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- Literacia alimentar dos alunos do ensino secundário no Alentejo LitoralPublication . Faria, Dora Natália Baixinho Carvalho; Fernandes, Ana PaulaSabe-se que a alimentação está intimamente relacionada com um bom estado nutricional, sendo essencial à obtenção e à manutenção da saúde. Nesse sentido, em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS), apoiada por diversos parceiros, tem desenvolvido iniciativas promotoras de ambientes alimentares mais saudáveis e/ou que fomentem a literacia alimentar. De forma a avaliar os níveis de literacia alimentar resultante dessas mesmas iniciativas, elegeram-se os alunos do ensino secundário como grupo controlo. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de literacia alimentar dos alunos inscritos no ensino secundário regular nos Estabelecimentos de Educação e Ensino públicos do Alentejo Litoral, no ano letivo 2022/2023, e estabelecer correlações entre o estado nutricional e a aptidão física, e os indicadores de saúde previstos no Programa Nacional de Saúde Escolar vigente (PNSE de 2015) relacionados com a alimentação. Os métodos utilizados tiveram como base a aplicação do General Nutrition Knowledge Questionnaire for Adolescents (GNKQA), validado para a população adolescente portuguesa, a análise dos indicadores de saúde previstos no PNSE e a avaliação da aptidão física, através dos resultados obtidos nos testes da Aplicação FITescola®. Os resultados permitiram concluir que o nível de literacia alimentar no Alentejo Litoral é adequado, e que das variáveis em estudo, o mesmo varia de acordo com o género, sendo o feminino o que apresenta melhores resultados. Também se constatou melhores resultados no grupo que consome fruta e hortícolas diariamente. O nível de literacia alimentar não varia em função do desempenho físico, em qualquer um dos testes aplicados.
- Percepções de estudantes de pedagogia sobre a temática saúde como conteúdo contemporâneo transversal nas séries iniciais do Ensino FundamentalPublication . Cancian, Queli Ghilardi; Gonçalves, Vitor; Moreira, J. AntónioO professor pedagogo é, pela natureza de sua atividade, um professor que assume cada vez mais um papel ativo no processo de ensino e de aprendizagem. Neste contexto polivalente, dentre os conteúdos ministrados nas séries iniciais estão também conteúdos orientados para a educação e a saúde. A partir desta constatação, o presente estudo teve como objetivo investigar as percepções dos estudantes de Pedagogia sobre o tema contemporâneo transversal saúde e a educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram da pesquisa vinte estudantes do curso de pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior da região Oeste do Paraná, Brasil. Os resultados revelam que a maioria dos respondentes acredita na não dissociação entre saúde e educação, porém cerca de metade dos respondentes acreditam não estar preparados para ministrar atividades neste domínio.
- A hipnose clínica e a sua influência na qualidade de vida no envelhecimento: estudo de casoPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daA ansiedade e o stress, são fatores que contribuem significativamente para o envelhecimento prematuro da pele, músculos e órgãos, além de afetarem negativamente a memória e a concentração. Esse envelhecimento pode ser mais lento com a ajuda da hipnose clínica, também conhecida como hipnoterapia. Baseando-se na teoria de Milton Erickson, considerado o pai da hipnose moderna, a hipnose clínica utiliza uma abordagem naturalista, permissiva e indireta. Erickson percebeu que o transe hipnótico é uma experiência multidimensional, variando de pessoa para pessoa, e que cada cliente precisa de uma indução única, capacitando-os a se tornarem os seus próprios indutores. Erickson foi pioneiro na hipnose clínica e fundou importantes instituições como a American Society of Clinical Hypnosis e o American Journal of Clinical Hypnosis. A sua abordagem e técnicas são amplamente utilizadas para melhorar a qualidade de vida, especialmente no contexto do envelhecimento (Melchior, 1998). Diversas variáveis psicológicas são cruciais no controle do envelhecimento, quer a nível físico quer psicológico. A terapia para a mudança de estilo de vida, que inclui a redução do stress e a promoção de hábitos saudáveis, é fundamental para retardar o envelhecimento. Intervenções que ajudam a prevenir o envelhecimento, melhorar a qualidade de vida e reduzir fatores de risco são extremamente valiosas. A hipnose clínica foi oficialmente reconhecida como uma terapia médica válida pela Associação Médica Americana e pela Associação Médica Canadense em 1958, embora a sua aceitação pelos profissionais de saúde, especialmente em Portugal, ainda esteja em crescimento. Vários estudos demonstram a eficácia da hipnose clínica como parte do tratamento integrativo de várias condições físicas e psicológicas. Vamos apresentar como a hipnose clínica pode promover mudanças de comportamento e estilo de vida e ajudar a controlar o stress e combater o sedentarismo, contribuindo assim para um envelhecimento mais saudável e uma melhor qualidade de vida.