Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by advisor "Caeiro, Sandra"
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- Abordagem às boas práticas de consumo sustentável com alunos do 3º ciclo e suas famíliasPublication . Carvalheiro, Maria de Fátima Gonçalves; Caeiro, SandraO consumo desmesurado das últimas décadas é apontado como um dos principais fatores do aquecimento global. Para que haja hipóteses de reverter as suas consequências, ou pelo menos minimizá-las, torna-se imprescindível que sejam alterados os atuais hábitos de consumo. A fim de atingir esse objetivo, torna-se necessário envolver as empresas, instituições, assim como a sociedade em geral. É também crucial transmitir-lhes informações e dar-lhes conhecimentos, salientando o que devem fazer e as razões porque o devem fazer. No intuito de se poder contribuir para as alterações dos hábitos de consumo da população em geral, relativamente aos padrões atuais, nada melhor do que envolver e motivar os jovens para tentar corrigir esses comportamentos. É neste contexto que o consumo sustentável se tornou num tema incontornável que está cada vez mais presente nas preocupações de quem se dedica ao estudo do desenvolvimento sustentável. Assente nesses pressupostos, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um projeto de “sensibilização para a diminuição de consumos excessivos”, com alunos do 3.º ciclo, no âmbito da Educação para a Sustentabilidade de uma escola no concelho de Palmela (Setúbal). Através de várias ações, tentou-se implementar e aprofundar com os alunos, a tomada de consciência sobre os consumos desmesurados dos dias de hoje. Conseguiu-se como resultado, promover o interesse e a vontade de desenvolver conhecimentos e competências necessárias à sua formação como cidadãos, capazes de participarem ativa e civicamente nas tomadas de decisão na vida pública. O projeto foi baseado numa metodologia investigação-ação que contemplou atividades realizadas pelos alunos, algumas das quais em conjunto com as respetivas famílias. Foi essencial para se aprofundarem conhecimentos de temas como a sustentabilidade, a economia circular, o desenvolvimento sustentável e a evolução do consumo; foi ainda possível desenvolverem capacidade de reflexão e de espírito crítico e também, as competências necessárias para agirem ativamente na redução dos consumos, adotando comportamentos de estilos de vida mais sustentáveis, através de escolhas mais conscientes. As propostas que os alunos fizeram para estilos de vida mais sustentáveis nas suas Famílias, na Escola e no Concelho, mostraram que não só estão disponíveis para reduzir consumos, mas também para serem cidadãos ativos nas ações comunitárias imprescindíveis às mudanças que urgem.
- Aplicação de uma ferramenta de análise de ciclo de vida no planeamento da gestão integrada de resíduos urbanos : estudo de caso da LiporPublication . Ferreira, Alexandre Ventura Miranda; Martinho, Ana Paula; Caeiro, SandraA utilização da metodologia de Análise de Ciclo de Vida (ACV), como ferramenta de apoio à tomada de decisão e à avaliação dos impactes gerados, tem adquirido cada vez mais importância como uma metodologia objetiva e fiável. Com base neste pressuposto, o principal objetivo deste estudo consiste em aplicar uma metodologia de ACV à gestão de resíduos, tendo como referência o estudo de caso da Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. Este trabalho teve como base a análise ambiental aos impactes gerados pelo Sistema Integrado de Gestão de Resíduos (SIGR) da Lipor, analisando-se o desenvolvimento de dois cenários, tendo em consideração as orientações e metas definidas no atual Plano Estratégico de Resíduos Urbanos (PERSU). Nesta investigação foram utilizados dois softwares: LCA-IWM - Life Cycle Assessment Integrated Waste Management e o WAMPS - Waste Management Planning System. Através do software LCA-IWM, desenvolveu-se uma previsão para a produção de resíduos para o ano de 2020. Os resultados obtidos em ambos os softwares foram analisados e comparados tendo em consideração 4 categorias de impacte: aquecimento global, acidificação, eutrofização e formação de foto oxidantes. Concluiu-se neste trabalho, dentro das limitações estabelecidas e independentemente do software utilizado, que o cenário em que são atingidas as metas definidas no PERSU 2020 é aquele que apresenta um melhor desempenho ambiental. Com o objetivo de apresentar os principais resultados obtidos neste trabalho, desenvolveu-se um grupo focal, em que participaram técnicos e especialistas que trabalham na Lipor, pretendendo-se com esta metodologia participativa disseminar o conhecimento resultante deste trabalho e obter feedback relativamente aos resultados obtidos e às ferramentas de ACV utilizadas.
