabalho, e os factores que lhe estão associados. Do ponto de vista metodológico o estudo assume um carácter exploratório de cariz quantitativo e qualitativo através de uma amostra seleccionada aleatoriamente. Os resultados foram processados usando SPSS V.21. No capítulo relativo a apresentação dos resultados, desenvolve-se a análise dos dados, a discussão dos resultados, seguindo-se a conclusão, as limitações e dificuldades encontradas ao longo da pesquisa, recomendações, as referências bibliográficas, e os anexos. De forma geral conclui-se que a falta de incentivos para os professores, o trabalho gerador de desconforto físico e mal-estar psicologico, a falta de reconhecimento dos superiores pelo trabalho que se realiza, a carga horária dos professores da escola, são alguns elementos que contribuem para absenteísmo docente na Escola do 2º Ciclo do Ensino Secundário Xavier Samacau.
- Análise do absentismo: contribuição para a gestão de recursos humanos na indústria de refrigerantes : estudo de caso da empresa Coca Cola Bottling Sul de AngolaPublication . Alberto, Priscila Nalembe Tchitomba; Jacquinet, MarcO combate ao absentismo faz parte do planeamento dos Recursos Humanos. O absentismo, está, dentre outros aspetos, intimamente ligado à satisfação no trabalho. Com este perdem não só as organizações, mas, também os empregados, os clientes e o país (sociedade) por afetar a produtividade. O absentismo aumenta os custos, dificulta a concretização dos objetivos, e tem fortes implicações na eficiência e eficácia da empresa. Com base nos pressupostos acima descritos, pretende-se elaborar um estudo a partir de fontes secundárias: relatórios e dados estatísticos da empresa Coca-Cola, no Lubango, livros e artigos que abordam o tema em análise, tendo como recurso o método descritivo, por formas a saber que medidas, ações e políticas a empresa tem adotado para reduzir ou controlar o absentismo e, consequentemente, elaborar recomendações para reforço do plano de gestão do absentismo da empresa Coca- Cola Bottling Sul de Angola.
- A aplicação do Balanced Scorecard no Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau - INSS - concretamente no departamento do Serviço FinanceiroPublication . Bá, Mamadu Udi; Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa; Jacquinet, MarcNo contexto em que se debate em todo o mundo a viabilidade financeira no futuro das Instituições da Segurança Social, sobretudo devido à enorme pressão gerada pela relação inversa entre o crescente número de beneficiários e de solicitações e decrescente número de contribuintes para o sistema, que surge como consequência de variadíssimas razões, desde logo se destacam: Económico- Financeiras, Demográficas e Sanitárias; tornando-se fundamental conceber modelos de gestão eficientes e eficazes dos seus ativos. Neste sentido, para o controlo desta tendência, é necessário desenvolver e implementar instrumentos adaptados de gestão, isto é, de avaliação do desempenho e de gestão estratégica. Portanto, pretende-se neste estudo de caso, estudar a possibilidade de implementação do Balanced Scorecard no INSS, concretamente nos Serviços Financeiros. Porém, se conseguiu adatar os princípios e objectivos do modelo BSC as especificidades e o contexto do Serviço Financeiro do INSS e assim tornar fácil medir os seus resultados e reforçar a compreensão da estratégia por todos os colaboradores devido à comunicação que a sua operacionalização exige. Por outro lado, a resistência a mudança, o receio, a pressão e a exposição pública do trabalho realizado próprios de qualquer modelo de avaliação constituem factores de possíveis bloqueios e obstáculos à salientar. Para os colaboradores, contribuintes e beneficiários conclui-se necessário elaborar regularmente questionários específicos para o efeito de recolha de dados visando aferir a sua satisfação e proceder os ajustamentos inerentes. Entretanto, trata-se de uma ferramenta de gestão que pode ajudar o gestor do instituto a melhorar o desempenho dos respetivos serviços através de elaboração de indicadores de acompanhamento e concretização dos objetivos fixados seguidos de determinação de metas e iniciativas estratégicas que permitam cumprir a missão da organização.
