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- Ética no empreendedorismoPublication . Negas, Mário Carrilho; Lobão, Maria de Fátima
- A new approach to minimize the makespan of various resource-constrained project scheduling problemsPublication . Coelho, José; Vanhoucke, MarioThis abstract presents a new solution approach to solve the resource-constrained project scheduling problem in the presence of multiple modes with mode identity constraints and two types of logical constraints. Apart from the traditional AND constraints with minimal time-lags, these precedences are extended to OR constraints. These logical constraints extend the set of relations between pairs of activities and make the RCPSP definition somewhat different from the traditional RCPSP research topics in literature. It is known that the RCPSP with AND constraints, and hence its extension to OR constraints, is NP-hard.
- Liderança educacional : impactos da avaliação externa de escolasPublication . Morgado, José Carlos; Seabra, FilipaA presente comunicação dá conta de resultados parciais de um projeto de investigação em curso, financiado pela Fundação para a ciência e a Tecnologia (PTDC/CPE-CED/116674/2010), Impacto e Efeitos da Avaliação Externa das Escolas do Ensino Não Superior, o qual pretende identificar os efeitos produzidos pela Avaliação Externa de escolas (AEE) no primeiro ciclo de implementação. Este projeto, que integra várias universidades do País, tem analisado os efeitos e os impactos da AEE ao nível nacional. Os integram-se numa base de dados que reúne o conhecimento produzido sobre AEE em Portugal. Num contexto em que, por um lado, se tem vindo a dar maior relevo à autonomia das escolas e, por outro, à prestação de contas e à sua responsabilização perante a sociedade (accountability) (Seabra, Morgado, & Pacheco, 2012), a avaliação externa das escolas do ensino não superior, tem sido idealizada e concretizada como um mecanismo capaz de dar resposta a esses propósitos. Em Portugal, esse processo teve início em 2006 (CNE, 2010), constituindo-se como um instrumento de regulação política, institucional e pedagógica. Nesta comunicação, focalizamos, em particular, os impactos da Avaliação Externa de Escolas ao nível da Liderança, que é desde a génese da AEE em Portugal um dos domínios alvo de avaliação (IGE, 2009). No segundo ciclo de AEE, iniciado em 2011, o referencial de AEE foi sujeito a uma reavaliação e alteração, passando os domínios da Liderança e da Gestão a estar reunidos num só, dividido nos campos de análise «Liderança», «Gestão» e «Autoavaliação e melhoria», ao mesmo tempo que os objetivos enunciados para este processo reforçaram a dimensão de prestação de contas e do impacto das práticas sobre os resultados dos alunos. No primeiro ciclo da AEE foram encontradas correlações positivas entre a avaliação do domínio Liderança e a do domínio Autorregulação e Melhoria, o que realça o papel central da liderança como elemento fundamental para influenciar os processos avaliativos e, em última análise, a capacidade de melhoria da própria escola (Rocha, 2012). Partindo de um corpus de 96 relatórios de AEE, correspondentes a 40% de todos os relatórios das escolas que, no momento da recolha, já haviam sido avaliadas quer no 1.º, quer no 2.º ciclo de avaliação e procedendo a uma análise de conteúdo apoiada pelo programa N-Vivo10, analisámos os pontos fracos e áreas de melhoria identificadas em ambos os ciclos, concernentes às categorias Liderança e Gestão, apontando os sentidos de mudança verificados. Constatámos evoluções nos enfoques apresentados, indicando tendências de melhoria neste âmbito, designadamente no sentido de uma liderança mais estratégica, aberta à participação, partilhada e conducente à criação de um sentido de identidade e pertença. Verificámos ainda uma tendência de apreciação mais positiva das dimensões relacionadas com a Liderança, comparativamente àquelas que se relacionam com a Gestão.
- The reflection of partnership context on implementation and process outcomes in cross-sector social partnerships : the case of a local red cross in PortugalPublication . Carrilho, TiagoIn this article the research question is the following: how partnership context inherent to target-group problems and organizational flexibility of origin institutions is reflected on the implementation and process outcomes of partnerships? We studied three interventions directed towards active ageing and employment promotion on the unemployed with low qualifications, which integrated non-profit institutions, local public institutions, SME and an enterprise association. The local Red Cross was the convener. Based on case study methodology we analyzed sixteen semi-directed interviews of partners’ representatives and the documentation of each intervention. The complex nature of the problems had implications on the implementation in terms of the diverse resources and partners involved, the collaborative and organizational levels of intervention, and in feed-backs based upon joint continuous evaluation of the actions directed towards target-groups. The flexibility of origin institutions had implications on the implementation in terms of the decision autonomy of the representatives, involvement of other members of the origin institutions in the intervention, financial and human resources limitations of partner-institution, and strategic SME integration of the social values of the non-profit institutions. The interventions which focused on feminine self-employment and active ageing co-created value due to the reformulation of goals and actions, increased partner skills for mutual benefit and increased interdependence awareness. The SME involved in the feminine self-employment intervention developed new organizational skills and social responsibility evaluation.
