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- Cartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliadaPublication . Sales, Mary; Moreira, J. AntónioA proposta da pesquisa em tela apresenta uma reflexão conceitual ampliada acerca do que se compreende teoricamente por competência e por competência digital no contexto da educação contemporânea. Procurando compreender as relações atuais existentes entre os campos investigativos da prática pedagógica dos professores e das tecnologias, mais especificamente a relação entre as práticas experienciadas e vivenciadas nas salas de aula e o “domínio” das tecnologias para formação desenvolvemos a presente pesquisa, procurando, por um lado, ampliar a noção de competência digital docente, e por outro, apresentar alguns referenciais existentes em língua portuguesa para os professores se autoavaliarem e identificarem as suas competências digitais, em áreas como o desenvolvimento profissional, cidadania digital e pedagógica. Para tal, realizámos uma pesquisa bibliográfica que possibilitou uma análise aprofundada das compreensões conceituais em torno de uma teorização de competência e de competência digital docente que pretende contribuir para uma visão mais abrangente e consentânea com a realidade educativa do século XXI.
- Revista Educaonline. Nota editorialPublication . Moreira, J. António; Vieira, Cristina PereiraA adoção de ambientes de aprendizagem online, com diferentes configurações, no campo da educação, em Portugal, já deu provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação a Distância (EaD) como uma oportunidade, não só de inovação e de integração, mas também de inclusão. Mas esta realidade exige mudanças. Mudanças, não só de paradigma educativo, mas também, organizacionais que se afiguram bastante complexas e implicam grandes desafios institucionais de adaptação, de inovação, de mudança e de flexibilidade. Os textos apresentados apresentam e procuram corporizar algumas práticas que sevão desenvolvendo neste domínio da EaD, quer no que diz respeito à investigação realizada, quer no campo da docência mediada por tecnologias e plataformas digitais.
- Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovaçãoPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Fombona, Javier; Moreira, J. António; Behar, Patricia AlejandraEbook com os artigos completos das I jornadas Internacionais Online realizadas em 2014
- A integração da tecnologia na educação básica e secundária em Portugal desde os anos 70 do século XX à contemporaneidadePublication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. António; Ferreira, António GomesEste trabalho de revisão sistemática da literatura visa analisar as experiências pedagógicas com recurso a tecnologias em Portugal, entre os anos setenta do século XX e a atualidade, procurando compreender como foram sendo introduzidas na escola ao longo de cerca de cinquenta anos. Foram selecionados e analisados 47 artigos das bases de indexação SCOPUS, SCIELO e Web of Science. Verificou-se que, apesar de algum conservadorismo ainda na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, nos anos mais recentes têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes. Constatou-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital.
- Atas : I Jornadas Internacionais Online : educação, tecnologias e inovaçãoPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Claudia; Courela, Conceição; Seabra, Filipa; Oliveira, Isolina; Henriques, Susana; Moreira, J. António; Behar, Patricia AlejandraAs Atas das Jornadas Internacionais Online: Educação, Tecnologias e Inovação tem como objetivo dar a conhecer os resumos das comunicações apresentadas nas Jornadas. Esse encontro científico online organizado pelo Projeto (Processos de Educação Tecnologias e Inovação) PETI teve a colaboração do Laboratório de Educação a Distância e Elearning e do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. As jornadas tiveram lugar na Plataforma Moodle da Universidade Aberta nos dias 5 a 10 de maio de 2014. Essa publicação foi pensada em formato web de forma a proporcionar uma maior visibilidade e acessibilidade aos conteúdos científicos abordados pelos participantes das jornadas, oriundos de vários países tanto europeus como americanos. As comunicações das jornadas foram realizadas em dois idiomas o português e o castelhano e são oriundas das investigações de mestrados e doutoramentos já finalizados. Tanto em Portugal na Universidade Aberta como em Espanha Na Universidade de Oviedo e na Universidad Nacional de Educación a Distancia.
- Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovaçãoPublication . Schlemmer, Eliane; Morgado, Leonel; Moreira, J. AntónioAs transformações digitais têm provocado alterações na Educação, mas ainda não disseminadas. A compreensão da natureza, limites e potencialidades dessas transformações, exige um repensar das epistemologias e das teorias de aprendizagem. Propomos um quadro de interpretação dessas alterações, que encara o ensinar e o aprender enquanto percursos que se coengendram num habitar e co-habitar cada vez mais atópico, em contextos híbridos e multimodais. Por meio desse quadro, é possível compreender a transformação digital na Educação enquanto deslocamento disruptivo num espaço-tempo de interações ecossistêmicas de inovação. Este quadro de interpretação nasce do cruzamento das contribuições de Di Felice sobre os movimentos epistemológico do processo de digitalização que nos leva a uma nova condição habitativa, pós-urbana e atópica, originando epistemologias reticulares; e da perspectiva dos ecossistemas educacionais como sistemas vivos e cognitivos de Capra, Latour e Di Felice, onde se conectam diferentes ecologias, para além das humanas.
- Sistemas prisionais e educação de jovens adultos em contexto de reclusão em PortugalPublication . Moreira, J. António; Silva, SéforaO acesso ao conhecimento, nomeadamente através da educação e da formação, como agente de inclusão social e digital está na lista de prioridades de diversos organismos internacionais e a preocupação com grupos minoritários, como a população prisional, é uma realidade incontornável. A esse respeito, a literatura também tem sido clara na demonstração de como a educação é fundamental para responder às necessidades daqueles que se encontram no limiar da exclusão social, em risco e vulnerabilidade. Esse será um caminho para aumentar a justiça social e reduzir a discriminação através da frequência de cursos de educação e formação. Neste texto, procura-se fazer uma breve revisitação histórica da atividade educativa nos presídios em Portugal, com especial destaque para a recente iniciativa desenvolvida pela Universidade Aberta portuguesa, em parceria com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, relacionada com a criação do Campus Virtual Educonline@pris, que se assume como uma academia de formação e educação digital. Pedagogicamente, assente no modelo dessa instituição, apresenta-se, ainda, o desenho de um programa de formação que será desenvolvido num presídio português de jovens adultos reclusos na área das competências e cidadania digital.
- O Fanfiction: dos espaços digitais às propostas educacionaisPublication . Clemente, Bianca Jussara Borges; Moreira, J. António; Trindade, Sara DiasAs Humanidades Digitais abarcam estudos interdisciplinares sobre novas narrativas e ferramentas digitais, como também, como esses elementos do ciberespaço e da cibercultura perpassam os cotidianos e contribuem para alavancar novos projetos e performances educacionais. Nesse trabalho apresentamos e discutimos os encaminhamentos de inserção do gênero digital fanfiction, dos espaços digitais de autoria em propostas educacionais. Para tanto, os sujeitos contemporâneos, em espaços digitais, são confrontados a interagir, elaborar e a compartilhar autorias próprias, coautorias, autorias múltiplas/coletivas em espaços digitais e espaços escolares. Assim, os construtos teóricos que fundamentam esse trabalho partem de diversos campos do conhecimento, estabelecendo assim o caráter interdisciplinar ao dialogar com as teorias sobre ciberespaço e cibercultura que são elencados como enquadres teóricos. Esse estudo está fundamentado no paradigma qualitativo, encaminhando-se a uma investigação empírica seguida pela discussão da geração dos dados. A relevância dessa pesquisa está situada na elaboração de encaminhamentos teóricos possíveis sobre as novas perspectivas literárias em espaços digitais, sobretudo, a partir das propostas educacionais de elaboração/consumo do gênero digital fanfiction em contextos escolares.
- Percepções de estudantes de pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino FundamentalPublication . Cancian, Queli Ghilardi; Gonçalves, Vitor; Moreira, J. AntónioO professor pedagogo é, pela natureza de sua atividade, um professor que assume cada vez mais um papel ativo no processo de ensino e de aprendizagem. Neste contexto polivalente, dentre os conteúdos ministrados nas séries iniciais estão também conteúdos orientados para a educação e a saúde. A partir desta constatação, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos estudantes de Pedagogia sobre o tema contemporâneo transversal saúde e a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram da pesquisa vinte estudantes do curso de pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior da região Oeste do Paraná, Brasil. Os resultados revelam que a maioria dos respondentes acredita na não dissociação entre saúde e educação, porém cerca de metade dos respondentes acreditam não estar preparados para ministrar atividades neste domínio.
- Redes sociais e educação: reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagemPublication . Moreira, J. António; Januário, Susana