CIAC | Livros / Books
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Recent Submissions
- Sci-Bi: an infodemic of disorientationPublication . Alvelos, Heitor; Barreto, Susana; Lima, Cláudia; Penedos-Santiago, Eliana; São Simão, Fátima; Pereira, Jorge; Carneiro, José; Dolbeth, Júlio; Fernandes, Marta; Martins, Nuno; Veiga, Pedro Alves da; Santos, Rui; Vieira, Sónia; RuiRecent years have seen the emergence of two particular challenges to scientific knowledge and application. In both instances, communication design may be underperforming in its potential for contribution: 1. The exponential rise of social media has potentiated an equally exponential range of phenomena such as fake news, pseudo-science and superstition; as seductive, de-centralised, continuously reconfiguring webs, their longevity and adaptability far surpass that of rigorous knowledge. 2. The pandemic and corresponding public policies (confinement and vaccination in particular) seem to have further eroded the already precarious, aforementioned scenario. A range of misinformation channels and content have reached significant sectors of the population, just as media portrayal of the health crisis was largely reduced to statistical extrapolations, and a largely hermetic, prescriptive discourse often lacking in accessibility. Despite current decreases in pandemic levels, issues of mistrust remain and will likely retain an impact in future instances, health-related or otherwise. The above issues have been addressed both through increased technological sophistication of digital tools, and the adoption of logical discourse; however, both seem to have fallen short in tackling the scale and complexity of the phenomena of misinformation.
- ARTECH 2021 - Book of Proceedings of the 10th International Conference on Digital and Interactive Arts - Hybrid Praxis – Art, Sustainability & TechnologyPublication . Lopes, Maria Manuela; Bastos, Paulo Bernardino; Araújo, António; Fabian, Lucas; Marcos, AdéritoBook of proceedings of the 10th edition of ARTECH - the International Conference on Digital and Interactive Arts, Centro de Congressos de Aveiro, Aveiro, Portugal 13-15 October 2021.
- O museu de tudo em qualquer parte: arte e cultura digital: interferir e curarPublication . Veiga, Pedro Alves daO Museu de Tudo em Qualquer Parte é a designação dada por Pedro Alves da Veiga ao espaço real aumentado urbano, onde existe uma densidade crescente de intervenções artísticas de arte digital e locativa, acompanhadas de camadas de dados digitais e informação audiovisual associada a hashtags, utilizadores, locais e eventos, originais ou remisturados, muitos deles ancorados a lugares físicos. Partindo da apresentação do ecossistema da média-arte digital, com enfoque no caso português, a obra debruça-se sobre a evolução da produção de arte digital – no seu sentido mais amplo – reconhecendo que a atual produção massificada de conteúdos estetizados, incluindo os registos de experiências artísticas, sociais, culturais ou lúdicas é o testemunho vivo de uma estetização global, que tudo permeia, desde a vida quotidiana, incluindo moda, comida e a pandemia do COVID-19, até áreas do conhecimento como a ciência ou a filosofia. Este livro propõe uma metodologia para a produção de média-arte digital interventiva e funcional – a a/r/cografia – e culmina com o apelo à curadoria deliberada e consciente – em vez de acidental ou aleatória – destas camadas de arte urbana digital, trazendo-as para a luz, com elas e sobre elas produzindo conhecimento.
- (DES)conexão: um laboratório de alquimia digitalPublication . Gago, Ana; Marques, Diogo; Santa Cruz, João; Ferreira, Pedro; Marcos, AdéritoMonografia suporte da instalação / artefacto artístico "(Des)conexão". Em (DES)CONEXÃO, o ponto de partida é o ponto de chegada: tecnologia primordial, a pedra gera-se de forma cumulativa, processual, embora num tempo completamente oposto ao do imediato, trazido pelo digital. Para encontrar a pedra há que partir(-se) (n)o gesto de agarrá-la. Numa busca espiralar e potencialmente infinita, entre quatro estados mais ou menos (in)definidos – decomposição (nigredo), modificação (albedo), separação (citrinitas), união (rubedo), forças de tensão e dispersão. Entre o todo e as partes, entre o artefacto e o leitor, e entre este e a sua própria percepção – do artefacto, de si mesmo e dos outros.