- A avaliação de desempenho: análise da percepção dos funcionários sobre a avaliação de desempenho : (estudo de caso : Hospital Geral de Luanda)Publication . Tchitchi, João Baptista; Jacquinet, MarcO presente trabalho busca mostrar a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho. A pesquisa teve como propósito de investigar Qual é a percepção dos funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre Avaliação do Desempenho. Sendo assim, a hipótese da presente pesquisa que foi confirmada aponta de que, os funcionários do Hospital Geral de Luanda têm a percepção do sistema da Avaliação do Desempenho como injusto e desonesto; não promove a competitividade e nem a melhoria de competências; desmotiva e promove a baixa qualidade dos serviços de atendimento aos utentes na instituição. O objectivo desta V pesquisa foi de Analisar a Percepção dos Funcionários do Hospital Geral de Luanda sobre a Avaliação do Desempenho na Instituição. Foi possível realizar a pesquisa recorrendo ao uso de recursos e técnicas estatísticas, assentando-se assim no paradigma da pesquisa quantitativa e optando- se por tipologia de pesquisa proposto pelo Vergara (2006) Quanto aos meios e quanto aos fins. Foi recolhida uma amostra de 103 funcionários de forma aleatória, tendo como instrumento aplicado para a obtenção dos resultados o questionário, com o qual os funcionários desta mesma instituição selecionados de forma aleatória tiveram a oportunidade de expor de forma clara e objectiva qual é a percepão que os mesmos têm sobre a avaliação do desempenho praticado na instituição em que pertencem. Os resultados deste estudo mostram que a avaliação de desempenho não proporciona efeitos positivos para a organização e nem para o pessoal; a mesma é entendida pelos funcionários como um processo mal concebido e conduzido para o alcance dos objetivos e metas em que gostariam de ver em prol de desenvolvimento pessoal e da organização. Pós os mesmos não tem credibilidade nos resultados apresentados porque os avaliadores não dominam os critérios de avaliação e não se comprometem com a avaliação.
- O desenvolvimento económico sustentável no município da Maia com base no Instrumento Agenda 21 LocalPublication . Cancelinha, Maria Elizabett Valério Marrafa; Martinho, Ana Paula; Jacquinet, MarcO presente trabalho faz uma análise da importância da Agenda 21 Local para o desenvolvimento económico do concelho da Maia. A investigação foi realizada no âmbito de confirmar se o instrumento em causa tinha sido responsável pelo desenvolvimento que se tem verificado nos últimos anos. Com o presente trabalho fizeram-se diversas pesquisas e foram envolvidos os principais atores chave através de entrevistas levando-nos a fazer determinadas reflexões quanto ao contributo da implementação da Agenda 21 Local para o desenvolvimento económico e sustentável do concelho da Maia. Com as entrevistas e fazendo a ligação com os intervenientes existiu falta de envolvimento na coordenação da equipa a constituir para as mesmas questões existiam diferentes respostas e ainda falta de conhecimento do que era a Agenda 21 Local num dos entrevistados. No início do processo da Agenda 21 Local, foram considerados elementos da área económica. Posteriormente ao ser feito pela Lipor, o estudo para a elaboração do diagnóstico para deteção dos principais eixos para o concelho da Maia com recurso ao fórum participativo com cerca de vinte cidadãos, constatou-se que nenhum deles tinha qualquer ligação à área económica. Entretanto, coube também à Lipor a elaboração do plano de ação. Com o desenrolar da pesquisa verificou-se que a Agenda 21 Local estagnou na fase de implementação como na maioria dos concelhos. Espera-se que a elaboração deste trabalho contribua para que o concelho da Maia faça as suas reflexões com base nos documentos já desenvolvidos anteriormente e que proceda aos ajustes necessários à nova realidade. A Agenda 21 Local pode ser de grande utilidade na procura do emprego, uma das preocupações dos cidadãos do concelho da Maia. O emprego está diretamente ligado com as empresas, estas devem ser consideradas em estudos futuros. Deverá existir um entendimento do poder político para verificar as lacunas existentes e passarem às fases de monitorização e avaliação. Com o aproximar do fim do presente trabalho, constatou-se que Agenda 21 Local não contribuiu para a evolução do desenvolvimento económico do concelho da Maia.
