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- Avaliação alternativa digital: o modelo PrACT aplicado à educação profissionalPublication . Souza, Elizabeth; Amante, LúciaO presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa realizada no contexto de um curso técnico de nível médio ofertado à distância, em uma Instituição de Educação Profissional brasileira, cujo objetivo foi o de verificar os modelos e estratégias avaliativas adotados em cursos de formação profissional técnica a distância e o quanto estas estratégias possibilitam uma experiência de avaliação transparente, consistente, autêntica e sustentável. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido acompanhada a execução de uma turma do curso Técnico em Administração. Foram utilizados como instrumentos para recolha de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagógico do curso, observação não-participante e análise de documentos. O referencial teórico no qual está assente essa pesquisa diz respeito à cultura da avaliação de competências e à edumetria, em especial nas dimensões e critérios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no âmbito de uma perspetiva de avaliação alternativa digital. Neste trabalho, considerando a complexidade e extensão dos dados recolhidos, optou-se por focar na apresentação e discussão dos resultados de uma das dimensões do Modelo PrACT – a Autenticidade, dada a sua relevância para a educação profissional.
- Dossier Módulo de Ambientação OnlinePublication . Amante, Lúcia; Souza, ElizabethEste dossier foi organizado pela equipa de coordenação do Módulo de Ambientação Online da UAb (2023) e tem como objetivo partilhar o conjunto de recursos disponibilizados aos estudantes na PlataformAbERTA no decurso do módulo, para consulta sempre que necessário. Constitui, por isso, um Recurso Educacional Aberto (REA).
- ENID-Teach European network in D-flexible teaching: actions and resultsPublication . Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Afonso, Ana Paula; Aires, Luísa; Penicheiro, Filipe; Souza, Elizabeth; Pinto, João; Areias, Maria ElisaENID-Teach is a pedagogical design proposal aimed at university teachers, professors, trainers, and teacher educators. Its general goal is to help educators master D-Flexible Learning methodologies, apply microlearning techniques, and enhance their digital competence in digital pedagogies. This gola is allinged with a) DiCompEdu - European Framework the Digital Competence Educators. b) UNESCO ICT - Competency Framework for Teachers c) SDG - Sustainable Development Goals. d) OEP and OER - Open Education Practices and Resources.
- Dossier Módulo de Ambientação Online: 2024-2025Publication . Amante, Lúcia; Souza, ElizabethEste dossier foi organizado pela equipa de coordenação do Módulo de Ambientação Online da UAb (2024) e tem como objetivo partilhar o conjunto de recursos disponibilizados aos estudantes na PlataformAbERTA no decurso do módulo, para consulta sempre que necessário.
- Avaliação alternativa digital : estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac - BrasilPublication . Souza, Elizabeth; Amante, LúciaA motivação para realizar esta investigação se deu a partir da expansão da oferta a distância de cursos de formação profissional técnica e da escassez de estudos que dessem sustentação a essas práticas, sobretudo no que tange aos desafios de realizar a avaliação de competências com o uso de recursos digitais. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada acerca do processo avaliativo em cursos profissionais técnicos de nível médio desenvolvidos em contextos digitais. Para tanto, optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido selecionada como objeto de estudo uma turma do curso Técnico em Administração, ofertado a distância em uma Instituição de educação profissional brasileira. Foram utilizados como instrumentos para recolha e análise de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagógico do curso, observação não participante a uma turma do curso (Turma 2018/1) e análise de documentos, a saber: Projeto Político Pedagógico, Plano do curso Técnico em Administração, Manual de Procedimentos do Pedagógico e os Planos de Trabalho Docente do primeiro módulo do curso. A recolha de dados foi realizada de abril a agosto de 2018. O referencial teórico no qual está assente esta pesquisa diz respeito à cultura da avaliação de competências e à edumetria, em especial nas dimensões e nos critérios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no âmbito de uma perspectiva de avaliação alternativa digital. Tais referenciais foram organizados em dois capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização e evolução do conceito de avaliação desde o início do século XX até os dias atuais, com foco na avaliação em contexto pedagógico. Já no segundo, foram apresentadas as bases teóricas da nova cultura da avaliação, em especial da avaliação alternativa digital. A análise dos dados recolhidos foi realizada à luz das quatro dimensões do referido modelo e respectivos parâmetros: Praticabilidade (custo, eficiência e sustentabilidade); Autenticidade (similitude, complexidade, adequação e significância); Consistência (alinhamento instrução/avaliação, multiplicidade de indicadores, adequação dos critérios e alinhamento competência/avaliação) e Transparência (democratização, envolvimento, visibilidade e impacto). Em relação às conclusões deste estudo, destaca-se que a análise do processo avaliativo do curso permitiu estabelecer o seu grau de aderência às dimensões do Modelo PrACT e indicar algumas ações à Instituição, de modo a ampliar seu alinhamento às práticas de uma avaliação alternativa digital, potencializadora da qualidade da aprendizagem no curso.
- Designing a MOOC on computational thinking, programming and robotics for early childhood educators and primary school teachers: a pilot test evaluationPublication . Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Mendes, António Quintas; Pinto, MaribelThis study focuses on developing and evaluating an online course aimed at preschool educators and primary school teachers. It presents a Massive Open Online Course (MOOC) on computational thinking, programming and robotics developed as part of the project “Laboratory for Technology and Programming and Robotics Learning in Primary and Preschool Education in Portugal (KML II)” The MOOC design was inspired by a blended learning model used in teacher professional development at the project’s inception and incorporates theoretical-pedagogical models of MOOC design as well as theoretical models of online interaction in virtual educational environments. The course will be offered on the NAU platform, a Portuguese MOOC platform. A pilot test was conducted with a purposive sample that included both participants from the target audience of the course as well as national and international experts specialised in these domains. The evaluation included a Likert scale questionnaire survey and open-ended questions. The results aim to validate the MOOC’s quality, including its structure, content relevance, proposed activities, and learning design. The findings provide evidence to improve the final version of the MOOC, contributing to its effectiveness and adequacy to the target audience.