- You & MePublication . Veiga, Pedro Alves da; Marcos, AdéritoYou&Me (a infinita constelação dos nossos sentidos) é um projeto de arte generativa interativa. Nasce como contracorrente a um crescente encapsulamento dos indivíduos dentro de um casulo tecnológico, que tudo medeia e interliga. Se é verdade que me sinto hoje mais ligado do que nunca a estímulos, informação e conteúdos multimédia de todos os tipos, a verdade é que essa híper-conexão parece inclusivamente sobrepor-se às ligações diretas, não mediadas pela tecnologia, entre mim e os outros, ou até mesmo com o mundo ao meu redor. Este projeto traduz-se, assim, numa vontade de querer questionar esse fenómeno, usando a mesma tecnologia que o promove como arma de combate. Procurei criar uma experiência de comunicação, estética e cognitiva, usando a tecnologia para promover a interação pessoal e local, sem descurar aspetos lúdicos, dinâmicos e estéticos.
- Pontos-G: shakras invertidos: uma saga híper-sensorial em arte tecnológicaPublication . Teles, Paulo César; Prado, Juliano; Marcos, AdéritoA instigação de realizar instalações interativas com aparatos digitais que promovam as movimentações corporais livres de qualquer aparato material ou tecnológico tem sido desafios recorrentes para nós desde 2005. Porém, na ausência de dispositivos que respondessem aos anseios, bem como diante da necessidade de ações simultâneas e de expertises estruturais, parcerias tecnológicas em equipes multidisciplinares tem dado a tônica de nossas realizações. No processo realização da escultura sensorial interativa “Pontos-G – Chakras Invertidos” não foi diferente. Entretanto, de modo diverso ao de todas as obras realizadas por nós até então, lançamo-nos em um desafio de produzir uma estrutura autônoma, do ponto de vista operacional, ainda que a manter a “completude final” da obra a partir dos movimentos do público interator. Este manuscrito nos traz o conjunto de pensamentos e ações que desencadearam a realização desta obra a partir de sua história, seus conceitos-chave, suas logísticas e ações de produção e, por fim, as poéticas sistêmicas nela propostas e contidas.
- Transmediatic architecture of the ode to Christus HypercubusPublication . Manzolli, Jonatas; Mucheroni, Marcos; Marcos, AdéritoThe monograph presents a transmediatic architecture involving music and painting. The composition is inspired by a musical metaphor in which sounds are resonating all over walls and arch of an imaginary Cathedral. Computer-generated animation and sounds, a soprano, a piano player and virtual choir simulate such environment in order to perform the Ode to Salvador Dalí's Christus Hypercubus. The Ode dialogues with the notion of the fourth dimension transferring to the acoustic space a musical projection of the Tesseract or Hypercube. A diffused acoustic field with fragments of sacred music invites the audience to explore meanings of the Catalan's masterpiece.
- 6º Retiro Doutoral em Média-Arte DigitalPublication . Marcos, Adérito; Tavares, Mirian; Bidarra, José; Martins, Amílcar; Coelho, José; Carvalho, Elizabeth; Saldanha, Ângela; Mucheroni, MarcosLivro de bordo do 6º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital – Ad Astra Per Aspera”, Centro Cultural Magalhães Lima, Alfama, Lisboa, 21-27 julho de 2018.
- 5º Retiro Doutoral em Média-Arte DigitalPublication . Marcos, Adérito; Tavares, Mirian; Martins, Amílcar; Saldanha, Ângela; Silva, Bruno; Veiga, Pedro Alves da; António, Rui; Costa, SusanaLivro de bordo do 5º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital – Audentes Fortuna Iuuat”, Faro, 8-14 julho de 2017.
- Modalities est Agnus DeiPublication . Mucheroni, Marcos; Manzolli, Jonatas; Marcos, AdéritoModalities est Agnus Dei é uma obra multimodal relacionada à pintura “Agnus Dei” de Josefa d´Óbidos e ao Réquiem de Mozart. Essa instalação foi criada para o VI Retiro Doutoral do Doutoramento em Média-Arte da Universidade Aberta de Portugal e da Universidade do Algarve, Óbidos, julho 2019. A partir da pintura “Agnus Dei” de Josefa d´Óbidos (1630-1684), associamos a modalidade musical à Missa em Ré Menor de Wolfgang Amadeus Mozart (1746-1791), K 626, conhecida como o “Réquiem de Mozart”. A natureza sacra das duas obras nos levou ao conceito de música das esferas celestes, que remonta à Grécia Antiga e aos primórdios do uso do monocórdio por Pitágoras.