- Inovação sustentável nas organizações : envolvimento em boas práticasPublication . Negas, Mário Carrilho; Lobão, Maria de Fátima
- Emissão Nº 72Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoAlterações climáticas e sustentabilidade: Vox Pop: o que pensa das Alterações Climáticas?; Entrevista à professora Sandra Caeiro, docente da Universidade Aberta (UAb). Depoimento do professor Rodrigo Lozano, docente da Universidade de Utrecht. Academia Virtual: exames online, pelo professor José Coelho, docente da UAb. Depoimentos de Nuno Cerqueira, Jorge Martinho, Hugo Santos, estudantes da UAb. Depoimento de José Carlos Rita, Coordenador do Projeto Cidadania Digital da UAb. Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta: Depoimento de Ana Paula Oliveira, coordenadora do Centro Local de Aprendizagem (CLA) de Maputo, Moçambique. Fugas: Maria Lamas. Participação da professora Maria Leonor Machado de Sousa, neta de Maria Lamas e mostra da exposição “Sempre Mais Alto. Maria Lamas - 120 anos do nascimento”, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas. Eventos na UAb: III Seminário em Liderança Educacional; Programa Tempus; Conferência “Práticas tradicionais nocivas e diretos humanos ”, promovida pelo CEMRI - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Internacionais, da UAb, com a conferencista Carla Martingo, investigadora do CEMRI.
- Special issue on lay rationalities of climate changePublication . Alves, Fátima
- Atitudes e perceções dos adolescentes face à alimentação : estudo exploratório nos agrupamentos de escolas do município de EstarrejaPublication . Pinto, Cristina Maria Tavares Martins Quesado; Moura, Ana Pinto de; Aires, LuísaTendo em conta a estreita relação entre alimentação e saúde e o facto de crianças e jovens apresentarem uma maior probabilidade de praticarem uma alimentação saudável, ao longo das suas vidas, caso a mesma se inicie precocemente, torna-se pertinente compreender as suas atitudes e perceções enquanto consumidores, procurando-se, desta feita, contribuir para uma maior eficácia das intervenções desenvolvidas ao nível da educação alimentar para esta faixa etária. Desenvolveu-se um estudo exploratório nos agrupamentos de escolas do município de Estarreja, recorrendo-se à metodologia qualitativa, em particular a grupos de discussão, complementada pelo uso de registos do tipo “3-day food record”. Os grupos de discussão desenvolvidos reuniram a participação de 55 adolescentes que frequentavam o 8º ano de escolaridade. Não obstante, os adolescentes evidenciarem uma perceção adequada sobre o conceito de uma alimentação saudável, reconhecendo diversos benefícios associados a esta prática, revelaram que as características sensoriais dos alimentos são o principal determinante do seu consumo alimentar, não manifestando preocupação com a prática de uma alimentação saudável, no seu dia-a-dia. No contexto escolar, os adolescentes consideraram o buffet como uma alternativa à cantina escolar, uma vez que aquele espaço permite um maior acesso a alimentos favoritos e palatáveis. No âmbito familiar, os adolescentes revelaram que pais e cuidadores são assertivos na prática de uma alimentação que consideram adequada e saudável, através da monitorização do consumo alimentar e disponibilização e/ou restrição de alimentos aos seus filhos. Os adolescentes revelaram ainda que participam em atividades quotidianas em torno dos alimentos, como as compras de bens alimentares e a preparação de refeições familiares simples e do seu agrado (sobremesas).
- Emissão Nº 73Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoCurso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) “O Poder Local e a Educação”: Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta em Grândola: Depoimentos de Joana Correia, coordenadora do CLA de Grândola e de Francisco Sardinha, vereador da Câmara Municipal de Grândola; Entrevista ao professor Mário do Carmo, docente da UAb, coordenador do curso “O Poder Local e a Educação”; Depoimento do professor Domingos Caeiro, Vice-reitor da UAb, sobre a Rede de Centros Locais de Aprendizagem da UAb. Academia Virtual: Mundos Virtuais, pelo professor Leonel Morgado, docente da UAb. Fugas: Museu Arqueológico do Carmo. Participação do professor João Luís Cardoso, docente da UAb. Visita guiada pelo Dr. José Morais Arnaut, diretor do Museu Arqueológico do Carmo. Eventos: Conferência “Dom e reciprocidade: a solidariedade como constante cultural”, do Ciclo de Conferências “A Solidariedade: uma perspetiva global”, promovido pela Secção de Solidariedade e Politica Social, da Sociedade de Geografia de Lisboa (25 de fevereiro 2014); Criação do Polo na Universidade Aberta do CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação. No Dia Mundial da Poesia, a Universidade Aberta, evoca Fernando Pessoa nas palavras de António Tabucci e nos Lugares do Poeta (excerto de “As Palavras nos Lugares”, produzido pela Universidade Aberta, 2009).