- Atitudes e comportamentos das famílias sobre consumo sustentávelPublication . Costa, Glória; Caeiro, SandraAs famílias da actualidade, muito associadas ao consumismo e ao materialismo têm hoje uma pesada herança a receber e a transmitir fruto dos excessos económicos e empresariais. Estudos desenvolvidos noutros países identificam inequivocamente o consumo das famílias como sendo o principal contributo para os problemas ambientais, tais como a mudança climática, a poluição do ar, o uso do solo e a produção de resíduos, colocando assim as famílias no centro do problema, pelo efeito multiplicador das suas atitudes e comportamentos. Este facto não deixa quaisquer dúvidas de que são requeridas mudanças de hábitos e de padrões de consumo para o alcance de um futuro sustentável. Dado ser uma área que ainda não tem grande desenvolvimento em Portugal, pretendeu-se com o presente trabalho contribuir para o estudo dos actuais conhecimentos relativos às atitudes e comportamentos das famílias portuguesas sobre o consumo sustentável. Este estudo centrou-se numa amostra de conveniência, os estudantes da Universidade Aberta, dada a sua abrangência geográfica, tendo sido desenvolvido um inquérito por questionário, de forma a analisar em pormenor a percepção destas famílias portuguesas sobre esta temática. E permitiu perceber de que forma as famílias agem e se comportam nas suas opções domésticas, levando à percepção das áreas onde há mais trabalho a desenvolver, por indução da inacção nessas temáticas. Como foi o caso da compostagem doméstica e dos transportes pessoais, entre outros pontos.
- Atitudes e comportamentos de bancários sobre consumo sustentávelPublication . Ferreira Junior, João; Caeiro, SandraNas sociedades contemporâneas, o consumo exacerbado responde em grande medida, pela exaustão dos recursos ambientais, estudos que compreendam as atitudes e os comportamentos no ambiente familiar, e como estes comportamentos se manifestam no ambiente corporativo são fundamentais, para o desenvolvimento sustentável. O presente trabalho pretendeu contribuir, para o entendimento dessa dinâmica de hábitos ambientais, focalizando uma amostra de conveniência, com funcionários de uma instituição financeira de economia mista, tendo sido desenvolvido a aplicação de um questionário, abrangendo vertentes como: consumo da água; consumo de energia, consumo alimentar, reciclagem, meios de transporte, compras sustentáveis, turismo ecológico, responsabilidade ambiental, e igualmente as práticas de consumo dos funcionários no local de trabalho. O inquérito aplicado com os bancários da instituição financeira permitiu identificar hábitos, que necessitam maior conscientização ambiental no ambiente familiar como uso de transporte alternativo, compra de produtos atuais e separação de recicláveis, como também hábitos mais conscientes no ambiente laboral, o qual oferece cursos e treinamentos para os funcionários na área ambiental, visando adequar-se a mecanismos regulatórios como os Princípios do Equador, cujo objetivo é garantir sustentabilidade, prevenção de impactos sociais, ambientais e de imagem, que possam criar embaraços nos empreendimentos, bem como, reduzir o risco de inadimplência no setor. Não foi possível delinear o gênero ou idade dos inqueridos que são mais conscientes nos termos ambientais e sociais. A manifestação de hábitos socioambientais mais conscientes no ambiente familiar possibilitaria um exercício mais eficiente de cidadania, bem como, contribuiria para redução dos impactos ambientais.
