Loading...
16 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 16
- e-Letras com Vida – Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e ArtesPublication . Rita, Annabela; Martuscelli, Tania; Franco, José EduardoA e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes [e-LCV] é uma publicação científica semestral do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb) e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), tendo sido criada no âmbito de uma parceria institucional mais alargada. Visa divulgar, no endereço http://e-lcv.online/index.php/revista, estudos originais sobre Literatura, especialmente encarada na sua inscrição cultural e em diálogo com História, a Filosofia, as Artes e as Ciências, no espírito da edição impressa, em relação à qual se mostra independente, Letras com Vida — Literatura, Cultura e Arte.
- e-Letras com Vida - Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e ArtesPublication . Rita, Annabela; Martuscelli, Tania; Franco, José EduardoA e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes [e-LCV] é, atualmente, uma publicação científica semestral do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb) e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), tendo sido criada no âmbito de uma parceria institucional mais alargada. Visa divulgar, no endereço http://e-lcv.online/index.php/revista, estudos originais sobre Literatura, especialmente encarada na sua inscrição cultural e em diálogo com História, a Filosofia, as Artes e as Ciências, no espírito da edição impressa, em relação à qual se mostra independente, Letras com Vida — Literatura, Cultura e Arte
- EditorialPublication . Rita, Annabela; Silva, Cristiana Lucas; Franco, José Eduardo; Martuscelli, Tania«A quem pertence a literatura?» Esta pergunta — provocativa, que abre o texto de apresentação do Dossiê Temático «Direito à Literatura» — reverbera no presente número da e-Letras com Vida, abrindo caminhos para reflexões que atravessam os campos da criação, da crítica e da educação. Inspirados por Raymond Williams e a sua defesa da cultura como um bem comum, convidamos a uma leitura comprometida com a democratização do conhecimento e a superação dos antigos muros que separam a «alta cultura» das vozes marginais ou marginalizadas.
- EditorialPublication . Rita, Annabela; Franco, José Eduardo; Martuscelli, Tania
- EditorialPublication . Rita, Annabela; Franco, José Eduardo; Martuscelli, TaniaA revista e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais. Humanidades, Ciências e Artes encerra o ano com um número muito rico de diálogos interartes, elegendo para seu núcleo temático as artes plásticas, com um dossiê initulado "Graça Morais e a arte de pensar o mundo", que, além dos ensaios, oferece dois poemas e três testemunhos sobre a vida e obra da artista.
- Entrevista a Walter Mignolo e Catherine E. WalshPublication . Martuscelli, Tania; Guerra, Jonatan; Berjano Rodriguez, Daniel; Rodrigues, BlancaCatherine E. Walsh (1964) tem suas primeiras experiências como ativista na Universidade de Massachussetts (Amherst), que influenciaram seus interesses acadêmicos em torno da pedagogia, da decolonialidade e do feminismo. Após obter seu doutorado em Educação em 1984, ela trabalhou na Universidade de Massachussetts em Amherst e em Boston até meados dos anos 90, quando passou a viver permanentemente no Equador. Entre suas muitas contribuições militantes, destaca-se seu trabalho ao lado de Paulo Freire e da rede de pedagogia crítica nos anos 90, os projetos de consultoria e educação bilíngue para comunidades indígenas do Equador, e a formação do Fondo Documental Afro-Andino, juntamente com o líder comunitário e intelectual afroequatoriano Juan García Salazar, em 2002, com quem escreveu Pensar sembrando/Sembrar pensando con el Abuelo Zenón (2017). Entre suas várias obras, vale ressaltar ainda a edição dos volumes coletivos Pedagogías decoloniales (2013), On Decoloniality (em parceria com Walter Mignolo, 2018) e seu mais recente trabalho, Rising Up, Living Up. Re-Existances, Sowings, and Decolonial Cracks (2023, Duke University Press). Recentemente, reformou-se como professora e diretora do programa de doutoramento em Estudos Culturais Latino-Americanos na Universidad Andina Simón Bolívar (Quito, Equador). Walter Mignolo (1941) especializou-se em Semiótica e Teoria Literária e vem contribuindo vastamente no campo da modernidade e colonialidade. Seu trabalho explora com primazia os conceitos de decolonialidade, colonialismo global, geopolítica do conhecimento, pensamento de fronteira e pluriversalidade. É uma das figuras centrais na escola de pensamento decolonial latino-americano, cujo impacto profundo se reflete no discurso acadêmico mundial. É autor de diversos livros traduzidos para outras línguas, dentre os quais se destacam, para além de On Decoloniality, em coautoria com Walsh, os livros The Darker Side of the Renaissance: Literacy, Territoriality, and Colonization (1996), ganhador do prémio Katherine Singer Kovaks, The Idea of Latin America (2006), ganhador do prémio Frantz Fanon e o mais recente, The Politics of Decolonial Investigations (2021). Trabalha na Duke University desde 1993, onde recebeu o título de distinção «William H. Wannamaker», como professor de Literatura e Estudos Românicos. Os trabalhos que Walsh e Mignolo desenvolvem são uma extensão do conceito de colonialidade iniciado pelo sociólogo peruano Aníbal Quijano, de quem se consideram discípulos.
- EditorialPublication . Rita, Annabela; Franco, José Eduardo; Martuscelli, Tania«Martinho Lutero, um construtor da modernidade» é o tema do dossiê temático que este novo número da e-Letras com Vida oferece, recolhendo oito artigos de renomados investigadores nacionais e internacionais, que apresentam uma reflexão profunda sobre diversas dimensões do movimento da Reforma, a partir da figura e pensamento de Martinho Lutero, colocando em relevo as suas consequências, a sua influência contínua no mundo contemporâneo e o seu papel para a compreensão da era atual.
- EditorialPublication . Rita, Annabela; Franco, José Eduardo; Martuscelli, TaniaNeste décimo número, o Dossiê Temática é dedicado a uma figura cuja representação se tem pautado pelas tensões entre o mito negro e o luminoso, as sombras e as luzes da historiografia: Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal. Para além dos trabalhos que compõem este dossiê em torno dos estudos pombalinos, atente-se para a seleção de artigos multitemáticos que privilegiam a educação, as artes e o turístico. A entrevista a Frei Betto leva-nos a refletir sobre o papel da Igreja na sociedade contemporânea e o futuro da teologia da libertação. Quatro leituras críticas convidam-nos a (re)visitar autores vários e temas atuais. E «História Global das Utopias» é o título do projeto apresentado, de âmbito interdisciplinar ou transdisciplinar.
- A matemática em Mário-Henrique LeiriaPublication . Freitas, Pedro; Martuscelli, TaniaA obra completa de Mário-Henrique Leiria teve nestes últimos anos (2017-2022) uma publicação na editora E-Primatur, com a curadoria de Tania Martuscelli e a edição de Hugo Xavier. Conhecendo já a existência de alguns elementos matemáticos na obra deste autor, esta tornou-se, pois, uma ocasião particularmente favorável para fazer uma recolha completa destas ocorrências, no sentido de compreender de que modos e em que termos é que Leiria compreendia o entrosamento da Matemática com a sua atividade de produção textual e gráfica. É este o assunto que propomos tratar neste artigo.
