Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- O presidente é o fusível de segurança do sistema: discurso de comemoração do mandato presidencial e diálogo subsequente: construção do ethos de proximidade e de autoridadePublication . Seara, IsabelFiel a uma tradição retórica clássica, o atual Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, baseou o seu discurso oficial, no momento de comemoração de dois anos do seu mandato, num ritmo binário que está em consonância, de resto, com o título do livro "Dois anos depois: júbilo e tragédia", que lançou no mesmo dia, 9 de março de 2018, no Palácio de Belém, dia em que iniciou o terceiro ano de mandato presidencial. O objetivo principal deste estudo é analisar a construção da imagem de proximidade e de autoridade do locutor, no discurso oficial proferido nesse dia (duração 7 minutos) e nos quase 40 minutos subsequentes de respostas aos jornalistas, numa perspetiva marcadamente pragmático-discursiva. Assim, a análise assenta em pressupostos teóricos do campo da análise do discurso (Charaudeau, 2013, 2014; Maingueneau, 2005; Plantin, 2008; Amossy, 1999), nomeadamente da análise do discurso político (Marques, 2014). Em sintonia com Marques (2014) que afirma que os discursos presidenciais permitem descortinar posturas políticas, antever posicionamentos ideológicos e confirmar a construção da autoridade presidencial, consideramos que os discursos em análise evidenciam “o que de bom e de dramático” se passou, mas sobretudo apresentam os cinco desafios que o Presidente elenca para o futuro do país, assumindo-se pessoalmente como “fusível de segurança do sistema”. No diálogo com os jornalistas, o Presidente convoca uma dimensão pessoal, lembrando marcas autobiográficas, das suas vivências profissionais anteriores, que estão na base da construção de um ethos de proximidade e, simultaneamente, de autoridade.
- A atenuação como estratégia verbal de aproximação e de cortesiaPublication . Seara, IsabelNuma perspetiva pragmático-discursiva, constatamos que o princípio da delicadeza é frequentemente determinante na atenuação da força ilocutória de determinados atos do discurso e que o uso de atenuadores (Brown& Levinson 1987) permitem suavizar os FTAs, tornando-os menos ameaçadores para as faces dos interlocutores, configurando, assim, um processo de atenuação. Partiremos, assim, da definição de atenuação de BRIZ que sublinha que a atenuação é um mecanismo estratégico de distanciamento linguístico da mensagem e, por sua vez, de aproximação do outro. “(En efecto, la atenuación es un mecanismo estratégico de distanciamiento lingüístico del mensage y a la vez de acercamiento social (lingüisticamente, atenuación significa distancia del mensaje; socialmente, atenuación significa acercamiento al otro”. (2014: 86) De acordo com a classificação de Kerbrat-Oreccioni (1992: 200-233), os atenuadores linguísticos podem ser procedimentos substitutivos de figuração e procedimentos aditivos de figuração, sendo estes os que acompanham a formulação direta e que podem ser expressos através de enunciados de prefiguração, fórmulas reparadoras, desarmadores, minimização, adulação e modalização. Neste texto vamos deter-nos nos procedimentos aditivos de figuração, nomeadamente os que ocorrem em enunciados de prefiguração que acompanham atos de pedido, com fórmulas reparadoras (desculpas e justificações) e, ainda, o uso de formas nominais elogiosas que têm como funções a prevenção ou a reparação, questionando de que forma estão ou não ao serviço da cortesia.
- Comunicar : tatuagem de afectosPublication . Falé, Isabel; Mântua, Susana; Seara, Isabel
- Comportamentos enunciativos de professores em formação nas interações em ambiente virtual de aprendizagemPublication . Casotti, Janayna; Seara, IsabelAs interações que se estabelecem por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vêm-se tornando importante objeto de investigação linguística. Em contexto de cultura digital, intensamente perpassado pelas múltiplas linguagens, é necessário compreender a aprendizagem resultante dessas interações como coconstrução de saberes. Com base em Charaudeau (2008), para quem todo ato de linguagem constitui uma “interação de intencionalidades”, procuraremos perceber de que maneira professores em formação agem na mise en scène do ato de linguagem, a partir da identificação de seus comportamentos enunciativos nos registros de produção de textos que eles mesmos realizam em ambiente virtual de aprendizagem.