- Avaliação da comunicação da sustentabilidade em relatos integrados: um estudo de caso no BrasilPublication . Godoi, Wagner da Costa; Caeiro, Sandra; Jacquinet, MarcEsta dissertação apresenta um trabalho de pesquisa que visa analisar, em uma amostra, a comunicação sobre a sustentabilidade em Relatos Integrados (RI) de organizações no Brasil. O objeto deste trabalho é avaliar se nestes relatos as informações financeiras e não financeiras são tratadas de forma holística e com a mesma importância, e como esta evidenciação de informações permite o relato da sustentabilidade em seus aspetos económicos, sociais e ambientais. Na revisão de literatura foi possível identificar outros trabalhos que realizaram análises semelhantes, dos quais muitos destes evidenciam que o enquadramento do relato integrado demonstra ter grande potencial para a comunicação da sustentabilidade tornando-a importante para avaliações estratégicas por parte das empresas. Apesar desta condição estas pesquisas evidenciam que ainda há uma tendência a valorização das informações económicas, em detrimento das informações sociais e ambientais. O trabalho analisa os relatos integrados de uma amostra, que relaciona empresas do setor privado, setor público e de economia mista, em três fases: Leitura dos relatos integrados que compõem a amostra, grelha de avaliação respondida por gestores e, por fim, o método Analytic Hierarchy Process (AHP – Processo Analítico Hierárquico), que permitiu trabalhar a informação recolhida, de forma a determinar o grau de importância da comunicação da sustentabilidade. A análise da hierarquia foi pautada sobre os pilares da sustentabilidade, portanto alinhadas aos aspetos económicos, sociais e ambientais, desta forma a compreender se há diferenças substanciais no tratamento e divulgação de aspetos financeiros e não financeiros representados pelos capitais do enquadramento do RI, o que permitiu compreender o quanto organizações dedicaram para os aspetos sociais, ambientais e económicos na comunicação de suas informações sobre sustentabilidade. Através destas avaliações foi possível confirmar pesquisas anteriores, que destacam uma maior atenção aos stakeholders interessados em informações financeiras. Os resultados apontam que os RI analisados, na amostra, ainda são um instrumento que mais prioriza a informações económicas, com menor valorização dos capitais que abordam recursos naturais, humanos e intelectuais, o que corrobora com estudos apresentados na revisão da literatura que encontraram a mesma tendência. No entanto, os resultados também permitem avaliar que este enquadramento pode ser utilizado para comunicar, com qualidade, sobre a sustentabilidade a ainda auxiliar para que esta seja utilizada para apoio das decisões estratégicas da empresa, desde que o RI esteja adequadamente estruturado e a considerar os impactos sociais e ambientais como fatores decisivos na gestão destas organizações.
- Concepção de materiais pedagógicos interactivos para jovens sobre a biodiversidade do Parque Natural da Ria FormosaPublication . Martins, Ana Paula Correia; Nicolau, Paula Bacelar; Caeiro, SandraA sociedade actual está cada vez mais consciente de que a diversidade de problemas de pobreza, saúde, esgotamento de recursos e catástrofes naturais, entre outros, está interligada com questões ambientais e sustentabilidade. Este facto é evidente nos alertas da comunicação social, nas preocupações veiculadas pelas organizações não governamentais ou pela própria sociedade civil, nas políticas dos países que cada vez mais se uniformizam para uma abordagem integrada, “sem fronteiras”, para a defesa do mundo comum. Contudo, para que este novo paradigma possa funcionar o cidadão deve estar informado, consciente das problemáticas que o assolam e dispor das competências necessárias para ser um sujeito activo de mudança. Este trabalho é um contributo para a consciencialização e aquisição de conhecimentos sobre biodiversidade junto de públicos infanto-juvenis. Toda a pesquisa realizada e os seus resultados servirão de fundamento à construção de materiais pedagógicos digitais. Estes materiais querem-se democráticos e portanto acessíveis a todos num espaço Web. Neste sentido, fez-se uma travessia pelas temáticas que se considera poderem dar consistência às decisões tomadas em relação às metodologias, aos formatos e à adequação dos materiais pedagógicos interactivos por conteúdos aos níveis etários. Essencial neste processo: 1. abordar a biodiversidade nos seus aspectos gerais centrando-nos depois nos valores do Parque Natural da Ria Formosa tomando, por fim como estudo de caso, a zona entre marés ou habitat intertidal; 2. pesquisar sobre os espaços de aprendizagem Web e metodologias aconselhadas para a construção de hiperdocumentos, enquanto objectos de aprendizagem de ambientes online; 3. identificar a teoria de aprendizagem mais adequada no âmbito da construção de hiperdocumentos e seus fundamentos teóricos; 4. perceber o papel da educação ambiental abordando a educação como percurso indispensável para a tomada de consciência e aquisição de competências. Este tema remete para os espaços onde a educação se implementa pelo que nos interessaram os aspectos ligados à educação formal e não formal e a necessidade de transversalidade deste campo relativamente à formação ao longo da vida e aos diferentes públicos. Não poderemos deixar de falar de como o formal e o não formal se articulam e complementam para atingir uma meta comum definida pelos principais documentos orientadores da educação ambiental – cidadãos comprometidos em encontrar soluções para as problemáticas com que se confrontam; 5. pesquisar qual o tipo de adequação que os materiais didácticos deverão ter para o público-alvo através da aplicação de questionários a professores e sua análise. Os professores para além de elementos fundamentais na identificação da adequação dos materiais constituem um grupo de potenciais mediadores na utilização dos recursos pedagógicos finais; 6. finalmente é proposto um modelo para o desenvolvimento de um hiperdocumento para um dos habitats do PNRF em que explanaremos o modo como os materiais se disporão no ambiente de aprendizagem e como poderão ser usados.