- Unit 5.2: A framework for digital assessment (Lecture Notes)Publication . Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Teixeira, António; Paz, João; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraThis topic will present a framework for digital assessment and has the following objectives: Objective 1: To characterize the new culture of assessment, differentiating it from the traditional assessment culture Objective 2: To identify the main dimensions and parameters of the PrACT framework for digital assessment Objective 3: Analyze the concept of regulated learning and its relationship with Peer and SelfAssessment in Higher Education Objective 4: To distinguish digital tools, instruments and means of assessment Objective 5: To design a Digital Assessment Plan
- Transforming the culture and innovating the practices of digital assessment: how MOOCs can scale up the impactPublication . Teixeira, António; Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Paz, JoãoThe emerging new learning scenarios made possible by the rapid dissemination of adaptive digital technologies are deeply changing higher education processes. They provide educators and learners with new opportunities for transforming their educational practices. encouraging learning innovation and challenging traditional teaching methods. This transformation is particularly significant in how learning achievement is measured, assessed, and certified. The use of learning analytics and adaptive digital technologies not only contribute to consolidate an assessment for learning approach as call for it. In the face of this challenge, educators must speedily adapt their practices to ensure that they are effectively using digital tools to support this new assessment culture. In the framework of the Erasmus+ project PROF-XXI, a Massive Open Online Course (MOOC) entitled "The 21st Century Teacher: Learning to Teach with Digital Technologies" was designed and delivered to facilitate teachers’ access to good practices in this field. The MOOC included four modules covering various aspects of digital education and was designed taking as a reference the competences defined in the DigCompEdu framework. It was delivered on an Open edX instance. A total of 5,660 participants, mainly from Latin America, took this course in two cohorts, with 681 participants completing it. In this paper we describe the experience of designing a learning module specifically dedicated to digital assessment innovation for this MOOC, The aim was to inspire educational change and promote a more sustainable approach to assessment for learning based on the PrACT framework. The main results of this experience are presented and discussed, as well as lessons learnt
- Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robóticaPublication . Souza, Elizabeth; Amante, Lúcia; Mendes, António QuintasEste artigo apresenta o desenho de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no âmbito de uma experiência de formação dirigida a professores e educadores de infância, sobre pensamento computacional, programação e robótica no ensino básico e pré-escolar, bem como a sua avaliação após a formação realizada. Esta formação foi conduzida no âmbito do Projeto KML II - Laboratório de tecnologias e aprendizagem de programação e robótica para pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB). A formação foi desenvolvida em formato blended learning, contemplando sessões presenciais e a distância Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho têm a sua origem nos estudos sobre educação a distância (EaD), nomeadamente nos desenvolvimentos proporcionados pela designada 3ª geração de EaD em que a comunicação online veio permitir a emergência de novos cenários pedagógicos dando lugar a novas modalidades de formação quer totalmente online, quer em formato blended learning. O questionário de avaliação da formação procurou ir ao encontro dos pontos-chave que determinaram a organização do curso e teve como objetivos verificar o nível de satisfação e a opinião dos formandos, bem como recolher informações que pudessem contribuir para a conceção de um curso em formato MOOC sobre a temática. O questionário foi desenhado considerando diversas dimensões da formação mas no presente artigo focamo-nos especialmente nas dimensões relacionadas com a avaliação da formação na sua componente a distância, designadamente no que respeita ao AVA.
- A autoavaliação e a avaliação entre pares: estudo piloto numa unidade curricular do 2º ciclo do ensino superior em PortugalPublication . Souza, Elizabeth; Amante, LúciaMuito se tem evoluído no plano teórico e também metodológico, acerca dos processos de ensino e aprendizagem. A despeito disso, o erro continua a ser visto de forma negativa, muito interligado ao paradigma de avaliação sumativa. No entanto, na perspetiva de uma avaliação formativa e formadora, centrada em processos cognitivos que favoreçam o aprender, o erro, a cooperação e a autorregulação da aprendizagem são aspetos fundamentais do sucesso do aprendente. Estes aspetos são ainda mais essenciais quando mobilizamos o uso das tecnologias digitais nesta mediação do processo de ensino e aprendizagem. Com base nesta última perspetiva, este artigo traz o relato da experiência de implementação de um processo de autoavaliação e avaliação entre pares com uso de ferramentas digitais, no âmbito de uma unidade curricular de um curso de mestrado, na modalidade online, em uma instituição de educação superior em Portugal. Como referencial teórico para esta experiência adotou-se essencialmente o quadro conceptual do Modelo PrACT (Praticabilidade, Autenticidade, Consistência e Transparência), assente numa cultura de avaliação que se contrapõe à cultura do teste, ajustada às necessidades de currículos comprometidos com o desenvolvimento de competências. Os resultados obtidos nesta experiência possibilitaram perceber os desafios implicados no processo de se autoavaliar e de avaliar os pares, tanto do ponto de vista dos estudantes, quanto do ponto de vista do docente, que necessita adaptar-se a um cenário no qual deixa de ser o único responsável pela avaliação e regulação da aprendizagem dividindo essa responsabilidade com os outros atores envolvidos.