- A palavra nómada: contributos para o estudo do género epistolarPublication . Seara, Isabel"A palavra nómada. Contributos para o estudo do género epistolar” is a study that aims at discussing the epistolary genre, a field of research which has been overlooked by linguistic analysis in Portugal. The analysis of epistolary texts is rather complex, not least because of the confluence of different disciplines in the very nature of the text. The versatility of the “modus epistolaris” - this nomadic expression of thinking, rebellious and resisting classification - invites a multiply focused approach. In my analysis, literary history, epistolary literature, rhetoric, and different approaches of linguistic analyses were used. The model of analysis IAED (Interactive Analysis of Epistolary Discourse), which was conceived in the course of my doctoral research, stresses this perspective, and intends to integrate and strengthen this kind of approach. This work shows the relevance of epistolary texts of celebrated Portuguese writers, and undertakes, prospectively, the publication of their often forgotten and neglected epistles. The goal of this research is to investigate the metamorphosis of verbal routines in epistolary texts, indicating either the abandonment of the classical and rigid structure of the epistle, or the immutability of some routines and the resulting volatility of others. Rooted in the proof and defence of the hypothesis of a “renaissance” and “reconnaissance” of the epistolary genre, this research aims at contributing to the construction of a theory of the “modus epistolaris".
- Insult and the construction of other’s identity: remarks on Portuguese political discoursePublication . Seara, Isabel; Manole, VeronicaPersonal antagonisms, political rivalries, verbal duels, petty disputes and insults play an important role in politics and reflect a tense atmosphere which transgresses the elementary rules of politeness, giving younger generations the idea of a model of growing aggression and verbal violence. Starting from a pragmatic approach to insulting and offensive acts (based on the research of Larguèche 1983 and 2009, and Lagorgette 2009), the object of our investigation is to analyse subjacent proceedings to the moral and social transgression which lead to the systematic degrading of the other. In the present study we are interested in the effect of pejorative utterances, which are insulting or considered as such, used in Portuguese parliament, during parliamentary debates between government officials and members of parliament of the opposition in 2011 and 2012 for which official information is available at http://debates.parlamento.pt We are especially interested in the relationship between impoliteness and verbal violence through the work of Bousfield & Locher (2008) and Culpeper (2011), among other studies. This paper will then go on to describe and analyse the linguistic procedures which define the manifestations of impoliteness, and attempt to show how, in certain discourses the multiple elements that stand for ill intention, deception, indignation or even anger, may be reflected through verbal aggression of the parts involved. According to the statement made by Marques “political parliamentary discourse may be troubled, aggressive discourse but it is not offensive, because it is located within the construction of a discursive political world that frees its (functional) participants of responsibilities and aggression.” (2009 : 294, our translation), we will try to prove that the debates resort to a intrinsically confrontational model that manifests a certain ‘preference for disagreement’ (Doury 2009) and which is, in part, beyond the rules of polite communication, though at times exhibiting a theatrical facet.
- "Quem fala assim não é gago nem gaga”: a crónica humorística na aula de língua portuguesa: perspetivas didáticasPublication . Seara, Isabel; Soares, LilianaPartindo da definição do género ‘crónica’ e das suas especificidades linguístico-textuais, pretende-se mostrar como este género breve, quotidiano, descomprometido se pode revelar de extrema importância na aprendizagem do português língua estrangeira (PLE). Neste estudo exploratório proceder-se-á à analise retórico-discursiva de uma crónica do humorista portuguesa Ricardo Araújo Pereira, baseada em conceitos de teoria literária, retórica e análise do discurso, nomeadamente para realçar a escolha de argumentos ao serviço da crítica. Privilegiar-se-á na abordagem desta crónica humorística a análise das estratégias ao serviço da ironia e do humor. Assumindo que a ironia é uma estratégia linguístico-discursiva complexa e que a interpretação de um enunciado irónico ativa forçosamente conhecimentos contextuais para a sua descodificação, pretende-se compreender a construção do efeito cómico que decorre da leitura do texto. Visa-se, assim, a provocação da consciência, com uma intenção crítica, por vezes usada como instrumento de sarcasmo, até se manifestar linguisticamente através do questionamento e do dialogismo, apelando à interpretação pelo leitor. Numa perspetiva pragmática, a ironia, subjacente à crónica, em análise viola a máxima da qualidade de GRICE (1975), dado que se realiza através de enunciados com sentido distinto do transmitido, em ausência de verdade ou sinceridade. O humor que subjaz à crónica é analisado como estratégia lúdica que recorre conscientemente à ridicularização do emprego repetido da designação de género. A crónica humorística perpetua o objetivo crítico e serve-se da ironia e do humor, articulando a ridicularização dos falantes que persistem neste exercício da linguagem. Num segundo momento deste estudo, pretende-se, partindo das análises linguístico-discursivas efetuadas, evidenciar a potencialidade didática desta crónica numa aula de PLE, na medida em que esta narrativa curta, que aborda questões controversas da atualidade da sociedade portuguesa e que provoca o riso, cativa facilmente para a leitura e, a partir desta, poder-se-ão abordar vários conteúdos nomeadamente gramaticais, retórico-estilísticos, ou ainda socioculturais.