- Construção de um índice municipal de desenvolvimento sustentável : o estudo de caso do Concelho de AlenquerPublication . Morais, José Carlos; Caeiro, SandraA promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável é um compromisso assumido por decisores, organizações sociais e cidadãos em geral. A criação de mecanismos de monitorização e avaliação do desenvolvimento local assume particular importância para a concretização operacional dos princípios subjacentes à sustentabilidade. Este trabalho propõe uma metodologia para a construção de um Índice Municipal de Desenvolvimento Sustentável (IMDS). A metodologia apresentada é aplicada e validada no concelho de Alenquer, distrito de Lisboa. A metodologia apresenta um processo de seleção de um conjunto de 24 indicadoreschave, intercalibráveis e comparáveis com outros municípios, distribuídos homogeneamente pelos principais temas e dimensões do Desenvolvimento Sustentável, e com possibilidades de serem atualizados com dados anuais, provenientes de estatísticas oficiais. Os valores originais para cada indicador foram normalizados e indexados à média dos municípios do continente português. Os valores indexados de cada um dos indicadores foram posteriormente ponderados, sendo que o fator de ponderação foi obtido através da realização de um inquérito sobre a sua relevância, efetuado a diversos agentes locais das áreas económicas, ambientais, sociais e institucionais, considerados atores-chave. Procedeu-se a uma agregação dos valores indexados e ponderados, de modo a possibilitar a concentração de informação em 4 índices temáticos dimensionais. Nesta agregação foi utilizada a média aritmética ponderada. O IMDS obteve-se através da média aritmética dos 4 índices dimensionais. A aplicação feita ao concelho de Alenquer, com valores desde 2004, valida o valor indexado de cada indicador, os índices dimensionais e o IMDS como ferramentas úteis de aferição e de apoio à tomada de decisões, em matéria de políticas locais para promoção do desenvolvimento sustentável. Os resultados revelaram que os pontos fracos em termos de sustentabilidade do concelho estão na área económica e ambiental e que o IMDS de Alenquer é de 82 considerando o valor 100 para a média dos municípios do continente. Esta metodologia poderá ser aplicada qualquer outro concelho de Portugal.
- Environmental sustainability in portuguese middle and high-schools : attitudes, perceptions and implementationPublication . Ferreira, José Rocha; Caeiro, SandraTendo em conta os atuais desafios ambientais, sociais e económicos com que os cidadãos se deparam numa base diária, existe uma exigência imposta aos jovens de hoje e decisores do futuro no que concerne à sua preparação para lidar com os desafios de sustentabilidade ambiental vindouros. Impõe-se por propósitos ambientais, sociais e económicos, uma análise do atual estado da educação na sua componente ambiental, não estritamente curricular, e numa etapa menos destacada - o terceiro ciclo e ensino secundário. O atual estudo explora de uma forma global a sustentabilidade ambiental implementada e percecionada nas instituições de ensino de terceiro ciclo e ensino secundário Portuguesas, recorrendo a uma análise quantitativa e qualitativa. Os resultados do presente ensaio, discussão e conclusões, suportam-se num conceito de triangulação de dados. A recolha de dados baseou-se na aplicação e estudo de um inquérito por questionário enviado por correio eletrónico às diversas instituições de ensino do país e na realização e análise de um conjunto de entrevistas telefónicas a instituições selecionadas, tendo por base a primeira recolha dos dados do questionário. A discussão realizada e resultados obtidos, pela baixa taxa de retorno, não permitem compreender de forma fiável o panorama nacional, mas deixam antever grande heterogeneidade e o pequeno número de iniciativas ambientais realizadas pelas instituições escolares. A reduzida sensibilização em relação à temática é também comum. A sustentabilidade ambiental implementada é muitas vezes mínima, tendo frequentemente na sua génese a simples redução de custos, sem qualquer planeamento ambiental e integração associados. A interação entre as entidades de ensino e o tecido empresarial envolvente, juntas de freguesia, câmaras municipais e mesmo governo central, em relação a iniciativas de sustentabilidade ambiental, é diminuta. A existência de sistemas de gestão ambiental é escassa e frequentemente muito simplificada. Falta de motivação, orientação e fraca sensibilidade ambiental são problemas reconhecidos. No curto e médio prazo, no entanto, muitas soluções estão disponíveis, sendo propostas neste trabalho.
