Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Canário Ribeiro, Sandra

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • A integração de cenários de aprendizagem em modelos de curso bLearning
    Publication . Ribeiro, Sandra Canário
    O artigo tem como objetivo apresentar os diferentes modelos e práticas de curso bLearning e de explicitar a importância da criação de cenários de aprendizagem na prática letiva e de os desenhar na plataforma “Learning Designer” (https://www.ucl.ac.uk/learning designer/home.php) para compreender a importância desta estratégia de ensino com repercussões na aprendizagem, com recurso à metodologia bLearning. Este estudo de caso decorreu de uma formação realizada no âmbito da SchoolEducationGateway, da Direção Geral da Educação e Cultura da Comissão Europeia. A análise reflexiva foi realizada com dados quantitativos e qualitativos com base nos cenários de aprendizagem avaliados por pares. São de destacar os aspetos positivos da criação de cenários de aprendizagem nesta plataforma mas foi evidente a dificuldade de sair do modelo tradicional de bLearning.
  • As principais características profissionais e pessoais de um diretor de uma organização com foco na ação educativa
    Publication . Canário Ribeiro, Sandra
    Na literatura estrangeira encontramos alguns trabalhos de investigação que nos podem ajudar a percecionar o perfil de competências de desempenho dos líderes das organizações educativas, contudo, muitos deles referem-se a standards, recomendações, guidelines e frameworks. Há também documentos institucionais e os relatórios da OCDE. Contudo, em Portugal não existe nenhum documento orientador com referência ao perfil de gestão e ao estilo de liderança de uma organização educativa. No entanto, nos parâmetros de avaliação de um diretor de uma organização educativa são tidas em contas as competências do diretor mas, paradoxalmente, no ato de seleção do diretor não está definido o perfil de competências necessário. Neste sentido, afigura-se necessário identificar um perfil de gestão e um estilo de liderança de um diretor de uma organização educativa portuguesa. O objetivo deste estudo prendeu-se com a análise de documentos e investigações que determinam o desenvolvimento do sistema educativo português, nomeadamente na comparação das diferenças dos documentos de diferentes países assim como dos estudos de investigação realizados nessa área, no que respeita ao perfil de gestão e nas competências de liderança de um diretor de uma organização educativa. Os resultados sugerem um perfil de gestão e um estilo de liderança, no sentido de uma liderança pedagógica e transformacional, que acarreta uma série de mudanças no que respeita ao perfil do diretor a selecionar e a formar.
  • Computacional thinking and the curriculum of mathematic in Portugal
    Publication . Ribeiro, Sandra Canário
    The emphasis on the importance of programming and computational thinking has been a constant in recent pedagogical trends (Wing, 2006, 2010; NRC, 2011). In the same perspective Pollock et al. (2019) characterize computational thinking as decomposition, algorithms, data and abstraction. According to Selby & Woolard (2013) and Tabesh (2017), computational thinking, in addition to being associated with decomposition, pattern recognition, algorithms and abstraction, identifies the importance of debugging, that is, the ability to test and evaluate the effectiveness of the solution , correct errors and seek to refine and optimize the solution. This was the framework that was taken into account for the start of the MatemaTIC pilot project, promoted by the Directorate-General for Education (DGE), with the joint organization of the Association of Mathematics Teachers (APM), University of Coimbra (UC) and of the CCTIC of the University of Évora (CCTIC UE). This project, started in 2019, involved teachers of the 1st Cycle of Basic Education from 30 Groups of Schools in Portugal and its main objective was to create resources and training contexts for teachers of this level of education, to support the development of their skills. professional skills in the fields of mathematics and ICT, so that they are able to work on issues of computational thinking, algorithms and computing, in the classroom, with students. The final considerations point to the importance of the theme in the awareness of the learning that they intend to consolidate in the students; the importance of the contents to be developed; in the process of supporting students with gradually more complex tasks, helping to build reasoning and develop mathematical language; the importance of generalizing and transferring the problem-solving process to a wide variety of similar tasks; the importance of collaborative work; in the active role of the student in the construction of knowledge; and in the importance of involving the student in the evaluation process in the sense of self-assessment and self-correction.
  • A influência do feedback na avaliação da aprendizagem por pares no ensino superior
    Publication . Ribeiro, Sandra Canário; Teixeira, António; Oliveira, Isolina
    Com este estudo pretendeu-se analisar o tipo de feedback que foi proporcionado aos participantes e a influência desse feedback no processo de avaliação da aprendizagem, num Massive Open Online Course (MOOC). No presente trabalho recorreu-se à revisão de literatura relativamente à avaliação da aprendizagem por pares e o feedback e à recolha de dados através de entrevistas realizadas a participantes no referido MOOC. Os resultados indicam que o feedback personalizado tem um importante papel em termos motivacionais e nas aprendizagens e, embora a avaliação por pares tenha imensas potencialidades, os entrevistados atribuíram ao formador um papel relevante.
  • O perfil de competências do professor do 1º ciclo do ensino básico em matemática : o professor disponível e o professor desejado
    Publication . Ribeiro, Sandra Canário; Gaspar, Ivone; Oliveira, Isolina
    Este estudo desenvolve uma perspetiva interpretativa, construtivista face ao objeto de estudo que se situa na análise das caraterísticas do professor que ensina Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem, como objetivo principal, o confronto do perfil encontrado com o perfil desejado para este professor, com base em competências identificadas. Identifica-se a prática, ou seja, a realidade do quotidiano docente na conjugação da prática conhecida/explorada em consequência do modelo de formação inicial a que se sujeitaram e as formas ou modos como continuaram essa formação. O desenho do perfil esperado sustenta-se num conjunto de teorias que cruzam conhecimentos provenientes do campo do Currículo e do campo da Formação de Professores. Para isso, elaborou-se um quadro concetual que interrelaciona aspetos curriculares com aspetos da formação e do desempenho profissional, visando a definição de um perfil de competências. Depois, questiona-se, através do confronto, o perfil identificado quanto às competências do professor de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o perfil desejado para o mesmo tipo de professor. Em obediência a este pensamento, estruturou-se o trabalho em três partes. Na primeira parte, faz-se o enquadramento teórico, através da análise de conceitos chave – currículo, ensino e competência – do estudo de alguns modelos de formação de professores, com a identificação da sua prática no que respeita ao ensino da Matemática e da reflexão sobre programas (ou conteúdos programáticos) na Matemática. Na segunda parte é apresentada a metodologia seguida neste estudo, de natureza qualitativa com suporte de alguma informação recolhida e tratada quantitativamente; faz-se a justificação teórica e a descrição dos procedimentos de recolha e análise dos dados. Na terceira parte, apresentam-se, analisam-se e interpretam-se os dados recolhidos. Aponta-se, como contributo significativo deste estudo, a visão da profissionalidade do professor, ancorada em dimensões do currículo. Mereceram particular destaque as dimensões explícitas nos planos de estudo e nos programas de ensino. Embora se reconheça importância à dimensão que engloba estratégias de ensino, não foi possível abrangê-la no objeto de estudo focalizado nesta investigação.