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  • Uma proposta de uma variante otimizada do algoritmo A* para sistemas multi-núcleo
    Publication . Pires, Carlos; Shirley, Paulo
    Este artigo propõe uma variante otimizada do algoritmo A* para melhorar o desempenho em sistemas multi-núcleo. A abordagem proposta envolve a utilização de filas prioritárias locais (min-heaps) em cada tarefa ou núcleo, permitindo o processamento em paralelo. A comunicação entre as tarefas é realizada por meio de um buffer compartilhado do tipo produtor/consumidor, permitindo a troca de informações sobre os nós sucessores. Um protótipo é descrito, envolvendo a implementação das estruturas de dados, a lógica das tarefas, a comunicação entre as tarefas e a avaliação do desempenho em sistemas multi-núcleo. Os resultados preliminares mostram um ganho de desempenho em comparação com a versão sequencial do algoritmo A*.
  • Árvore de pesquisa binária concorrente
    Publication . Gonçalves, Hugo; Shirley, Paulo
    Este artigo propõe a implementação de uma biblioteca em linguagem C para uma Árvore de Pesquisa Binária (Binary Search Tree), onde se oferecem diversos métodos de controlo de concorrência para as operações mais comuns efetuadas nesta estrutura de dados. É apresentada uma análise sobre os ganhos ou perdas de cada método para diversos cenários replicáveis de utilização da árvore.
  • Estudo de soluções de comunicação síncrona
    Publication . Coelho, José; Cavique, Luís; Shirley, Paulo
    Relatório em que são avaliadas as diversas soluções de comunicação síncrona, no contexto da sua utilização na Universidade Aberta, com pólos em Lisboa, Porto e Coimbra e cerca de 14 Centros Locais de Aprendizagem (CLAs).
  • Paralelização do algoritmo K-means
    Publication . Martins, Marco; Shirley, Paulo
    Neste artigo são exploradas as vantagens da paralelização do algoritmo K-means. O algoritmo é implementado na linguagem de programação C com a utilização de tarefas (threads) POSIX e são analisadas as consequências ao nível do desempenho pela utilização de programação multitarefa. O algoritmo K-means é essencialmente iterativo e a paralelização deste permite tirar partido do máximo de processadores disponíveis e com isso reduzir consideravelmente o tempo de execução. Este ganho no tempo total de execução permite um investimento no aprimorar do algoritmo de forma a obter resultados mais precisos, ou processar um maior volume de dados e manter a execução em tempo útil.
  • Projeto de um cluster didático para programação paralela e distribuída (parte II)
    Publication . Shirley, Paulo
    O aumento do poder de cálculo permite resolver problemas mais rapidamente ou problemas de maiores dimensões antes inacessíveis. Este aumento tem um grande impacto a todos os níveis, sejam eles de desenvolvimento, investigação ou de prestação de serviços. A Computação de Alto Desempenho (HPC - High Performance Computing) implementada através de um conjunto de computadores pessoais dedicados ligados por uma rede privada, vulgarmente denominado Beowulf cluster, surge como uma solução viável e relativamente económica para o acesso a um maior poder computacional. Este trabalho consiste na 2ª parte da descrição da conceção, planeamento e implementação de um cluster experimental que replica o ambiente e operacionalidade de clusters de maiores dimensões, permitindo o contato com este tipo de tecnologia e a sua utilização para fins didáticos em programação paralela e distribuída, entre outros.
  • Simulador Heads-Up Texas Hold'em
    Publication . Bicho, Filipe; Shirley, Paulo
    O poker é um jogo de cartas usualmente jogado em casinos e é considerado o jogo de cartas mais popular do mundo. Texas Hold’em é o estilo mais jogado em que cada jogador recebe duas cartas privadas e cinco cartas são dispostas à mesa, de forma a serem compartilhadas por todos os participantes do jogo. Quando é jogado com apenas dois jogadores, é designado por Heads-up Texas Hold’em, sendo um jogo muito interessante e extremamente competitivo de jogar. Este projeto tem por objetivo criar um simulador de Heads-up Texas Hold’em em que existem dois modos de jogo, utilizador contra computador e computador vs computador, proporcionando uma ferramenta que permite aos utilizadores treinarem e melhorarem o seu desempenho neste tipo de jogo, assim como explorarem variantes de algoritmos que simulam um jogador de poker. A implementação deste projeto contemplou dois grandes desafios: planear uma arquitetura de software para a implementação do jogo e desenvolver algoritmos para simular um jogador.
  • Enhancement of Russian creative education: new post-graduation programme in digital art practice
    Publication . Marcos, Adérito; Amílcar, Martins; Saldanha, Ângela; Araújo, António; Carvalho, Elizabeth; Bidarra, José; Coelho, José; Shirley, Paulo; Veiga, Pedro Alves da; Cardoso, Vitor; Pais, Carlos Castilho
    In Project TEMPUS “Enhancement of Russian Creative Education: new Master Programme in Digital Arts in line with EU standards” (2014-2016) the Russian students had the opportunity to study in EU Universities for one semester. The Universidade Aberta, in Portugal, didn’t have a master degree in Digital Arts so a pilot programme had to be created: a new postgraduation in Digital Art Practice. This new curriculum, using blearning (based on online and face to face activities) with transdisciplinary methods, aims a practice oriented training on digital art. It started with a deep understanding of Lisbon, the relationship between people, cultural and artistic spaces and their environments. This knowledge inspired the students to produce and to create an artistic artefact presented in exhibition to an audience. With this postgraduation new possibilities started for reflection about global challenges for education in the millennium.
  • Projeto de um cluster didático para programação paralela e distribuída: (parte I)
    Publication . Shirley, Paulo
    O aumento do poder de cálculo permite resolver problemas mais rapidamente ou problemas de maiores dimensões antes inacessíveis. Este aumento tem um grande impacto a todos os níveis, sejam eles de desenvolvimento, investigação ou de prestação de serviços. A Computação de Alto Desempenho (HPC - High Performance Computing) implementada através de um conjunto de computadores pessoais dedicados ligados por uma rede privada, vulgarmente denominado Beowulf cluster, surge como uma solução viável e relativamente económica para o acesso a um maior poder computacional. Este trabalho descreve a conceção, planeamento e implementação de um cluster experimental que replica o ambiente e operacionalidade de clusters de maiores dimensões, permitindo o contato com este tipo de tecnologia e a sua utilização para fins didáticos em programação paralela e distribuída, entre outros.