- Estudo da satisfação dos clientes no setor bancário : um caso aplicado Standard Bank no LubangoPublication . Guerreiro, Leonela Alexandra Garção; Carvalho, Luísa; Jacquinet, MarcEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar o impacto das variáveis Atendimento e Imagem do Banco na satisfação dos clientes do Standard Bank na agência Shoprite, Lubango, Angola. Nesse sentido, foi realizada a análise da satisfação dos clientes em relação ao Standard Bank, através da escala SERVQUAL considerando-se um conjunto de variáveis que, segundo a literatura, impactam na satisfação dos clientes de serviços bancários. Foram consideradas para a investigação as variáveis: Atendimento, Agência, Serviços e produtos, Funcionários, Satisfação e Lealdade. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi quantitativa. E procedeu-se à aplicação de inquéritos, por via de questionário, obtendo-se uma amostra de 130 clientes. A amostra foi analisada com recurso ao SPSS, versão 20, tendo por base a análise da satisfação do cliente quanto à qualidade dos serviços bancários dirigidos aos clientes particulares do Banco Standard Bank, agência Shoprite Lubango. Os resultados obtidos sugerem que os produtos e serviços oferecidos pelo Standard Bank Angola é o que mais influencia a satisfação dos clientes particulares, porém o atendimento e os funcionários também influenciam positivamente a satisfação dos clientes. Verificou-se também que a variável agência não tem poder explicativo para satisfação, o que pode sugerir que os clientes não se importam com a aparência interna e externa da agência.
- Estudo dos hábitos de consumo de energia das famílias da cidade de Lubango: estudo de caso das famílias do bairro da MitchaPublication . Ndala, Higino; Jacquinet, Marc; Caeiro, SandraO presente trabalho intitulado “Estudo dos habito do consumo de energia das famílias da cidade do Lubango Estudo de caso das famílias do bairro da Mitcha ”, está direccionado sobre o consumo de energia electrica das fam+ilias do bairro da Mitcha, para o seu bem estar. Esta problematica abarenge tanto famiílias, assim como comerciantes e empresarios residentes no referido bairro. Uma vez que o consumo da energia é um bem valioso e que o seu uso é primordial na vida das famílias. O trabalho tem por objectivo geral: Avaliar o comportamento e hábitos do consumo de energia na população do bairro da Mitcha na cidade do Lubango e propor melhorias de eficiência e gestão no fornecimento de energia elétrica. E especificos: Analisar os hábitos das famílias consumidoras de energia e sua aceitação no bairro da Mitcha na Cidade do Lubango; Caraterizar e avaliar a qualidade da rede de energia elétrica na área em estudo; Analisar os benefícios para o país e para as famílias da eletrificação da área em estudo e Apresentar a melhoria na gestão energética e política de eficiência energética na área de estudo. Para levar acabo os objectivos traçados foram elaborados os seguintes metodos: Consulta bibliográfica; Observação; Inquéritos (questionário); Análise e síntese; Estatística descritiva e os resultados permitiram esclarecer o seguinte: Olhando pelos dados fornecidos tanto pelas famílias assim como pelos perítos, a que tiveram acesso, mais uma vez permite auferir que a energia eletrica é um bem valioso e que deve estar a merce para todas famílias em todo o país em gerla e do bairro da Mitcha em particular; Que a ENDE deve evidar esforços titânicos no sentido de permitir uma distribuição equitativa e sustentavel para todos famílias em todo o território nacional, pois que afalta deste bem dessitabiliza o bom senso das famílias; Por outro lado para além do seu uso pratico pois que a recorrência as fontes alternativas pode acarretar outras situações como poluição sonora e outros males que podem afectar ou enfetar as famílias; A falta deste bem pode também fazer com que a diliquência aumente ou se generaliza no bairro. Tendo como conclusões: A pesquisa considera necessário a implementação destas medidas, de tal maneira que possa beneficiar os moradores do bairro da Mitcha em termos de fornecimento energético bem como manter conhecimento para que possam reclamar de algumas insuficiências que a INDE no seu desempenho possa não o fazer com eficiência; As famílias consideram de muito importante a ampliação do grau de conhecimento sobre as modalidades que a ENDE está monitorizando que ajudem as famílias no manuseamento do uso da energia eléctrica; As famílias possuem preparações psicológicas necessárias para aceitarem a introdução de normas que criem incentivos no uso consciente da energia eléctrica; Sugere-se a partir do estudo, a v aplicabilidade das normas, diretrizes, no sentido a que as famílias possam dispor de ferramentas que os ajude no uso consciente da energia eléctrica; Por outro lado, propomos que os suportes deste trabalho no fortalecimento da educação permanente das famílias no uso e consumo da energia eléctrica como um bem que proporciona o desenvolvimento; Pretendese divulgar os resultados desta investigação através de eventos, fóruns e artigos científicos em revistas especializadas, para que a comunidade científica conheça e enriqueça os mesmos.
