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- Relatório de Atividades do Conselho Científico: 2021Publication . Cardoso, João Luís; Negas, Mário Carrilho; Alves, Carlos Duarte; Fonseca, Sónia
- Ética no empreendedorismoPublication . Negas, Mário Carrilho; Lobão, Maria de Fátima
- Conhecer os utilizadores de Homebanking em PortugalPublication . Negas, Mário Carrilho; Lopes, José MartinhoO artigo tem como objetivo caracterizar os utilizadores dos serviços de homebanking em Portugal, e identificar quais as operações bancárias mais realizadas no âmbito do serviço de homebanking. A análise da população portuguesa quanto à utilização dos meios eletrónicos bancários divide-a em três grupos distintos: os utilizadores da banca tradicional, que apenas se relacionam com o seu banco deslocando-se à agência física; os utilizadores da primeira geração de canais eletrónicos, como as Caixas de Pagamento Automático, vulgo multibanco (ATM), que têm uma ampla difusão territorial e uma disponibilidade de 24 horas por dia; e os utilizadores da banca digital. Embora o multibanco continue a ser o canal privilegiado pelos portugueses para comunicarem com o seu banco (80,7%), seguido pelo contacto pessoal na deslocação ao balcão (62,4%), o homebanking tem vindo gradualmente a impor-se (estando nos 28,9% em 2010). Para o estudo da problemática foi utilizada a metodologia exploratória, através da abordagem quantitativa, na qual foram analisadas 2370 respostas.
- Adopção de sistemas empresariais e de plataformas electrónicas de contratação no sector público portuguêsPublication . Negas, Mário Carrilho; Bernardo, Maria do Rosário MatosA implementação de sistemas de ERP (EnterpriseResourcePlanning) e CRM (Customer Relationship Management), assim como a utilização de Plataformas Electrónicas de Contratação, são algumas das acções de modernização da Administração Pública portuguesa para dar cumprimento às directivas da União Europeia, que visam incentivar o progresso cientifico e tecnológico e a implementação cada vez mais efectiva do eGovernement nos seus estados membros. É neste contexto que nos propomos estudar o impacto dos sistemas ERP/CRM e Plataformas Electrónicas de Contratação em termos de eficiência e eficácia do sector público português, com a identificação das melhores práticas de adopção e implementação destes sistemas, e o seu nível de aplicação. A metodologia de investigação a adoptar combina duas abordagens, qualitativa e quantitativa, para alcançar de forma mais adequada os objectivos de investigação.
- A literacia financeira : estudo aplicado a estudantes universitáriosPublication . Martinho, Carla; Negas, Mário CarrilhoCom o objetivo de avaliar a literacia financeira em estudantes do ensino superior, foi readaptado parte de um questionário, já validado por um estudo do banco de Portugal (2010). Este questionário foi aplicado a estudantes de vários cursos superiores e permitiu comparar os resultados deste grupo restrito com os resultados obtidos para a população portuguesa. Por não se tratar de uma amostra representativa da população destes estudantes a nível nacional, trata-se de um estudo de caso, que nos permitiu contudo apurar um conjunto de indicadores sobre os comportamentos, atitudes e conhecimentos financeiros deste grupo de estudantes.
- Organizações, cidades e comunidades sustentáveis. Relatório [da] XIII Convenção Rede Portuguesa de Responsabilidade Social das Organizações: relatório 2022Publication . Negas, Mário Carrilho; Magrinho, André; Ventura, Maria Elvira; Fidalgo, Maria do Rosário; Jorge, VictorEste relatório constitui um resumo da 13ª Convenção da REDE RSO PT dedicada ao tema “Organizações, Cidades e Comunidades Sustentáveis” realizada no dia 6 de dezembro de 2022, na Universidade Aberta. O tema central desta Convenção, é a expressão de muitos dos desafios societais atuais, relacionados com a emergência climática, a transformação digital e a transição ambiental, em particular a transição energética e a descarbonização das economias, mas também a inteligência e a resiliência das organizações, das cidades, das pessoas e dos territórios. A transição digital e a transição verde, conjuntamente, alteram o tempo e o modo como as pessoas e as organizações aprendem, trabalham, cooperam, competem e realizam as suas múltiplas atividades, dando expressão a novas soluções e funcionalidades, novos modelos de negócio, novos estilos de vida, novos modelos de organização, novas formas de trabalho e inclusão e de realização da solidariedade, entre outros. Territórios e cidades mais inteligentes incorporam três grandes eixos: a sustentabilidade (ambiental, económica e a social); o empreendedorismo, o crescimento e a competitividade/atratividade; e a educação/competências, a cultura e o bem-estar das pessoas. É fundamental a preservação do conhecimento e práticas tradicionais, e adotar as novas práticas que protegem o património comum, e o mais relevante desse património é a marca de que somos pessoas, somos humanidade e essa humanidade faz-se com a tradição, com o passado, com o conhecimento que vem de gerações anteriores e se projeta no futuro. Acolher e trabalhar para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reforçar os princípios da economia circular, assim como, integrar as tendências e orientações associadas à nova cadeia de valor na indústria e serviços é de estrema importância, com especial atenção às cidades. Dados recentes indiquem que as cidades consomem mais de 75% dos recursos naturais do planeta ocupando apenas 2% da superfície terrestre e 40-50% dos recursos extraídos são usados para habitação, construção e infraestruturas.