- Ferramentas de avaliação da sustentabilidade no ensino superior : a adequação ao contexto de uma universidade a distânciaPublication . Martins, Rute Isabel Grilo Filipe; Caeiro, SandraAo ensino superior acresce o papel de exemplo para a sociedade, muito para além do desempenho no ensino. Beneficiando do todo o conhecimento científico produzido e da circulação de informação pertinente de forma privilegiada, as universidades começam, de forma gradual e crescente, a empreender em formas de avaliar as suas iniciativas e práticas de sustentabilidade. Sabendo que os critérios de avaliação ditam o resultado da própria avaliação, é necessário investigar os vários fatores que podem concorrer para uma melhor avaliação da sustentabilidade no ensino superior, tendo em consideração as suas próprias especificidades. Uma dessas características específicas é o ensino a distância, onde o processo de aprendizagem se passa no contexto online. Assim, este estudo procurou perceber se as universidades a distância se diferenciam face ao procedimento de implementação de uma ferramenta de avaliação de cariz internacional e holístico, onde a sustentabilidade é avaliada nos pilares ambiental, social e económico. Para esse efeito, este estudo de caso, investigou a Universidade Aberta, enquanto universidade a distância, e uma das ferramentas de avaliação da sustentabilidade mais utilizadas internacionalmente, a STARS, num trabalho de investigação-ação. No seguimento do processo de avaliação da sustentabilidade, foi também investigada a abordagem participativa como fator diferenciador no sucesso da implementação da avaliação da sustentabilidade. Os resultados obtidos comprovaram a aplicabilidade da STARS para a avaliação de universidades com regime de ensino a distância. Contudo, dos mesmos resultados foi possível identificar quatro indicadores para os quais a STARS pode melhorar, e assim traduzir, de forma mais específica, o regime de ensino a distância. Foi ainda possível identificar as áreas onde a UAb pode melhorar o seu desempenho para a sustentabilidade e as áreas para as quais a sustentabilidade já se encontra implantada. Quanto à abordagem participativa, este estudo evidenciou as suas mais valias na implementação da sustentabilidade, quer pela capacidade reflexiva face aos resultados obtidos pela ferramenta, quer pelas propostas que puderam ser elaboradas pelos vários participantes, envolvendo-os e motivando-os para ação.
- Perceção das populações locais face à sustentabilidade dos serviços das zonas costeiras : o caso da Lagoa de Santo AndréPublication . Santinhos, Armando José; Caeiro, Sandra; Martinho, Ana PaulaEm Portugal, o reconhecimento da importância estratégica da zona costeira, criou a necessidade de proceder à sua proteção e gestão integrada. O litoral de Santiago do Cacém caracteriza-se por uma zona aplanada e baixa, que, devido à existência de um cordão de dunas e areias de praia na parte noroeste do concelho, isola do mar a sua bacia hidrográfica e linhas de água, dando lugar à formação de lagoas. Uma destas lagoas, de caraterísticas únicas em termos da biodiversidade a Lagoa de Santo André, dista uma centena de metros do Oceano e detém no seu historial um património inigualável de tradições, de processos de vida das suas gentes e de equilíbrio ambiental reconhecido. Tendo presente os conceitos de desenvolvimento sustentável, cidadania, participação e educação ambiental, este trabalho através da conjugação de recolha de dados por inquérito, observação direta, pesquisa e análise documental pretendeu contribuir para o conhecimento da perceção das populações e dos decisores locais face à sustentabilidade dos serviços dos ecossistemas utilizados por essas mesmas populações, e propor soluções para a melhor gestão da lagoa de Santo André. Foi aprofundado o estudo de caso da Lagoa de Santo André com particular destaque para a atividade de pesca artesanal na lagoa, tendo-se concluído, entre outros, a existência de problemática e contestação relativamente à gestão do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, motivada por falta de diálogo e falha na comunicação entre os atores chave do processo, bem como a falta de realização urgente do desenvolvimento de uma estratégia e de uma plataforma de entendimento que ao nível dos decisores promovam o desenvolvimento e a qualidade a todos os níveis desta zona do país de reconhecido potencial e que, simultaneamente, permitam com isso, a sua correta gestão. Urge também o restabelecimento de procedimentos que evitem a degradação ambiental deste ecossistema lagunar, e que se consensualizem disposições, para que no âmbito de determinações normativas, seja instituída a participação e colaboração de todos os agentes e atores envolvidos no processo de decisão. Estes e outros aspetos foram tratados aprofundadamente na discussão de resultados deste estudo, tendo-se proposto, entre outros, o entendimento entre os atores chave, a variados níveis, de acordo com os problemas encontrados, e de acordo com as soluções discutidas e concertadas num workshop final.
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