- Factores motivacionais do indivíduo na manutenção e selecção de um trabalhoPublication . Rodrigues, Roberto Paulo Soares; Jacquinet, MarcA motivação é um dos pilares de sucesso de uma organização, no entanto, a sua componente social e psicológica, dificulta nas organizações os processos de tomada de decisão, assim mais do que teoricamente é importante que as organizações sejam capazes de medir no terreno a motivação dos seus trabalhadores. Sendo a motivação o resultado de diversas interacções, todo e qualquer indivíduo tem os seus diferentes factores motivacionais, assim e como todas as organizações trabalham com processos de recrutamento e selecção de trabalhadores, bem como a procura pela melhor gestão dos seus recursos humanos, a possibilidade de entender o que os motiva nas diferentes circunstâncias, levou a que este estudo se realizasse. Elaborado sob a forma de um estudo de caso, através de duas empresas, devidamente cotadas e representativas do tecido empresarial da Região Autónoma da Madeira, verificou-se o que realmente motiva os trabalhadores, sendo assim uma mais-valia para as empresas que poderão alterar paradigmas e respectivos planeamentos anuais e objectivos. Apesar da dificuldade, em grande parte provocada pela actual conjuntura económica, muitos dos trabalhadores revelam que a sua grande motivação é a possibilidade de auto-realização, fazer aquilo que realmente gosta, seja em situação para manter o seu trabalho ou na procura de outro. A importância que a empresa tem na sociedade é também um ponto de relevo e que motiva os trabalhadores, pois trabalhar para uma empresa de renome e que os pode potenciar na sua vida representa um grande índice motivacional. Desde Herzberg, Maslow, Deci ou outros, a divergência pela importância do factor financeiro é notória, algo que através deste estudo pode-se comprovar, pois independentemente da situação profissional em que o indivíduo se encontra, o factor motivacional financeiro (salário e prémios) é o segundo mais baixo, apenas alguns pontos acima da insignificância, que ao nível da motivação a qualidade sindical obtém. Este estudo efectuado representa para as diversas empresas da Região Autónoma da Madeira, um importante guia para a motivação dos seus trabalhadores, permitindo às administrações decidir mais de acordo com a motivação dos seus colaboradores e consequentemente aumentar os seus níveis de produtividade.
- Fatores de decisão e projeto empresarial : estudo de caso de OdivelasPublication . Silva, Carla Sofia Antunes Mateus e; Jacquinet, MarcAtualmente, existe grande preocupação por parte dos intervenientes locais com o desenvolvimento económico das regiões através da promoção do emprego. Para tal, o número de empresas constituídas é um indicador de grande importância uma vez que assegura a renovação empresarial e demonstra a vitalidade de determinada região ou local em atrair novos investimentos. A realização de um estudo genérico sobre o tecido empresarial de Odivelas, e posteriormente, a realização de outro estudo sobre as empresas de proximidade e de serviços localizadas na Urbanização Colinas do Cruzeiro, permite-nos obter uma perspetiva de quais os fatores de decisão que estão na base dos projetos empresariais de Odivelas. Por último, o presente estudo tem como objetivo obter algumas pistas que podem ser utilizadas posteriormente para a definição de novas políticas que promovam o desenvolvimento económico da região ou por investigadores que tenham interesse em estudar os fenómenos relacionados com as dinâmicas empresariais.
- Gestão de conflitos entres professores e o seu impacto no desempenho profissional : estudo de caso aplicado na Escola nº 57 "1º de Dezembro" LubangoPublication . Morais, Valquéria da Rosa Lote Venâncio; Jacquinet, MarcVivemos em sociedades agitadas e palco de fenómenos ligados ao homem e suas actividades, dentro das famílias e dos locais de trabalho. Um dos fenómenos que é frequente e próprio da vida em sociedade é o conflito. Porquê surgem, como, quando, de que maneira são administrados e o impacto que têm no desempenho dos professores são aspectos abordados neste trabalho, dividido em quatro capítulos, desenvolvido com uma metodologia exploratória descritiva e uma abordagem de estudo de caso aplicado na Escola nº 57 “1º de Dezembro”- Lubango/Angola e uma amostra de 35 professores. No final do estudo concluiu-se que há ocorrência de conflitos ligados às tarefas, os mesmos afectam no desempenho dos professores, como são geridos causa desgastes e vulnerabilidade ao efectivo de trabalhadores; é fundamental a manutenção de um ambiente de trabalho agradável.
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