- Perspectives of online educationPublication . Reis, Felipa Lopes dos; Pinho, Carlos; Negas, Mário Carrilho; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaThe objective of this article is to bring up a reflexion on the nature of online education and its specific characteristics. The reality and development level of Information and Communication Technologies are both fundamental for the success and maturity of more evolved teaching processes. These processes assume themselves increasingly as facilitators and active agents of the diffusion of knowledge.
- Financial literacy as a strategic issue: a survey from portuguese higher education studentsPublication . Antão, Mário; Nunes, Cristina; Silvestre, Cláudia; Caldeira, João; Martinho, Carla; Negas, Mário CarrilhoObjective – This paper addresses the financial literacy issue in different countries and contexts, comparing it with the financial Literacy of Portuguese Higher Education Institutions (HEI) students. The objective is to identify the growing need for knowledge in this area and to correct the population's attitude and behavior. This study identifies the main conditioning variables of the financial Literacy of this group of individuals, contributing to developing conditions and procedures that would improve the financial Literacy of European students as an essential element of their personal and professional success. Methodology –This study was based on a survey using a sample of 1017 students from 18 institutions. Ordinal regression was used to determine the predictors of financial Literacy. Findings – The literature review shows different results of structural aspects of the same central questions related to financial Literacy among HEI students. The conclusions of the study are in line with the literature review. Nevertheless, Empirical research shows that Portuguese students' financial Literacy is lower than students from other countries, highlighting the need to improve their knowledge in this area by correcting the focus group's attitude and behavior. The study identifies the main conditioning variables of the financial Literacy of this group of individuals. Novelty – HEI students who study finance present a higher level of financial knowledge and relatively more confidence in managing their money, the same for working students. No significant gender differences are observed, and these facts align with some authors. However, it is noteworthy to mention that several researchers observe alternative conclusions. This study shows an evolution of the situation followed twelve years earlier, with the same population, but confirms HEI students' low financial literacy level. This research also contributes to the main study promoted by OECD and included on the 2030 agenda of the United Nations (U.N.)
- Contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-learning: o software socialPublication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Negas, Mário Carrilho; Reis, Felipa Lopes dosO e-Learning utiliza tecnologias avançadas de suporte à formação e desenvolvimento dos estudantes. Com esta finalidade pode perguntar-se se as aplicações de micro-blogging utilizadas nas redes sociais podem desempenhar um papel importante, desde que os professores lhe dêem o melhor uso e estudantes as interpretem como ferramenta didáctica. O The Economist promoveu um debate online sobre o valor da utilização das redes sociais na educação, tendo as opiniões variado de perda de tempo e motivo de distracção das metas académicas a factor valorizador ("Economist debates: Social networking", 2008). O objectivo deste estudo teórico é a análise do possível contributo das redes sociais na aprendizagem em ambiente e-Learning. O estudo também aborda o relativamente recente movimento das instituições de ensino superior presencial na adopção de aplicações como o Facebook e Twitter, ou outros recursos deste tipo, como forma de divulgação de informação institucional e captura de novos alunos. Estas aplicações permitem uma comunicação mais próxima com o aluno. Assim sendo, para Mazer et al. (2007) a utilização das redes sociais por parte do professor pode aumentar a motivação nos estudantes e melhorar o relacionamento entre alunos, contribuindo favoravelmente para o desempenho académico destes.
- Análise de sistemas de informaçãoPublication . Negas, Mário Carrilho
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